metodos de lavagem do biodiesel...

Local onde se pode colocar tópicos com receitas e protocolos.
Também serve para fotos e vídeos sobre as nossas experiências.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

metodos de lavagem do biodiesel...

Mensagem por Garras »

encontrei uma tabela engracada relativamente a formas de lavagens do biodiesel e as percentagens de glicerina e de soda com que ficam no final da dita lavagem. deixo aqui a tabela pra consultarem (atencao que isto sao valores medidos uma unica vez, logo, se o fizermos em casa ficamos com valores aproximados)

estrategia ---- glicerina ------- alcalinidade combinada ------ acidez
(de lavagem) -------- (%) ------------ (mmol naoh/g) ---------(mg koh/g)
sem purificar ------- 1,30 ------------- 0,0300 ------------------- 1,12
lavagem(h2o)3x ---- 0,01 -------------- 0,0010-------------------- 0,21
lavagem ácida 3x ---- 0,05 -------------- 0,0020-------------------- 0,42
passagem em resina -- 0,04 ------------ <0,0010-------------------- 1,96
catiônica 1x
adição de solvente ----- 0,01 ------------- <0,0010--------------------0,91
(+ resina 1x)

como estratégias de purificação do biodiesel foram definidos dois procedimentos básicos:
a) lavagem com água destilada ou com água acidificada (h3po4 0,6moll-1)
b) passagem por uma resina de troca catiônica. neste caso, foi adotada uma alternativasem e com a adição de um solvente apolar durante a fase de separação da glicerina.
para avaliar a eficiência das estratégias, monitorou-se três indicadores: glicerina livre, acidez e alcalinidade combinada . a tabela resume as estratégias de purificação, bem como os resultados dos indicadores de qualidade escolhidos. dentre as estratégias analisadas, a lavagem triplacom água (5%, 10%, 10% m/m) e a passagem pela resina após a adição do solvente apolar foram os métodos que apresentaram os melhores resultados para o teor de glicerina livre.


espero que isto seja util ara alguem e ja agora...sera que filtro de resina é mt caro ??? pareceu me porreiro.

grande abraco pessoal

ps: peco desculpa pela confusao de tracos e espacos tortos mas fio pra tormar a coisa mais rapida. axo k da pra entender a ideia
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

a agua é o metodo mais eficiente, quer em custo quer em desempenho.
quanto ao filtro nao faço ideia dou-me bem com a agua...
VW Golf3 TD 190kkm
->B50

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
Garras
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 47
Registado: quarta dez 20, 2006 6:05 pm

Mensagem por Garras »

pois...eu nao discordo do facto da agua ser um excelente metodo... mas pensa la cmg... s eesse fitro de resina cationica nao for excessivamente caro, ate axo que seja um bom investimento e acima de tudo poupa se mt agua. penso que uma passagem por filtro de resina e a seguir uma unica lavagem com agua e a coisa ficava resolvida.

penso eu de que !!!!
ainda vou tentar saber o preco do filtro...quando souber digo...entretando se alguem tiver esses precos...a malta agradece !!


grande abraco a tods e fiquem bem !
Caramba... quanto mais estudo, mais materia encontro pra estudar...!!

Avatar do Utilizador

luismiguel
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 101
Registado: domingo jul 09, 2006 10:41 pm

Mensagem por luismiguel »

a pagina do filtro li assim de "raspante", nao digo que é mau entendes...
vê lá entao o preço do filtro, eu nao vi na pagina talvez tenhas de entrar em contacto com eles.
entao ainda temos de lavar uma vez com agua? o ideal era passar por esse filtro e sair tudo limpo e seco.
aqui á tempos vi num forum um individuo que estava a fazer umas experiencias com magnetizaçao do bio, pelo que entendi ele estava a tentar lavar o bio magnetizando-o, depois nunca mais vi a continuaçao do trabalho dele...
VW Golf3 TD 190kkm
->B50


barbas
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 464
Registado: sábado abr 01, 2006 10:40 am
Localização: Carnaxide/Oeiras

Mensagem por barbas »

estou inclinado para a opinião do garra, mas inada nao tive oportunidade de testar.

filtar mesmo a 5 microns ou 1 micron com filtro de água normal logo depois da decantação.

depois lavar uma única vez.

com a filtragem o bio fica quase transparente, mas ao fazer o teste da lavagem a água sai leitosa, daí uma lavagem final com água.

julgo que essa filtragem tambem vai evitar muita emulsão.

alguém que teste isto com uma quantidade maior...

em 1/2 litro funcionou muito bem.

barbas

Responder

Voltar para “Experiências e Protocolos”