Contador bidireccional

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
koalakoala
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta out 21, 2009 4:22 pm

Contador bidireccional

Mensagem por koalakoala »

boa noite colegas, tenho uma dúvida que é a seguinte.
os contadores de energia usados nas micro-gerações são bidireccionais, ou seja deixam passar a corrente eléctrica no sentido inversor/rede e rede/inversor.
ora se temos tensão da rede aos terminais do inversor (isto para se poder fazer o sincronismo com a rede), se houver corrente a circular no circuito, por pouco que seja, temos consumo do lado do inversor, ora bem, como é que os contadores se comportam nesta situação?
contam o consumo inverso e descontam na energia produzida? ou pura e simplesmente não ligam para esta corrente inversa que circula?

cumps
koalakoala

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Re: Contador bidireccional

Mensagem por jama »

koalakoala Escreveu:boa noite colegas, tenho uma dúvida que é a seguinte.
os contadores de energia usados nas micro-gerações são bidireccionais, ou seja deixam passar a corrente eléctrica no sentido inversor/rede e rede/inversor.
ora se temos tensão da rede aos terminais do inversor (isto para se poder fazer o sincronismo com a rede), se houver corrente a circular no circuito, por pouco que seja, temos consumo do lado do inversor, ora bem, como é que os contadores se comportam nesta situação?
contam o consumo inverso e descontam na energia produzida? ou pura e simplesmente não ligam para esta corrente inversa que circula?

cumps
koalakoala
nao descontam, contam o consumo inverso, so que é uma coisa tao insignificante que quase nao se nota a minha mp esta a trabalhar a mais de um ano e o contador continua no sentido inverso a zero. agora se nos cabos que veem da rede ao inversor ligar qualquer equipamento da casa, ai sim começa a marcar a serio, essa é uma das razoes porque que os contadores da mp sao bi-direcionais porque senao de dia o pessoal metia na rede e á noite consumia (pela porta do cavalo).
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

jama Escreveu: nao descontam, contam o consumo inverso, so que é uma coisa tao insignificante que quase nao se nota a minha mp esta a trabalhar a mais de um ano e o contador continua no sentido inverso a zero. agora se nos cabos que veem da rede ao inversor ligar qualquer equipamento da casa, ai sim começa a marcar a serio, essa é uma das razoes porque que os contadores da mp sao bi-direcionais porque senao de dia o pessoal metia na rede e á noite consumia (pela porta do cavalo).
o xantrex consome durante a noite com a porta de comunicações activa. em 8 meses de mp o contador assinala 2 kw consumidos... são descontados na facturação.

Valter Silva
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm

Mensagem por Valter Silva »

koalakoala Escreveu:boa noite colegas, tenho uma dúvida que é a seguinte.

cumps
koalakoala
aponta no sentido inverso.... o meu sma em 2 anos (quase) tem cerca de 4kwh consumidos.... a edp factura essa energia ao preço que te compra!....

nos seguidores o consumo é superior e rondará os 10kwh num ano.

abraço
Tell me and I forgot, show me and I remember, involve me and I understand. Provérbio chinês
Yaris 1.4 D4D 75HP
Imagem

Responder

Voltar para “Micro-Produção”