???oleo vegetal no W124 200D???

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Responder

Autor do tópico
ways200D
Membro
Membro
Registado: segunda jan 08, 2007 10:18 am

???oleo vegetal no W124 200D???

Mensagem por ways200D »

boas "entendidos"

eu possuidor de um mercedes 200d e pelo elevado preço do gasóleo sou tentado a saber um pco mais sobre o óleo vegetal ou biodiesel como alternativa de energia. mas gostava de poder fazer tal consumo sem ir afectar a mecânica do meu único meio de transporte.
já agora qual a diferença entre ov e biodiesel?

Fry
Staff Member
Staff Member
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm

Mensagem por Fry »

o biodiesel é isto.

o ovd é isto.

a mecanica é valorizada pela melhor lubrificação do motor em ambos os casos, se seguires as normas correctamente.
abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Autor do tópico
ways200D
Membro
Membro

Mensagem por ways200D »

fry Escreveu:o biodiesel é isto.

o ovd é isto.

a mecanica é valorizada pela melhor lubrificação do motor em ambos os casos, se seguires as normas correctamente.
abraço
na sua opinião qual as alterações recomendadas deveria eu fazer no meu 200d para que não estragasse nada..

sem alteração nenhuma e usar ov quais eram os estragos?

obrigada

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

não sou defensor no uso de oleos vegetais nos motores sem kit.
se têns acesso ao oleo podes montar um kit ou ir arriscando apenas uma pequena percentagem juntamente com o gasoleo.

fazer bd é a solução mais correcta, caso não queiras montar kit.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

Autor do tópico
ways200D
Membro
Membro

Mensagem por ways200D »

fry Escreveu:não sou defensor no uso de oleos vegetais nos motores sem kit.
se têns acesso ao oleo podes montar um kit ou ir arriscando apenas uma pequena percentagem juntamente com o gasoleo.

fazer bd é a solução mais correcta, caso não queiras montar kit.
bd entendo que seja biodiesel... então para utilizar biodiesel não é necessário qualquer alteração. onde é possivel ter acesso a biodiesel e quais os custos? ainda compensa como o ov?

Fry
Staff Member
Staff Member

Mensagem por Fry »

têns oleo usado de fonte segura? o biodiesel não necessita qualquer alteração como acabaste de ler. não existem postos de venda de bd por enquanto, terás de o fazer. presentemente fica entre 30 a 35 cts se tiveres o oleo de borla. caso optes pelo ovd terás de montar um kit.
Range Rover OVU30
Sócio Nº 4

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá ways200d, bem vindo ao forum
é como diz o fry, no caso de optares pelo bd não necessitas de qualquer adaptação. particularmente se gostares de quimica e não te importares de manobrares com produtos corrosivos e neurotoxicos
no entanto tens um carro quase ideal para a queima de ovd. de facto os w123, para além da configuração do motor, com pré-câmara de combustão, vêm equipados com bombas bosch em linha e bomba de transferência mecânica independente. estes três factores eliminam ou reduzem alguns dos riscos de teres problemas desde que observes alguns preceitos.
um dos principais é, caso não instales um kit à partida, observares as limitações constantes desta tabela: http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf ( o teu motor está descrito na 1ª coluna à esquerda). de qualquer forma é sempre aconselhável proceder ao pré-aquecimento do combustivel, e ainda verificar se o sistema de injecção está em condições e afinado.
saúde da boa!

Autor do tópico
ways200D
Membro
Membro

Mensagem por ways200D »

manuelcar Escreveu:olá ways200d, bem vindo ao forum
é como diz o fry, no caso de optares pelo bd não necessitas de qualquer adaptação. particularmente se gostares de quimica e não te importares de manobrares com produtos corrosivos e neurotoxicos
no entanto tens um carro quase ideal para a queima de ovd. de facto os w123, para além da configuração do motor, com pré-câmara de combustão, vêm equipados com bombas bosch em linha e bomba de transferência mecânica independente. estes três factores eliminam ou reduzem alguns dos riscos de teres problemas desde que observes alguns preceitos.
um dos principais é, caso não instales um kit à partida, observares as limitações constantes desta tabela: http://www.oliomobile.org/documents/clehvb_35.pdf ( o teu motor está descrito na 1ª coluna à esquerda). de qualquer forma é sempre aconselhável proceder ao pré-aquecimento do combustivel, e ainda verificar se o sistema de injecção está em condições e afinado.
saúde da boa!

pelo que me diz e o que percebi no quadro posso então andar de 30 a 50% ov sem problemas? o sistema de pré aquecimento que me fala é mto dispendioso? onde me posso dirigir para o fazer? (braga)
obrigada.

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

acabei de adquiri um para o meu saxo e custou-me 47.8 mais portes. este utiliza a agua do circuito de aquecimento do habitáculo para aquecer o oleo e tem uma potencia pouco superior a 1kw. para o mercedes fiz eu mesmo um que encosta na cabeça do motor, do lado do colector de escape, e cumpre o mesmo efeito. se tiveres alguma habilidade para a bricolage podes fazer muitas das adaptações. se não, procura nos classificados que tens lá anuncios de fabricantes e comerciantes.
atenção que o simples pré-aquecimento, não te permite aumentar as percentagens que viste na tabela, permite apenas o motor lidar melhor com o incremento de viscosidade do combustivel. resta acrescentar que adiciono também 5% de gasolina sobre o total de combustivel, quer mistura, quer gasoleo apenas, e que quando uso apenas gasoleo adiciono ainda meio litro de oleo 2t por deposito. o meu motor é da década de 80 e não gosta tanto deste novo gasoleo com baixo teor de enxofre. creio que o 123 tem uma bomba de purga manual que o meu não tem, se assim for podes remeter o retorno do combustivel para o tubo de alimentação antes da bomba de transferencia, assim a referida bomba realiza ainda menos esforço.

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”