Orçamento microgeração
-
Autor do tópico - Membro Dedicado
- Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm
Orçamento microgeração
bom dia,
pedi alguns orçamentos para sistemas de microgeração e vou colocar o que tenho até ao momento, devo dizer que se algumas empresas ainda não responderam... se já passaram duas semanas para um simples orçamento imagino para outras questões...
18*220w da martifer( o fabrico, não a venda) 10 anos garantia 90% rendimento; 25 anos 80% rendimento
inversos sma 3800w 10 anos garantia
estrutura em inox
julgo que a proximidade do instalador será um factor importante para qualquer questão que surja, mas quem já tem as micro a funcionar poderá dizer melhor se tem problemas ou não.
outra questão relacionada com os dados fornecidos pelo instalador:
pressupõe uma potência de 6000kw/ano, o que a 0.40€ leva o breakeven para os 8,5 anos será tanto?
pedi alguns orçamentos para sistemas de microgeração e vou colocar o que tenho até ao momento, devo dizer que se algumas empresas ainda não responderam... se já passaram duas semanas para um simples orçamento imagino para outras questões...
18*220w da martifer( o fabrico, não a venda) 10 anos garantia 90% rendimento; 25 anos 80% rendimento
estrutura em inox
julgo que a proximidade do instalador será um factor importante para qualquer questão que surja, mas quem já tem as micro a funcionar poderá dizer melhor se tem problemas ou não.
pressupõe uma potência de 6000kw/ano, o que a 0.40€ leva o breakeven para os 8,5 anos será tanto?
-
- Membro
- Registado: sexta nov 12, 2010 10:15 pm
Re: Orçamento microgeração
original Escreveu:bom dia,
......
estrutura em inox
....
não se admire pelo atraso. ou será pela época festiva ou desinteresse de alguns instaladores, já o interregno da suspensão do dl até alguns dias atrás fez recuar muitos que estavam no negócio e desistiram.
mas informe-se por este forum (ler muito) pois o que menciona "consta" dos desistentes. talvez queira despachar o que tem...
mas nunca desista da sua ideia de possuir um sistema de microgeração pois, embora não seja tão rentável monetáriamente, é um grande contributo. mas leia atentamente o d.l. 118a/2010 artigo11, 5º- e tire as conclusões. (é melhor estar prevenido...)
sobre a rentabilidade, esta depende de muitos factores que o interessado deve procurar esclarecer e com vários instaladores
-
- Membro Dedicado
- Registado: sábado jun 19, 2010 11:00 pm
boas
se está a pensar que vai ficar rico, desengane-se
a coisa fica paga, ou quase, no tempo previsto para o contrato ao preço mais favoravel.
claro que depois deixa de pagar electricidade, mas apenas isso
j.matos
a coisa fica paga, ou quase, no tempo previsto para o contrato ao preço mais favoravel.
j.matos
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
boas!original Escreveu:bom dia,
estrutura em inox
na minha opinião a produção de 6.000kw/ano não andará muito longe da realidade para uma instalação de 3960w, (em todo o caso e para teres valores mais reais lê os diarios de produção ou consulta as produções diarias que estão no forum, apesar de produções anteriores não sejam garantias de futuro, se quizeres consulta o meu que tenho lá as produções (micro produção 3,45kw cartaxo/pontevel)), agora onde podes poupar e aí reduzir o tempo de amortização é no inversor que não necessitas de um 3800w, o 3300w chega é o que tenho instalado e a minha potência instalada tambem é de 3960w só que ao contrário tenho 22 paineis de 180w e (penso que a garantia do inversor da sma é só de 5 anos), outra maneira de reduzires o tempo é tentar negociar o valor, o pouco que conseguires poupar é menos esse tempo que tens para o amortizar.
consulta bastantes orçamentos que os valores variam bastante e a qualidade de paineis tambem!
se necessitares de alguma ajuda estou a disposição apesar de não ter muitos conhecimentos.
boa sorte
-
- Novo membro
- Registado: terça jan 04, 2011 5:35 pm
paineis policristalinos ou monocristalinos?
18 paineis de 225w policristalinos produzem o mesmo que 22 paineis de 185w monocristalinos?
cumprimentos
18 paineis de 225w policristalinos produzem o mesmo que 22 paineis de 185w monocristalinos?
cumprimentos
alexjp4 Escreveu:boas!original Escreveu:bom dia,
estrutura em inox
na minha opinião a produção de 6.000kw/ano não andará muito longe da realidade para uma instalação de 3960w, (em todo o caso e para teres valores mais reais lê os diarios de produção ou consulta as produções diarias que estão no forum, apesar de produções anteriores não sejam garantias de futuro, se quizeres consulta o meu que tenho lá as produções (micro produção 3,45kw cartaxo/pontevel)), agora onde podes poupar e aí reduzir o tempo de amortização é no inversor que não necessitas de um 3800w, o 3300w chega é o que tenho instalado e a minha potência instalada tambem é de 3960w só que ao contrário tenho 22 paineis de 180w e (penso que a garantia do inversor da sma é só de 5 anos), outra maneira de reduzires o tempo é tentar negociar o valor, o pouco que conseguires poupar é menos esse tempo que tens para o amortizar.
consulta bastantes orçamentos que os valores variam bastante e a qualidade de paineis tambem!
se necessitares de alguma ajuda estou a disposição apesar de não ter muitos conhecimentos.
boa sorte
-
- Membro Gold
[quote="dbug"]paineis policristalinos ou monocristalinos?
cumprimentos
boas
logo a partida não 18x225w=4050w e 22x185w=4070w.
agora há quem defenda que os monocristalinos são melhores que os polic. tudo tem a haver com o fabricante e o local onde eles são instalados, esencialmente por causa do calor.
cumprimentos
boas
logo a partida não 18x225w=4050w e 22x185w=4070w.
agora há quem defenda que os monocristalinos são melhores que os polic. tudo tem a haver com o fabricante e o local onde eles são instalados, esencialmente por causa do calor.
-
ainda não me decidi a instalar ou não a microgeração, fiz um cálculo com base nas tarifas e pretendia que alguém confirmasse os meus cálculos.
produção anual 6000 *0.38 = 2280 euros *8 anos= 18240
6000*0.22 = 1320 euros *7 anos = 9240 total em 15 anos 27480 e
depósito a prazo a 3% para os mesmo 15 anos para o orçamento 20500 e = 31629 e
alguém tem alguma ideia do que possa estar a calcular de errado? mesmo considerando um aumento da tarifa da electricidade de 5% ao ano só melhora o valor em 28549 euros ao fim de 15 anos...
alguém tem alguma ideia do que possa estar a calcular de errado? mesmo considerando um aumento da tarifa da electricidade de 5% ao ano só melhora o valor em 28549 euros ao fim de 15 anos...
-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
original Escreveu:ainda não me decidi a instalar ou não a microgeração, fiz um cálculo com base nas tarifas e pretendia que alguém confirmasse os meus cálculos.
o problema maior que vejo aí é o seu orçamento super inflacionado. a título de exemplo o meu:
sistema fixo composto por:
24xsuntech 180w monocristalino(4320 w, zona porto)
inversor kaco 3.68
contador actaris
estrutura para cobertura plana em alumínio.
todos os trabalhos associados à montagem e certificação.
preço chave na mão já com iva 15442 eur.
consegui ainda incluir como oferta a extensão de garantia do inversor kaco (de 7 para 11 anos, cerca de 300 eur) e o kaco local display (para poder registar e visualizar a produção comodamente em casa através de 1 display de 10", valor 800 eur!)
deve pedir uma dezena de orçamentos e fazer jogar a concorrência. não tenha receio de dizer quanto está disposto a pagar tendo por referência por exemplo o meu orçamento.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
- Membro Gold
jasmim Escreveu:original Escreveu:ainda não me decidi a instalar ou não a microgeração, fiz um cálculo com base nas tarifas e pretendia que alguém confirmasse os meus cálculos.
o problema maior que vejo aí é o seu orçamento super inflacionado. a título de exemplo o meu:
inversor kaco 3.68
contador actaris
consegui ainda incluir como oferta a extensão de garantia do inversor kaco (de 7 para 11 anos, cerca de 300 eur) e o kaco local display (para poder registar e visualizar a produção comodamente em casa através de 1 display de 10", valor 800 eur!)
deve pedir uma dezena de orçamentos e fazer jogar a concorrência. não tenha receio de dizer quanto está disposto a pagar tendo por referência por exemplo o meu orçamento.
boas
realmente 20500€ para só produzir 6.000kw está um bocado inflacionado, porque com esse valor se calhar consegues produzir mais que os 6.000kw/ano, de qualquer maneira ao fim de
+-9 anos tens o investimento pago e o que recebes tambem podes pôr no banco a render os tais 3%, para alem de que 3% de juros no banco ao fim de 15 anos com a inflação, nota que a taxa de juro dos bancos quase sempre é inferior á inflação, e aí tens lá esse dinheiro mas não equivale aos 31549€ de hoje e ainda tens que ter em conta que os juros podem subir ou descer e sobre os juros ainda tens que deduzir o imposto que vai para o estado que creio ser de 20% por isso os 3%, já não tens 3% mas menos, nos paineis tens que ter em conta (é muito conveniente) contares com o custo do seguro, quanto ao que recebes e até 5000€ anuais estás esento de qualquer imposto (isto se o governo não resolver alterar as regras do jogo), e depois desses anos podes continuar a vender electricidade ao preço a que estiveres a comprar que a tendencia será sempre de subida e daqui a 15 anos não deve andar muito longe dos 0.20€ o kw que poderás continuar a vender e ter em conta que os paineis em principio já não irão produzir o que estão a produzir presentemente têm quebras de produção com o passar dos anos, e claro o valor residual dos paineis será diminuto.
se tiveres a sorte do jasmim e conseguires uma instalação igual a dele na casa dos 15500€ e produzires 6200kw/ano, ao fim de 15 anos tens um rendimento de 28396€ podendo ser mais se conseguires a instalação logo no início do ano e apanhas mais o ano 0 que pode render mais de 2300€, e aí passa a 16 anos, agora tens que refazer os calculos para os juros do dinheiro no banco.
ou então ainda tens melhor, se tens esse dinheiro, vais ao banco e negoceias um empréstimo a 9 anos, pagas os juros e seguros e ao fim dos 9 anos os paineis são teus e não tiveste que investir nada se os juros dispararem pegas no dinheiro e liquidas o empréstimo ou então podes continuar a perder poder de compra com o dinheiro no banco a render 3% ou o que estiver na altura que é sempre uma incógnita assim como a produção.
jasmim, parabens penso que conseguiste um preço espetacular deve ser dificil de arranjar, e com essa potência toda instalada de certeza que vais ultrapassar os 6.000kw/ano.
boa sorte
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta mar 31, 2010 11:34 pm
cuidado: para os novos microprodutores o conceito de ano zero deixa de existir. o prazo de 8+7 anos começa a contar a partir da data de ligação à rede!!!alexjp4 Escreveu:jasmim Escreveu:original Escreveu: se tiveres a sorte do jasmim e conseguires uma instalação igual a dele na casa dos 15500€ e produzires 6200kw/ano, ao fim de 15 anos tens um rendimento de 28396€ podendo ser mais se conseguires a instalação logo no início do ano e apanhas mais o ano 0 que pode render mais de 2300€, e aí passa a 16 anos, agora tens que refazer os calculos para os juros do dinheiro no banco.
boa sorte
cumprimentos,
nuno vicente
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
há aqui uma coisa que não gosto muito.... se lhe deram este orçamento existe uma clara falta de rigor de quem lho deu.... não existe kaco 3.68kw... ou 3.6kw ou 3.45kwjasmim Escreveu:original Escreveu:ainda não me decidi a instalar ou não a microgeração, fiz um cálculo com base nas tarifas e pretendia que alguém confirmasse os meus cálculos.
inversor kaco 3.68
contador actaris
quanto aos cáclulos...
dinheiro a 3% ao ano em depósito a prazo não é fácil de arranjar (são 3,82% tanb)... qual o banco sólido a dar isso?? houve o santand** com 4%, o b*p com 3,5%, mas tudo limitado a 10k€ e no b*p era só para clientes com 25anos de casa!
há aí outro pormenor... conforme vai recebendo o dinheiro pode metê-lo no banco a render.... tenho uma folha de cálculo que fiz com uma análise financeira feita por uma pessoa que faz estudos de viabilidade de projectos.... se a encontrar meto aqui.
abraço
-
- Membro Silver
com 4320w em sistema fixo não vai ultrapassar os 6000kw... ficará pelos 5900kw (+/-) (depende também da zona e de outros factores).alexjp4 Escreveu:jasmim Escreveu:original Escreveu:ainda não me decidi a instalar ou não a microgeração, fiz um cálculo com base nas tarifas e pretendia que alguém confirmasse os meus cálculos.
inversor kaco 3.68
contador actaris
boas
realmente 20500€ para só produzir 6.000kw está um bocado inflacionado, porque com esse valor se calhar consegues produzir mais que os 6.000kw/ano, de qualquer maneira ao fim de
+-9 anos tens o investimento pago e o que recebes tambem podes pôr no banco a render os tais 3%, para alem de que 3% de juros no banco ao fim de 15 anos com a inflação, nota que a taxa de juro dos bancos quase sempre é inferior á inflação, e aí tens lá esse dinheiro mas não equivale aos 31549€ de hoje e ainda tens que ter em conta que os juros podem subir ou descer e sobre os juros ainda tens que deduzir o imposto que vai para o estado que creio ser de 20% por isso os 3%, já não tens 3% mas menos, nos paineis tens que ter em conta (é muito conveniente) contares com o custo do seguro, quanto ao que recebes e até 5000€ anuais estás esento de qualquer imposto (isto se o governo não resolver alterar as regras do jogo), e depois desses anos podes continuar a vender electricidade ao preço a que estiveres a comprar que a tendencia será sempre de subida e daqui a 15 anos não deve andar muito longe dos 0.20€ o kw que poderás continuar a vender e ter em conta que os paineis em principio já não irão produzir o que estão a produzir presentemente têm quebras de produção com o passar dos anos, e claro o valor residual dos paineis será diminuto.
se tiveres a sorte do jasmim e conseguires uma instalação igual a dele na casa dos 15500€ e produzires 6200kw/ano, ao fim de 15 anos tens um rendimento de 28396€ podendo ser mais se conseguires a instalação logo no início do ano e apanhas mais o ano 0 que pode render mais de 2300€, e aí passa a 16 anos, agora tens que refazer os calculos para os juros do dinheiro no banco.
ou então ainda tens melhor, se tens esse dinheiro, vais ao banco e negoceias um empréstimo a 9 anos, pagas os juros e seguros e ao fim dos 9 anos os paineis são teus e não tiveste que investir nada se os juros dispararem pegas no dinheiro e liquidas o empréstimo ou então podes continuar a perder poder de compra com o dinheiro no banco a render 3% ou o que estiver na altura que é sempre uma incógnita assim como a produção.
jasmim, parabens penso que conseguiste um preço espetacular deve ser dificil de arranjar, e com essa potência toda instalada de certeza que vais ultrapassar os 6.000kw/ano.
boa sorte
o preço do jasmim é um bom preço, mas normal para um orçamento de hoje. certamente existem muitas empresas a fazer esses preços para esse sistema.
relativamente ao ano 0.... sim, acabou essa "mama"... agora só mesmo "mês zero"....
-
- Membro Gold
não foi falta de rigor, eu é que escrevi mal. trata-se do kaco 3600 para a potência de ligação de 3.68 kw.valter silva Escreveu: há aqui uma coisa que não gosto muito.... se lhe deram este orçamento existe uma clara falta de rigor de quem lho deu.... não existe kaco 3.68kw... ou 3.6kw ou 3.45kw
-
- Membro Silver
jasmim Escreveu:não foi falta de rigor, eu é que escrevi mal. trata-se do kaco 3600 para a potência de ligação de 3.68 kw.valter silva Escreveu: há aqui uma coisa que não gosto muito.... se lhe deram este orçamento existe uma clara falta de rigor de quem lho deu.... não existe kaco 3.68kw... ou 3.6kw ou 3.45kw

-
o maior problema que vejo nessa opção é que caso o importador desaparece vai exigir a garantia a quem ? à china ?jasmim Escreveu:
inversor kaco 3.68
contador actaris
com a descida das tarifas para novas ligações em 0.02e em cada ano, prevejo que muitas empresas principalmente pequenas desapareçam com o arrefecimento do interesse dos consumidores, o que coloca especial atenção na escolha da marca e do instalador dos paineis. o orçamento em causa é de uma empresa da minha zona, que já possui vários anos em laboração, e os paineis são da martifer.
atenção que não estou a afirmar que são melhores do que os outros apenas que o facto de a empresa ser sediada em portugal poderá ajudar em caso de problemas, além que a estrutura é em inox e não aço ou alumínio, o que a longo prazo faz muita diferença...
daí todas as minhas dúvidas
-
- Membro Gold
estamos numa época em que nada é garantido. qualquer empresa quer seja nacional ou estrangeira pode "falir"... apenas peço que nenhuma desapareça durante os próximos 8 anos, prazo que me dei a mim próprio para, pelo menos recuperar o investimento...original Escreveu:
o maior problema que vejo nessa opção é que caso o importador desaparece vai exigir a garantia a quem ? à china ?
já agora, no caso da suntech, esta empresa está cotada na bolsa de nova york. como não entendo nada do mercado bolsista, não sei se isto tem alguma importância quanto à sua credibilidade.
abraço
-
- Membro Gold
boasmatosjac Escreveu:boas
j.matos
tens razão não se fica rico mas tambem não é como dizes que depois só se deixa de pagar electricidade.
normalmente os orçamentos dos fornecedores/instaladores estão feitos para o investimento ser pago durante o tempo em que vigora o valor mais alto (neste caso 8 anos) mas depois ainda tens 7 anos a .22€ e o tempo restante de vida da instalação o preço que recebes será igual ao que compras (pelo menos é assim no meu caso que ainda pertenço á anterior legislação, nesta não sei como é) mas em principio produzes muito mais do que aquilo que consomes daí continuares a tirar um rendimento que claro está será inferior mas tambem daqui a 15 anos a electricidade não deve andar muito a baixo dos .20€/kw.
por isso não é só deixar de pagar electricidade! continua-se a tirar um rendimento por pequeno que seja e aí tudo depende do investimento que fizeres agora.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
alexjp4 Escreveu:boasmatosjac Escreveu:boas
j.matos
tens razão não se fica rico mas tambem não é como dizes que depois só se deixa de pagar electricidade.
normalmente os orçamentos dos fornecedores/instaladores estão feitos para o investimento ser pago durante o tempo em que vigora o valor mais alto (neste caso 8 anos) mas depois ainda tens 7 anos a .22€ e o tempo restante de vida da instalação o preço que recebes será igual ao que compras (pelo menos é assim no meu caso que ainda pertenço á anterior legislação, nesta não sei como é) mas em principio produzes muito mais do que aquilo que consomes daí continuares a tirar um rendimento que claro está será inferior mas tambem daqui a 15 anos a electricidade não deve andar muito a baixo dos .20€/kw.
por isso não é só deixar de pagar electricidade! continua-se a tirar um rendimento por pequeno que seja e aí tudo depende do investimento que fizeres agora.
boas!
estou inteiramente de acordo com o "alexjp4", é exatamente assim que vai acontecer (se não mudarem as regras), existe sempre uma capitalização do investimento efectuado, não dá para enriquecer, mas que vai dar uma boa ajuda na carteira, vai concerteza!
hoje por aveiro, as nuvens a sul estão a começar a ameaçar, mas a norte o céu está "cristalino" vamos ver se não comprometem a produção
-
- Membro Gold
boa sorte[/quote]
com 4320w em sistema fixo não vai ultrapassar os 6000kw... ficará pelos 5900kw (+/-) (depende também da zona e de outros factores).
o preço do jasmim é um bom preço, mas normal para um orçamento de hoje. certamente existem muitas empresas a fazer esses preços para esse sistema.
relativamente ao ano 0.... sim, acabou essa "mama"... agora só mesmo "mês zero".... [/quote]
boas
não tinha conhecimento sobre as alterações da nova legislação, e efectivamente o ano zero acabou.
penso e com quase a certeza (dependendo da localização e inclinação claro entre outros factores) que com 4320w instalados ultrapassa os 6000kw/ano e falo por experiência própria, tenho instalados 3960w, fixos, com inversor de 3300w na zona do cartaxo e os paineis não são topo de gama bem pelo contrário e no dia 17/1 ultrapassei os 5621kw pagos pela edp e no inversor tinha 5712,99kw e ainda faltavam 53 dias para fazer um ano e faltam 379kw para atingir os 6000kw o que dá uma média de 7kw/dia tem havido alguns dias de nevoeiro e nuvens em que não chega aos 3kw mas no dia 20 produziu 18,53kw, no inversor hoje está nos 5767,81kw e como os dias estão a crescer e a passar os dias chuvosos e incobertos penso que ainda chego aos 6000kw/ano por isso com 4320w instalados e inversor de 3800w acho muito dificil não chegar aos 6000kw/ano, a não ser que este ano tenha sido um ano excepcional a nivel de sol? mas claro tudo depende do tempo, da maneira como for instalado, e é claro que se não estiver instalado como deve de ser (como se vê alguns por aì a apanhar sombras e com inclinações e orientações que não são as mais indicadas) é claro que não chega lá.
continuo a achar que esse valor é elevado que deve procurar outros orçamentos!
e acima de tudo se quizer instalar paineis fotovoltaicos a pensar em ganhar dinheiro (sem ficar rico claro mas com um bom retorno) tem que ter em atenção se tem as melhores condições para os instalar (orientação e inclinação), e depois o valor deles porque por mais 1€ pode-lhe corresponder mais um dia para amortizar o investimento, e por uns simples 100€ podem corresponder 100 dias que são mais de 3 meses que vai levar para amortizar o seu investimento.
agora se é por questões ambientais mais 100 dias ou menos sem dias o planeta vai-lhe agradecer na mesma.
boa sorte e boa decisão!
com 4320w em sistema fixo não vai ultrapassar os 6000kw... ficará pelos 5900kw (+/-) (depende também da zona e de outros factores).
relativamente ao ano 0.... sim, acabou essa "mama"... agora só mesmo "mês zero".... [/quote]
boas
não tinha conhecimento sobre as alterações da nova legislação, e efectivamente o ano zero acabou.
penso e com quase a certeza (dependendo da localização e inclinação claro entre outros factores) que com 4320w instalados ultrapassa os 6000kw/ano e falo por experiência própria, tenho instalados 3960w, fixos, com inversor de 3300w na zona do cartaxo e os paineis não são topo de gama bem pelo contrário e no dia 17/1 ultrapassei os 5621kw pagos pela edp e no inversor tinha 5712,99kw e ainda faltavam 53 dias para fazer um ano e faltam 379kw para atingir os 6000kw o que dá uma média de 7kw/dia tem havido alguns dias de nevoeiro e nuvens em que não chega aos 3kw mas no dia 20 produziu 18,53kw, no inversor hoje está nos 5767,81kw e como os dias estão a crescer e a passar os dias chuvosos e incobertos penso que ainda chego aos 6000kw/ano por isso com 4320w instalados e inversor de 3800w acho muito dificil não chegar aos 6000kw/ano, a não ser que este ano tenha sido um ano excepcional a nivel de sol? mas claro tudo depende do tempo, da maneira como for instalado, e é claro que se não estiver instalado como deve de ser (como se vê alguns por aì a apanhar sombras e com inclinações e orientações que não são as mais indicadas) é claro que não chega lá.
continuo a achar que esse valor é elevado que deve procurar outros orçamentos!
e acima de tudo se quizer instalar paineis fotovoltaicos a pensar em ganhar dinheiro (sem ficar rico claro mas com um bom retorno) tem que ter em atenção se tem as melhores condições para os instalar (orientação e inclinação), e depois o valor deles porque por mais 1€ pode-lhe corresponder mais um dia para amortizar o investimento, e por uns simples 100€ podem corresponder 100 dias que são mais de 3 meses que vai levar para amortizar o seu investimento.
agora se é por questões ambientais mais 100 dias ou menos sem dias o planeta vai-lhe agradecer na mesma.
boa sorte e boa decisão!