Precisa-se de opinião dos experientes....

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Re: Precisa-se de opinião dos experientes....

Mensagem por alexjp4 »

bywire Escreveu:
volt Escreveu:25 mil é muito. a minha mp ficou-me pelos 13 mil e a única coisa que não precisei foram os painéis das águas que já estavam instalados.

calculo que, hoje em dia, as mps custem todas menos de 20 mil €.
boas,
só se for aí para baixo....
com seguidor e potencia de 4300wp tenho valores desde os 19.000€ em painéis chineses e 22000€ em painéis sanyo ; mas também tenho para sanyo 27000€ (roubalheira...).tudo com as mesmas condições....

boas

o volt tem razão! os valores que ele está a falar são para mp fixa não é com seguidor, com seguidor ficam a volta de 30% mais caros, é claro que depois há sempre os abusos eu quando andei a procura de orçamentos tinha um por por menos de 16.000€ e outro por volta dos 21000€ com a mesma marca de paineis só que um era mono cristalino e outro era policristalino, mas o que me fazia o orçamento mais barato instalava pelo mesmo preço os paineis iguais ao do outro orçamento.
há que procurar muito e negociar bastante porque isto parece os mercados sem ofença para os ciganos.

Autor do tópico
bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 02, 2009 12:28 pm

Mensagem por bywire »

boas ,
depois de muitos orçamentos , decisões e pestanas queimadas , chego ao fim com dois orçamentos que passo a descrever:

1º ---------------------------------

--> campo solar 4.32 em painéis sanyo
--> seguidor lorentz (1 eixo)
--> inversor solarmax 4200s
--> materiais vários
--> maxvisio (data logger)

2º ---------------------------------

--> campo solar 4.23 em painéis sanyo
--> seguidor deger 3000nt (2 eixos) com anemómetro e 3º sensor .
--> materiais vários

resta dizer que a 2ª proposta é 2000€ mais cara e que o rendimento extra do seguidor de 2 eixos em relação ao de 1 eixo e, segundo dizem á volta de 5% .
pelos dados que tenho adquirido, ambas as firmas são muito profissionais , embora a da 2º proposta possa á partida ter um futuro mais longo por ter mais actividades em paralelo como electricidade e automação industrial e cogeração e , estar no mercado á mais de 20 anos.
pelas simulações feitas , a primeira proposta tem um saldo nos 15 anos superior a 1000€ em relação á segunda proposta, considerando o custo de aquisição.
agora só falta decidir qual destas é que vai para a frente!!

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

bywire Escreveu:boas ,
depois de muitos orçamentos , decisões e pestanas queimadas , chego ao fim com dois orçamentos que passo a descrever:

--> materiais vários

--> materiais vários

resta dizer que a 2ª proposta é 2000€ mais cara e que o rendimento extra do seguidor de 2 eixos em relação ao de 1 eixo e, segundo dizem á volta de 5% .
pelos dados que tenho adquirido, ambas as firmas são muito profissionais , embora a da 2º proposta possa á partida ter um futuro mais longo por ter mais actividades em paralelo como electricidade e automação industrial e cogeração e , estar no mercado á mais de 20 anos.
pelas simulações feitas , a primeira proposta tem um saldo nos 15 anos superior a 1000€ em relação á segunda proposta, considerando o custo de aquisição.

boas!

não exitava e optava pela 2ª proposta...

aliás tenho muitas duvidas se ao fim de 15 anos a 2ª proposta não tenha "papado" a 1ª mesmo com o custo adicional, o seguimento com 2 eixos deve dar mais de 5% de diferença em relação a 1 eixo, penso eu de que... mas negoceie, negoceie e negoceie, ainda pode espremer esse custo(?)

Bubas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda set 07, 2009 2:50 pm

Mensagem por Bubas »

boas,

parabéns. vem vindo à colmeia . tal como eu, vai ter uma abelha . vai ficar satisfeito.
ps: cuidado com a tensão.

fique bem e que o sol esteja comnosco. parece que hoje...

bubas

Autor do tópico
bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bywire »

paulol Escreveu:
bywire Escreveu:boas ,

--> materiais vários

--> materiais vários

boas!

não exitava e optava pela 2ª proposta...

aliás tenho muitas duvidas se ao fim de 15 anos a 2ª proposta não tenha "papado" a 1ª mesmo com o custo adicional, o seguimento com 2 eixos deve dar mais de 5% de diferença em relação a 1 eixo, penso eu de que... mas negoceie, negoceie e negoceie, ainda pode espremer esse custo(?)

boas,
pois , também eu pensava e os resultados provaram o contrário:

é de salientar que previ nos dados a quebra de produção devido á perda de rendimento dos paineis ao longo dos 15 anos....e pois; já não consigo espremer mais os orçamentos...já foram espremidos e eles dizem que é o limite....paciência!
se o da 2ª opção tivesse baixado mais , já estava escolhido o finalista....
Anexos
comparacao_final-1.gif

Autor do tópico
bywire
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por bywire »

bubas Escreveu:boas,

parabéns. vem vindo à colmeia . tal como eu, vai ter uma abelha . vai ficar satisfeito.
ps: cuidado com a tensão.

fique bem e que o sol esteja comnosco. parece que hoje...

bubas
boas,
é verdade bubas; vou ser um dos muito poucos a ter uma abelha a bombar eletrões .
é curioso que no pvsyst , dá na simulação á volta de 200kw/h a mais num ano que o fronius..!!!
em relação á tensão não devo ter problemas , pois a tensão pelo menos agora, anda entre os 230v e os 240v.
como esta fase tem ando certinha, nem tenho medido nas outras fases.

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

a produção acima dos 8000kw/h ano, não é para os pitos?

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

crohn Escreveu:a produção acima dos 8000kw/h ano, não é para os pitos?
isto é uma 3.68... o limite são os 8832kwh.
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

PaulOL
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm

Mensagem por PaulOL »

boas,
pois , também eu pensava e os resultados provaram o contrário:

é de salientar que previ nos dados a quebra de produção devido á perda de rendimento dos paineis ao longo dos 15 anos....e pois; já não consigo espremer mais os orçamentos...já foram espremidos e eles dizem que é o limite....paciência!
se o da 2ª opção tivesse baixado mais , já estava escolhido o finalista....[/quote]

boas!

é preciso ter consciência que os tais "resultados" que menciona são meras previsões, pela minha experiência até agora, as previsões para a minha mp saíram todas furadas, mas pela positiva (espero que assim continue) a média anual foi superior em 9,4% com oscilações de 0.5% a 21% por mês!
isto para dizer que é de concluir que não devemos seguir esses indicadores "cegamente", dão-nos uma orientação/previsão e portanto valem o que valem, a realidade pode ser outra!

boas opções!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”