Os valores nominais de tensão vão alterar???

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda mai 05, 2008 10:17 pm

Os valores nominais de tensão vão alterar???

Mensagem por Beppy »

boas!

ouvi rumores de que os valores da tensão nominal iriam aumentar, passando a tensão nominal, monofásica, a 240v. alguém me consegue confirmar se esta informação é verdadeira?

abraço

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Re: Os valores nominais de tensão vão alterar???

Mensagem por sergiomms »

eu tb não sei de nada, mas até acho boa ideia!
quanto maior for a tensão, menor será a corrente!!!
sergiomms

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Mensagem por RJSC »

pois, mas o problema é que mesmo que alterem o valor nominal a edp vai continuar a deixar a minha casa com algo entre 190v e 210v com médias de 200v.

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

então parece que são apenas rumores ne?

sergiomms
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta nov 15, 2007 1:05 pm

Mensagem por sergiomms »

a tensão já subiu dos 220v para os 230v, o uk desceu dos 240v para os 230v para que a europa esteja toda à mesma tensão, assim, só deverá subir se subirem todos, o que não me parece que vá acontecer de uma forma pacifica.
sergiomms

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

boas,
o que eu sei é que a tensão neste momento é de 230v mas em minha casa está muitas vezes a 244v e descobri porque a minha ups estava muitas vezes a comutar para a situação de baixar a tensão! resolvi medir a tensão e voilá 244v!!! o que eu sei é que nos aparelhos existe uma margem de segurança e que conseguem suprir essa diferença sem grande dificuldade, até porque a propria edp tem uma margem de fornecimento acima e abaixo dos 230v. por isso está com esta duvida devido a alguma situação em especial ou é só mesmo curiosidade?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Autor do tópico
Beppy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Beppy »

curiosidade!
essa margem é 10% da tensão nominal....

abraço

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

ferra Escreveu:boas,
o que eu sei é que a tensão neste momento é de 230v mas em minha casa está muitas vezes a 244v
quem me dera! é muito melhor que os meus 190v~200v. nem o aspirador anda com a mesma potência, às vezes o compressor de ar demora a arrancar e fica com o motor preso, os aquecedores aquecem menos, etc, etc...

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

rjsc Escreveu:
o que eu sei é que a tensão neste momento é de 230v mas em minha casa está muitas vezes a 244v
quem me dera! é muito melhor que os meus 190v~200v. nem o aspirador anda com a mesma potência, às vezes o compressor de ar demora a arrancar e fica com o motor preso, os aquecedores aquecem menos, etc, etc...
mas esses valores estão fora da margem legal do fornecimento de energia!! já alguma vez fez uma reclamação à edp? na minha zona existe um projecto designado "a minha rua" ligado à camara em que as reclamações que são feitas são encaminhadas para as respectivas entidades responsaveis... (embora eu tenha feito uma sobre 3 lampadas de iluminação da minha rua a cerca de um ano e nada...)
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

ferra Escreveu:
rjsc Escreveu:
mas esses valores estão fora da margem legal do fornecimento de energia!! já alguma vez fez uma reclamação à edp? na minha zona existe um projecto designado "a minha rua" ligado à camara em que as reclamações que são feitas são encaminhadas para as respectivas entidades responsaveis... (embora eu tenha feito uma sobre 3 lampadas de iluminação da minha rua a cerca de um ano e nada...)
já, por 3 vezes. das 3 vezes veio cá um técnico meter um "data loger" (aparelho que regista o valor da tensão ao longo do tempo) numa tomada durante uma semana e quando o veio recolhe-lo das 3 vezes disse que realmente os valores estão abaixo das margens permitidas mas que para resolver o problema seria necessário instalar outro posto de transformação a meio da aldeia mas que seria muito pouco provável uma vez que a edp não está para gastar dinheiro com zonas rurais, e assim aconteceu das 3 vezes, nada foi feito. estas 3 vezes foram espaçadas de um ano cada uma.
1% do prémio (nem falo no salário) mensal do senhor antónio mexia dava para instalar o novo posto de transformação, mas como ele coitadinho mal tem dinheiro para viver vão-se deixando os clientes das zonas rurais com electricidade 3º mundista.

rocker_pt
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm

Mensagem por rocker_pt »

"190v~200v"
com este nível de tensão é uma festarola para as lâmpadas incandescentes: devem durar o dobro do tempo (ou o tríplo), muito acima das 1000 horas de duração preconizadas.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

rocker_pt Escreveu:"190v~200v"
com este nível de tensão é uma festarola para as lâmpadas incandescentes: devem durar o dobro do tempo (ou o tríplo), muito acima das 1000 horas de duração preconizadas.
pois, tenho uma instalada no teto da garagem que só se muda com uma escada em v há uns 10 anos (por isso é que ainda não foi mudada para fluorescente compacta) que acende umas 30h por mês. o pior é que depois também não dão a luz que deviam.

joaoosvaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 12, 2011 11:56 pm

Mensagem por joaoosvaldo »

rjsc Escreveu:já, por 3 vezes. das 3 vezes veio cá um técnico meter um "data loger" (aparelho que regista o valor da tensão ao longo do tempo) numa tomada durante uma semana e quando o veio recolhe-lo das 3 vezes disse que realmente os valores estão abaixo das margens permitidas mas que para resolver o problema seria necessário instalar outro posto de transformação a meio da aldeia mas que seria muito pouco provável uma vez que a edp não está para gastar dinheiro com zonas rurais, e assim aconteceu das 3 vezes, nada foi feito. estas 3 vezes foram espaçadas de um ano cada uma.
1% do prémio (nem falo no salário) mensal do senhor antónio mexia dava para instalar o novo posto de transformação, mas como ele coitadinho mal tem dinheiro para viver vão-se deixando os clientes das zonas rurais com electricidade 3º mundista.
a edp é obrigada a manter esses níveis de tensão (+/- 10% de 230v: de 207 a 253) por isso não desista faça uma reclamação junto da erse, da dgeg ou mesmo da deco e vai ver que eles vão ter de resolver o problema!

mas ter em atenção o seguinte: a tensão deve estar situada entre +/-10% de 230v durante 95% do tempo de medição de uma semana (medidos em intervalos de 10 minutos). isto é o que a edp tem de cumprir obrigatoriamente.

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm

Mensagem por orbis »

em minha casa desde que não tenha coisas potentes ligadas anda entre os 238v e os 242 v. em situações de muito consumo raramente vai abaixo dos 230 v.

Leinad1
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda dez 28, 2009 3:27 am

Mensagem por Leinad1 »

eu noto que durante o inverno o microondas deixa de funcionar convenientemente. com uma tensão mais baixa tem uma quebra enorme no desempenho. preciso para ai do dobro do tempo que uso durante o resto do ano.

já cheguei a ir ao quarto de banho e mijar as escuras porque a luz não acendeu durante os 50/60 segundos que estive lá.

já para não falar que o medidor de consumos que comprei no lidl durante esta altura do ano não funciona, acusa 160v de tensão. a tensão não estará certamente a 160v, mas deve estar abaixo do que ele consegue medir e portanto passa-se da cabeça e diz que são 160v.

precisava de um aparelho para medir a tensão, mas infelizmente não tenho.

RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

leinad1 Escreveu: precisava de um aparelho para medir a tensão, mas infelizmente não tenho.
nas lojas asiáticas há multímetros a 4€. só não tem quem não quer!
embora seja melhor comprar um de 10 ou 12€ pra não ficar com coisa tão fraca.

Responder

Voltar para “Geral”