2 duvidas, entre monocristalino e muiticristalino qual o m..

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

2 duvidas, entre monocristalino e muiticristalino qual o m..

Mensagem por Esteves »

a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)

a segunda dúvida é! tenho cerca de 100w de iluminação para alimentar num jardim, e a minha duvida é, se usar lâmpadas de baixo consumo de 12v ligadas directamente a bateria ou usar as lâmpadas de 220v de baixo consumo mas ligadas ao um conversor de 12/220v neste caso um conversor de 150w, qual da formas me dá mais tempo de carga???
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Re: 2 duvidas, entre monocristalino e muiticristalino qual o

Mensagem por Valter Silva »

esteves Escreveu:a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)

a segunda dúvida é! tenho cerca de 100w de iluminação para alimentar num jardim, e a minha duvida é, se usar lâmpadas de baixo consumo de 12v ligadas directamente a bateria ou usar as lâmpadas de 220v de baixo consumo mas ligadas ao um conversor de 12/220v neste caso um conversor de 150w, qual da formas me dá mais tempo de carga???
conversores têm perdas (como qq aparelho).... logo qt menos perdas tiveres melhor! ;)
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

system32
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta nov 19, 2008 5:51 pm

Mensagem por system32 »

valter silva Escreveu:
esteves Escreveu:a primeira dúvida é! qual a diferença entre monocristalino e muiticristalino (qual o melhor?)

conversores têm perdas (como qq aparelho).... logo qt menos perdas tiveres melhor! ;)

completamente errado!!
as lampadas "economicas" não são mais que lampadas flourescentes compactas. estas funcionam com tensões de varios milhares de volts. temos sempre um transformador para elevar a tenção até lá!!

por isso metes o conversor ou não depende de eficiencia do mesmo.

agora, como solução, o ideal mesmo, é meter lampadas led 12v e assim já não é necessario conversor.

já se arranjam lampadas led porreiras e a preço simpaticos, não é é cá em portugal. tem de se mandar vir. podem procurar , por exemplo no ebay!!
Novo Objectivo: Solar fotovoltaico. Reduzir ao minimo consumos em Horario de Cheias (Bi-Horario).
Objectivo I (já alcançado): Aquecer agua com paineis+Caldeira e Gastar 1 bilha gas 13kG p/ano!

Autor do tópico
Esteves
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado abr 26, 2008 12:39 am

Mensagem por Esteves »

bem agora fiquei baralhado....

as lâmpadas de 12v que me refiro são estas:
Imagem

7w lâmpada solar eficiente 12v dc e-27 warm light
descrição:
lâmpada solar eficiênte de 7 watt
operating voltage: 10,5 v - 14,5 v
vida útil: 6000 horas
sistema de 12 volt
socket: e-27
tamanho: 125x50 mm ?

e as lâmpadas de 220v que me refiro são estas:

philips lâmpada economia de energia 12 w e14 tornado cool

Imagem
características:
philips permite-lhe economizar energia e beneficiar de uma iluminação de 65 w com um consumo real de 12 w.
longa durabilidade: 8 anos
iluminação instantânea

quanto as lâmpadas de leds 220v por aqui custam 4€ comprei uma há dias e até dá boa luz, apesar de ter um ângulo de abertura 45 graus.
..........:::::Pré-Reforma:::::..........

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

system32 Escreveu:
valter silva Escreveu:

completamente errado!!
as lampadas "economicas" não são mais que lampadas flourescentes compactas. estas funcionam com tensões de varios milhares de volts. temos sempre um transformador para elevar a tenção até lá!!

por isso metes o conversor ou não depende de eficiencia do mesmo.

agora, como solução, o ideal mesmo, é meter lampadas led 12v e assim já não é necessario conversor.

já se arranjam lampadas led porreiras e a preço simpaticos, não é é cá em portugal. tem de se mandar vir. podem procurar , por exemplo no ebay!!
system32,

contra as leis da física nada há a fazer:):) quanto mais aparelhos tiveres, mais perdas terás:)
as lâmpadas "económicas" compactas têm melhor rendimento porque é aquecerem (muito) menos (uma das razões), logo melhor rendimento....

os leds têm bom rendimento, pois aquecem pouco (uma das razões)!!!.....

para qualquer aparelho que imagines (eléctrico ou não) tens que a soma da potência de entrada tem de obrigatoriamente ser igual à soma da potência de saída.... ou se preferires energia (já que é a potência ao longo do tempo pxt).
assim, um conversor terás uma potência à entrada e a potência de saída será em forma de electricidade, calor, histerese magnética, etc,etc,etc..... logo estás a perder!!!!
o mesmo se passa numa lâmpada, a energia eléctrica consumida é transformada em energia luminosa, calorifica e energia mecanica (pois existem movimentações de particulas... nas incandescentes o filamento de tungesténio é projectedo para o vidro até que fica + fino e funde!)...

não há hipótese, quanto mais aparelhos menor rendimento global. isto claro se estivermos a comparar coisas comparáveis
atenção que não estou a particularizar à dúvida apresentada, estou a falar genericamente em qualquer sistema.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

mavioso
Novo membro
Novo membro
Registado: quarta dez 02, 2009 9:23 pm

Mensagem por mavioso »

viva!

há que ter sempre em conta:

perdas de 10% (watts) na corrente continua
perdas de 20% (watts) na corrente alternada
perdas de 10% (watts) na instalação.

estes valores tem que ser somados ás lâmpadas (aparelho eléctrico) que vais usar .

se vais usar uma lâmpada de 100w equivale a 100+ 10%+10% ou seja 100+10+10=120w

cumprimentos,

mavioso

elav
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta dez 30, 2009 2:10 am

Mensagem por elav »

e a instalar lampadas de 12v, n vai existir uma perda muito grande nos cabos pelo jardim ou casa toda

Responder

Voltar para “Solar Fotovoltaica”