Alternador automotivo em uma turbina eólica

Local onde se pode colocar tópicos sobre experiências,
Também serve para fotos e vídeos sobre projectos.
Responder

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Alternador automotivo em uma turbina eólica

Mensagem por Goahead »

josenir Escreveu:amigo,
como estamos falando do gerador eólico, quando digo 300 rpm, estou me referindo à rotação do gerador, e não da rotação da hélice da turbina. se você se informar mais um pouco vai ver que o nosso projeto de turbina eólica prevê uma ampliação por correia e polia de 1:4, com isso para a rotação de 300 rpm no gerador a rotação da hélice vai ser 150 rpm, e isso para as pás sugeridas de 1m, é baixa rotação, com certeza.
temia e não queria acreditar que irias usar polias para aumentar a rotação!! pois acabas de inserir mais um ponto de ineficiência no conjunto e aumentas o torque necessário.
necessitarias de pás maiores para vencer o torque mas perderias em rpms
o matching das pás com o gerador é um dos pontos mais criticos.
como você poderia dizer que a auto-excitação consome 30w a 40w sem conhecer a indutância da bobina do alternador? e como pode pensar que esse consumo é constante?
a excitação proporcionada pelo regulador/excitador publicado aqui é feita por pulso pwm (modulação em largura de pulso), e é proporcional à rotação, por isso jamais vai ser constante. se a rotação se mantiver abaixo de 200 rpm, simplesmente não existe excitação, e à medida que a rotação aumenta, a corrente de excitação aumenta, diminuindo somente se a tensão de saída execeder a tensão de corte, regulada pelo usuário entre 15 e 18v.
não tivemos problemas com rolamentos quebrados nos protótipos usados até hoje, por isso optamos pelo menor rolamento possível, diminuindo perdas por atrito. não vejo necessidade de usar rolamento super dimensiobados. quem achar isso necessário, que o faça no seu projeto. o nosso objetivo aqui não é ditar nenhuma norma acerca de tamanho de rolamentos, e tão somente orientar sobre a adaptação do alternador automotivo para uso em eólica.
faz tu as contas e contesta-me.
se te digo 30-40w é por alguém já fez os cálculos! o consumo varia nos valores que te dei quando atinges o cut-in, até ao maximo output do gerador!
obvio que se o gerador não atinge o cut-in então não precisas gastar nada!!mas aí tambem não está a produzir!

diminuir o campo para regular a tensão de saída??
a tensão de saída é regulada pelas baterias ou por um mppt não por diminuição de campo magnético.
ao diminuíres o campo magnético o gerador vai acelerar até ao infinito levando a sua destruição, pois aumenta a rotação e tu o que fazes é diminuir o campo ao ponto do gerador deixar de produzir corrente.
e este para mim é a maiores lacunas em todo o projecto.

não teres tido falhas em rolamentos não implica que o desenho está bom.
não achas que deves usar rolamentos robustos pois nunca apanhas-te ventos de 100kmh com geradores de pás acima de 1m...300rpm cria vibrações e barulho que assusta qualquer um...já para não dizer que em caso de falha, pode ceifar vidas.
em caso de falhas, encontrarás bocados de pás ou imans a mais de 100metros da torre!
quanto à eficiência, muito já foi discutido aqui sobre o tema, e se você se informar mais, vai ver que o ponto forte do nosso projeto não é a eficiência, e sim o baixo custo, e a relação custo/benefício do produto final. temos aqui um projeto popular com rendimento razoável, e não pretendemos competir em eficiência, e sim em baixo custo e construção robusta.
um gerador de eficiência zero tem output zero watts
qualquer projecto que construas queres sempre o maximo de eficiência.
queres um gerador barato, usa motores de impressoras!
como referi anteriormente, um alternador de 1200w que no final irá gerar um máximo de 100w não tem qualquer eficiência e serve para iniciação e aprendizagem. e sou a favor destas experiências.
acredito que muita gente já queimou pestana tentando conseguir fazer um alternador automotivo funcionar como gerador eólico. e só porque não conseguiu teve a pretensão de proclamar que é inviável. eu consegui, e publiquei aqui para qualquer um experimentar e ver com seus próprios olhos. não vê quem não quer.
muita gente é baixar o nivel...eu diria muitos gurus e experts em todo o mundo.
inviável é diferente de conseguir...pois depende do que achas que é conseguir.
fui muito claro ao dizer que conseguirias extrair um maximo de 100w em dias de tempestade, portanto é possivel..mas achas viável?
aí já está você a fazer conjecturas daquilo que não conhece. só aceito esses comentários de alguém que montar o projeto tal como está publicado aqui. se não conhece, é melhor se abster de comentar. você não pode tomar como parâmetro o rendimento do alternador automotivo original como é usado no automóvel, isso é um engano sem tamanho. não estou propondo aqui usar um alternador de automóvel original como gerador eólico, isso seria uma insanidade.
os numeros no papel falam por si.
mete aqui uns calculos teus e depois falamos.
a eficiência não muda só porque controlas a força do campo magnético!!
a eficiência muda quando mudas a filosofia, mudas as bobines e inseres um campo magnetico gerado por outra source (imans), tipo de pás etc.
tenho hoje funcionando uma turbina eólica com um alternador modificado conforme o projeto aqui publicado, a qual usa um alternador bosch de 12v x 95a (potência original) e produz até 500w com ventos de 9 m/s.
acredito...500w seguramente durante um breve pico de milisegundos!
o que deverias dizer é tens um gerador de 100w que gera num bom dia de vento 50w/h e que atinge o maximo de 500w mas durante muito pouco tempo, ou queimarias as bobines em minutos.
só com ventos de 32km/h...gostaria de ver um gráfico disso juntamente com as características da construção. parece-me um output muito pouco realista.
infelizmente, mais uma vez você diz grande disparate sem conhecer da causa. isso é lamentável. procure ser mais cauteloso nos próximos comentários, isso é indispensável para o convívio em sociedade. temos já o exemplo de alguns membros que foram expurgados desta comunidade por acreditarem ser donos do conhecimento e desprezar a experiência dos mais velhos.
se você quer mostrar seus conhecimentos da área de eólica, eu lhe sugiro que abra um tópico e mostre os seus projetos realizados. é mais construtivo para você e para todos que, ao invés de procurar defeito no trabalho dos outros, procure mostrar as suas realizações.
disparate? é a quarta vez que te peço cálculos concretos para contrapores a minha opinião.
fui bem claro no que disse. projecto bonito para aprendizagem...mas ....
na questão da velhice, nem entres por aí...pois não fazes ideia da minha idade nem anos de experiência teorica e pratica em motores e geradores.

como já referi, o meu objectivo quando respondo no forum, não é demover os projectos, mas sim chamar a atenção para alguns pontos essenciais que por vezes as pessoas se esquecem.
ou pelo menos que expliquem com calculos como chegaram aí.

tavares,

não sou um expert, somente dou o meu pequeno contributo de tudo o que li, aprendi e construí nesta matéria ao longo dos anos.
não critico o projecto...o que fiz foi demonstrar algumas falhas que possam surgir e pedir números.

bricoleiro,

não me ofendes em nada...
desculpem o meu inglesismo, mas por vezes não encontro tradução das palavras ou então teria de escrever uma frase a explicar o significado...mas o google é vosso amigo.

-----------------

- poderia abrir topicos com "gerador eolico de 15cm 3kw"...alguem acreditaria?
- trabalho com aerogeradores caseiros desde 2006. direcciono o meu hobby em axial flux
- para os mais desconfiados...este tem sido o meu ultimo trabalho:
http://energiasberdes.blogspot.com/ não está actualizado, não entro em demasiado com pormenores, mas nas paginas de 2009 podem encontrar alguns cálculos importantes quando iniciam um projecto.
- todas as duvidas que tem podem ser tiradas se lerem um pouco de literatura ou mesmo no forum http://www.fieldlines.com nesse forum poderão receber muita informação inclusive respostas do "guru" hugh piggot entre outros.
- se lerem o "how axial flux works" ou "how to build a wind turbine" muitas das vossas duvidas seriam respondidas. inclusive o porquê de não se usar alternadores de carros para produção de energia. (livro de 2010)

isso não faz de mim um expert, mas sim um curioso com algum conhecimento na matéria.

registei-me a pouco tempo porque via nos fóruns tanta informação errada ou aproximações erradas que tive de intervir vir esclarecer duvidas.

não tenho medo de ser expulso do forum. até porque desde que me registei, ainda não pedi nada a ninguém...somente dei...mas isso é conversa da treta.

o topico já vai longo.
keep it cool
goahead

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

ampliando a questão das pás de 1 metro aqui faladas:

gerador tem que ter o matching com as pás.
as pás conseguem fornecer potencia que o gerador tem de ser capaz de absorver.
a maior parte das pás são desenhas com tsr7 (ratio) ou seja a velocidade da ponta da pá é 7x a do vento

3m/s de vento é um bom valor para que o gerador começe a produzir, então nessa altura as pás estarão a rodar a 21m/s

10m/s é o vento maximo usado para que o gerador esteja a produzir a 100% logo as pás estarão a rodar a 70m/s (tip). acima deste valor as pás tem tendência a corroer o "leading-edge" parte mais grossa da pá.
portanto rpm = tip speed x 60 / diametro x 3.14

como não é possível "apanhar" toda a potencia do vento (coeficiente máximo de 59,3% conhecido como limite de betz) este coefiente depende da velocidade da ponta da pá (tip) e existem graficos que demonstram que a maior eficiencia se encontra entre 5-9. abaixo de 5 as pás tendem a não conseguirem rodar o gerador, e acima de 9 as pás fazem efeito de arrastamento..por isso as pás são desenhadas com tsr dependente do diamentro das pás.

fica bem claro o porquê de perceber que tipo de pás, diâmetro queres usar neste projecto e é por isto que faço perguntas no forum.
não é possível ajudar, confirmar ou desmentir sem todos os dados presentes.
custa-me olhar para este projecto e ainda não saberes quanto consome para gerar campo, rpm de cut-in entre outros parametros etc.

..e isto é só referente as pás... agora imagina os calculos referentes a bobines, fluxo etc

goahead

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

como já disse anteriormente, não me interessa dissecar cada miliwatt do rendimento do meu projeto. o que me interessa é que ele se constitui um projeto de baixíssimo custo, e que, se montado conforme sugerido aqui, tranquilamente pode produzir 500w com pás de 1m. e isso está em plenas condições de uso prático. não existe o menor cabimento em comparar o gerador eólico baseado no alternador automotivo com motores de impressora. não existe motor de impressora capaz de gerar 500w nem aqui, nem em lugar nenhum do mundo.

se compararmos a produção de energia do gerador eólico baseado no alternador automotivo com painéis solares vendidos comercialmente, facilmente se observa a viabilidade do projeto. por exemplo: aqui no brasil, um painel solar de 100w custa em torno de r$ 1.500,00(http://www.brasilhobby.com.br). junte-se a isso impostos + frete, e esses 100w custarão em torno de r$ 2.000,00.

a turbina eólica completa + o gerador eólico baseado no alternador automotivo + torre de 12m, já montei vários conjuntos a um custo inferior a r$ 700,00 (usando alternador automotivo da sucata ao preço de r$ 50,00, sem considerar valor da mão-de-obra). se considerarmos uma produção modesta de 300w/h, e apenas 10 horas por dia, teremos uma produção diária de 3000w/h. isso com um investimento inicial de r$ 700,00.

para produzir 3000w/h por dia com painés solares de 100w, considerando condição ótima de insolação de 5 horas/dia, precisaremos de 6 (seis) painés solares de 100w. (6 x 100 x 5 = 3000). se cada painel solar custar r$ 2.000,00, então para produzir 3000w/h por dia o custo inicial será de r$ 12.000,00. contra r$ 700,00 do gerador eólico baseado no alternador automotivo.

isso por si só já demonstra plenamente a viabilidade técnica e aconômica do projeto. com evidências tão robustas, não vejo a menor necessidade de entrar em profundos cálculos matemáticos para demonstrar coisa alguma. quem duvidar, que monte conforme descrito aqui. e se tem capacidade para melhorar, que o faça. o meu compromisso aqui é com um gerador de baixo custo, e se para atingir o meu objetivo, é necessário sacrificar a eficiência, não vejo pecado nenhum nisso, desde que o produto final seja capaz de pagar o seu custo, e ainda gerar lucro.

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

josenir Escreveu:como já disse anteriormente, não me interessa dissecar cada miliwatt do rendimento do meu projeto. o que me interessa é que ele se constitui um projeto de baixíssimo custo, e que, se montado conforme sugerido aqui, tranquilamente pode produzir 500w com pás de 1m. e isso está em plenas condições de uso prático. não existe o menor cabimento em comparar o gerador eólico baseado no alternador automotivo com motores de impressora. não existe motor de impressora capaz de gerar 500w nem aqui, nem em lugar nenhum do mundo.

se compararmos a produção de energia do gerador eólico baseado no alternador automotivo com painéis solares vendidos comercialmente, facilmente se observa a viabilidade do projeto. por exemplo: aqui no brasil, um painel solar de 100w custa em torno de r$ 1.500,00(http://www.brasilhobby.com.br). junte-se a isso impostos + frete, e esses 100w custarão em torno de r$ 2.000,00.

a turbina eólica completa + o gerador eólico baseado no alternador automotivo + torre de 12m, já montei vários conjuntos a um custo inferior a r$ 700,00 (usando alternador automotivo da sucata ao preço de r$ 50,00, sem considerar valor da mão-de-obra). se considerarmos uma produção modesta de 300w/h, e apenas 10 horas por dia, teremos uma produção diária de 3000w/h. isso com um investimento inicial de r$ 700,00.

para produzir 3000w/h por dia com painés solares de 100w, considerando condição ótima de insolação de 5 horas/dia, precisaremos de 6 (seis) painés solares de 100w. (6 x 100 x 5 = 3000). se cada painel solar custar r$ 2.000,00, então para produzir 3000w/h por dia o custo inicial será de r$ 12.000,00. contra r$ 700,00 do gerador eólico baseado no alternador automotivo.

isso por si só já demonstra plenamente a viabilidade técnica e aconômica do projeto. com evidências tão robustas, não vejo a menor necessidade de entrar em profundos cálculos matemáticos para demonstrar coisa alguma. quem duvidar, que monte conforme descrito aqui. e se tem capacidade para melhorar, que o faça. o meu compromisso aqui é com um gerador de baixo custo, e se para atingir o meu objetivo, é necessário sacrificar a eficiência, não vejo pecado nenhum nisso, desde que o produto final seja capaz de pagar o seu custo, e ainda gerar lucro.

300w/h produção modesta com 1m de pás e gerador inefficiente??? deves estar numa zona muitíssimo ventosa.
tens algum sistema de monotorização que confirme esses valores?
só curiosidade.

o propósito destes fóruns é aprender e esclarecer.
o projecto não é inviável ou ainda não percebeste o que escrevi anteriormente???
faz-me confusão com os números que dizes conseguir..só isso.
para aprendermos precisamos de perceber donde provem tanta energia.

não sei de que parte do brasil és, mas na europa é raro o sitio com medias de 9m/s de vento e o brasil não deve fugir muito disto.
http://www.talentfactory.dk/en/tour/wres/euromap.htm

não quero que te ofendas..só estou a questionar para que possamos todos aprender.

não vejo diferença nenhuma em eu dizer que um motor de impressora dá 500w vs o teu projecto. ambos não tem fundamento e por isso para mim são ambos duvidosos...percebeste?

não tens números para apresentar nem como os fundamentar. ok tudo bem.
deixarei de fazer questões técnicas nesta thread pois o objectivo não é desmotivar o pessoal a construir gadgets mas sim perceber o que estão a construir!
comunidade de conhecimento!

goahead

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

quando disse: "tenho hoje funcionando uma turbina eólica com um alternador modificado conforme o projeto aqui publicado, a qual usa um alternador bosch de 12v x 95a (potência original) e produz até 500w com ventos de 9 m/s." não afirmei que os ventos médios em minha região são de 9 m/s, mas apenas que quando temos ventos desta velocidade conseguimos produzir até 500w.

na minha região, extremo norte do brasil, a 200 km da fronteira com a venezuela, os ventos médios chegam a 5 m/s conforme a época do ano, mas com muitas oscilações. aqui não nos preocupamos com ventos extremos, pois praticamento nunca ocorrem ventos acima de 10 m/s.

atualmente não estou mais fazendo monitoramento constante do gerador, em vista de já ter pleno conhecimento sobre o seu rendimento. mas até uns meses atrás, eu usava um módulo de aquisição de dados ni-6009 usb da national instruments ligado ao notebook pela porta usb e ligado ao circuito do regulador/excitador em 4 pontos diferentes, e ligado ainda nas três fases do bobinamento do gerador. usava um cabo de rede utp categoria 5 com 15 metros de comprimento, de 8 vias. assim eu conseguia monitorar a rotação do gerador, a forma de onda das três fases, e o comportamento dinâmico do regulador excitador. com esses dados consegui chegar a um funcionamento ótimo do regulador, de modo a ter uma excitação controlada com muita precisão, e ainda foi possível definir a melhor frequência para a excitação do induzido em função da indutância da bobina. isso tudo feito em campo, com o gerador trabalhando em diferentes condições de vento.
NI6009.jpg
NI6009.jpg (47.17 KiB) Visto 6953 vezes
no meu laboratório (em minha casa) uso um motor trifásico de 1 cv controlado por um inversor de frequência com o qual aciono o gerador a diferentes velocidades de trabalho para avaliar a rotação de partida, ajuste de partida suave, etc. uso ainda pelo menos três amperímetros diferentes para medir a corrente produzida, e como carga uso 6 lâmpadas de farol de automóvel de 55w. uso também um osciloscópio digital de 10 mhz e um analógico de 20 mhz para observar as formas de onda do gerador e do regulador/excitador.

não coloco aqui dados mais detalhados acerca do funcionamento e rendimento do gerador para não assustar os colegas iniciantes com dados muito complexos que lhes venham a desestimular. se fizermos assim, eles vão pensar que esse negócio de energia eólica é só para pessoas muito especializadas e qualificadas, e é este mito que eu penso em combater. tenho plena segurança de que o gerador baseado no alternador automotivo é viável, tanto que uso e pretendo até vendê-lo comercialmente no futuro. penso em colocar as coisas da forma mais simples possível, de modo a tentar facilitar a viada de quem, está começando.

se surgir um novo membro no forum que se disponha a prestar informações mais técnicas e precisas acerca de rendimento e funcionamento de geradores eólicos, não vejo problema algum. aliás, serei um dos primeiro a apoiar. apenas acredito que esse assunto deve ser colocado no lugar certo, de modo a não vir a confundir os visitantes e iniciantes.

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

josenir,

não me leves a mal, mas deves como eu saber que os "iniciantes" tendem a interpretar mal os projectos ou pedir algo que não existe.

se os membos do forum não esclarecerem as pessoas, continuarão a aparecer pessoas a procurar por geradores de 100w,500w, 1kw etc e pensarem que conseguem ser autonomos e viver com isso sem precisarem de a ligação a rede.

por isso dizia que com este tipo de gerador, gerar 500wp ou 500wh só em dias de "tempestade" ou locais extremamente ventosos durante todo o ano...esses locais existem..mas em locais remotos. ninguem quer viver nessas zonas!

este tipo de informação serve para quando alguem for as compras de um gerador possa analisar a curva do mesmo e não sonhar com os picos que daí possa gerar. é necessario perceber todas as caracteristicas, pois o vendedor quer vender, nem que seja um gerador feito com "motor de imprerssora"..no final que sofre é o cliente que leva para casa algo que não serve para muito.

a pessoas que chegam aqui e perguntam:
o meu carro consome 5l aos 100km..será que chego a china?
com os dados da frase não consegues sequer saber que tipo de combustivel, qual o ponto de partida etc etc.

porque usas lampadas em vez de baterias? (não me refiro aos testes de controlo do campo magnetico)
o comportamento (carga inicial) de uma lampada varia com o aquecimento do filamento...uma bateria dar-te-ia resultados mais fiaveis...no final de contas, o projecto final será sempre para ligação a baterias+inversor 230v correcto?

bom trabalho...vai postando novidades.
goahead

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

goahead Escreveu:josenir,
porque usas lampadas em vez de baterias? (não me refiro aos testes de controlo do campo magnetico)
o comportamento (carga inicial) de uma lampada varia com o aquecimento do filamento...uma bateria dar-te-ia resultados mais fiaveis...no final de contas, o projecto final será sempre para ligação a baterias+inversor 230v correcto?
bom trabalho...vai postando novidades.
goahead
prefiro usar lâmpadas incandescentes como carga por serem de fácil aquisição, de baixo custo, e ainda serem cargas resistivas, assim não interferem na qualidade da energia gerada, e desta forma consigo observar melhor a forma de onda de saída. as baterias possuem uma grande capacitância que terá uma tendência a amortecer os picos de tensão, falseando assim a forma de onda de saída. mas só uso lâmpadas como carga quando estou com o gerador em testes, em bancada ou em campo. nestas situações preciso saber exatamente quanto de energia o gerador está produzindo, e com o uso de baterias isso seria muito difícil, pois logo as baterias estariam carregadas, e não drenariam toda a energia produzida. e aí eu ficaria sem um resultado confiável.

na operação normal do gerador, é claro que ele trabalha sempre carregando baterias. no entanto tenho uma metodologia própria para o uso mais racional da energia gerada com o uso do meu sistema eólico. no meu sistema o inversor de 12v para 115v (e não 230v) é um acessório, e não uma peça essencial. tenho uma geladeira de 280 litros adaptada para uso em 12v (projeto meu), uso lâmpadas fluorescentes compactas para 12v (projeto meu, divulgado aqui aqui no forum), uso uma bomba d'água de 12v (também projeto meu). o computador (um notebook) usa um pequeno inversor (projeto meu) que eleva a tensão de 12v para 19vcc, assim as perdas são mínimas. se eu usasse um inversor para alimentá-lo, o inversor elevaria a tensão de 12v para 115v e depois a fonte do notebook rebaixaria os 115v para 19v na mesma hora, seria até uma irracionalidade, não é?

o meu projeto de residência autônoma prevê o uso de aproximadamente 20% da energia obtida com painéis solares e o restante de eólica. mas o uso da energia tem que ser o mais racional possível.

só que este assunto seria para um outro tópico. faço um certo esforço para não estar misturando assuntos. você mesmo não conseguiu ler todas as 20 páginas deste tópico até aqui. imagine como fica um iniciante em eólica que busca informações sobre a construção do gerador eólico baseado no alternador automotivo e se depara com tantos assuntos diversos misturados. é provável que muitos desistam logo ao ter que ler essas 20 páginas, e neste caso a nossa semente não terá germinado.

fique à vontade para abrir alguns tópicos novos, fazer sugestões, e abrir novas discussões. esse é o nosso combustível. terei muito prazer em participar na medida das minhas possibilidades. procure apenas se esforçar para não misturar muito os assuntos.

kidney
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 25, 2010 2:53 pm

Mensagem por kidney »

josenir, sem dúvidas nenhuma, você é "o cara".queria dizer que eu o admiro muito, pois muitas vezes depois de ser desacreditado em seus projetos, você vem ,e sem perder a linha e sem ser deselegante reexplica tudo tin tin por tin tin, quando eu já teria mandado tudo pra p... que p.... , é a paciência foi um dom que eu não fui agraciado. parabéns, só uma pessoa com um coração grandioso faz o que você faz. uma pessoa que tenta sempre estar a par de tudo o que acontece a nossa volta, pesquisando, estudando, meditando e muitas vezes aprimorando novas e antigas idéias e que depois disso tudo vem e publica tudo sem nenhum tipo de egoísmo ou mesquinharia. muito obrigado pela fonte de conhecimento que é compartilhada com todos nós ,e feliz ano de 2011!!!!!!!!!!!!!!

jair
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo nov 07, 2010 2:14 pm

Mensagem por jair »

josenir, venho acompanhando o seu trabalho sempre que possível e percebo que você é um proficional, entendo que para energia alternativa funcionar tem que ter boas soluções de geração e percebo que você tem, mas também é importante solução de baixo consumo para os eletros doméstico e nisso estou trabalhando a 10 anos, este trabalho me rendeu uma patente e um contrato com uma empresa, mas acho quechegou a hora de estudar uma forma de juntar o que você tem e o que eu tenho para criarmos algo que realmente justifique o uso dos aerogeradores.

por favor entre em contato comigo pelo e-mail [email protected].

aguardo seu contato com anciedade.

atenciosamente.

jair

sebastiaoclaudio
Membro
Membro
Registado: segunda jan 31, 2011 7:28 pm

Mensagem por sebastiaoclaudio »

eu gostaria de usar um alternador com gerador eolico sim, pode me ajudar a fazer isso ?[email protected]

sebastiaoclaudio
Membro
Membro

estou gostando muito deste forum embora sou so observador, e o que fazem os leigos, somente observar para aprender. gostaria de saber mais sobre este projeto do josenir em detalhes se possivel pois estou tentando fazer tambem um gerador eolico para minha residencia, obrigado a todos

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

sebastiaoclaudio Escreveu:estou gostando muito deste forum embora sou so observador, e o que fazem os leigos, somente observar para aprender. gostaria de saber mais sobre este projeto do josenir em detalhes se possivel pois estou tentando fazer tambem um gerador eolico para minha residencia, obrigado a todos
ainda bem que estás gostando do fórum. não sejas só observador mas também participante.
e que tal uma tua apresentação em apresentações?
bem vindo!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

sebastiaoclaudio
Membro
Membro

gostaria de dar um pequeno palpite mas nao é testado, sera que se usarmos uma especie de talha daquelas pra lebantar muito peso, tendo um lado muito maneiro para puxar o outro lado com bastante peso, sendo assim talvez pudesse ser adaptada para girar um motor do lado mais pesando usando uma turbina do lado mais lento.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sebastiaoclaudio Escreveu:gostaria de dar um pequeno palpite mas nao é testado, sera que se usarmos uma especie de talha daquelas pra lebantar muito peso, tendo um lado muito maneiro para puxar o outro lado com bastante peso, sendo assim talvez pudesse ser adaptada para girar um motor do lado mais pesando usando uma turbina do lado mais lento.
para gerar energia é preciso movimento, e movimento relativamente rápido. infelizmente o peso só serve para causar dificuldade ao movimento. logo, sinto muito contrariá-lo, mas isso não poderia funcionar. a não ser, é claro, se antes fossem "revogadas" algumas das principais leis da física. e infelizmente, isso não pode ser feito por decreto. eh eh eh !

ps: pessoal, onde é que estão aqueles emoticons maravilhosos que tinham disponíveis para a gente usar nas mensagens nessas oportunidades, hein?! assim sem divertimento não dá ! eh eh eh !!!

sebastiaoclaudio
Membro
Membro

kkkkkk, ate eu achei uma piada agora mas e dando bobeira que chega a uma resposta logica

sebastiaoclaudio
Membro
Membro

eu estou tentando imprimir o desenho na placa do controlador mas nao entendi o tamanho da plaquinha ainda, quando recorto e imprimo perde a forma

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

sebastiaoclaudio Escreveu:eu estou tentando imprimir o desenho na placa do controlador mas nao entendi o tamanho da plaquinha ainda, quando recorto e imprimo perde a forma
você não pode copiar o desenho da placa que aparece na tela. deve localizar a mensagem onde postei o arquivo do desenho original e abri-lo com o programa que foi usado para desenhar: o express pcb. este programa é gratuito, e você pode fazer uma busca no google por "download express pcb" que vai encontrar o sitio para copiá-lo.

se usar o arquivo de imagem que aparece na tela, fatalmente o desenho ficará deformado, e perderá as dimensões originais. assim os componentes não vão encaixar nos furos.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am

Mensagem por electronick »

tenho algumas dúvidas e gostava que o josenir, me podesse esclarecer. quero começar a construir as pás em aluminio para testar num dinamo, embora no futuro queira mesmo alterar um alternador automotivo, mas ainda estou na dúvida se irei para um banco de baterias de 48v ou 24v.conforme o desenho das pás, que inseriu aqui no forum, penso que no exemplo que dá em pás de 1 metro e sendo o passo na base de 20 a 40 graus, será feito com uma máquina quinadeira desde a ponta até meio da base, ou seja como na base tem 15cm de largura, será quinada a meio (7.5cm) até ter minar na outra ponta dos 5cm, práticamente já sem passo, corrija-me se estou enganado.gostava tambem de saber qual o tipo de ferro e comprimento, que usou para fixar as pás à polia, embora eu vá usar apenas uma bolacha em ferro, porque vou fazer o acopolamento directo. tambem gostaria de saber que comprimento usou para fixar a cauda e tamanho da mesma, para orientação do vento, estou a pensar tambem fazer do mesmo aluminio das pás. por último, não estou a ver como fazer a ligação dos cabos + e - da saída do alternador, de modo que não seja possivel enrolarem-se e partirem-se, quando o vento mudar várias vezes de direcção. agradeço a sua atenção.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

electronick Escreveu:tenho algumas dúvidas e gostava que o josenir, me podesse esclarecer. quero começar a construir as pás em aluminio para testar num dinamo, embora no futuro queira mesmo alterar um alternador automotivo, mas ainda estou na dúvida se irei para um banco de baterias de 48v ou 24v.conforme o desenho das pás, que inseriu aqui no forum, penso que no exemplo que dá em pás de 1 metro e sendo o passo na base de 20 a 40 graus, será feito com uma máquina quinadeira desde a ponta até meio da base, ou seja como na base tem 15cm de largura, será quinada a meio (7.5cm) até ter minar na outra ponta dos 5cm, práticamente já sem passo, corrija-me se estou enganado.gostava tambem de saber qual o tipo de ferro e comprimento, que usou para fixar as pás à polia, embora eu vá usar apenas uma bolacha em ferro, porque vou fazer o acopolamento directo. tambem gostaria de saber que comprimento usou para fixar a cauda e tamanho da mesma, para orientação do vento, estou a pensar tambem fazer do mesmo aluminio das pás. por último, não estou a ver como fazer a ligação dos cabos + e - da saída do alternador, de modo que não seja possivel enrolarem-se e partirem-se, quando o vento mudar várias vezes de direcção. agradeço a sua atenção.
não conheço essa máquina quinadeira. a dobragem das minhas pás faço em uma calandra. a calandra é exatamente como uma máquina de amassar massa de pastel, só que possui três cilindros (rolos). para fazer a dobragem, apenas se colocam as pás em diagonal e aperta-se o cilindro de cima sobre os dois de baixo, com as pás no meio, sem girar os cilindros.

se usar pás de chapa (de ferro ou alumínio), terá que providenciar braços de ferro ou aço para servirem de suporte entre as pás e o cubo da hélice. uso barrinhas de ferro com medida 3mm x 20mm e com o mesmo comprimento das pás. deixo 20cm entre o centro do cubo e a base da pá, e os últimos 20cm da ponta da pá ficam sem suporte, pois nesta área já não existe muito esforço mecânico. a barrinha é parafusada na pá com 3 parafusos e fica por trás da pá. na frente uso um pedaço de 25cm da mesma barrinha para reforçar.

o comprimento da cauda (ou leme), procuro usar 1,5 vezes o raio da hélice. para hélice com pás de 1m, uso cauda com 1,5m. sempre uso chapa de alumínio com espessura de 2mm.

aqui no forum existe um tópico específico para a passagem dos fios pelo mastro, e existe mais de um projeto construido onde se mostra a forma construtiva. quem procura acha.

electronick
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 06, 2010 10:50 am

Mensagem por electronick »

obrigado josenir pela sua explicação.quinadeira é uma máquina que dobra a chapa com o angulo que se queira, mas se é feito com uma calandra, também conheço, estou esclarecido em tudo.

Responder

Voltar para “Experiências, Protocolos e Projectos”