a funcionar com o calor da mão:
http://www.youtube.com/watch?v=xep5lsfw05w
a funcionar com energia solar:
http://www.youtube.com/watch?v=-7yk3gd0thg
a funcionar com o calor dos electrodomésticos:
http://www.youtube.com/watch?v=jlkthozmeu8
Motor Sterling
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda jun 07, 2010 11:57 am
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
Re: Motor Sterling
interessantes vídeos, mas devido à fraca potencia gerada, talvez tenha pouca viabilidade de funcionamento.
-
- Membro Silver
- Registado: sábado jun 14, 2008 11:38 pm
pois, também me parece.mauri Escreveu:interessantes vídeos, mas devido à fraca potencia gerada, talvez tenha pouca viabilidade de funcionamento.
mas que fale quem sabe

-
- Membro Gold
- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
existem videos no youtube com concentradores solares e geradores de 12kw em funcionamento. portanto, para a mesma área exposta, muito mais rendimento que os fotovoltaicos.
-
- Membro
- Registado: quarta fev 09, 2011 6:37 pm
muito ou pouco rendimento, o certo é que não existe ainda outra tecnologia que tire tanto rendimento de uma fonte térmica como o motor stirling (pequenos volumes) e motor a vapor (grandes volumes).
nos painéis fotovoltaicos, os protótipos apresentam bons rendimentos 30% (tecnologia espacial) mas na pratica é impensável conseguir comprar um painel com rendimento superior a 12%, existem também os de origem vegetal (na verdade de vegetal já não têm nada, têm nano-polímeros sintéticos) são baratos mas com rendimentos na ordem dos 5%.
quanto aos bimetais, o melhor exemplo disso são as placas de peltier, inventadas há décadas, mas com rendimentos também nos 5%.
...bem, não sei porque reclamo, as barragens também só tiram proveito de 5% da energia potencial da água! mas aí podemos-se dar a luxo de esbanjar água!
uma com 3 pares* de cilindros (diâmetro de 70cm);
outra só com um par* (diâmetro de 48cm)
* um par de cilindros é constituído por um cilindro motriz e um cilindro de convecção, no motor striling tipo gama.
o objectivo é gerar electricidade com um diferencial de temperatura de 40ºc, o restante excesso activa uma electroválvula que abre um circuito de água para um termo-acumulador.
em suma, electricidade e águas quentes sanitárias (usando um painel com 7 células de 3 pares de cilindros).
vai funcionar->sim
vai ter o rendimento esperado->matematicamente foi previsto, na prática iremos ver!
o motor stirling usa uma mecânica super simples, faz-se com latas de coca-cola, fita cola, arames e membranas retiradas de balões (ou preservativos hahahahahah), a fonte de calor pode ser uma vela daquelas vermelhas da avozinha. obviamente que quem quiser avançar com uma coisa mais séria o melhor é ter um torno mecânico ou conhecer alguém que tenha.
quem quiser ideias eu compartilho, porém ainda não tenho nada materializado para mostrar.
nos painéis fotovoltaicos, os protótipos apresentam bons rendimentos 30% (tecnologia espacial) mas na pratica é impensável conseguir comprar um painel com rendimento superior a 12%, existem também os de origem vegetal (na verdade de vegetal já não têm nada, têm nano-polímeros sintéticos) são baratos mas com rendimentos na ordem dos 5%.
quanto aos bimetais, o melhor exemplo disso são as placas de peltier, inventadas há décadas, mas com rendimentos também nos 5%.
...bem, não sei porque reclamo, as barragens também só tiram proveito de 5% da energia potencial da água! mas aí podemos-se dar a luxo de esbanjar água!
eu tenho dois desenhos feitos em cad para duas células solares hexagonais, já desde o verão passado.fonte http://pt.wikipedia.org/wiki/motor_stirling
motor stirling - é um motor de combustão externa.
teoricamente, o motor stirling é a máquina térmica mais eficiente possível. alguns protótipos construídos pela empresa holandesa phillips nos anos 50 e 60 chegaram a índices de 45%, superando facilmente os motores a gasolina, diesel e as máquinas a vapor (eficiência entre 20% e 30%).
uma com 3 pares* de cilindros (diâmetro de 70cm);
outra só com um par* (diâmetro de 48cm)
* um par de cilindros é constituído por um cilindro motriz e um cilindro de convecção, no motor striling tipo gama.
o objectivo é gerar electricidade com um diferencial de temperatura de 40ºc, o restante excesso activa uma electroválvula que abre um circuito de água para um termo-acumulador.
em suma, electricidade e águas quentes sanitárias (usando um painel com 7 células de 3 pares de cilindros).
vai funcionar->sim
vai ter o rendimento esperado->matematicamente foi previsto, na prática iremos ver!
o motor stirling usa uma mecânica super simples, faz-se com latas de coca-cola, fita cola, arames e membranas retiradas de balões (ou preservativos hahahahahah), a fonte de calor pode ser uma vela daquelas vermelhas da avozinha. obviamente que quem quiser avançar com uma coisa mais séria o melhor é ter um torno mecânico ou conhecer alguém que tenha.
quem quiser ideias eu compartilho, porém ainda não tenho nada materializado para mostrar.

A natureza é uma complexa equação formada por variáveis muito simples.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am
a água não se perde; ela segue seu caminho..._cls_ Escreveu:as barragens também só tiram proveito de 5% da energia potencial da água! mas aí podemos-se dar a luxo de esbanjar água!
então e o projeto? há mais novidades?