moter electrico em gerador ?????

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta nov 28, 2008 12:31 pm

moter electrico em gerador ?????

Mensagem por silva_fuinha »

já li no fórum realmente alguma coisa acerca deste assunto, mas, como a ideia parece ser interessante, embora tenha de se ter um pouco de trabalho ( e se calhar os gastos ñ compensam ) mas como é para ir fazendo com calma, se calhar até dará.
gostava que o pessoal com mais conhecimentos me esclarecessem acerca deste ex, que vou postar, para ver se realmente é possível e viável, a adaptação, e os resultados serão ou ñ falsos ???

http://www.uv.es/~navasqui/aero/motor15cv.pdf

obrigado mais uma vez, e já agora boas festas a todos.
Nunca é tarde...PARAR É MORRER, a minha mulher apoia-me a 100%

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

Re: motor electrico em gerador ?????

já agora, que me dizes deste projecto, goahead.

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: motor electrico em gerador ?????

Mensagem por Goahead »

silva_fuinha Escreveu:já agora, que me dizes deste projecto, goahead.
parece-me funcional...
o efeito de "cogging" foi levado em conta que normalmente é um dos problemas nestes tipos de conversão. (sacrificou o fluxo em detrimento de uma rotação suave)
os imans de face recta aumentam o "air-gap" pois as bobines estão enroladas num plano circular. neste caso também foram usados imans estreitos para reduzir essa perda de fluxo.
o uso de imans com face arredondada teria sido melhor opção...mas isso depende do mercado, se existem ou não. e preços

140rpm para gerar 23.2v leva a crer que o autor está numa zona de baixo vento e está a tentar rentabilizar esse facto, logo perde bastante em dias ventosos...eu teria apontado para não menos de 160rpm (menos voltas na bobine).
o meu espanhol está enferrujado...teriam sido dadas 54 voltas no stator??

deves ou não tentar iniciar um projecto destes?
tudo depende dos materiais "grátis" a que tenhas acesso.
necessitas fazer contas ao custo de uma conversão igual a este caso:
motor, 120 imans, agente/reagente de "cola" para imans etc etc.
presumo que a mão de obra é grátis..pois é tua e será feito por gosto

eu acho mais simples e barato a construção de um dual rotor axial flux para a mesma potencia de saída. mas isso sou eu

boas construções
goahead

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

Re: moter electrico em gerador ?????

és bastante frontal, gosto disso, e parece-me com conhecimentos de causa, mas já agora que dizes a este:
http://aerogeradores.blogs.sapo.pt/8585.html

obrigado mais uma vez.

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

silva_fuinha Escreveu:és bastante frontal, gosto disso, e parece-me com conhecimentos de causa, mas já agora que dizes a este:
http://aerogeradores.blogs.sapo.pt/8585.html

obrigado mais uma vez.
obrigado silva,

tenho alguns conhecimentos...ninguem é expert nestas coisas e estamos sempre todos a aprender.

vou tentar perceber melhor o objectivo da conversão desse blog, mas não percebi muito bem a ideia de ter um rotor não ferroso??
é sempre necessário "fechar" ou encaminhar o fluxo magnético por forma a ganhar "potencia" final.

o blog tem falta de imagens e hoje não consigo aceder ao youtube.
farei assim que o consiga.

goahead

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

ok...nada como uns vídeos para perceber o que tentam atingir.
parece-me uma boa aproximação a das bobines em pvc, excepto a colocação dos imans. (lá está o goahead com os senãos...o desconfiado )
sendo o rotor ferroso (ao contrario do que tinha referido no post anterior) o fluxo será bem encaminhado nas costas do imans, mas na parte frontal (virado para o stator) podem perder bastante quando inserem os imans dentro de ranhuras metálicas no rotor.
aí acho que não é boa ideia...deve existir uma distancia minima entre dois imans.imbutir sim...mas seria melhor em resina epoxy por exemplo.

deixo-te este site de resultados com o simulador femm e embora não encontre uma simulação aproximada do que pode acontecer com imans embutidos, (eu diria que se perde a maior parte do fluxo. este vai "navegar" de iman em iman). podes sempre pedir que te façam uma ou arranja o software e simula tu mesmo.
http://www.thebackshed.com/windmill/for ... pn=1&tpn=1

esta duvida deveria também ser exposta aos autores do blog que apresentas-te..talvez tenham uma resposta dos efeitos, para alem da óbvia (segurar os imans no sitio).
pergunta-lhes..espero por uma resposta tua.

como disse anteriormente, pondera também os custos dos vários tipos de projecto antes de iniciares um.

goahead

Autor do tópico
silva_fuinha
Membro Silver
Membro Silver

bom dia goahead, como voce postou para o "marley" citou " 10mm de espessura é mais do que suficiente...o ideal seria uma espessura em que não sentisses fluxo nas costas (um objecto metálico não colaria no ferro do rotor) mas também faria com que o gerador aumenta-se muito o seu peso. com 10mm as perdas são muito baixas e podem ser ignoradas. 8mm é o mínimo recomendáve".
[quote="goahead"]ok...nada como uns vídeos para perceber o que tentam atingir.
parece-me uma boa aproximação a das bobines em pvc, excepto a colocação dos imans. (lá está o goahead com os senãos...o desconfiado )
sendo o rotor ferroso (ao contrario do que tinha referido no post anterior) o fluxo será bem encaminhado nas costas do imans, mas na parte frontal (virado para o stator) podem perder bastante quando inserem os imans dentro de ranhuras metálicas no rotor.
aí acho que não é boa ideia...deve existir uma distancia minima entre dois imans.imbutir sim...mas seria melhor em resina epoxy por exemplo.

voce responde a sua propria questão, correcto?? pois então os imans embotidos será uma mais valia, pois ficam com o campo magnetico direccionado para o estator e visto que o estator é de ferro e bem grosso, o campo magnetico nunca passara com tanta intencidade para dentro do mesmo mas sim todo para fora, em direcção ao estator ???
não sou entendido na coisa mas se estiver errado diga-me.

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Goahead »

não...estás a confundir a coisa.
repara nos .gifs que postei nesse topico.
se inserires material ferroso entre imans, vai haver bastante fluxo que deixará de ir em direcção ao iman oposto (do outro rotor) e passara a fluir pelo caminho mais perto, que neste caso é do ferro para o iman ao lado.

o prato serve para que o fluxo se desloque de uma face de um iman para outra.
sinceramente, não sei como te explicar isto, mas se olhares para o caminho que o fluxo faz num dual rotor o fluxo passa:
iman 1 em direcção a bobine e para iman 2. seguidamente atravez do rotor passa da face oposta do iman 2 para o iman 3, segue para face oposta do iman 3 em direcção as bobines e seguidamente para uma face do iman4 etc etc

uma imagem vale por mil palavras..mas de momento não tenho aqui nenhuma.

a perda de fluxo vai ser alguma, mas sem se fazer simulação no femm, não podemos dizer que isso inviabiliza o projecto...podemos é afirmar que vai haver perdas que se traduzem em potencia de saida mais reduzida.

goahead

Responder

Voltar para “Energia Eólica”