Microprodução, duvidas.

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
rpadrao34
Membro
Membro
Registado: quinta mar 03, 2011 3:31 pm

Microprodução, duvidas.

Mensagem por rpadrao34 »

boa tarde a todos.

estou seriamente a ponderar a minha entrada no mercado da microprodução, inclusive já tenho a conta para pagar do registo !!! falta isso...
já tenho alguns orçamentos (que aqui na madeira variam entre os 19000€ e os 19600€, sistema fixo 18 painéis 4140 | inversor kaco 3600xi 3.45, chave na mão mais solar 300l circulação forçada)

o que gostaria de saber era a opinião de produtores que tenham realizado o registo este ano (0,38€ | 8 anos), pois pelo que tenho lido, a maioria ainda conseguiu um regime bastante atraente, até 0,55€ (5 anos) no minimo, o que ainda é uma diferença considerável...

sei também que ainda estamos no inicio do ano e janeiro/fevereiro o sol não aparece

mas na realidade será que ainda compensa investir (pois vou recorrer à banca), com este valor a ser pago por kw 038€??

partilhem a experiência.

obrigado.

pepelento
Membro
Membro
Registado: segunda mar 14, 2011 8:45 pm

Re: Microprodução, duvidas.

Mensagem por pepelento »

pois, eu que já estava entusiasmado para comprar um sistema, já andei a pedir orçamentos e tudo, arrefeci quando vi que agora se paga a 0,38€.... quase metade. se assim for, o socas que meta paineis na casa dele

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

os 0,38€ por kw durante 8 anos dão mais do que os 0,55€ durante 5 anos. é fazer as contas... por cada 1000kw anuais recebem (8 anos a 0,38€) 3040€ ou (5 anos a 0,55€) 2750€.

pensem antes de mandar "bitaites". eu também não gosto do sócrates, mas tenho outras razões.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

pepelento
Membro
Membro

Mensagem por pepelento »

não me conhece, senão saberia que não é meu hábito "mandar bitaites".

realmente, fazendo contas de merceeiro tem toda a razão. mas veja bem que fez mal as contas num caso está a contar 5 anos, no outro conta 8 anos. as contas que deveria fazer são:

8x1000x0.38=3040

5x1000x0.55+3x1000x(0.55-x)=???

e mesmo assim não sei (saberá você melhor do que eu, por isso lhe perguntei a si e aos outros companheiros do fórum) se o valor que se recebe após os 5 anos não será superior aos 0,38€ em oferta para as novas inscrições neste ano.

e nem conta com o facto quem recebeu 0.55€ nos primeiros 5 anos investir a diferença (para os 0.38), o que irá gerar benefício.

e nem conta com o facto de que as leis agora parecem ser efémeras, mais uma vez dando vantagem aos 0.55€ em 5 anos em vez de 0.38€ em 8 anos.

e mais poderia adiantar.

espero que não fique ressentido pelo reparo, eu pelo menos não fiquei e espero aprender consigo e com todo o fórum. quanto melhor estiver informado, melhor poderei fazer uma escolha acertada.

mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

pepelento Escreveu:pois, eu que já estava entusiasmado para comprar um sistema, já andei a pedir orçamentos e tudo, arrefeci quando vi que agora se paga a 0,38€.... quase metade. se assim for, o socas que meta paineis na casa dele
eu, se tivesse condições, teria painéis e aerogerador para produzir energia para consumo próprio e não para venda: só isso era um bom investimento.
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

pepelento Escreveu:não me conhece, senão saberia que não é meu hábito "mandar bitaites".
o "bitaite" foi mesmo referência à "boca" do sócrates. quando diz o que disse (o "bitaite"), dá a entender que já não "compensa" investir por receber um valor mais baixo, quando, na realidade, recebe um valor mais baixo, sim, mas por mais 3 anos... se procurar no fórum, vai ver que estas questões não são novas e a resposta a elas já cá está há muito tempo, no entanto, para vos facilitar a vida (caso não se queiram dar ao trabalho de procurar), eu disse o que sei.
são, à luz das novas regras, 8 anos a receber 0,38€ por kw e mais 7 anos a 0,22€. no caso dos que registaram ao abrigo das regras antigas, são 0,55€ (ou 0,58€, ou 0,62€, ou 0,65€) durante 5 anos. os anos seguintes são uma incógnita, visto que não há referência a tal no decreto-lei.

faça as contas. eu dei o exemplo de 1000 kw, quando, na realidade, a produção fica entre 5 a 8 (ou 9) vezes mais. ou seja, entre os valores que estão garantidos, multiplique a diferença (290€) pela produção real (até 8 ou 9 vezes mais) e depois diga o resultado...

eu não sou demagogo nem merceeiro. se só falei nos 5 anos, é porque só há informação para esses 5 anos. se quer mesmo me acusar de algo, por favor, informe-se primeiro. se é esse o seu objectivo (aprender), porque é que tem essa postura?

quanto ao ressentimento, não se preocupe. o mundo virtual é um, o mundo real é outro. .

pepelento
Membro
Membro

Mensagem por pepelento »

obrigado pelos esclarecimentos!

é que ando com uma dúvida existencial:

1-investir num leaf

ou (que os €€€ não dão para tudo )

2-investir numa maxi-scooter elétrica + microgeração.

por isso estou a tentar ver as contas ao pormenor. este fórum é excelente, mas tem tanta informação que às vezes é dificil em pouco tempo entender bem as coisas. e isto do preço do kw parece o preço dos bilhetes de avião.

já agora, acham mais vantajosa a opção 1 ou a 2?

apesar de este não ser o sítio, dentro das maxi-scooter, qual a melhor opção

1-vectrix vx1 (nimh, que as de lítio pelo que vi nos sites estrangeiros vão custar mais 3500~4000€...)

ou

2-sw predator gti 60ah?

(ou outra opção).

tenho lido todos os tópicos que posso no fórum acerca desdes assuntos, mas as dúvidas persistem.

obrigado desde já pela ajuda.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

@pepelento
eu neste momento estou com a minha microgeração a começar, ainda ando na parte do papéis !!!
mas neste momento só me preocupa mesmo a eficiencia do sistema, pois alem dos beneficios emediatos....não nos podemos esquecer que nunca mais vamos ter a mesmo fatura de energia ao final do mês. pois mesmo que ao fim do tempo de bonificação vamos sempre produzir de forma amortizar a fatura de consumo.
e claro a parte ambiental....sempre é melhor ter os telhados cheios de paineis do que um reator nuclear a porta ehehehehhe
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

bom, os cenários são completamente diferentes e dependem de algo muito importante:
- você.

ps: a nova vectrix, no máximo dos máximos, custará mais 2 mil euros que a anterior. marque as minhas palavras.

pepelento
Membro
Membro

Mensagem por pepelento »

pois, as 2 hipóteses são bem diferentes como denominador comum têm apenas o plafond...

a 2ª hipótese é a que mais me agrada, mas...

-estava com medo que os paineis não se pagassem a eles próprios em tempo razoável (parece que eu estava enganado, ainda bem)

-a autonomia nas maxi-scooters é que me mete algum medo.

questão importante: os mais 2mil € no máximo são para a li+ ? é que com uma autonomia de entre 88 a 136 km, já seria suficiente.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

não. em termos de preços, da li+ não sei muito... nos us, a versão li+ custa 4 mil dólares a mais que a original. são quase 3 mil euros, fazendo a conversão para a nossa moeda.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”