correctissímo orbis a estimativa de 10 anos.orbis Escreveu:a maior parte das piscinas não consome muita água dado que depois de cheias é só preciso manter a água em boas condições. conheço pessoas com piscinas em que a água só terá de ser totalmente renovada ao fim de 10 anos. essa ideia das piscinas como grandes consumidoras de água, é mais uma ideia populista dos nossos brilhantes políticos para arranjarem um bode expiatório para a sua incompetência na gestão dos recursos hídricos.
Casa amiga do ambiente!
-
- Membro Silver
- Registado: sexta jun 02, 2006 11:59 am
-
- Membro Silver
uma arquitectura que se adapte ao meio envolvente é possível levar á letra talvez em pequena escala ou em situações préviamente estudadas, em larga escala ou com fortes pressões populacionais é praticamente impossível.luimio Escreveu:outra medida que se pode tomar uma casa amiga do ambiente, é usar uma arquitectura que se adapte ao meio e que não seja preciso destruir muita da paisagem para a sua contrução.
ao destruir uma colina ou a tapar um vale pode-se estar a desviar um curso de água entre outras coisas...
e se observarmos com um pouco de atenção luimio o homem desde que se tornou sedentário nada mais fez do que alterar o meio-ambiente em seu redor quer através de infra-estruturas, agricultura, guerras entre tantos outros factores.
e num futuro próximo (que já chegou!) haverá um dilema a resolver:
crescimento populacional vs espaço!
-
- Membro Silver
caso a manutenção da estrutura (piscina) e do conteúdo (água) seja feito correctamente o valor da duração da qualidade da água é de 10 anos. .com_pressão Escreveu:3. relativamente às piscinas, como foi muito bem referido nos últimos post, há tecnologias de tratamento que conduzem à manutenção da massa de água durante cerca de 3/4 anos recorrendo a pequenos volumes de compensação por limpeza/evaporação.
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm
"original, que tipo de pavimento tens na casa?
mosaicos, parquet, soalho flutuante?
uma sulução viavel será forrar o pavimento com placas de cortiça... "
balurcos
o pavimento dos quartos é soalho com 5cm de espessura, no resto da casa é mosaico. os quartos são virados a nascente (este), a sala sul/oeste e a cozinha oeste/norte.
as janelas têm 1,50m com vidro duplo. a sala é a divisão + quente, mas na cozinha o aluminio das portas quase que escorre água, a roupa nos armários ganha bolor .
tenho ar condicionado na suite, cozinha e sala. os acumuladores de calor foi-me dito por 1 vendedor que para áreas grandes, ex quarto com 16m2, não são boa opção e caldeira a gasóleo...
mosaicos, parquet, soalho flutuante?
uma sulução viavel será forrar o pavimento com placas de cortiça... "
balurcos
o pavimento dos quartos é soalho com 5cm de espessura, no resto da casa é mosaico. os quartos são virados a nascente (este), a sala sul/oeste e a cozinha oeste/norte.
as janelas têm 1,50m com vidro duplo. a sala é a divisão + quente, mas na cozinha o aluminio das portas quase que escorre água, a roupa nos armários ganha bolor .
tenho ar condicionado na suite, cozinha e sala. os acumuladores de calor foi-me dito por 1 vendedor que para áreas grandes, ex quarto com 16m2, não são boa opção e caldeira a gasóleo...
-
- Membro Silver
- Registado: terça ago 01, 2006 5:33 pm
como sabem o calor tem tendância a subir, sendo assim o local mais importante para isolar uma casa é no tecto. eu já tive uma situação parecida, a casa tinha dificuldade em aquecer no inverno e a arrefecer no verão, então a minha atitude foi colocar sobre o chão do sotão uma camada de lâ de rocha de 4 cm, gastei cerca de 200€ e fiquei com a casa muito mais isolada termicamente.
-
- Membro Dedicado
- Registado: quinta ago 17, 2006 10:50 pm
- Contacto:
Casa amiga do ambiente
caro original,
quanto aos acumuladores de calor, há de várias marcas e potências. se o vendedor te disse que 16 m2 é muita área, leva-me a pensar que o homem não estará muito à vontade com esses sistemas. 16 metros quadrados não é muito.
estamos, creio eu, a falar dos acumuladores de calor aconselhados pela edp e que têm instaladores recomendados por eles.
uma das características que os definem são o peso em pedra e a potência, já que os preços não diferem muito.
penso que um aparelho de 1200 watts (cerca de 220 €) será suficiente para cada divisão de 16m2 e terá um consumo de 10 €/mês durante 3 meses nov.dez.jan.
ir instalando aos poucos, é capaz de ser a solução mais adequada, porque como dizes, caldeiras a bio...
junto o link da edp e outro sobre umas "caldeirinhas"
cumprimentos,
captain
http://www.edp.pt/edpi/internet/pt/grou ... efault.htm
http://www.agsolutionsllc.com/index.html
quanto aos acumuladores de calor, há de várias marcas e potências. se o vendedor te disse que 16 m2 é muita área, leva-me a pensar que o homem não estará muito à vontade com esses sistemas. 16 metros quadrados não é muito.
estamos, creio eu, a falar dos acumuladores de calor aconselhados pela edp e que têm instaladores recomendados por eles.
uma das características que os definem são o peso em pedra e a potência, já que os preços não diferem muito.
penso que um aparelho de 1200 watts (cerca de 220 €) será suficiente para cada divisão de 16m2 e terá um consumo de 10 €/mês durante 3 meses nov.dez.jan.
ir instalando aos poucos, é capaz de ser a solução mais adequada, porque como dizes, caldeiras a bio...
junto o link da edp e outro sobre umas "caldeirinhas"
cumprimentos,
captain
http://www.agsolutionsllc.com/index.html
-
- Membro Silver
- Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
essas contas dos acumuladores de calor nao sao assim tao baratas. eles estao ligados 8 horas e, supostamente, aquecem durante 24 horas. vamos a umas contas simples e por alto: o kw está, ou estava o ano passado, a 0,12€, com o bi-horario temos aproximadamente 0,06€. pra os 1200w dá 0,072€por hora; 8h=0,576€; 30dias=17,28€ por aquecedor. mas há outro problema, a capacidade do quadro numa instalaçao monofasica mesmo com a potencia maxima, que sao 30a. com varios acumuladores espalhados pela casa, mais as maquinas de lavar, já nem falo dos outros eletrodomesticos da cozinha que normalmente nao sao utilizados durante a noite. mas há uma panoplia de outros aparelhos ligados durante a noite como as tv's, dvd's, receptores sat, hi-fy's, estes mesmo em stand by, carregadores, relogios despertadores, etc, e quem mora em vivenda ainda tem mais uns extras. resumindo, a potencia instalada nao chega, e eu acho que o ideal seria tudo eletrico, é mais limpo, nao há fumos ou gases nao é preciso acartar lenha, trocar bilhas de gas, abastecer gasoleo de aquecimento, é só ligar à tomada.
B100
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
Casa amiga do ambiente
caro batatas fritas,
a potência tem de ser 30 amps 6,9 k.
o acumulador estar ligado 8 horas a carregar é dependente da temperatura seleccionada. pode estar no liga desliga e fazer menos qualquer coisita. também depende do aquecimento que a casa já tenha atingido, considerando-se que no início da época fria demora mais tempo, ficando tudo mais estabilizado mais para a frente.
são opções e conheço pessoas que têm estes aparelhos instalados e estão contentes. diluem o custo pelo ano todo e pronto.
o custo, é isso mesmo, o custo do conforto. quem não quiser, bate o dente, ou casa-se com duas.
cumps,
captain
a potência tem de ser 30 amps 6,9 k.
o acumulador estar ligado 8 horas a carregar é dependente da temperatura seleccionada. pode estar no liga desliga e fazer menos qualquer coisita. também depende do aquecimento que a casa já tenha atingido, considerando-se que no início da época fria demora mais tempo, ficando tudo mais estabilizado mais para a frente.
são opções e conheço pessoas que têm estes aparelhos instalados e estão contentes. diluem o custo pelo ano todo e pronto.
o custo, é isso mesmo, o custo do conforto. quem não quiser, bate o dente, ou casa-se com duas.
cumps,
captain
-
- Membro Silver
- Registado: terça mai 02, 2006 10:30 pm
captain, esse liga desliga é mais para os radiadores a oleo porque, o acumulador tem de acumular calor para as outras 12 horas que está desligado. quanto ao custo do conforto, nao sei será mais barato do que o gas ou o gasoleo de aquecimento numa instalaçao de aquecimento central. como eu disse, queria tudo eletrico, é muito mais pratico. há sempre a possibilidade de requerer tri-fasico mas teria-se de reformular toda a instalaçao e nao sei se será possivel requerer para quem vive num apartamento.
B100
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
não me parece que os acumuladores de calor sejam grande ideia. conhecendo o isolamento das casas portuguesas, eu diria que o maior arrefecimento se dá durante a madrugada, daí não fazer sentido estar a aquecê-las de dia. portanto se o aquecimento é mais necessário durante a noite o melhor mesmo, é produzir esse calor quando é necessário, não havendo necessidade de o armazenar.
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
Casa amiga do ambiente
caro orbis e batatas fritas,
ao falar de equipamentos destes, pressupõem-se um isolamento mais ou menos, já que bom não deve existir. falha sempre qualquer coisa em algum lugar. pormenores...
mas como diz o orbis, o maior arrefecimento é durante a madrugada e durante esse período o acumulador está a mamar da tomada mas também a irradiar calor. se um acumulador for regulado para 15 graus e outro para 25, estarão os dois sempre ligados? pelo menos parte da potência não será utilizada, mas isso é uma coisa que posso esclarecer na 2.ª feira. de qualquer forma, o aquecimento constante vai contribuir para que tudo dentro de casa aqueça, móveis, paredes, tectos etc. passando a haver uma temperatura mais estável e constante, também. deixa de haver aquele desperdício que acontece sempre que se desliga o equipamento, se deixa arrefecer tudo e se reinicia o processo no dia seguinte. perde-se a totalidade do calor produzido na véspera.
cumps,
captain
ao falar de equipamentos destes, pressupõem-se um isolamento mais ou menos, já que bom não deve existir. falha sempre qualquer coisa em algum lugar. pormenores...
mas como diz o orbis, o maior arrefecimento é durante a madrugada e durante esse período o acumulador está a mamar da tomada mas também a irradiar calor. se um acumulador for regulado para 15 graus e outro para 25, estarão os dois sempre ligados? pelo menos parte da potência não será utilizada, mas isso é uma coisa que posso esclarecer na 2.ª feira. de qualquer forma, o aquecimento constante vai contribuir para que tudo dentro de casa aqueça, móveis, paredes, tectos etc. passando a haver uma temperatura mais estável e constante, também. deixa de haver aquele desperdício que acontece sempre que se desliga o equipamento, se deixa arrefecer tudo e se reinicia o processo no dia seguinte. perde-se a totalidade do calor produzido na véspera.
cumps,
captain
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
pois, isso faz-me lembra a questão se o aquecimento central deve estar sempre ligado ou deve ser desligado durante o dia. a teoria diz que deve estar ligado mas a experiência com as nossas casa que são as que temos, revela surpresas desagradáveis na maior parte das contas de gás ou de gasóleo.
de qualquer modo, também me interessa saber mais sobre os acumuladores de calor, por isso informações adicionais serão bem vindas.
de qualquer modo, também me interessa saber mais sobre os acumuladores de calor, por isso informações adicionais serão bem vindas.
-
- Membro Dedicado
- Contacto:
Casa amiga do ambiente
orbis,
aqui no site da edp tens isso tudo. as marcas com os diversos modelos. atenção, que os mais caros não são os melhores. de qualquer forma, na 2.ª feira vou saber como é isso do liga-desliga.
clicando em parceiros, tens as diversas marcas de acumuladores com os respectivos catálogos, etc.
captain
aqui no site da edp tens isso tudo. as marcas com os diversos modelos. atenção, que os mais caros não são os melhores. de qualquer forma, na 2.ª feira vou saber como é isso do liga-desliga.
clicando em parceiros, tens as diversas marcas de acumuladores com os respectivos catálogos, etc.
captain
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda out 30, 2006 3:06 pm
peço desculpa por só agora voltar ao site mas não tenho net em casa, não há cobertura adsl .
na minha casa tenho instalada corrente trifásica, e tenho 3 aparelhos de ac, quarto, cozinha e sala (9.000, 12 e 19.000 btu´s) que durante este período de inverno 3 meses +- e dois de verão, consomem extra 25€ de luz, consigo ligar todos ao mesmo tempo mas normalmente não acontece, só costumam estar dois ligados de cada vez. o que queria era um complemento para uniformizar 1 pouco a temp na casa toda, mas obrigado pelas dicas.
na minha casa tenho instalada corrente trifásica, e tenho 3 aparelhos de ac, quarto, cozinha e sala (9.000, 12 e 19.000 btu´s) que durante este período de inverno 3 meses +- e dois de verão, consomem extra 25€ de luz, consigo ligar todos ao mesmo tempo mas normalmente não acontece, só costumam estar dois ligados de cada vez. o que queria era um complemento para uniformizar 1 pouco a temp na casa toda, mas obrigado pelas dicas.
-
- Membro
- Registado: sexta jul 28, 2006 1:48 pm
Aquecimento/conservação Energia
exmos colegas,
deixem-me opinar p.f.
em relação aos aquecedores com acumulação de calor, não deixam de ser vulgares (gulosos) aquecedores de resistência com algumas particularidades:
- são revestidos com materiais de grande inércia térmica (cerâmicas, barro, ...) , pelo que demoram muito a aquecer e muito a arrefecer.
- podem possuir regulador horário para funcionamento durante a noite - energia mais barata para quem contador bi-horário -
- desligados durante o dia irradiam o calor que acumularam de noite
pela minha experiência (não fiz cálculos científicos) é muito mais barato aquecer uma casa com ar condicionado que com aquecedores, pois no 1º caso o processo é feito através da compressão/expansão de gás em circuito fechado. os motores tem uma eficiência energética muito superior aos das vulgares resistências eléctricas.
quanto à conservação da energia, é obvio que um bom isolamento faz mais e melhor que um óptimo aquecimento/arrefecimento.
concerteza que numa casa de 2 pisos (p.ex a minha) de verão é frequinha no piso térreo (o calor vai para o sótao) mas no inverno é mais quente lá para cima.
em relação à construção civil, obviamente que qualquer engenheiro/empreiteiro faz o projecto/trabalho do modo que sempre fez, salvo se fôr para um cliente creativo mas com ideias bem sólidas.
cumprimentos
reis
deixem-me opinar p.f.
em relação aos aquecedores com acumulação de calor, não deixam de ser vulgares (gulosos) aquecedores de resistência com algumas particularidades:
- são revestidos com materiais de grande inércia térmica (cerâmicas, barro, ...) , pelo que demoram muito a aquecer e muito a arrefecer.
- podem possuir regulador horário para funcionamento durante a noite - energia mais barata para quem contador bi-horário -
- desligados durante o dia irradiam o calor que acumularam de noite
pela minha experiência (não fiz cálculos científicos) é muito mais barato aquecer uma casa com ar condicionado que com aquecedores, pois no 1º caso o processo é feito através da compressão/expansão de gás em circuito fechado. os motores tem uma eficiência energética muito superior aos das vulgares resistências eléctricas.
quanto à conservação da energia, é obvio que um bom isolamento faz mais e melhor que um óptimo aquecimento/arrefecimento.
concerteza que numa casa de 2 pisos (p.ex a minha) de verão é frequinha no piso térreo (o calor vai para o sótao) mas no inverno é mais quente lá para cima.
em relação à construção civil, obviamente que qualquer engenheiro/empreiteiro faz o projecto/trabalho do modo que sempre fez, salvo se fôr para um cliente creativo mas com ideias bem sólidas.
cumprimentos
reis
-
- Membro
- Registado: terça set 05, 2006 12:15 pm
o meu aquecimento central é a gasoleo.
este gasoleo de aquecimento é igual ao dos automóveis e só lhe é adicionada cor ou é tem alguma mistura para ficar mais ecologico?
alguem falou em queimar na lareira /recuperador de calor os desperdicios das serrações prensados.
onde se adquire, quais os custos e qual a diferença em termos de capacidades de aquecimento?
este gasoleo de aquecimento é igual ao dos automóveis e só lhe é adicionada cor ou é tem alguma mistura para ficar mais ecologico?
alguem falou em queimar na lareira /recuperador de calor os desperdicios das serrações prensados.
onde se adquire, quais os custos e qual a diferença em termos de capacidades de aquecimento?