Questão pertinente, ou não?
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: terça mar 15, 2011 3:20 pm
Questão pertinente, ou não?
boa noite.
tenho uma questão à qual ainda não encontrei resposta (espero não estar a ser ignorante).
sei que a edp paga a energia, cerca de, 5x acima do valor a que nos cobra e, visto que, os relatos de micro-produtores falam de pagamentos mensais a rondar os 300€, alguns até mais, é bastante bom.
o que quero saber é se após se conseguir o retorno do investimento nos colectores solares fotovoltaicos para micro-produção de electricidade, seja em 8/10 ou 12 anos, a edp mantém o pagamento 5x acima? ou, o que acontece?
obrigado.
tenho uma questão à qual ainda não encontrei resposta (espero não estar a ser ignorante).
sei que a edp paga a energia, cerca de, 5x acima do valor a que nos cobra e, visto que, os relatos de micro-produtores falam de pagamentos mensais a rondar os 300€, alguns até mais, é bastante bom.
o que quero saber é se após se conseguir o retorno do investimento nos colectores solares fotovoltaicos para micro-produção de electricidade, seja em 8/10 ou 12 anos, a edp mantém o pagamento 5x acima? ou, o que acontece?
obrigado.
-
- Membro Silver
- Registado: segunda jan 19, 2009 4:50 pm
Re: Questão pertinente, ou não?
ola
a edp paga aquilo que assinou no contracto pelo tempo la descrito
cada vez os contratos tem valores menores
os paineis produzem quando ha maior consumo de dia e mais no verao
a edp paga aquilo que assinou no contracto pelo tempo la descrito
cada vez os contratos tem valores menores
os paineis produzem quando ha maior consumo de dia e mais no verao
Tomando porpoções quase religiosas a instituição monetária estabelecida existe como uma das formas mais incontestadas de fé que existe.
-
Autor do tópico - Membro
boa noite.
sim compreendo isso do contrato. mas após terminar esse contrato, o que acontece?
sim compreendo isso do contrato. mas após terminar esse contrato, o que acontece?
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
para o ano de 2011 a tarifa é de 38 centimos por kwh durante os primeiros 8 anos inclusivé, os restantes 7 anos é de 22 centimos, durante os 15 anos de contrato.
todos os anos a tarifa baixa 2 centimos, ou seja para contratos em 2012 já só vai receber 36/20 respectivamente durante 8/7 anos.
no fim dos 15 anos passa a receber o preço do regime geral caso opte por se manter ligado a rede publica de venda, ou seja recebe o mesmo valor que paga pelo khw da energia que consome. se fosse agora receberia cerca de 13 centimos por kwh uma vez que e +-esse o valor de momento.
cumprimentos
todos os anos a tarifa baixa 2 centimos, ou seja para contratos em 2012 já só vai receber 36/20 respectivamente durante 8/7 anos.
no fim dos 15 anos passa a receber o preço do regime geral caso opte por se manter ligado a rede publica de venda, ou seja recebe o mesmo valor que paga pelo khw da energia que consome. se fosse agora receberia cerca de 13 centimos por kwh uma vez que e +-esse o valor de momento.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Platinium
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
olhe que, pesquisando aqui no fórum, encontra toda a informação que pretende.
actualmente, os contratos estão a ser feitos a 0,38€ o kwh para os primeiros 8 anos. ou seja, atendendo a uma produção prevista entre os 5000 e os 8500 kwh anuais, recebe-se entre 1900 e 3230 euros anuais. nos 7 anos seguintes, recebe-se o kw a 0,22€. o que, para a mesma produção, dará entre 1100 e 1870 euros. depois disso (15 anos), passará a receber ao valor de compra (o mesmo que paga à edp, actualmente acho que é 0,14€).
um bom instalador fará a sua instalação render o máximo, visto que tem condições para isso.
assim, se pesquisasse nos tópicos que temos sobre micro-produção, veria que pode investir entre 15 mil e 20 mil euros e abater esse investimento entre 5 a 7 anos.
quanto aos solares térmicos, esses, pagam-se a si próprios em 2 ou 3 anos.
actualmente, os contratos estão a ser feitos a 0,38€ o kwh para os primeiros 8 anos. ou seja, atendendo a uma produção prevista entre os 5000 e os 8500 kwh anuais, recebe-se entre 1900 e 3230 euros anuais. nos 7 anos seguintes, recebe-se o kw a 0,22€. o que, para a mesma produção, dará entre 1100 e 1870 euros. depois disso (15 anos), passará a receber ao valor de compra (o mesmo que paga à edp, actualmente acho que é 0,14€).
um bom instalador fará a sua instalação render o máximo, visto que tem condições para isso.
assim, se pesquisasse nos tópicos que temos sobre micro-produção, veria que pode investir entre 15 mil e 20 mil euros e abater esse investimento entre 5 a 7 anos.
quanto aos solares térmicos, esses, pagam-se a si próprios em 2 ou 3 anos.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Platinium
só agora vi que o pnunes já lhe tinha respondido.
-
Autor do tópico - Membro
boa tarde.
pnunes e volt muito obrigado pelas respostas, era mesmo isso que queria saber.
acham que no final desse contrato com a edp é vantajoso manter a micro-produção a produzir para a edp? não se poderia produzir para uso próprio, permitindo assim deixar de pagar electricidade?
estas questões surgem-me pois estou a ponderar seriamente a micro-produção, mas queria tentar tirar o máximo proveito disto.
obrigado
pnunes e volt muito obrigado pelas respostas, era mesmo isso que queria saber.
acham que no final desse contrato com a edp é vantajoso manter a micro-produção a produzir para a edp? não se poderia produzir para uso próprio, permitindo assim deixar de pagar electricidade?
estas questões surgem-me pois estou a ponderar seriamente a micro-produção, mas queria tentar tirar o máximo proveito disto.
obrigado
-
- Membro Platinium
para já, acho que não. afinal, ficaremos a usar a rede como se fossem baterias e não precisámos de as comprar...
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
no meu caso especifico (ainda nao tenho micro-produçao) 6 000kw ano é o triplo do meu consumo, se hoje pago 30€ mensais, receberia 90€, por isso compensa ficar ligado a rede. para ter independência energética teria de fazer um investimento elevado e sem retorno nas baterias.