Apresentação do Nissan Leaf em Portugal

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Apresentação do Nissan Leaf em Portugal

Mensagem por RJSC »

marcopns Escreveu:aquela bateria de chumbo faz-me confusao... bem, assim têm algo para trocar ao fim de 3 anos
pois, e também não sei o que anda a fazer esse peso morto no carro. para ligar aparelhos de 12v no carro um conversor dc/dc de 50a chegava e sobrava nem que fosse para um frigorífico.

a única real utilidade da bateria de chumbo é poder chegar ao pé de um combustão "empanado" por falta de bateria e ligar os cabos já que os motores de arranque por exemplo de motores diesel de 3000 cc consomem picos de corrente de mais de 100a.

de resto não tem utilidade absolutamente nenhuma... chega a ser um pormenor vergonhoso...
se conseguir comprar um leaf vou ter vergonha de abrir o capot pra mostrar por causa dessa peça de tecnologia de há 2 séculos...

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
marcopns Escreveu:aquela bateria de chumbo faz-me confusao... bem, assim têm algo para trocar ao fim de 3 anos
pois, e também não sei o que anda a fazer esse peso morto no carro. para ligar aparelhos de 12v no carro um conversor dc/dc de 50a chegava e sobrava nem que fosse para um frigorífico.

a única real utilidade da bateria de chumbo é poder chegar ao pé de um combustão "empanado" por falta de bateria e ligar os cabos já que os motores de arranque por exemplo de motores diesel de 3000 cc consomem picos de corrente de mais de 100a.

de resto não tem utilidade absolutamente nenhuma... chega a ser um pormenor vergonhoso...
se conseguir comprar um leaf vou ter vergonha de abrir o capot pra mostrar por causa dessa peça de tecnologia de há 2 séculos...
100a ?? ou querias dizer mais de 1000a, 200 a 300 a consume um 1000 cc a gasolina.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:

100a ?? ou querias dizer mais de 1000a, 200 a 300 a consume um 1000 cc a gasolina.
os motores de arranque de 1000 cc têm potências em torno de 700 w... no momento inicial há um pico que pode rondar 300a mas que um condensador consegue fornecer.

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
jmal Escreveu:
rjsc Escreveu:

os motores de arranque de 1000 cc têm potências em torno de 700 w... no momento inicial há um pico que pode rondar 300a mas que um condensador consegue fornecer.

700 w ???? achas mesmo ??, desculpa mas estás enganado, e não existe condensador nenhum, nem existe nenhum condensador que consiga fornecer uma potência dessas a essa tensão, nem um banco de supercondensadores.

não sei que potência tem um motor de arranque, mas se me falares algo em torno dos 5 a 10 kw até acredito.
Cumps Inovadores

Brunus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 28, 2009 2:30 pm

Mensagem por Brunus »

fui hoje fazer o test drive, e só tenho uma coisa a dizer...

brutallllllll!!!

foram 20 a 30 minutos que passaram num instantinho, mas deu para ter uma noção do carro.

para começar, o interior é magnífico! não ao nível de um topo de gama mercedes ou bmw por exemplo, claramente ultrapassa-os!
os materiais são de boa qualidade e com bom toque. a consola central e o painel de instrumentos, são os melhores que vi até hoje. creio que só em alguns super-desportivos ou protótipos é que vi um painel e tablier tão futuristas!
os bancos são confortáveis, e o ambiente geral dentro do carro é muito acolhedor.

em condução é igual a tantos outros. conduz-se como se fosse um carro com caixa automática, para mim não é nada de totalmente novo.
a única grande diferença, é a ausência de ruído do motor. o que não é nada mau, antes pelo contrário, vim o todo o tempo a falar calmamente com o monitor da nissan que me acompanhou, mesmo quando circulei acima dos 100km/h.

aliás, diga-se que a estas velocidades, nem o som da deslocação do ar se ouvia dentro do carro! um problema muito comum em muitos carros, mas que neste não senti. aproveito para dizer tb, que não se ouviram ruídos parasitas de qualquer tipo, o que é obra uma vez que sem o motor a fazer barulho para os disfarçar, estes tornam-se muito evidentes. todos estes detalhes dizem muito da qualidade da construção.

uma coisa que reparei enquanto conduzia o carro. não sei se é/será comum a todos os ve's de 4 rodas, mas dei por mim a conduzir de uma forma tão relaxada e tranquila, que nunca senti noutro carro.
todo o carro, desde os gráficos do painel de instrumentos, o som no arranque, ausência do barulho másculo do motor, ao conforto do interior, parece transpirar tranquilidade e calma! senti que mesmo numa situação mais extrema, dificilmente me iria enervar ou irritar! ou seja, é um carro muito zen!
pode ser uma boa solução para o fenómeno de fúria na estrada!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

jmal Escreveu:
700 w ???? achas mesmo ??, desculpa mas estás enganado, e não existe condensador nenhum, nem existe nenhum condensador que consiga fornecer uma potência dessas a essa tensão, nem um banco de supercondensadores.

não sei que potência tem um motor de arranque, mas se me falares algo em torno dos 5 a 10 kw até acredito.
tens um artigo que fala sobre uma experiência de arranque de um motor num bmw com um banco de super-condensadores de 100f. a potência do motor de arranque é de 1 kw apesar de no instante inicial puxar 600a de corrente.https://prof.hti.bfh.ch/fileadmin/home/ ... ercaps.pdf

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

rjsc Escreveu:
jmal Escreveu:

tens um artigo que fala sobre uma experiência de arranque de um motor num bmw com um banco de super-condensadores de 100f. a potência do motor de arranque é de 1 kw apesar de no instante inicial puxar 600a de corrente.https://prof.hti.bfh.ch/fileadmin/home/ ... ercaps.pdf
isso deve ser apenas um prototipo, utilizar condensadores dessa capacidade no arranque de um carro não tem, pelo menos a meu ver, qualquer vantagem, além de que 1 kw não chega para meter um motor diesel a funcionar.
Cumps Inovadores

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

jmal Escreveu:
isso deve ser apenas um prototipo, utilizar condensadores dessa capacidade no arranque de um carro não tem, pelo menos a meu ver, qualquer vantagem, além de que 1 kw não chega para meter um motor diesel a funcionar.

opel combo cdti ( diesel ) potencia do motor de arranque 0,85kw

a relação pinhão/cremalheira é de 10:1 , bastam 2 voltas da cambota para um diesel arrancar

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

tavares Escreveu:
jmal Escreveu:

opel combo cdti ( diesel ) potencia do motor de arranque 0,85kw

a relação pinhão/cremalheira é de 10:1 , bastam 2 voltas da cambota para um diesel arrancar

ok, para não estarmos em off-topic, entretanto vou fazer umas medições, acho muito pouco, e quando se abre um motor de arranque e se vê bobines de 1 espira com fio da grossura de esferográficas é difícil acreditar que tem apenas essa potência.
Cumps Inovadores

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda out 26, 2009 2:25 pm

Mensagem por ruimegas »

se tiverem oportunidade aconselho vivamente a verem estes 3 videos do responsável pela aliança nissan-renault carlos ghosn e da sua visão sobre o futuro da motorização automóvel.

Link

perguntas e respostas (q&a)

Link

cumprimentos
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

O_volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta mar 18, 2009 3:21 pm

Mensagem por O_volt »

em vez de ouvir este mau inglês, vejam mas é estes desenhos animados da nissan sobre a necessidade de uma família quando troca de carro....
alguem que pegue nisto e ponha em português, porque tem piada!
http://www.nissan-zeroemission.com/en/kids/
Anexos
NIssan-Leaf.jpg
NIssan-Leaf.jpg (32.46 KiB) Visto 4323 vezes
MP+AC
Nissan Leaf 24+30kw
Peugeot Ion
Vectrix Li+

miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Mensagem por miniUMM »

rjsc Escreveu:assim que começarem a vender os carros, são obrigados a vender as peças como fazem para todos os seus restantes modelos. o pior é que quase nunca levam um preço justo.
por exemplo, hoje, se comprares um motor de um carro de combustão levam-te aí 80% do valor do carro novo.
no leaf devem levar 80% do valor do carro pela bateria e com sorte 40% pelo motor + variador.

sabes onde posso saber mais informações sobre o motor do leaf ?

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ruimegas »

olá pessoal,

para os interessados no nissan leaf parece que o pai natal chegou....

não, ainda não trás um leaf no saco das prendas, mas pelo menos trás o manual de instruções completo (342 páginas).

lamento que seja em inglês mas é o que se pode arranjar.
https://docs.google.com/viewer?a=v&pid= ... y&hl=pt_br

ps: o manual é para a versão dos eua, por isso levem isso em atenção e considerem pequenas alterações na versão europeia como por exemplo na nossa versão os espelhos retrovisores exteriores recolhem automaticamente através de um botão, na versão dos eua não tem essa opção.

resta-me desejar-vos um santo natal e dentro dos possíveis os melhor ano de 2011 possível para vós e toda a famíla

cumprimentos
NISSAN LEAF. Entrega 09JUN2011. 87.000 kms a electrões. A revolução da mobilidade eléctrica chegou Imagem

miniUMM
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jun 24, 2009 7:04 am

Mensagem por miniUMM »

"não foi possível recuperar o documento para visualização"

ruimegas
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por ruimegas »

miniumm Escreveu:"não foi possível recuperar o documento para visualização"
estranho...tenta este link abaixo em alternativa

https://docs.google.com/viewer?url=http ... n-leaf.pdf

cumprimentos

vgomes
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta set 24, 2010 5:35 pm

Mensagem por vgomes »

tb podes tentar o link directo da nissan:
http://www.nissan-techinfo.com/refgh0v/ ... n-leaf.pdf

e fazer save has com a tecla da direita do rato

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

portugal recebe hoje os primeiros nissan leaf do continente europeu

a nissan entrega hoje, em lisboa, os primeiros dez carros eléctricos leaf no continente europeu. segundo a empresa, estes primeiros nissan leaf serão entregues a várias entidades que integram o consórcio mobi-e, a rede de mobilidade eléctrica de portugal.

assim, a nissan irá entregar um veículo eléctrico à siemens, edp inovação, critical software e efacec. o grupo martifer, por outro lado, receberá pelo menos quatro nissan leaf, enquanto também o governo português deverá ser contemplado com esta primeira “entrega” de veículos eléctricos.

antes, a empresa nipónica tinha já enviado alguns carros eléctricos para o mercado norte-americano e outros para o japonês.

portugal será também o primeiro país europeu a vender o leaf, o que acontecerá já em janeiro.

o leaf é um veículo de cinco portas e cinco lugares movido exclusivamente a electricidade, sendo que uma carga completa permite circular cerca de 160 quilómetros, satisfazendo assim as necessidades de 80% dos condutores que conduzem um automóvel num dia normal.

o motor eléctrico é alimentado por uma bateria de iões de lítio, que poderá ser carregada em menos de 30 minutos até 80% da sua capacidade. segundo a própria nissan, o custo de utilização do leaf, em portugal, rondará os 1,05 euros por cada 100 quilómetros. o carro custará 32.250 euros.
Imagem
http://www.greensavers.pt/2010/12/22/po ... e-europeu/
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

mikexilva
Membro
Membro
Registado: quarta set 29, 2010 3:19 am

Mensagem por mikexilva »

amanhã o lidl vai ter um gerador de 2800w por 199eur será que chegava para desenrrascar um breve carregamento do leaf? de qq forma deve ser um mono demasiado grande e pesado para transportar que implica estar parado umas horas para carregar qualquer coisa de jeito...
vejam aqui o artigo:
http://www.lidl.pt/pt/home.nsf/pages/c. ... .p.gerador
nem sei se é barato ou caro quando comparado com outras lojas da especialidade mas para "range extender" do leaf pareceu-me barato

mas se o leaf diz que puxa 3.3kw este modelo não deve ser suficiente..

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

se para pt vem preparado para 16amp (com o agradecimentos da mobi.e), o leaf puxará 3680w
sergiomms

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Mensagem por e_bike »

a nissan tem um novo site interactivo totalmente em português, onde se pode ficar a conhecer melhor o leaf. está muito bem conseguido e ainda dá direito a lembranças se explorarem o site até ao fim.

podem ver aqui: http://www.nissan.pt/#vehicles/electric ... ne/explore
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”