Intermitências Eólicas - Trabalho de MIEEA

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Geuffer
Novo membro
Novo membro
Registado: segunda jan 24, 2011 5:58 pm

Intermitências Eólicas - Trabalho de MIEEA

Mensagem por Geuffer »

olá a todos,
sou novo neste fórum, espero aprender muito aqui =).
sou aluno de mestrado do curso de engenharia da energia e do ambiente na faculdade de ciências da universidade de lisboa.

estou a fazer um trabalho no âmbito da cadeira de direito internacional e mercado de emissões no qual vou abordar o tema das intermitências das eólicas.

como já devem saber a rede eléctrica nacional "gosta" de ter uma carga constante e as intermitências provocadas pelas eólicas são prejudiciais para a rede.
já fui informado, por professores e por funcionários da edp, que é mantido 4 centrais termoeléctricas a fuelóleo, a do carregado inclusive, a servir de "backup" às eólicas.
quando há vento constante essas 4 centrais mantêm-se sempre ligadas em produção mínima, isto porque elas consomem mais a arrancar do que a produzir em carga mínima. quando não há vento ou há vento a mais (os aerogeradores têm de ser parados) as tais 4 centrais termoeléctricas começam a produzir num regime mais alto.

por este motivo, algumas centrais termoeléctricas (fuelóleo) que deveriam ter sido desmanteladas não o foram, porque são necessárias para servir de backup às eólicas.

logo, assim, podemos concluir que as eólicas não são tão limpas como a maior parte das pessoas acham, estão a emitir na mesma gases com efeito de estufa, numa taxa mais baixa que o de outras fontes, como é óbvio, mas a verdade é que poluem na mesma.

mas há alternativas que podem servir de backup às eólicas, tais como bombagem e returbinagem em centrais hidroeléctricas e/ou fuel cell a hidrogénio com electrólise da água.

neste trabalho preciso comparar custos para ver se compensa, em termos financeiros e ambientais, construir essas alternativas ou continuar a utilizar as centrais termoeléctricas.

assim sendo preciso de ajuda para obter alguns dados importais, tais como:

- consumo mínimo das centrais termoeléctricas do carregado, barreiro, setúbal, tunes, sines e pego. (já tenho informação do consumo a carga máxima da maior parte dessas centrais, preciso mesmo é da carga mínima).
- custos de fabrico de unidades de produção de hidrógénio com electrolyzers,
- custos de fuel cells a hidrogénio.
- possíveis estudos/custos de barragens com bombagem e returbinagem.

se souberem de algum website com essas informações, ou se tiverem algum documento com alguma dessas informações, agradecia-vos muito =)

desde já, obrigado =)

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: Intermitências Eólicas - Trabalho de MIEEA

Mensagem por Goahead »

imagino que este assunto não vai ter replys tão cedo

obrigado epla informação prestada, mas não imagino o funcionamente da energia da mesma forma do que tu. (professores ou funcionarios da edp)
geuffer Escreveu: como já devem saber a rede eléctrica nacional "gosta" de ter uma carga constante e as intermitências provocadas pelas eólicas são prejudiciais para a rede.
não vejo nenhum prejuízo na rede devido a eólicas serem intermitentes.
já fui informado, por professores e por funcionários da edp, que é mantido 4 centrais termoeléctricas a fuelóleo, a do carregado inclusive, a servir de "backup" às eólicas.
parece desculpa da edp para manter essas centrais activas.
desmantela-las seria perda de muitos milhões em material por parte da edp e custos de importação de energia, quando as eolicas estão paradas.
quando há vento constante essas 4 centrais mantêm-se sempre ligadas em produção mínima, isto porque elas consomem mais a arrancar do que a produzir em carga mínima. quando não há vento ou há vento a mais (os aerogeradores têm de ser parados) as tais 4 centrais termoeléctricas começam a produzir num regime mais alto.

por este motivo, algumas centrais termoeléctricas (fuelóleo) que deveriam ter sido desmanteladas não o foram, porque são necessárias para servir de backup às eólicas.
ora aí está o que eu dizia..desculpas. se portugal tiver uma cobertura de 80% de eólicas espalhadas pelo país, (80% da energia disponível ao longo do território ) bastaria uma barragem para controlar tudo em caso de falha nacional de vento.(o que nunca acontece).
logo, assim, podemos concluir que as eólicas não são tão limpas como a maior parte das pessoas acham, estão a emitir na mesma gases com efeito de estufa, numa taxa mais baixa que o de outras fontes, como é óbvio, mas a verdade é que poluem na mesma.
mas há alternativas que podem servir de backup às eólicas, tais como bombagem e returbinagem em centrais hidroeléctricas e/ou fuel cell a hidrogénio com electrólise da água.

neste trabalho preciso comparar custos para ver se compensa, em termos financeiros e ambientais, construir essas alternativas ou continuar a utilizar as centrais termoeléctricas.
os aerogeradores estão a ser massificados só por imposições europeias/internacionais, senão ninguém estaria a montar parques eólicos! alias...quem os está a pagar somos nós!o custo por kw é demasiado elevado.
se compensa....claro que compensa.porque é produção nacional e deixam-nos de dependência internacional.criação de emprego etc etc
a resposta as alternativas do fueloleo,se compensa criar os tais parques carissimos, então compensa alternativas mais verdes e nacionais para "backup" dos mesmos parques.

no capitalismo tudo compensa quando as ordens vem de cima!

isto é só uma opinião e serve tambem para não deixar morrer este importante topico.
goahead

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

fui consultar as minhas facturas da edp e o ultimo mix que apresentava produção a partir de fuel foi no mês de junho de 2010 com 1%. impressionante os valores de novembro com as eólicas a serem responsáveis por 38,8%. também me parece lógico, porque não o backup a partir das hídricas

MacSousa
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jul 04, 2007 11:36 am

Mensagem por MacSousa »

geuffer Escreveu:.....
logo, assim, podemos concluir que as eólicas não são tão limpas como a maior parte das pessoas acham, estão a emitir na mesma gases com efeito de estufa....
essa é a sua conclusão. nada de generalizar.
pode dizer quais são os gases que os aerogeradores emitem para a atmosfera durante o seu funcionamento e de que forma essas emissões ocorrem? é que não me parece que haja combustão ou reacção quimica no funcionamento de um aerogerador.
ou será que, no seu entender, as termoeléctricas aumentaram as suas emissões por culpa dos aerogeradores?

Responder

Voltar para “Energia Eólica”