Pré-dúvidas de uma (eventual) instalação de micro-produção

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
domcas
Novo membro
Novo membro
Registado: terça fev 22, 2011 2:25 pm

Pré-dúvidas de uma (eventual) instalação de micro-produção

Mensagem por domcas »

boa tarde a todos.
gostaria de pedir a vossa ajuda, dado que sou muito "verde" nestas matérias.

vivo numa pequena moradia na zona de torres vedras e gostaria de considerar a hipótese de instalar um sistema fotovoltaico para micro-produção (a potência que tenho contratada com a edp é de 6,9 kva, e por isso estava a pensar num sistema correspondente a 50% dessa potência).
infelizmente tenho a pior orientação possível (o telhado está orientado no sentido leste-oeste e não norte-sul, como seria desejável), o que me limita seriamente as coisas...inclusivamente no ano passado cheguei a considerar a hipótese da instalação de um sistema de água quente solar, mas quando o instalador cá veio a casa disse que era necessário colocar uma estrutura que orientasse o painel para sul, o que esteticamente ficava muito mau, pelo que acabei por desistir.

será que só me resta a possibilidade de um sistema com seguidor ? como também não tenho uma grande área de jardim, e dado que estes sistemas com seguidor parecem uns grandes "mamarrachos" gostava de ter um sistema o mais compacto possível. de que área necessária podemos estar a falar? e um sistema desses dá para instalar no telhado (apoiado na laje que tenho debaixo das telhas)? nesse caso será preciso algum tipo de reforço estrutural para o peso extra ?

como podem ver muitas dúvidas ....

obrigado

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Pré-dúvidas de uma (eventual) instalação de micro-produç

Mensagem por jama »

domcas Escreveu:boa tarde a todos.
gostaria de pedir a vossa ajuda, dado que sou muito "verde" nestas matérias.

vivo numa pequena moradia na zona de torres vedras e gostaria de considerar a hipótese de instalar um sistema fotovoltaico para micro-produção (a potência que tenho contratada com a edp é de 6,9 kva, e por isso estava a pensar num sistema correspondente a 50% dessa potência).
infelizmente tenho a pior orientação possível (o telhado está orientado no sentido leste-oeste e não norte-sul, como seria desejável), o que me limita seriamente as coisas...inclusivamente no ano passado cheguei a considerar a hipótese da instalação de um sistema de água quente solar, mas quando o instalador cá veio a casa disse que era necessário colocar uma estrutura que orientasse o painel para sul, o que esteticamente ficava muito mau, pelo que acabei por desistir.

será que só me resta a possibilidade de um sistema com seguidor ? como também não tenho uma grande área de jardim, e dado que estes sistemas com seguidor parecem uns grandes "mamarrachos" gostava de ter um sistema o mais compacto possível. de que área necessária podemos estar a falar? e um sistema desses dá para instalar no telhado (apoiado na laje que tenho debaixo das telhas)? nesse caso será preciso algum tipo de reforço estrutural para o peso extra ?

como podem ver muitas dúvidas ....

obrigado

boa tarde, seguidores a em cima do telhado nao é muito aconselhavel, mas ha quem arrisque, veja por ex esta foto de 2 seguidores no cimo de um telhado em sª maria da feira
e eu até sei quem foi a firma que montou essa instalaço.
Anexos
santa maria  da feira.jpg
santa maria da feira.jpg (20.81 KiB) Visto 1871 vezes
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

se não gostaste do aspeto que os paineis térmicos iriam ter, estou ansioso para ver o que achas de ver o seguidor em cima da casa.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

olhe para o meu avatar... aquilo são painéis, sim... águas viradas a nascente e poente...
tive muitas dificuldades com a instalação (em acabar com as sombras), mas parece-me que desde novembro para cá, estabilizaram. .
a previsão aponta para pouco mais de 5000kw ao fim de um ano. neste momento, já acabou o inverno e vou com 3300kw ao fim de 8 meses e meio.

passe pelo o meu tópico "a minha micro-produção" para perceber como fiz, mas passe também pelo tópico do jama "micro-produção com ajuste sazonal", pois se tiver mais espaço de telhado que eu, devia optar por uma solução como a dele (jama).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

silvameister
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jun 06, 2011 6:31 pm

Mensagem por silvameister »

CrOhN Escreveu:se não gostaste do aspeto que os paineis térmicos iriam ter, estou ansioso para ver o que achas de ver o seguidor em cima da casa.

eheheh, nunca tinha visto tal coisa... pareçem duas mosquinhas em cima do telhado :)

Responder

Voltar para “Micro-Produção”