Piso Radiante-Bomba de Calor-Caldeira a Lenha

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Re: Piso Radiante-Bomba de Calor-Caldeira a Lenha

Mensagem por MacSousa »

macsousa Escreveu:começa a ser necessário um sistema controlado por duas sondas que recolham os valores da temperatura interior e exterior e, quando a temperatura exterior se aproximar da interior se desencadeie automaticamente o processo de renovação de ar (forçado, claro) na casa. logo que a temperatura exterior se afastasse da interior o processo de renovação de ar seria interrompido. renovavamos o ar e preservavamos a temperatura interior.
que lhes parece?
parece que matei o tópico e não era essa a intenção. gostava de obter comentários a esta hipotética solução de ventilação.
cumprimentos

Oinq
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quinta set 28, 2006 8:03 pm

Mensagem por Oinq »

parece-me que tem toda a lógica. a minha insistência em ter janelas oscilo batentes e estores eléctricos vem em parte disso. oscilo batente aberto, estore corrido, a renovação é mínima, a temperatura aproximou-se do setpoint, abre os estores e aumenta a renovação.
Cumprimentos
Nuno Leitão

Mónica
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 06, 2008 12:47 pm

Mensagem por Mónica »

outra possibilidade seria ter uma forma de aquecer o ar antes de ele entrar, mas sem grandes custos: com o calor do sol. podia ter sensores, ou simplesmente programar horas em que houvesse +/- garantia de que a temperatura é boa.
aliás já postei duas vezes sobre um sistema de painéis solares de ar (caseiros) que ando a estudar (mas sem reacções). um dos objectivos é a renovação do ar (ventilação e desumidificação), e outro será obter um ligeiro aquecimento. na verdade descobri isto aqui (porque outros postaram), mas nunca parece haver reacção/interesse.

a ideia é bastante simples, criar uma "caixa" de ar, numa parede a sul, com uma espessura entre 10 a 20 cm. a caixa será formada pela parede e uma superfície perfurada (metal ou plástico) e terá uma ou mais ventoinhas que levam este ar para dentro de casa. a minha ideia é tentar, ao fazer isto de raiz, e sem grande tecnologia, conseguir que fique uma solução bastante simples e "barata".

tenho a minha casa em projecto, com uma parede a sul-oeste praticamente cega, e quero ver se começo a discutir esta possibilidade, para a semana, com os arquitectos.

lopes II
Novo membro
Novo membro
Registado: terça jan 12, 2010 11:25 pm

Mensagem por lopes II »

é a minha primeira vez aqui. alguém me esclarece se o sistema de geotermia tem de levar uma bomba de calor terra/agua para piso hidraulico, ou o pp sistema funciona apenas com termoacumulador ou estarei a dizer barbaridades.

obrigado.

jccgold
Membro
Membro
Registado: quinta jun 26, 2008 1:54 pm

Mensagem por jccgold »

gostava de retomar o tópico para perguntar, se o termostato permite controlar duas divisoes de piso radiante electrico ou seja se quiser uma divisao com o piso radiante ligado mas na outra divisao ele desligado o termostato permite a ligacao de 2 cabos radiantes independentes? por 1 video q vi pareceu-me que sim só preveniam para nao cruzar as ligacoes, alguém me consegue confirmar? e para oeiras / cascais alguém sabe que empresas façam o trabalho?

spv
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta dez 22, 2010 10:22 pm

Mensagem por spv »

caros utilizadores,

cumprimento todos, pois sou novo neste forum.
estou em plena fase de construção da minha casa (baixo alentejo) e estou com grandes dúvidas relativamente ao sistema de acondicionamento de ar, verão/inverno. trata-se de uma moradia, de cave, r/c e 1º a. numa primeira fase pensei numa bomba de calor que se não me equivoco também ambientaliza no verão. contudo agora falam-me que o piso radiante permite muito mais conforto. claro que o orçamento é limitado para não fugir a regra do orçamento de estado, só que o meu não permite derrapagens.
penso só instalar no r/c e 1º a, pois a cave, será para garagem e caso venha a lá colocar um quarto de visitas optarei por aquecimento eléctrico.
a casa tem paredes duplas, caixa de ar e isolamento 4 cm; as caixilharias serão c corte térmico (perfis de 7,5 cm) e vidro duplo, pelo que julgo estar bem servido a nível de térmica.
agradeço muito os vossos comentários sobre as melhores soluções. as áreas em questão rondam os 260 m2 divididos pelos dois pisos.
m obg.

Responder

Voltar para “Geral”