Inversor para duas strings???

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro
Registado: sábado jan 15, 2011 5:10 pm

Inversor para duas strings???

Mensagem por sergiopaz »

boas,

tenho o registo a quase a sair, mas ainda tenho duvidas qual a melhor configuração a implementar, onde vou colocar os paineis ao final do dia nos meses de inverno tenho algum sombramento e pensei que colocando duas strings ou mais poderia não afectar tanto a proddução.pois quando do sombreamento o rendimento e pautado pela string que menor tensão tenha, será assim??

o que me foi proposto são 19 paineis goosun de 230w com kaco ou 20 paineis goosun 220w com kaco, mas tenho andado com a pulga atraz da orelha e penso que o kaco para este tipo de paineis (vmp= 29v ) só admite uma string (19paineis=551v) devido a baixa tensão que ficaria com duas trings (2x10paineis=290v).
tambem já li duas versões para a tensão de entrada do kaco 350v-800v e tambem 125v-300v não sei qual será real??

algem sabe, ou tenha experiencia das ligaçoes do kaco?

ou será melhor optar pelo sma?? para varis strings?

obrigado desde já,

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Re: Inversor para duas strings???

Mensagem por jasmim »

tenho 24 módulos de 185w cada. (total 4440 w). o meu inversor é o kaco 3600 (potência 3.60)
aquando da instalação, foram ligadas 3 strings (8x3) mas o inversor não arrancou. ligou-se de seguida 2 strings (12x2) e começou de imediato.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro

Mensagem por sergiopaz »

obrigado pela resposta, qual a marca dos seus paineis, podem ter uma tensão mais elevada pois já ouvi dizer que o kaco só começa a produzir a partir dos 350v ou seja se assim for, posso perder alguma produção se optar por duas strings.

fis simulações em ambos os inverters ( kaco,sma) e no do kaco dá erro nas tensões com 10 paineis duas strings e no sma está perfeito, gostava de colocar o kaco porque segundo dizem pode produzir um pouco mais no pico mas com o sombreamento que tenho colocar só uma string é prejudicial.

vou ainda aguardar mais comentarios e continuar nas minhas buscas pela net,

cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Mensagem por cmm »

sergiopaz Escreveu:boas,

tenho o registo a quase a sair, mas ainda tenho duvidas qual a melhor configuração a implementar, onde vou colocar os paineis ao final do dia nos meses de inverno tenho algum sombramento e pensei que colocando duas strings ou mais poderia não afectar tanto a proddução.pois quando do sombreamento o rendimento e pautado pela string que menor tensão tenha, será assim??

o que me foi proposto são 19 paineis goosun de 230w com kaco ou 20 paineis goosun 220w com kaco, mas tenho andado com a pulga atraz da orelha e penso que o kaco para este tipo de paineis (vmp= 29v ) só admite uma string (19paineis=551v) devido a baixa tensão que ficaria com duas trings (2x10paineis=290v).
tambem já li duas versões para a tensão de entrada do kaco 350v-800v e tambem 125v-300v não sei qual será real??

obrigado desde já,

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

obrigado desde já,
viva,
a corrente de entrada do sma é 20a, a do kaco é 11,5a, o sma admite ate 3 strings, alem disso o sma tem transformador de isolamento o que o torna mais imune a ocorrencias externas, eu vou utilizar o sma, no entanto não digo mal do kaco, até tem um rendimento ligeiramente maior, tenho um conhecido que tem um e queixa-se que se religa com frequencia, o que não é bom porque enquanto desliga e liga perde produção... não esquecer que sma é lider mundial.

cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro

Mensagem por sergiopaz »

boas,

sim eu sei que o sma é lider mundial, nas primeiras propostas era o sma mas depois pela maior produção no pico e pelos 7 anos de garantia foi alterado, um pouco por imposição minha, mas agora depois de pesquisar um pouco e pela minha situação particular estou neste dilema.

realmente duas strings são sempre melhores que uma! mas será que todos os kaco´s estão ligados só com uma string? parece que não! mas no calculador do kaco e tambem no pvsyst não consigo simular com duas strings, dá sempre erro pela baixa tensão vinda dos paineis em dc.

obrigado

jasmim
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm

Mensagem por jasmim »

sergiopaz Escreveu:obrigado pela resposta, qual a marca dos seus paineis, podem ter uma tensão mais elevada pois já ouvi dizer que o kaco só começa a produzir a partir dos 350v ou seja se assim for, posso perder alguma produção se optar por duas strings.
os meus módulos são os suntech 185w monocristalinos. tem as características no meu tópico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=13814

cumps
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro

Mensagem por sergiopaz »

boas,

já vi o datasheet dos modulos do "jasmin" e como disse anteriormente a tensão é de 33v mpp ou seja dá um total de 12x33v=396v , esta tensão está perfeita para o kaco a trabalhar com duas strings, mas como vou colocar policristalinos o kaco e duas strings está fora de questão.

estou a ver o fronios ou então o solaredge, em ultimo dos casos o sma.

com o solaredge posso até ter varias inclinações( até me dava jeito).

obrigado

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

350v para o kaco trabalhar? acho que isso não está correcto... eu acredito mais (assim às cegas) nuns 125v dc...

quanto às strings, porque é que têm que chegar separadas ao inversor? não as podes juntar antes? se a voltagem e amperagem de ambas é igual, porque não ligá-las em paralelo e entrar apenas uma no inversor?

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro

Mensagem por sergiopaz »

boas, o datasheet que está disponivel no site da kaco assim com no software pvsys o inversor tem uma tensão minima em dc de 350v e de 12a, no entanto se eu colocar 20 paineis nessas duas strings em paralelo é o mesmo que colocar uma de 19 paineis em serie? e com o sombreamento que tenho não é melhor entrarem as duas separadas no inversor ou assim como dizes o efeito é o mesmo.
o que me disseram é que se houver sombreamento parcial num sistema em serie altera em muito a produção mas com duas strings se só uma for afectada minimiza as perdas, se me fiz enteder.

obrigado desde já pela explicação...

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

em série, afecta. em paralelo, não. mas há aqui quem perceba disto mais do que eu... .

ps: 350v não pode ser... tenho de ver isso.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro

Mensagem por sergiopaz »

boas,
já estou a perceber melhor a situação, estive a falar com quem sabe , e é assim:
o kaco realmente dá para trabalhar abaixo dos 350v mas tem o problema da amperagem (12a) e as duas strings em paralelo dá na ordem dos 16.5a.
a janela de 350v-600v e onde este inversor kaco consegue a sua efeciencia padrão,mas produz abaixo disso mas é desaconselhado trabalhar com altas tensões em dc
as strings na maioria dos inversores é feita virtualmente pois só teem só um controlador mpp para as 3 entradas e fazem o paralelo interiormente,expeto o aurora power one que tem 3 controladores mpp individuais e assim melhor para colocar duas ou 3 strings que tenham desempenhos diferentes ( agulos e sombreamentos).

estou quase a dicidir pelo aurora, mas ainda ando a namorar o solaredge.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

já estou a perceber melhor a situação, estive a falar com quem sabe , e é assim:
o kaco realmente dá para trabalhar abaixo dos 350v mas tem o problema da amperagem (12a) e as duas strings em paralelo dá na ordem dos 16.5a.
a janela de 350v-600v e onde este inversor kaco consegue a sua efeciencia padrão,mas produz abaixo disso mas é desaconselhado trabalhar com altas tensões em dc
as strings na maioria dos inversores é feita virtualmente pois só teem só um controlador mpp para as 3 entradas e fazem o paralelo interiormente,expeto o aurora power one que tem 3 controladores mpp individuais e assim melhor para colocar duas ou 3 strings que tenham desempenhos diferentes ( agulos e sombreamentos).

estou quase a dicidir pelo aurora, mas ainda ando a namorar o solaredge.
veja o ingeteam (ingecon sun), pode ser que as caracteristicas lhe interessem, é comercializado em portugal também por uma empresa com larga experiencia á muitos anos neste sector fotovoltaico com engenharia propria.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

boas,

se a questão é suportar diferentes strings... avalie os carlo gavazzi, pois permitem 3 strings diferenciadas (3 mpt´s diferentes). o instalador é que programa se as entradas devem estar em série ou paralelo (depois de ligadas ao inversor podemos configurar o comportamento em função das diferenças obtidas entre strings com zonas de sombra ou até mesmo diferentes inclinações/orientações, através de jumpers dentro do inversor.

http://www.productselection.net/table.p ... family=000

cmps,

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva,

este inversor carlo gavazzi, é superior ao kako e ao fronius.

estive a falar com um instalador que me garantiu ser este inversor o melhor do mercado por causa de ter tres strings.
as strings influenciam na produção?

cumps

jose neves

Autor do tópico
sergiopaz
Membro
Membro

Mensagem por sergiopaz »

boas,
também ouvi falar muito bem dos inversores carlo gavazzi, mas diz o meu instalador que é mais caro que os demais!!!

já "descobri" mais um inversor com dois mpps individuais, o kostal, pena ter pouca potencia de saída.

depois de muito procurar penso quase de certeza que vou para o power one, parece-me o melhor compromisso para a minha situação, mas como ainda tenho algum tempo até instalador iniciar a instalação ( aguarda os painéis) vou continuar a minha busca pelo melhor inversor.

Neutrao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm

Mensagem por Neutrao »

ola sergio

entao por qual inversor te decidiste? e como se comporta ele?

tenho um problema parecido com o teu devido a uma chamine que vai fazer alguma sombra , e o meu sistema tambem tera de ser de duas strings.

man
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm

Mensagem por man »

também ouvi falar muito bem dos inversores carlo gavazzi, mas diz o meu instalador que é mais caro que os demais!!!

já "descobri" mais um inversor com dois mpps individuais, o kostal, pena ter pouca potencia de saída.

depois de muito procurar penso quase de certeza que vou para o power one, parece-me o melhor compromisso para a minha situação, mas como ainda tenho algum tempo até instalador iniciar a instalação ( aguarda os painéis) vou continuar a minha busca pelo melhor inversor.
Caro Sérgio
Tenho um tópico com algumas semelhanças:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=15412
Qual foi o inversor preferido? Está contente com a escolha?
Cumprimentos
(man)uel

cmm
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm

Mensagem por cmm »

Boa tarde, segundo diz parte da instalação vai ter alguns sombreamentos, neste caso se opta-se por um dimenssionamento com 15 modúlos de 285W e um inversor KAKO e a sua produção seriarazoavelmen-te boa atendendo aos fatores que descreveu, e assim seria só uma String.

alexjp4
Membro Gold
Membro Gold
Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm

Mensagem por alexjp4 »

joseneves Escreveu:viva,

este inversor carlo gavazzi, é superior ao kako e ao fronius.

estive a falar com um instalador que me garantiu ser este inversor o melhor do mercado por causa de ter tres strings.
as strings influenciam na produção?

cumps

jose neves
Boas

Já telefonei para o "Carlo Gavazzi" por causa de um inversor e a resposta que me deram é que não davam informações pelo telefone para eu enviar as perguntas por e-mail que depois respondiam, coisa que fiz em principios de outubro e até agora nada, não devem estar interessados em vender inversores.
Vou enviar um e-mail para Espanha pode ser que me respondam:?!

Responder

Voltar para “Micro-Produção”