esquentador vs termoacumulador

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

esquentador vs termoacumulador

Mensagem por Ferra »

esquecendo a publicidade fiz umas contas e gostaria de saber a vossa opinião para ver se estão bem feitas
neste link http://www.vulcano.pt/download.php?idfi ... ic_tic.pdf encontrei os seguintes dados:
num esquentador a potencia útil nominal é de 19,2kw e consome numa hora 1,7kg de butano. como a garrafa está a 23,5€ fica cada hora de utilização a cerca de 3€. fazendo a conta a 0,15€ o kw para 19,2kw fica a 2,88€.
ou seja, para a mesma potencia a electricidade (sem ser no bi-horário) já está mais barata que o gás?
alguém que me corrija as contas por favor pois parece-me que anda aqui alguma falha...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

e_bike
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm

Re: esquentador vs termoacumulador

Mensagem por e_bike »

o termoacumulador tem no máximo 2,5 kw. ou seja gasta 2,5*0.15=0,375 euros por hora. dependendo do gasto de água e do termostato, acho que se pode assumir como estando ligado no máximo 8 horas por dia, o que dá 3 euros por dia. a vantagem económica está do lado da electricidade. já em relação ao gás natural, as contas são outras. não sei o preço certo do gás canalizado mas é muito mais barato que o engarrafado.
ImagemSW PREDATOR GTI - 60Ah - 71.000 km
Blogue da minha Predator
Galeria de Fotos da Predator

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Re: esquentador vs termoacumulador

Mensagem por CrOhN »

sim ferra, para o gáz engarrafado, as tuas contas estão correctas, (mas isso já se sabia) a título de comparação, o gas natural fica mais ou menos ao preço da electricidade em horário económico. o problema do uso da electricidade, é o uso ser quase sempre feito através de acumuladores, aí entram as percas pelo isolamento. claro que poderias usar um esquentador eléctrico, mas com as tarifas de potência que nos impoem...

Responder

Voltar para “Geral”