Seguros para os nossos equipamentos de microprodução

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça dez 28, 2010 12:22 pm

Seguros para os nossos equipamentos de microprodução

Mensagem por lopes »

boa tarde,

se eu optasse por fazer uma instalação fixa por exemplo no telhado da casa, não ia ter dificuldade em incluir o equipamento no seguro da casa...

mas no meu caso que estou a optar por seguidor, já não consigo incluir no seguro da habitação. tenho contactado várias seguradoras, e não está facil arranjar seguro para o material. só obtive resposta positiva de uma seguradora que cobre intempéries (o que já não é mau atendendo aos tornados que parece que aprenderam para aqui o caminho) mas não cobre outros que me interessavam como furto ou vandalismo, e ainda aplicam uma franquia de 500€.
o prémio anda na casa dos 60/70€ ano... não considero caro, mas não me importava de pagar mais por mais coberturas.

gostava de saber se há por ai pessoas com seguro que possam ajudar.

obrigado e bom ano!

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Seguros para os nossos equipamentos de microprodução

Mensagem por JDuarte »

bom ano,

eu tenho o seguro na zurich e embora os paineis não estejam no telhado, estão associados os seguro do edificio. a franquia também é de 500€, e das coberturas só está explicitamente excluída a queda de granizo. roubo, vandalismo, intempéries, avarias eléctricas estão cobertas.
quanto ao custo, julgo que o prémio anual do seguro cresceu cerca de 56€ por esta cobertura adicional, tenho de validar com o agente (só paguei os meses que faltavam até à proxima anuidade do edificio).

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

boas

os meus paineis tambem ficaram incluidos no seguro da casa só tive que aumentar o capital seguro, no valor dos paineis e restante equipamento, e as coberturas são iguais á da casa, e estão montados no chão, só paguei o valor correspondente ao aumento do capital que neste momento não sei qual foi.
a companhia de seguros é a generali.

bom ano

flag21
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: terça abr 13, 2010 10:47 am

Mensagem por flag21 »

pedrolopes Escreveu:boa tarde,

se eu optasse por fazer uma instalação fixa por exemplo no telhado da casa, não ia ter dificuldade em incluir o equipamento no seguro da casa...

mas no meu caso que estou a optar por seguidor, já não consigo incluir no seguro da habitação. tenho contactado várias seguradoras, e não está facil arranjar seguro para o material. só obtive resposta positiva de uma seguradora que cobre intempéries (o que já não é mau atendendo aos tornados que parece que aprenderam para aqui o caminho) mas não cobre outros que me interessavam como furto ou vandalismo, e ainda aplicam uma franquia de 500€.
o prémio anda na casa dos 60/70€ ano... não considero caro, mas não me importava de pagar mais por mais coberturas.

gostava de saber se há por ai pessoas com seguro que possam ajudar.

obrigado e bom ano!
eu tenho seguidor e tenho seguro especifico para a instalação
como respondido anteriormente
a victoria faz especificamente para a instalação.
a única condição é de que sejamos clientes em qualquer outro tipo de seguro.casa, carro ou saúde.
qualquer um serve .
eu sou cliente em saúde e serviu. pago € 80,00 para uma cobertura de € 30 000.00

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

obrigado pelas vossas respostas!
flag21 Escreveu: eu tenho seguidor e tenho seguro especifico para a instalação
como respondido anteriormente
a victoria faz especificamente para a instalação.
a única condição é de que sejamos clientes em qualquer outro tipo de seguro.casa, carro ou saúde.
qualquer um serve .
eu sou cliente em saúde e serviu. pago € 80,00 para uma cobertura de € 30 000.00
era exactamente uma coisa dessas que eu andava à procura... pois para seguidor não encontro nenhuma seguradora que inclua no mesmo seguro da casa. já agora tem franquias no seu seguro? cobre por exemplo roubo, vandalismo, tempestades (incluindo o granizo)? aqui em ferreira do zêzere é muito importante ter coberturas associadas a tornados... lol

não sou cliente victória, mas facilmente mudava o seguro que tenho da casa para lá...

abraço,

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

tomem em atenção os vossos seguros e coberturas subscritas. redobrem essa atenção se o seguro da vossa habitação for o mesmo que o dos painéis. há seguradoras que fazem seguro de painéis fotovoltaicos pensando em painéis aqs e depois não cobrem o que queremos...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

volt Escreveu:tomem em atenção os vossos seguros e coberturas subscritas. redobrem essa atenção se o seguro da vossa habitação for o mesmo que o dos painéis. há seguradoras que fazem seguro de painéis fotovoltaicos pensando em painéis aqs e depois não cobrem o que queremos...
boas

por uma questão de precaução quando coloquei essa questão ao mediador e depois da companhia dizer que podia incluir no seguro da casa, eu enviei fotografias da instalação e a factura dos paineis, precisamente para eles perceberem que não são paineis de aqs e está mencionado nas condições particulares os paineis e o valor de todo o equipamento incluindo a montagem.

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

volt Escreveu:tomem em atenção os vossos seguros e coberturas subscritas. redobrem essa atenção se o seguro da vossa habitação for o mesmo que o dos painéis. há seguradoras que fazem seguro de painéis fotovoltaicos pensando em painéis aqs e depois não cobrem o que queremos...

boas!

este aviso do colega volt, deve ser levado muito a sério!

nestas questões de seguros para mp, anda por aí (mercado) alguma confusão e creio inclusive que haverá quem julgue ter os equipamentos segurados, mas quando chegar a hora da verdade, ou seja a necessidade de fazer alguma participação por algo que não correu bem, vai haver algumas surpresas pela negativa e refiro-me concretamente aos ditos seguros multirisco habitação ou semelhantes.
convem ter sempre “o preto no branco” e ter muita atenção às clausulas de exclusões, porque de resto (fotos, descrição de equipamentos,etc.) não vai servir de nada, porque um dos argumentos para as seguradoras se porem de fora, que não divulgam quando se faz o seguro, é o facto das mp não produzirem energia para consumo próprio, mas sim para vender, o que obriga a outro tipo de seguro “tipo” industrial ou cascos.

o melhor é mesmo procurar e fazer um seguro para energias renováveis, do que conheço, mas pelos testemunhos já cá postados existem mais, o melhor que encontrei foi da ca seguros da caixa agrícola (franquia é de 1% ou mínimo 375€) e tem um regulamento muito especifico e bem elaborado. não obriga a ter outro produto, pode só segurar os equipamentos que entender, não precisa ser toda a mp, é interessante porque a meu ver existem elementos na mp de pouco interesse mencionar (minha opinião) por exemplo, a estrutura fixa, isto porque quanto menor o valor a segurar, menor o prémio a pagar.

bons seguros

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

boas ,

e que tal um seguro para equipamentos electrónicos, especifico, abrangendo painéis, inversor, contador e respectivo modem, tudo pelo seu real valor?
fiz um na axa, 90 euros anualmente.
fiquem bem,

bubas

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

neste site www.lojadosseguros.com encontrei a possibilidade de efectuar um seguro específico às microgerações. após ter enviado um mail recebi a seguinte resposta:

bom dia,

agradecemos desde já a consulta que nos solicitou e para a cobertura de:

1. incêndio, queda de raio e explosão;
2. fumo, fuligem e gases corrosivos;
3. aluimentos de terras e derrocadas, desmoronamentos ou deslizamentos de terrenos;
4. desmoronamento ou assentamento de edifícios;
5. imperícia, negligência e incompetência dos utilizadores;
6. roubo ou furto ou tentativa de tais actos;
7. acidentes que ocorram durante a montagem, desmontagem e transferência dos bens seguros dentro do local do risco;
8. queda, choque, colisão ou ocorrências similares;
9. queda ou estampido de aviões ou outros engenhos voadores ou objectos deles caídos ou alijados;
10. danos por água e humidade de qualquer espécie;
11. efeitos da corrente eléctrica, nomeadamente sobretensão e sobreintensidade, incluindo os produzidos pela electricidade atmosférica, curto-circuitos, arcos voltaicos ou outros fenómenos semelhantes;
12. fenómenos da natureza, nomeadamente, inundações, enxurradas, ciclones, furacões ou tempestades.

o prémio de seguro ano é de cerca de 82 euro.
tendo em consideração os 15.500€ do valor do equipamento.

para a aceitação do seguro a companhia apenas pede que o proponente seja cliente ou se faça cliente (por exemplo realizar ou transferir o seguro do recheio da habitação e de um veículo).

estamos ao dispor para qualquer esclarecimento adicional.
atentamente
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
lopes
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por lopes »

muito obrigado pelas vossas respostas!

começa a haver já aqui uma panóplia de opções possiveis, tanto para mim como para outros utilizadores na mesma situação.

é realmente importante todas as pessoas saberem o que realmente têm seguro, pois vivi isso bem perto à umas semanas atrás quando por aqui passou o tornado. felizmente eu não sofri danos de maior, mas muita gente sobreu e pensavam ter coisas seguras que depois se vem a ver que não. houve por aqui muita confução com os seguros multi-riscos dos edificios e com os seguros de recheio das casas.

estou a começar a estabelecer contactos com a companhia de seguros victória atrás referida, pois até já tive lá seguros e outros familiares próximos continuam a ter. vou ver que respostas me arranjam para a microprodução...

mais novidades só mesmo que ja começaram com a instalação! :p

podem espreitar o diário aqui

miguelfilipe
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 02, 2011 10:43 pm

Mensagem por miguelfilipe »

lopes Escreveu:
Seguro na Allianz. Pago cerca de 70€/ano, para um capital de 20.000€.
A franquia é que é um pouco elevada (500€), mas foi o melhorzito que consegui arranjar, e respondeu muito bem ao problema que tive recentemente.

Boas

Pedi hoje uma simulação de um seguro para a minha Micro, precisamente com a Allianz...
Valor: 16000€ custo: 79€/ano

Passo a citar as condições:
"Cobertura Base: Nesta apólice estão garantidos:
a) Danos acidentais (acontecimento provocado por causa súbita externa e violenta, alheia à vontade do Segurado, que produza um dano nos bens seguros) nomeadamente resultantes de: Incêndio, Explosão, Implosão, Queda directa de raio; Choque de veículos terrestres de animais ou de aeronaves; Tempestades; Inundações; Danos por água; Remoção de escombros; Furto ou Roubo e ou tentativa (excluindo as faltas constatadas aquando de inventários); Quebra de Vidros; Transportes terrestres ou Transferência de lugar dentro de área de trabalho; Greves, Tumultos, Alterações de ordem Pública e Actos de vandalismo, Queda, Choque, Colisão, Capotamento ou ocorrência similar; Imperícia, Negligência e Actos mal intencionados individuais de trabalhadores do Segurado ou de Terceiros (excluindo os actos ou omissões dolosas do Segurado, do Tomador de Seguro ou dos seus representantes técnicos); Desmoronamento, Aluimento ou Assentamento de terrenos.
b) Franquia: 10% do valor do sinistro, com um mínimo de 250€
c) Fenómenos sísmicos

Que acham do seguro?

Cumpts

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Parecem-me valores normais de mercado. Não inclui avarias, que iria encarecer o prémio.

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Mensagem por Neutrao »

Boas Pessoal

Também eu ando a procura de um bom seguro que me cubra sobretudo a quebra de granizo e ventos fortes/tornados.

O meu mediador dos veículos é a zurich, que pelos vistos não vai ser a escolha para a micro por excluir um dos possíveis problemas que mais me afligem (ainda na semana passada tive aqui uma estranha precipitação de granizo).

Quando segurar a minha microgeracao vou meter um valor inferior (mais ou menos metade) para o seguro sair mais barato , e sobretudo porque se algum problema me acontecer duvido que este seja uma perda total.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Cuidado com isso. Em caso de sinistro, assim que um perito olhar para a instalação e verificar que está segurada por metade do capital, a seguradora, ou paga metade e "fecha os olhos", ou não paga nada e ainda anula a apólice por fraude.

Não te metas nisso. Não vale a pena.

:-).

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Mensagem por Neutrao »

Volt Escreveu:Cuidado com isso. Em caso de sinistro, assim que um perito olhar para a instalação e verificar que está segurada por metade do capital, a seguradora, ou paga metade e "fecha os olhos", ou não paga nada e ainda anula a apólice por fraude.

Eu realmente nem tinha a noção de que segurar desta maneira era ilegal.
De qualquer modo atendendo a que os orçamentos para novas micros são cada vez mais baixos eles nunca poderão me colocar entraves se eu nivelar a minha nuns 30% abaixo do valor de que despendi.....Isto se não for necessário mostrar a fatura do investimento :?

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Neutrao Escreveu:
Volt Escreveu:Cuidado com isso. Em caso de sinistro, assim que um perito olhar para a instalação e verificar que está segurada por metade do capital, a seguradora, ou paga metade e "fecha os olhos", ou não paga nada e ainda anula a apólice por fraude.

Eu realmente nem tinha a noção de que segurar desta maneira era ilegal.
De qualquer modo atendendo a que os orçamentos para novas micros são cada vez mais baixos eles nunca poderão me colocar entraves se eu nivelar a minha nuns 30% abaixo do valor de que despendi.....Isto se não for necessário mostrar a fatura do investimento :?

Boas

Declarar um valor inferior ao valor real não é elegal!, nem a companhia de seguros anula a apólice!, o que acontece é que a companhia de seguros faz os calculos com a regra da proporcionalidade, ou seja, se fizeres o seguro por 5000€ e o valor real fôr de 10000€ e tenhas uma perca de 50%, eles só te pagam 2500€, por isso não vale a pena "fugir", porque os seguros até que não são muito caros.
O que podes e deves fazer é o seguro pelo valor de substituição que realmente pode agora ser inferior ao que tu pagaste, porque as MP baixaram, por exemplo pagaste 25000€ pela MP, mas agora o valor de uma igual é de 20000€, em caso de perca total eles em principio só te pagam 20000€, e não 25000€ que tinhas segurado, e estás a pagar mais desnecessáriamente, porque eles só pagam o valor de substituição, é claro que se o instalador te levar a mesma os 25000€ só tens que convencer o perito que o valor de substituição é de 25000€ e não de 20000€ como ele diz! :twisted: Daí que por vezes há grandes guerras com as companhias de seguros, é claro que elas não andam aqui para perder dinheiro.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois... Ilegal, não sei se é, pois não sou grande entendedor de legislação. Mas quando fazes o contrato com a seguradora, ela pede-te o valor do equipamento em novo. Até pode não te pedir a factura, mas está a basear-se na tua boa-fé (vais assinar um papel em como declaras que agiste em boa-fé colocando os dados correctos) e, em caso de sinistro, se houver suspeitas de o valor não ser o correcto, podes ter de provar isso, sob risco de não receberes a indemnização. Ainda assim, acreditando que agiste em boa-fé e sem dolo, a seguradora apenas pagará em proporção. Se seguraste 70% do capital seguro (em novo), apenas receberás 70% do valor sinistrado (e ainda falta abater a franquia a este valor)...

Mas, quando fores fazer o seguro, o mediador deverá dar-te todas estas informações...

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por alexjp4 »

Volt Escreveu:Pois... Ilegal, não sei se é, pois não sou grande entendedor de legislação. Mas quando fazes o contrato com a seguradora, ela pede-te o valor do equipamento em novo. Até pode não te pedir a factura, mas está a basear-se na tua boa-fé (vais assinar um papel em como declaras que agiste em boa-fé colocando os dados correctos) e, em caso de sinistro, se houver suspeitas de o valor não ser o correcto, podes ter de provar isso, sob risco de não receberes a indemnização. Ainda assim, acreditando que agiste em boa-fé e sem dolo, a seguradora apenas pagará em proporção. Se seguraste 70% do capital seguro (em novo), apenas receberás 70% do valor sinistrado (e ainda falta abater a franquia a este valor)...

Mas, quando fores fazer o seguro, o mediador deverá dar-te todas estas informações...
Boas

Tu não és obrigado a fazer o seguro da totalidade do valor investido, quando declaras um valor é o valor por quanto queres segurar, mas ter em atenção que o que conta é o valor de substituição, por exemplo se gastares 20.000€ e o valor de substituição fôr de 15.000€ a companhia de seguros só te paga 15.000€, apesar de estares a pagar uma franquia para 20.000€, no caso do valor de substituição fôr de 15.000€ e fizeste um seguro de 10.000€ em caso de sinistro a companhia de seguros só paga a % que lhe compete utilizando a regra da proporcionalidade.
Vê o caso dos carros há uma tabela de desvalorização porque eles se vão desvalorizando ao longo do tempo, e no caso das casas existe uma tabela de valor de reconstrução que varia consuante a area e localização, que normalmente aumenta todos os anos, que em caso de perca total da casa é a que é valida independenemente de teres feito o seguro por um valor muito mais elevado.
Mas em todo o caso fala com o mediador de seguros que tem por obrigação dar-te todos os exclarecimentos.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

alexjp4, eu sei que a companhia só paga o valor de substituição (que é igualmente, em caso de perda total, o valor do sinistro). No entanto, os seguros (mais propriamente os capitais seguros) variam consoante o tipo de seguro. Se estivermos a falar de seguro automóvel ou habitação, o capital tem actualização (e por consequência, o prémio idem), mas não é este o caso. Os seguros de equipamentos (de energias renováveis) são segurados pelo valor em novo. E é isso que qualquer mediador tem de informar, quando se faz o seguro...

Responder

Voltar para “Micro-Produção”