boa tarde tenho 2 orçamentos. um orçamento para sistema fixo, para mim, outro com seguidor para um familiar.
sistema fixo composto por:
24xsuntech 180w monocristalino(4320 w, zona porto)
inversor kaco 3.68
contador actaris
estrutura para cobertura plana em alumínio.
todos os trabalhos associados à montagem e certificação.
preço chave na mão já com iva 15442 eur.
sistema com seguidor com material idêntico ao sistema fixo com seguidor dasoluz 4
preço chave na mão já com iva 19660 eur.
o que vos parece em relação ao preço e material aplicado.
pelo mesmo valor posso optar por módulos policristalinos. não sei bem o que optar.
obrigado
Opinião 2 orçamentos Fixo e Seguidor
-
jasmim
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Opinião 2 orçamentos Fixo e Seguidor
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
Re: Opinião 2 orçamentos Fixo e Seguidor
jasmim Escreveu:boa tarde tenho 2 orçamentos. um orçamento para sistema fixo, para mim, outro com seguidor para um familiar.
sistema fixo composto por:
24xsuntech 180w monocristalino(4320 w, zona porto)
inversor kaco 3.68
contador actaris
estrutura para cobertura plana em alumínio.
todos os trabalhos associados à montagem e certificação.
preço chave na mão já com iva 15442 eur.
sistema com seguidor com material idêntico ao sistema fixo com seguidor dasoluz 4
preço chave na mão já com iva 19660 eur.
o que vos parece em relação ao preço e material aplicado.
pelo mesmo valor posso optar por módulos policristalinos. não sei bem o que optar.
obrigado
boas! jasmim
como ainda não aparece nenhuma opinião, vou entretanto transmitir a minha, até que apareçam mais...
parecem-me preço razoáveis, ou mesmo bom, atendendo ao que andam por aí (mercado) orçamentos bem inflacionados...
o sistema com seguidor, deve ter em atenção que o mastro é bastante baixo, pelo que deve observar se nada por perto irá projectar qualquer sombra, já vi esse tipo de seguidor com os painéis afectados com sombras de árvores de fruto e uma parreira , pelo que a produção é muito afectada. provavelmente será com um sistema de orientação astronómica (digo eu) pelo preço, que não sou nada aficionado, pessoalmente prefiro sistema de sensores de irradiação solar, este sistema é sem dúvida mais eficiente e não venham os vendedores dizer o contrário, quando têm interesse em empurrar o primeiro.
quanto ao tipo de modulo, opte pelos monocristalinos são mais indicados para o nosso cantinho de portugal (modo geral).
-
jasmim
Autor do tópico - Membro Gold

- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Re: Opinião 2 orçamentos Fixo e Seguidor
obrigado paulol
de facto é impressionante os preços que pude constatar. com o mesmo material deram-me 22500 eur para o sistema com seguidor e 17500 para o sistema fixo.
para além do material que referi consegui ainda incluir sem alteração de preço para os 2 sistemas a extensão de garantia do inversor kaco (de 7 para 11 anos, cerca de 300 eur) e o kaco local display (para poder registar e visualizar a produção comodamente em casa através de 1 display de 10", valor 800 eur!)
em breve iniciarei na secção projecto a minha instalação e produção.
de facto é impressionante os preços que pude constatar. com o mesmo material deram-me 22500 eur para o sistema com seguidor e 17500 para o sistema fixo.
para além do material que referi consegui ainda incluir sem alteração de preço para os 2 sistemas a extensão de garantia do inversor kaco (de 7 para 11 anos, cerca de 300 eur) e o kaco local display (para poder registar e visualizar a produção comodamente em casa através de 1 display de 10", valor 800 eur!)
em breve iniciarei na secção projecto a minha instalação e produção.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos