Inversor para duas strings???
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: sábado jan 15, 2011 5:10 pm
Inversor para duas strings???
boas,
tenho o registo a quase a sair, mas ainda tenho duvidas qual a melhor configuração a implementar, onde vou colocar os paineis ao final do dia nos meses de inverno tenho algum sombramento e pensei que colocando duas strings ou mais poderia não afectar tanto a proddução.pois quando do sombreamento o rendimento e pautado pela string que menor tensão tenha, será assim??
o que me foi proposto são 19 paineis goosun de 230w com kaco ou 20 paineis goosun 220w com kaco, mas tenho andado com a pulga atraz da orelha e penso que o kaco para este tipo de paineis (vmp= 29v ) só admite uma string (19paineis=551v) devido a baixa tensão que ficaria com duas trings (2x10paineis=290v).
tambem já li duas versões para a tensão de entrada do kaco 350v-800v e tambem 125v-300v não sei qual será real??
algem sabe, ou tenha experiencia das ligaçoes do kaco?
ou será melhor optar pelo sma?? para varis strings?
obrigado desde já,
tenho o registo a quase a sair, mas ainda tenho duvidas qual a melhor configuração a implementar, onde vou colocar os paineis ao final do dia nos meses de inverno tenho algum sombramento e pensei que colocando duas strings ou mais poderia não afectar tanto a proddução.pois quando do sombreamento o rendimento e pautado pela string que menor tensão tenha, será assim??
o que me foi proposto são 19 paineis goosun de 230w com kaco ou 20 paineis goosun 220w com kaco, mas tenho andado com a pulga atraz da orelha e penso que o kaco para este tipo de paineis (vmp= 29v ) só admite uma string (19paineis=551v) devido a baixa tensão que ficaria com duas trings (2x10paineis=290v).
tambem já li duas versões para a tensão de entrada do kaco 350v-800v e tambem 125v-300v não sei qual será real??
obrigado desde já,
-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
Re: Inversor para duas strings???
tenho 24 módulos de 185w cada. (total 4440 w). o meu inversor é o kaco 3600 (potência 3.60)
aquando da instalação, foram ligadas 3 strings (8x3) mas o inversor não arrancou. ligou-se de seguida 2 strings (12x2) e começou de imediato.
aquando da instalação, foram ligadas 3 strings (8x3) mas o inversor não arrancou. ligou-se de seguida 2 strings (12x2) e começou de imediato.
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
Vectrix de lítio / Nissan Leaf / Peugeot Ion / BMW i3 REX
Microproduçao Autoconsumo
-
Autor do tópico - Membro
obrigado pela resposta, qual a marca dos seus paineis, podem ter uma tensão mais elevada pois já ouvi dizer que o kaco só começa a produzir a partir dos 350v ou seja se assim for, posso perder alguma produção se optar por duas strings.
fis simulações em ambos os inverters ( kaco,sma) e no do kaco dá erro nas tensões com 10 paineis duas strings e no sma está perfeito, gostava de colocar o kaco porque segundo dizem pode produzir um pouco mais no pico mas com o sombreamento que tenho colocar só uma string é prejudicial.
vou ainda aguardar mais comentarios e continuar nas minhas buscas pela net,
fis simulações em ambos os inverters ( kaco,sma) e no do kaco dá erro nas tensões com 10 paineis duas strings e no sma está perfeito, gostava de colocar o kaco porque segundo dizem pode produzir um pouco mais no pico mas com o sombreamento que tenho colocar só uma string é prejudicial.
vou ainda aguardar mais comentarios e continuar nas minhas buscas pela net,
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm
sergiopaz Escreveu:boas,
obrigado desde já,
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
viva,sergiopaz Escreveu:boas,
obrigado desde já,
a corrente de entrada do sma é 20a, a do kaco é 11,5a, o sma admite ate 3 strings, alem disso o sma tem transformador de isolamento o que o torna mais imune a ocorrencias externas, eu vou utilizar o sma, no entanto não digo mal do kaco, até tem um rendimento ligeiramente maior, tenho um conhecido que tem um e queixa-se que se religa com frequencia, o que não é bom porque enquanto desliga e liga perde produção... não esquecer que sma é lider mundial.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro
boas,
sim eu sei que o sma é lider mundial, nas primeiras propostas era o sma mas depois pela maior produção no pico e pelos 7 anos de garantia foi alterado, um pouco por imposição minha, mas agora depois de pesquisar um pouco e pela minha situação particular estou neste dilema.
realmente duas strings são sempre melhores que uma! mas será que todos os kaco´s estão ligados só com uma string? parece que não! mas no calculador do kaco e tambem no pvsyst não consigo simular com duas strings, dá sempre erro pela baixa tensão vinda dos paineis em dc.
obrigado
sim eu sei que o sma é lider mundial, nas primeiras propostas era o sma mas depois pela maior produção no pico e pelos 7 anos de garantia foi alterado, um pouco por imposição minha, mas agora depois de pesquisar um pouco e pela minha situação particular estou neste dilema.
realmente duas strings são sempre melhores que uma! mas será que todos os kaco´s estão ligados só com uma string? parece que não! mas no calculador do kaco e tambem no pvsyst não consigo simular com duas strings, dá sempre erro pela baixa tensão vinda dos paineis em dc.
obrigado
-
- Membro Gold
- Registado: sexta out 10, 2008 12:40 pm
os meus módulos são os suntech 185w monocristalinos. tem as características no meu tópico:sergiopaz Escreveu:obrigado pela resposta, qual a marca dos seus paineis, podem ter uma tensão mais elevada pois já ouvi dizer que o kaco só começa a produzir a partir dos 350v ou seja se assim for, posso perder alguma produção se optar por duas strings.
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=13814
cumps
www.eletricar.pt comércio de veículos elétricos
-
Autor do tópico - Membro
boas,
já vi o datasheet dos modulos do "jasmin" e como disse anteriormente a tensão é de 33v mpp ou seja dá um total de 12x33v=396v , esta tensão está perfeita para o kaco a trabalhar com duas strings, mas como vou colocar policristalinos o kaco e duas strings está fora de questão.
estou a ver o fronios ou então o solaredge, em ultimo dos casos o sma.
com o solaredge posso até ter varias inclinações( até me dava jeito).
obrigado
já vi o datasheet dos modulos do "jasmin" e como disse anteriormente a tensão é de 33v mpp ou seja dá um total de 12x33v=396v , esta tensão está perfeita para o kaco a trabalhar com duas strings, mas como vou colocar policristalinos o kaco e duas strings está fora de questão.
estou a ver o fronios ou então o solaredge, em ultimo dos casos o sma.
com o solaredge posso até ter varias inclinações( até me dava jeito).
obrigado
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
350v para o kaco trabalhar? acho que isso não está correcto... eu acredito mais (assim às cegas) nuns 125v dc...
quanto às strings, porque é que têm que chegar separadas ao inversor? não as podes juntar antes? se a voltagem e amperagem de ambas é igual, porque não ligá-las em paralelo e entrar apenas uma no inversor?
quanto às strings, porque é que têm que chegar separadas ao inversor? não as podes juntar antes? se a voltagem e amperagem de ambas é igual, porque não ligá-las em paralelo e entrar apenas uma no inversor?
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro
boas, o datasheet que está disponivel no site da kaco assim com no software pvsys o inversor tem uma tensão minima em dc de 350v e de 12a, no entanto se eu colocar 20 paineis nessas duas strings em paralelo é o mesmo que colocar uma de 19 paineis em serie? e com o sombreamento que tenho não é melhor entrarem as duas separadas no inversor ou assim como dizes o efeito é o mesmo.
o que me disseram é que se houver sombreamento parcial num sistema em serie altera em muito a produção mas com duas strings se só uma for afectada minimiza as perdas, se me fiz enteder.
obrigado desde já pela explicação...
o que me disseram é que se houver sombreamento parcial num sistema em serie altera em muito a produção mas com duas strings se só uma for afectada minimiza as perdas, se me fiz enteder.
obrigado desde já pela explicação...
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
em série, afecta. em paralelo, não. mas há aqui quem perceba disto mais do que eu... .
ps: 350v não pode ser... tenho de ver isso.
ps: 350v não pode ser... tenho de ver isso.
333.333,3 KM a bombar faísca!
-
Autor do tópico - Membro
boas,
já estou a perceber melhor a situação, estive a falar com quem sabe , e é assim:
o kaco realmente dá para trabalhar abaixo dos 350v mas tem o problema da amperagem (12a) e as duas strings em paralelo dá na ordem dos 16.5a.
a janela de 350v-600v e onde este inversor kaco consegue a sua efeciencia padrão,mas produz abaixo disso mas é desaconselhado trabalhar com altas tensões em dc
as strings na maioria dos inversores é feita virtualmente pois só teem só um controlador mpp para as 3 entradas e fazem o paralelo interiormente,expeto o aurora power one que tem 3 controladores mpp individuais e assim melhor para colocar duas ou 3 strings que tenham desempenhos diferentes ( agulos e sombreamentos).
estou quase a dicidir pelo aurora, mas ainda ando a namorar o solaredge.
já estou a perceber melhor a situação, estive a falar com quem sabe , e é assim:
o kaco realmente dá para trabalhar abaixo dos 350v mas tem o problema da amperagem (12a) e as duas strings em paralelo dá na ordem dos 16.5a.
a janela de 350v-600v e onde este inversor kaco consegue a sua efeciencia padrão,mas produz abaixo disso mas é desaconselhado trabalhar com altas tensões em dc
as strings na maioria dos inversores é feita virtualmente pois só teem só um controlador mpp para as 3 entradas e fazem o paralelo interiormente,expeto o aurora power one que tem 3 controladores mpp individuais e assim melhor para colocar duas ou 3 strings que tenham desempenhos diferentes ( agulos e sombreamentos).
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
veja o ingeteam (ingecon sun), pode ser que as caracteristicas lhe interessem, é comercializado em portugal também por uma empresa com larga experiencia á muitos anos neste sector fotovoltaico com engenharia propria.sergiopaz Escreveu:boas,
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
boas,
se a questão é suportar diferentes strings... avalie os carlo gavazzi, pois permitem 3 strings diferenciadas (3 mpt´s diferentes). o instalador é que programa se as entradas devem estar em série ou paralelo (depois de ligadas ao inversor podemos configurar o comportamento em função das diferenças obtidas entre strings com zonas de sombra ou até mesmo diferentes inclinações/orientações, através de jumpers dentro do inversor.
http://www.productselection.net/table.p ... family=000
cmps,
se a questão é suportar diferentes strings... avalie os carlo gavazzi, pois permitem 3 strings diferenciadas (3 mpt´s diferentes). o instalador é que programa se as entradas devem estar em série ou paralelo (depois de ligadas ao inversor podemos configurar o comportamento em função das diferenças obtidas entre strings com zonas de sombra ou até mesmo diferentes inclinações/orientações, através de jumpers dentro do inversor.
http://www.productselection.net/table.p ... family=000
cmps,
-
- Membro Silver
- Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm
viva,
este inversor carlo gavazzi, é superior ao kako e ao fronius.
estive a falar com um instalador que me garantiu ser este inversor o melhor do mercado por causa de ter tres strings.
as strings influenciam na produção?
cumps
jose neves
estive a falar com um instalador que me garantiu ser este inversor o melhor do mercado por causa de ter tres strings.
cumps
jose neves
-
Autor do tópico - Membro
boas,
também ouvi falar muito bem dos inversores carlo gavazzi, mas diz o meu instalador que é mais caro que os demais!!!
já "descobri" mais um inversor com dois mpps individuais, o kostal, pena ter pouca potencia de saída.
depois de muito procurar penso quase de certeza que vou para o power one, parece-me o melhor compromisso para a minha situação, mas como ainda tenho algum tempo até instalador iniciar a instalação ( aguarda os painéis) vou continuar a minha busca pelo melhor inversor.
também ouvi falar muito bem dos inversores carlo gavazzi, mas diz o meu instalador que é mais caro que os demais!!!
já "descobri" mais um inversor com dois mpps individuais, o kostal, pena ter pouca potencia de saída.
depois de muito procurar penso quase de certeza que vou para o power one, parece-me o melhor compromisso para a minha situação, mas como ainda tenho algum tempo até instalador iniciar a instalação ( aguarda os painéis) vou continuar a minha busca pelo melhor inversor.
-
- Membro Silver
- Registado: quarta jun 01, 2011 7:14 pm
ola sergio
entao por qual inversor te decidiste? e como se comporta ele?
tenho um problema parecido com o teu devido a uma chamine que vai fazer alguma sombra , e o meu sistema tambem tera de ser de duas strings.
entao por qual inversor te decidiste? e como se comporta ele?
tenho um problema parecido com o teu devido a uma chamine que vai fazer alguma sombra , e o meu sistema tambem tera de ser de duas strings.
-
- Membro Dedicado
- Registado: domingo ago 30, 2009 5:13 pm
Caro Sérgiosergiopaz Escreveu:boas,
Tenho um tópico com algumas semelhanças:
http://novaenergia.pt/forum/viewtopic.php?f=77&t=15412
Qual foi o inversor preferido? Está contente com a escolha?
Cumprimentos
(man)uel
-
- Membro Dedicado
- Registado: sexta jun 19, 2009 9:18 pm
Boa tarde, segundo diz parte da instalação vai ter alguns sombreamentos, neste caso se opta-se por um dimenssionamento com 15 modúlos de 285W e um inversor KAKO e a sua produção seriarazoavelmen-te boa atendendo aos fatores que descreveu, e assim seria só uma String.
-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
Boasjoseneves Escreveu:viva,
cumps
jose neves
Já telefonei para o "Carlo Gavazzi" por causa de um inversor e a resposta que me deram é que não davam informações pelo telefone para eu enviar as perguntas por e-mail que depois respondiam, coisa que fiz em principios de outubro e até agora nada, não devem estar interessados em vender inversores.
Vou enviar um e-mail para Espanha pode ser que me respondam:?!