Baterias Gel

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 02, 2010 7:08 pm

Baterias Gel

Mensagem por _rapt0r_ »

boas pessoal, criei este topic com a intenção de conhecer melhor o mercado de baterias de gel, a questão é, todas as marcas prometem autonomia no mínimo de 40km e vida util de 10000km no mínimo... o que na pratica não é verdade porque muita gente utilizadora deste tipo de baterias queixa-se que aos 3000km já nota-se uma grande diferença de autonomia e os 40km acabam por ser outra mentira porque ao fazer-mos 20km de viagem esta-mos a dar uma "facada" nas baterias... a minha grande questão apôs esta introdução era saber se há realmente baterias de gel de melhor qualidade que durassem os 10000km e que aguentassem 30km de viagem sem que isto as danifica-se...

cumprimentos

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm

Re: Baterias Gel

Mensagem por jmal »

_rapt0r_ Escreveu:boas pessoal, criei este topic com a intenção de conhecer melhor o mercado de baterias de gel, a questão é, todas as marcas prometem autonomia no mínimo de 40km e vida util de 10000km no mínimo... o que na pratica não é verdade porque muita gente utilizadora deste tipo de baterias queixa-se que aos 3000km já nota-se uma grande diferença de autonomia e os 40km acabam por ser outra mentira porque ao fazer-mos 20km de viagem esta-mos a dar uma "facada" nas baterias... a minha grande questão apôs esta introdução era saber se há realmente baterias de gel de melhor qualidade que durassem os 10000km e que aguentassem 30km de viagem sem que isto as danifica-se...

cumprimentos

mas elas fazem os 40 kms por carga, e também fazem os 10000 km, pode é não ser nas condições em que as usas.

para isso vou deixar-te algumas perguntas;

como é o relevo da zona onde costumas conduzir ?
após utilização, metes a mota à carga ?
arrancas sempre com ela carregada ?
sei que a velocidade é pouca, mas usas sempre o acelerador a fundo e o "boost" ?

cumps
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

jmal Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:boas pessoal, criei este topic com a intenção de conhecer melhor o mercado de baterias de gel, a questão é, todas as marcas prometem autonomia no mínimo de 40km e vida util de 10000km no mínimo... o que na pratica não é verdade porque muita gente utilizadora deste tipo de baterias queixa-se que aos 3000km já nota-se uma grande diferença de autonomia e os 40km acabam por ser outra mentira porque ao fazer-mos 20km de viagem esta-mos a dar uma "facada" nas baterias... a minha grande questão apôs esta introdução era saber se há realmente baterias de gel de melhor qualidade que durassem os 10000km e que aguentassem 30km de viagem sem que isto as danifica-se...

cumprimentos

mas elas fazem os 40 kms por carga, e também fazem os 10000 km, pode é não ser nas condições em que as usas.

para isso vou deixar-te algumas perguntas;

como é o relevo da zona onde costumas conduzir ?
após utilização, metes a mota à carga ?
arrancas sempre com ela carregada ?
sei que a velocidade é pouca, mas usas sempre o acelerador a fundo e o "boost" ?

cumps
6km plano 1km de subida acentuada, boost mt raramente, porque essa subida acentuada consigo fazer normalmente sem boost a 20km/h +- , acelerador a fundo só em plano ou a subir, meto sempre a mota a carregar no fim da viagem casa-trabalho-casa (os 20km), arranco sempre com ela carregada e lentamente..

ps: os 1ºs 10km que são os que faço a tal subida acentuada não se nota muito o ponteiro a descer, mas depois ao voltar para casa ao fim de 5km o ponteiro cai abruptamente para o redline... depois de chamar o revendedor da scooter este não verificou nada de anormal nas baterias.. a tensão andava entre os 12.5 e 12.8 que 2º ele é o normal..

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

nesse caso parece-me que não é uma utilização intensiva para tal acontecer, isso só com uma pessoa a bordo, certo ?
Cumps Inovadores

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

certo jmal, já algumas pessoas do forum que tem uma scooter igual a minha me disseram k tambem por volta dos 3000km que começaram a notar diferenças acentuadas, e que tiveram mesmo que comprar outras.. n poderá ser derivado a outro problema?? é que o tempo de carregamento é o mesmo. queria ver se resolvia o problema agora porque a primavera não tarda aparecer e o preço do gasoil não para de subir :\

cumps

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

_rapt0r_ Escreveu:certo jmal, já algumas pessoas do forum que tem uma scooter igual a minha me disseram k tambem por volta dos 3000km que começaram a notar diferenças acentuadas, e que tiveram mesmo que comprar outras.. n poderá ser derivado a outro problema?? é que o tempo de carregamento é o mesmo. queria ver se resolvia o problema agora porque a primavera não tarda aparecer e o preço do gasoil não para de subir :\

cumps
também se deve ás temperaturas mais baixas,
Cumps Inovadores

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

jmal Escreveu:
_rapt0r_ Escreveu:certo jmal, já algumas pessoas do forum que tem uma scooter igual a minha me disseram k tambem por volta dos 3000km que começaram a notar diferenças acentuadas, e que tiveram mesmo que comprar outras.. n poderá ser derivado a outro problema?? é que o tempo de carregamento é o mesmo. queria ver se resolvia o problema agora porque a primavera não tarda aparecer e o preço do gasoil não para de subir :\

cumps

jmal é com temperaturas de verão, no inverno/outono so dou pequenas voltas e ponha todas as semanas a carregar para as baterias não se danificarem. não me podes aconselhar uma boa marca de baterias de gel por pm???

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

_rapt0r_ Escreveu:
jmal Escreveu:

cumps

jmal é com temperaturas de verão, no inverno/outono so dou pequenas voltas e ponha todas as semanas a carregar para as baterias não se danificarem. não me podes aconselhar uma boa marca de baterias de gel por pm???

não sei de nenhuma, mas tenta marcas tipo panasonic, tudor, autosil, próprias para ve's.
Cumps Inovadores

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

boas
ja me falaram mal das panasonic, baixa duração o user mix testou-as. kaiser pior, 3000km e estão arrumadas. as que me pareceram melhores até agora foram as de origem da marca tisong, se bem tratadas aproximam-se muito dos 10 000 km...

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

as minhas são tisong :\

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

quantos kms fizeste com elas?
eu fiz 7000km. o meu objectivo mínimo eram os 10 000km, que não foram atingidos.

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

ja vou nos 4100km mas elas começaram a fraquejar aos 3000km +-..

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

têm mais ou menos a mesma tensão (quando descarregadas)? tanto quanto sei o desbalanceamento mata por aí muito pack de baterias de chumbo, porque a "mais fraca" começa a ser mais stressada e acaba por dar o berro. eu tentava carregá-las fora da mota uma a uma de tempos a tempos. melhor ainda, começava por identificar qual a mais fraca (com menor tensão depois de andar) e ligava-lhe um multimetro fixo para ver a tensão; se a tensão baixar de x (tipicamente x = 10.5v, mas alguém aqui deve saber qual o x nestas baterias de mota) mesmo que o indicador ainda indique carga, punha a mota a carregar (um "bms" manual).
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:têm mais ou menos a mesma tensão (quando descarregadas)? tanto quanto sei o desbalanceamento mata por aí muito pack de baterias de chumbo, porque a "mais fraca" começa a ser mais stressada e acaba por dar o berro. eu tentava carregá-las fora da mota uma a uma de tempos a tempos. melhor ainda, começava por identificar qual a mais fraca (com menor tensão depois de andar) e ligava-lhe um multimetro fixo para ver a tensão; se a tensão baixar de x (tipicamente x = 10.5v, mas alguém aqui deve saber qual o x nestas baterias de mota) mesmo que o indicador ainda indique carga, punha a mota a carregar (um "bms" manual).
acho que foi a mota do marcopns que teve um bms chumbada, feito pelo je, que verificava a tensão de cada bateria de chumbo, e activava o corte quando alguma delas atingia 10v, mas a duração delas foi praticamente o mesmo que sem esse bms de teste.
Cumps Inovadores

marcopns
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por marcopns »

correcto... infelizmente...

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

10v parece-me muito baixo, os valores que já vi dos fabricantes para estas baterias é 10.5v minimo.
Aprilia RS125e

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

njay Escreveu:10v parece-me muito baixo, os valores que já vi dos fabricantes para estas baterias é 10.5v minimo.
verifica as "deep cycle".
Cumps Inovadores

Njay
Membro Gold
Membro Gold

Mensagem por Njay »

jmal Escreveu:
njay Escreveu:10v parece-me muito baixo, os valores que já vi dos fabricantes para estas baterias é 10.5v minimo.
verifica as "deep cycle".
deixaste-me curioso e fui ver algumas, mas todas as que vi dizem 10.5v directa- ou indirectamente como o limite minimo. adicionalmente, para maior longevidade recomendam não descarregar mais do que 80%. alguns recursos abaixo.

http://batteryuniversity.com/learn/arti ... ge_methods
the recommended end-of-discharge voltage for lead-acid is 1.75v/cell. the discharge does not follow the preferred flat curve of nickel and lithium-based chemistries. instead, lead-acid has a gradual voltage drop with a rapid drop towards the end of discharge.

the cycle life of sealed lead-acid is directly related to the depth of discharge. the typical number of discharge/charge cycles at 25°c (77°f) with respect to the depth of discharge is:

* 150 - 200 cycles with 100% depth of discharge (full discharge)
* 400 - 500 cycles with 50% depth of discharge (partial discharge)
* 1000 and more cycles with 30% depth of discharge (shallow discharge)

the lead-acid battery should not be discharged beyond 1.75v per cell, nor should it be stored in a discharged state. the cells of a discharged lead-acid sulfate, a condition that renders the battery useless if left in that state for a few days. always keep the open terminal voltage at 2.10v and higher.
http://www.windsun.com/batteries/batter ... 20voltages

crown

lifeline (não diz explicitamente mas no gráfico pode ver-se que só vai até 10.5v)
what is equalization?
individual cells will vary slightly in specific gravity after a charging cycle. equalization or a “controlled overcharge” is required to bring each battery plate to a fully charged condition. this will reduce stratification and sulfating, two circumstances that shorten battery life. equalization of the battery bank is recommended every 60 to 180 days, depending on the usage of the individual system. to equalize the cells, charge the batteries until the voltage elevates to the “equalization” voltage shown in table 2. charge parameters and maintain for 2 to 3 hours per bank. a constant sg for 30 minutes is a good indication of cell equalization. it is recommended to water the battery cells half way through the equalization. this will assure the water is mixed with the electrolyte.
http://www.surrette.com/content/tech-faqs

http://www.marine-electronics.net/techa ... _faq.htm#7 (ver 7.9)
Aprilia RS125e

Autor do tópico
_rapt0r_
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por _rapt0r_ »

amanha vou fazer novos testes, quero ver se ao acelarar se a tensão baixa muito. ja descarreguei as baterias e a tensão desceu de 12.8 para 12.4, acho k é normal

cumps

jmal
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmal »

verifica se está tudo bem com os cabos e os travões, se ela não anda a travar sozinha.
Cumps Inovadores

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”