Projecto: Iluminação de casa com energia Solar

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro
Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am

Projecto: Iluminação de casa com energia Solar

Mensagem por Elias_NP »

boa noite,

estou a efectuar alguns cálculos de modo a projectar um sistema simples que me permitisse abastecer a iluminação da casa através de um sistema fotovoltaico. gostaria da opinião de quem percebe do assunto sobre se os cálculos são correctos ou não.

para começar verifiquei que é simples fazer a ligação ao quadro da casa, pois os disjuntores dedicados à iluminação estão perfeitamente individualizados.

projecto:

1- consumo estimado:
a estimativa de consumo para iluminação é de 300w durante cerca de 4 horas por dia.

elementos de projecto:
- o sistema de seria a 12v.
- o inversor seria de 1000w (tenho um que podia aproveitar para esta utilização. embora sendo de onda senoidal modificada, funciona bem com as lâmpadas que tenho, pois já fiz a experiência.)

2 - potência do painel: 300w potência máxima

voltando ao consumo projectado temos: 300w x 4h = 1.2kwh

assumindo que em média o painel funciona 8 horas por dia a uma potência de 50% da potência máxima temos:
1,2 kwh/ 8h = 150w potência ideal

150w x 0,5 = 300w potência real necessária para o painel, de acordo com os pressupostos anteriores.

3 -dimensionamento das baterias:

para um consumo diário estimado de 1,2kwh num sistema de 12v temos a seguinte capacidade:

1200wh/12v =100ah

para um sitema duradouro, as baterias não devem de ser descarregadas mais do que 25% por dia, logo temos que multiplicar a capacidade de acumulação por um factor de 4:

capacidade real = 4 x 100ah = 400ah

este raciocínio é correcto?

se assim for as baterias são claramente limitantes neste projecto pois o seu investimento teria de ser muito alto, com a agravante de terem de ser substituídas em cada 5-10anos.

agradecia as vossas opiniões e conselhos.

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Re: Projecto: Iluminação de casa com energia Solar

Mensagem por sergio ferraz »

acho mal
painel solar 12v -controlador de carga 12v- baterias 12v- lampadas de 12v ( de preferencia led)
se utilizas inversor este vai gastar mais 250w quando ligado
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Autor do tópico
Elias_NP
Membro
Membro
Registado: quarta set 30, 2009 12:52 am

Mensagem por Elias_NP »

obrigado pela resposta.

a ideia de utilizar o inversor, era para não alterar o o sistema de iluminação da casa.
apenas colocar um selector antes do disjuntor de iluminação.
deste modo quando quisesse podia ligar ou ao sistema solar ou à rede.

testei o inversor e este consome 0.62a da bateria quando ligado sem carga. logo 0.62a x 12v = 7.44w

a eficiência do inversor em funcionamento é de 87%.

o problema com que me deparo são as baterias. as alternativas parecem-me ser diminuir o consumo ou utilizar o sistema só em parte da casa pois tenho vários disjuntores de iluminação.

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

tens mesmo 300w de iluminação constante? isso em lampadas económicas de 15w (equivalentes a uns 75w das incandescentes se não estou em erro) são 20 lampadas, dava para uma casa bem grande, com todas as lampadas acesas ao mesmo tempo... ou tens mesmo um casarão ou se calhar conseguias reduzir estes 300w re-formulando alguma da iluminação e/ou hábitos.
outra coisa é que deves encontrar baterias de chumbo (gel) feitas para descarregar mais do que 25% (baterias "deep cycle"). a corrente máxima de descarga para maximizar a vida da bateria é que em alguns casos é de 0.25c (25% do valor da capacidade da bateria).
outra possibilidade é usar baterias de lítio, em que já podias usar bastante mais da capacidade da bateria com ainda um grande número de ciclos; existem módulos de 12v, até a autosil as tem, mas não sei o preço nem se podem ser carregadas com carregadores para baterias de chumbo (depende da electrónica que tiverem).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

sergio ferraz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm

Mensagem por sergio ferraz »

se já tens o inversor podes utiliza-lo em electrodomesticos, mas terás de o desligar cada vez que o utilizas
as lampadas 12v são sempre uma boa opçao porque não precisas de alterar a corrente
tens de ter em atenção que de verao os paineis solares produzem muito mais que de inverno
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”