Energia Solar +Energia Eolica

Responder

Autor do tópico
zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Energia Solar +Energia Eolica

Mensagem por zointz »

boas,
que sentido faz pensar em criar uma micro-produção com base em solar + eólica ?
para mim faz algum sentido (verão menos eólica mas mais solar, inverno o oposto) - talvez necessite de menos potência máxima instalada para obter a mesma produção.

eólica tem a vantagem de poder trabalhar 24h e é relativamente fácil de mudar de sitio (em caso de venda de casa por exemplo), alem disso tem a grande vantagem de produzir à noite que é quando as áreas residências têm mais consumo, e logo menos problemas com a tensão injectada na rede.

solar, não tem partes moveis e eventualmente precisa de menos manutenção (duvido),mas a maior parte das micro-gerações que tenho visto são solares, por isso deve existir uma razão muito válida.

como nunca vi micro produção combinada solar+eólica penso que deve existir uma razão válida gostava que me dessem a vossa opinião.

fiquem bem
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Energia Solar +Energia Eolica

Mensagem por jama »

zointz Escreveu:boas,
para mim faz algum sentido (verão menos eólica mas mais solar, inverno o oposto) - talvez necessite de menos potência máxima instalada para obter a mesma produção.

eólica tem a vantagem de poder trabalhar 24h e é relativamente fácil de mudar de sitio (em caso de venda de casa por exemplo), alem disso tem a grande vantagem de produzir à noite que é quando as áreas residências têm mais consumo, e logo menos problemas com a tensão injectada na rede.

solar, não tem partes moveis e eventualmente precisa de menos manutenção (duvido),mas a maior parte das micro-gerações que tenho visto são solares, por isso deve existir uma razão muito válida.

como nunca vi micro produção combinada solar+eólica penso que deve existir uma razão válida gostava que me dessem a vossa opinião.

fiquem bem
ou optas por uma ou por outra, a nao ser que tenhas dois contratos com a edp para poderes montar os dois.mas ficam os dois a trabalhar independentemente um do outro.
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

e a solar é a única que é remunerada a 100% na micro-geração...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

com a eólica apesar de ser menos remunerada, podes injectar mais na rede, se não me engano até 4mw por kw instalado.

mas se tiveres o azar de ser como a que está na residência oficial do primeiro ministro...

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

zointz Escreveu:boas,

fiquem bem
ao contrário do que o colega jama disse, podes ter uma micro-geração combinada.... o preço a pagar é a média ponderada com a potência instalada.
eu até conheço uma destas em coimbra (com eólica e seguidor solar)..... a eólica está lá para enfeitar, está sempre parada.....

nem tudo é cor-de-rosa nas eólicas.... não é como dizes com produções maravilhosas e por isso é que só vês solares!

mesmo em locais de muito vento as eólicas estão a ser um buraco, pois, necessitam de vento certinho que existe em muito poucos locais! é raro o local onde uma mini-eólica é bom investimento! a produção das mini-eólicas num ano em locais ventosos é igual à produção solar de um mês de inverno!

mudá-la de sítio não tem interesse nenhum, pois obriga a novo contrato (outro contador de consumo da edp)!

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Claudioah
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 10, 2011 1:57 am

Mensagem por Claudioah »

olás,

essa estação repetidora de radioamador fica no alto de uma montanha e funciona com energia eólica e solar combinadas.
http://www.arpapr.org.br/repetidora_py5ctv.html

foi a solução encontrada para manter as baterias carregadas full time.

abraços,

cláudio

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

ora aì está! se a tua casa estiver nas condições deste repetidor...

Responder

Voltar para “Energia Solar”