a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)
a segunda dúvida é! tenho cerca de 100w de iluminação para alimentar num jardim, e a minha duvida é, se usar lâmpadas de baixo consumo de 12v ligadas directamente a bateria ou usar as lâmpadas de 220v de baixo consumo mas ligadas ao um conversor de 12/220v neste caso um conversor de 150w, qual da formas me dá mais tempo de carga???
2 duvidas, entre monocristalino e muiticristalino qual o m..
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
2 duvidas, entre monocristalino e muiticristalino qual o m..
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
Re: 2 duvidas, entre monocristalino e muiticristalino qual o
conversores têm perdas (como qq aparelho).... logo qt menos perdas tiveres melhor!esteves Escreveu:a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)
a segunda dúvida é! tenho cerca de 100w de iluminação para alimentar num jardim, e a minha duvida é, se usar lâmpadas de baixo consumo de 12v ligadas directamente a bateria ou usar as lâmpadas de 220v de baixo consumo mas ligadas ao um conversor de 12/220v neste caso um conversor de 150w, qual da formas me dá mais tempo de carga???

-
- Membro Silver
- Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm
valter silva Escreveu:conversores têm perdas (como qq aparelho).... logo qt menos perdas tiveres melhor!esteves Escreveu:a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)
completamente errado!!
as lampadas "economicas" não são mais que lampadas flourescentes compactas. estas funcionam com tensões de varios milhares de volts. temos sempre um transformador para elevar a tenção até lá!!
por isso metes o conversor ou não depende de eficiencia do mesmo.
agora, como solução, o ideal mesmo, é meter lampadas led 12v e assim já não é necessario conversor.
já se arranjam lampadas led porreiras e a preço simpaticos, não é é cá em portugal. tem de se mandar vir. podem procurar , por exemplo no ebay!!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!
-
Autor do tópico - Membro Gold
- Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am
bem agora fiquei baralhado....
as lâmpadas de 12v que me refiro são estas:

7w lâmpada solar eficiente 12v dc e-27 warm light
descrição:
lâmpada solar eficiênte de 7 watt
operating voltage: 10,5 v - 14,5 v
vida útil: 6000 horas
sistema de 12 volt
socket: e-27
tamanho: 125x50 mm ?
e as lâmpadas de 220v que me refiro são estas:
philips lâmpada economia de energia 12 w e14 tornado cool

características:
philips permite-lhe economizar energia e beneficiar de uma iluminação de 65 w com um consumo real de 12 w.
longa durabilidade: 8 anos
iluminação instantânea
quanto as lâmpadas de leds 220v por aqui custam 4€ comprei uma há dias e até dá boa luz, apesar de ter um ângulo de abertura 45 graus.
as lâmpadas de 12v que me refiro são estas:

7w lâmpada solar eficiente 12v dc e-27 warm light
descrição:
lâmpada solar eficiênte de 7 watt
operating voltage: 10,5 v - 14,5 v
vida útil: 6000 horas
sistema de 12 volt
socket: e-27
tamanho: 125x50 mm ?
e as lâmpadas de 220v que me refiro são estas:
philips lâmpada economia de energia 12 w e14 tornado cool

características:
philips permite-lhe economizar energia e beneficiar de uma iluminação de 65 w com um consumo real de 12 w.
longa durabilidade: 8 anos
iluminação instantânea
quanto as lâmpadas de leds 220v por aqui custam 4€ comprei uma há dias e até dá boa luz, apesar de ter um ângulo de abertura 45 graus.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........
-
- Membro Silver
- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
system32,system32 Escreveu:valter silva Escreveu:conversores têm perdas (como qq aparelho).... logo qt menos perdas tiveres melhor!esteves Escreveu:a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)
completamente errado!!
as lampadas "economicas" não são mais que lampadas flourescentes compactas. estas funcionam com tensões de varios milhares de volts. temos sempre um transformador para elevar a tenção até lá!!
por isso metes o conversor ou não depende de eficiencia do mesmo.
agora, como solução, o ideal mesmo, é meter lampadas led 12v e assim já não é necessario conversor.
já se arranjam lampadas led porreiras e a preço simpaticos, não é é cá em portugal. tem de se mandar vir. podem procurar , por exemplo no ebay!!
contra as leis da física nada há a fazer:):) quanto mais aparelhos tiveres, mais perdas terás:)
as lâmpadas "económicas" compactas têm melhor rendimento porque é aquecerem (muito) menos (uma das razões), logo melhor rendimento....
os leds têm bom rendimento, pois aquecem pouco (uma das razões)!!!.....
para qualquer aparelho que imagines (eléctrico ou não) tens que a soma da potência de entrada tem de obrigatoriamente ser igual à soma da potência de saída.... ou se preferires energia (já que é a potência ao longo do tempo pxt).
assim, um conversor terás uma potência à entrada e a potência de saída será em forma de electricidade, calor, histerese magnética, etc,etc,etc..... logo estás a perder!!!!
o mesmo se passa numa lâmpada, a energia eléctrica consumida é transformada em energia luminosa, calorifica e energia mecanica (pois existem movimentações de particulas... nas incandescentes o filamento de tungesténio é projectedo para o vidro até que fica + fino e funde!)...
não há hipótese, quanto mais aparelhos menor rendimento global. isto claro se estivermos a comparar coisas comparáveis
atenção que não estou a particularizar à dúvida apresentada, estou a falar genericamente em qualquer sistema.
abraço
-
- Novo membro
- Registado: quarta dez 02, 2009 9:23 pm
viva!
há que ter sempre em conta:
perdas de 10% (watts) na corrente continua
perdas de 20% (watts) na corrente alternada
perdas de 10% (watts) na instalação.
estes valores tem que ser somados ás lâmpadas (aparelho eléctrico) que vais usar .
se vais usar uma lâmpada de 100w equivale a 100+ 10%+10% ou seja 100+10+10=120w
cumprimentos,
mavioso
há que ter sempre em conta:
perdas de 10% (watts) na corrente continua
perdas de 20% (watts) na corrente alternada
perdas de 10% (watts) na instalação.
estes valores tem que ser somados ás lâmpadas (aparelho eléctrico) que vais usar .
se vais usar uma lâmpada de 100w equivale a 100+ 10%+10% ou seja 100+10+10=120w
cumprimentos,
mavioso
-
- Membro Dedicado
- Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am
e a instalar lampadas de 12v, n vai existir uma perda muito grande nos cabos pelo jardim ou casa toda