Qual a máxima potência que aguenta inversor?
-
Mribeiro1
Autor do tópico - Membro

- Registado: segunda fev 07, 2011 9:15 am
Qual a máxima potência que aguenta inversor?
bom dia
estou confuso com uma coisa: qual a máxima potência em paineis que aguenta o inversor "kaco 3600xi". tenho 3.68 de potência atribuída e estou inclinado a colocar 4.2, 4.3 ou 4.4. assim, gostaria de saber:
1 - este inversor trabalha com estas potências?
2- se não "aguenta", qual é aconselhável?
obrigado desde já.
estou confuso com uma coisa: qual a máxima potência em paineis que aguenta o inversor "kaco 3600xi". tenho 3.68 de potência atribuída e estou inclinado a colocar 4.2, 4.3 ou 4.4. assim, gostaria de saber:
obrigado desde já.
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
Re: Qual a máxima potência que aguenta inversor?
nas especificações diz: "max generator output" 4.4kw.
-
PaulOL
- Membro Gold

- Registado: quinta nov 05, 2009 10:27 pm
mribeiro1 Escreveu:bom dia
obrigado desde já.
boas! mribeiro1
qualquer dessas potencias não tem problema para o kaco3600 (3.68), eu pessoalmente apostava mais para os 4600w (dizem os entendidos que + 5% fica dentro da margem de segurança) se o sistema for fixo ainda está mais à vontade, pois poucas vezes irá por o inversor no máximo (4000w) e serão apenas picos momentanios!
-
Valter Silva
- Membro Silver

- Registado: segunda ago 11, 2008 12:05 pm
mete 4400....paulol Escreveu:mribeiro1 Escreveu:bom dia
obrigado desde já.
boas! mribeiro1
qualquer dessas potencias não tem problema para o kaco3600 (3.68), eu pessoalmente apostava mais para os 4600w (dizem os entendidos que + 5% fica dentro da margem de segurança) se o sistema for fixo ainda está mais à vontade, pois poucas vezes irá por o inversor no máximo (4000w) e serão apenas picos momentanios!
nunca se devem esquecer que quando se sai fora do que o fabricante especifica a garantia vai ao tecto!....
-
visitante1
- Membro Platinium

- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
não é só a garantia que se vai... o problema é quando começarem a avariar fora da garantia (acho eu que todos estão cientes que não vão ter 10 ou 15 anos de produção sem o inversor avariar). e quando isso acontecer lá se vai parte do ano de produção.
por isso é melhor manter dentro dos parametros do fabricante que já os coloca bem optimizados para ter a melhor performance.
subdimensionar um inversor mesmo que seja por picos causa uma fadiga neste que mais tarde ou mais cedo se vai notar da pior forma.
por isso não arrisque muito se tiver uma visão a longo prazo.
cumprimentos
por isso é melhor manter dentro dos parametros do fabricante que já os coloca bem optimizados para ter a melhor performance.
subdimensionar um inversor mesmo que seja por picos causa uma fadiga neste que mais tarde ou mais cedo se vai notar da pior forma.
por isso não arrisque muito se tiver uma visão a longo prazo.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
Mribeiro1
Autor do tópico - Membro

bem, segundo percebi das vossas ajudas, então num sistema fixo, para 3.68 de potência atribuída, posso colocar este inversor e posso instalar até 4.4. obrigado a todos.
-
PaulOL
- Membro Gold

boas!
claro que pode, mas não haja ilusões em fixo com 4400w de paineis, raramente vai ter em potencia ca 4000w e serão (como já referi) picos momentaneos que não vão trazer problemas para o inversor. os instaladores (engºs) sabem qual a margem em segurança e não pondo em risco a garantia, que podem ir além do especificado pela marcas nos catalogos da potencia máxima permitida em fv.
deixo um aconselho, para optimizar em fixo instale com uma inclinação por volta dos 35º, ideal para todo o ano!
claro que pode, mas não haja ilusões em fixo com 4400w de paineis, raramente vai ter em potencia ca 4000w e serão (como já referi) picos momentaneos que não vão trazer problemas para o inversor. os instaladores (engºs) sabem qual a margem em segurança e não pondo em risco a garantia, que podem ir além do especificado pela marcas nos catalogos da potencia máxima permitida em fv.
deixo um aconselho, para optimizar em fixo instale com uma inclinação por volta dos 35º, ideal para todo o ano!
-
Mribeiro1
Autor do tópico - Membro

paulol Escreveu:boas!
obrigado mais uma vez, essa dos 35 graus fica na "agenda". para leigos como eu, isto tem muitas variáveis... quais serão as mais importantes? vamos lá a ver. breve coloco aqui orçamentos finais para opinião. obrigado
-
PaulOL
- Membro Gold

mribeiro1 Escreveu:paulol Escreveu:boas!
obrigado mais uma vez, essa dos 35 graus fica na "agenda". para leigos como eu, isto tem muitas variáveis... quais serão as mais importantes? vamos lá a ver. breve coloco aqui orçamentos finais para opinião. obrigado
boas!
alem de bom equipamento ...inclinação (ideal para todo o ano) e orientação sul!
-
sergiopaz
- Membro

- Registado: sábado jan 15, 2011 5:10 pm
bem em relação aos 35º só se estiver no azimute 0º, no meu caso com estou com o azimute 44º a melhor inclinação são 23º portanto não é tão linear assim estes valores tirados do soft pvsys.
no entanto deve ser o instalador a dar-lhe a melhor inclinação para o seu caso.
-
Mribeiro1
Autor do tópico - Membro

ok percebi a ideia. obrigada!sergiopaz Escreveu:bem em relação aos 35º só se estiver no azimute 0º, no meu caso com estou com o azimute 44º a melhor inclinação são 23º portanto não é tão linear assim estes valores tirados do soft pvsys.
-
Patalhetas
- Membro Silver

- Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm
boas,
para saber a inclinação mais correcta, fica aqui uma boa opção para consulta:
http://simnospodemos.webs.com/inclinaodospainis.htm
e venha o solll
para saber a inclinação mais correcta, fica aqui uma boa opção para consulta:
http://simnospodemos.webs.com/inclinaodospainis.htm
e venha o solll
-
PaulOL
- Membro Gold

sergiopaz Escreveu:bem em relação aos 35º só se estiver no azimute 0º, no meu caso com estou com o azimute 44º a melhor inclinação são 23º portanto não é tão linear assim estes valores tirados do soft pvsys.
boas!
muito sinceramente não entendi nada do seu raciocínio, muito menos o resultado final...!!!
eu também sou de aveiro e costumo referir os 35º de inclinação ideal para todo o ano porque a latitude é 40, se estiver noutra latitude então siga o link que o "patalhetas" colocou no post anterior, é uma boa orientação!
-
CrOhN
- Membro Gold

- Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm
com esse azimute (não mencionas se é este ou oeste, o que pode fazer diferença em locais com nevoeiros matinais, ou outros fenómenos meteorológicos que variam ao longo do dia), a diferença de 35º para 23º na inclinação, é desprezável, ficando ao critério do instalador o que ficar mais estético. agora do azimute de 44º para os 0º, aí, a diferença de produção, já é substancial.sergiopaz Escreveu:bem em relação aos 35º só se estiver no azimute 0º, no meu caso com estou com o azimute 44º a melhor inclinação são 23º portanto não é tão linear assim estes valores tirados do soft pvsys.
-
sergiopaz
- Membro

- Registado: sábado jan 15, 2011 5:10 pm
desculpem se não fui bem explicito, mas o que queria dizer em relação ao azimute 44, na realidade o quero dizer é que em relação ao sul , o meu telhado e para a instalação em causa está -44º.