esquecendo a publicidade fiz umas contas e gostaria de saber a vossa opinião para ver se estão bem feitas
neste link http://www.vulcano.pt/download.php?idfi ... ic_tic.pdf encontrei os seguintes dados:
num esquentador a potencia útil nominal é de 19,2kw e consome numa hora 1,7kg de butano. como a garrafa está a 23,5€ fica cada hora de utilização a cerca de 3€. fazendo a conta a 0,15€ o kw para 19,2kw fica a 2,88€.
ou seja, para a mesma potencia a electricidade (sem ser no bi-horário) já está mais barata que o gás?
alguém que me corrija as contas por favor pois parece-me que anda aqui alguma falha...
esquentador vs termoacumulador
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
esquentador vs termoacumulador
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Gold
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Re: esquentador vs termoacumulador
o termoacumulador tem no máximo 2,5 kw. ou seja gasta 2,5*0.15=0,375 euros por hora. dependendo do gasto de água e do termostato, acho que se pode assumir como estando ligado no máximo 8 horas por dia, o que dá 3 euros por dia. a vantagem económica está do lado da electricidade. já em relação ao gás natural, as contas são outras. não sei o preço certo do gás canalizado mas é muito mais barato que o engarrafado.
-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: esquentador vs termoacumulador
sim ferra, para o gáz engarrafado, as tuas contas estão correctas, (mas isso já se sabia) a título de comparação, o gas natural fica mais ou menos ao preço da electricidade em horário económico. o problema do uso da electricidade, é o uso ser quase sempre feito através de acumuladores, aí entram as percas pelo isolamento. claro que poderias usar um esquentador eléctrico, mas com as tarifas de potência que nos impoem...