mercedes 220d de 1973

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

mercedes 220d de 1973

Mensagem por greenmove »

ora boas a todos!

tornei me recentemente possuidor duma reliquia...um mb 220d de 1973, nao resisti...é muito antigo mas tá impecável, muito bonito mesmo! foi a maneira de me iniciar no o.v.
http://www.fileden.com/public/2007/2/23 ... 728738.jpg

já rolei 700 km a 10% de o.v., sem problemas, desenvolve até melhor, não faz fumo nenhum...tou muito contente , com a reliquia..que é mais velha que eu.
gostava de instalar um kit, para aumentar a percentagem, estava a pensar num kit de 2 depósitos, mas as dúvidas sao tantas....estudei vários esquemas aqui no forum, e acho que compreendi quase tudo...1 válvula de 3 vias para fazer a comutaçaõ, o permutador, o filtro, penso serem os pontos chave, será necessário também 1 bomba auxiliar??

aqui no trabalho tenho óleo usado aos pontapés...só nao sei se é adequado, a marca é vaqueiro fritplus, gordura 100% vegetal e os ingredientes sao oleos e gorduras vegetais simples e hidrogenados, antioxidante (tocoferol), quando está novo parece 1 pasta branca, depois de aquecido fica liquido e nao torna a empastar...será que é bom para o que nós queremos??

aproveito para dar os parabens a todos, pelo óptimo trabalho que se tem feito neste forum, partilha de conhecimentos e ideias, respira se 1 bom clima aqui!
Última edição por greenmove em sexta fev 23, 2007 9:54 pm, editado 1 vez no total.

Avatar do Utilizador

hynek
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2135
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm
Localização: Viseu

Re: mercedes 220d de 1973

Mensagem por hynek »

tenta saber que bomba injectora tem o carro, embora o mais provável é ter uma bosh em linha. se for essa não será difícil fazer adaptação. aqui encontras alguma informação útil:

http://seealte.europecon.net/home/index.php

o ov usado é preciso tratar. lavar ou/e filtrar. desde que fique suficientemente líquido, tudo ok. podes instalar um tubo de combustível com maior diâmetro, eventualmente uma bomba auxiliar, o indispensável pré-aquecimento por permutador e eléctrico. uma válvula para comutação do combustível, etc.....
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

deve ser uma máquina lindissima se estiver estimado.
Imagem
vale a pena investires num kit e andares quase de borla pena é que esse oleo hidrogenizado nao serve, nem para o carro nem infelizmente para a saúde de quem come os fritos
abraço
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

ANCCO
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 120
Registado: segunda jul 24, 2006 4:18 pm
Localização: Sorriso - Mato Grosso - Brasil

Mensagem por ANCCO »

fry,

até onde sei, pensei que o óleo vegetal hidrogenado fosse melhor para consumo como combustível, devido ao baixo índice de iodo (menor que 120), conforme preconiza a elsbett; sei, contudo, que trata-se de um óleo mais viscoso, podendo até mesmo solidificar abaixo de certas temperaturas. o fato do índice de iodo ser menor que 120 inibe a polimerização, daí pensei ser uma boa alternativa, porém me deixaste em dúvida
Forte abraço a todos além-mar
ANCCO


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

amigo ancco

talvez no brasil com altas temperaturas consigas lavá-lo e filtrá-lo com mais facilidade. em portugal, e em pleno inverno é assunto para esquecer
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

o oleo vegetal hidrogenado é um oleo ao qual foram adicionadas moléculas de hidrogénio para efeitos de solidificação e conservação. ao que parece é o principal responsável pela obesidade e má conservação do aparelho circulatório dos cidadãos dos estados unidos, onde o uso dste tipo de gordura está muito vulgarizado. em principio qualquer oleo pode ser hidrogenado, incluindo o de soja, pelo que não estou seguro quanto à ideia do baixo indice de iodo avançada pelo annco. de qualquer forma é solido à temperatura ambiente, o que coloca muitos problemas no seu uso no motor. talvez seja melhor ver o que dizem os americanos sobre isso, está para aí um linque de um forum deles.
em principio este carro tem um motor w123, com pré-câmara de combustão, bomba bosch em linha com bomba manual de purga e bomba de tranferencia mecanica (pela ordem inversa ). é um sonho para quem quiser queimar ovd. o meu 190d tem um motor diferente mas com caracteristicas iguais no que diz respeito ao circuito de injecção, uso ov30 no inverno e ov50 no verão.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

mercedes 220d

Mensagem por greenmove »

é mesmo esse da foto! preto e tudo...é uma máquina, mas não é para andar a chispar! é para passear...

em relaçao ao oleo lá do trabalho...realmente antes da 1ª utilização ele tá em pasta, quase sólida, depois de levar calor fica liquido como todos os outros...mas tive a observar o aspecto dele depois de utilizado...e realmente acho que tem uma viscosidade elevada e uma cor muito escura...vou experimentar fazer uma filtragem a ver como fica mas nao tou muito convencido.

em relaçao ao kit de 2 depósitos...é indespensavel 1 bomba auxiliar?
o permutador...é melhor o eléctrico certo? 1 vez que o a água nao atinge a temperatura ideal, certo? ou sao os 2 necessários?
mais 1 perguntinha...depois de andar a mecher na tubaria da bomba...vai entrar ar no sistema...será que faz a purga do mesmo sozinho?

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

verao o.v. 50% inverno o.v. 30%

Mensagem por greenmove »

manuelcar

nao consigo identificar a bomba, tem dificil acesso...mas perguntei ao mecanico e disse me que era bosh em linha, mas vou procurar essa referencia w123, para ter a certeza..

essa percentagem de o.v. que usa, é sem kit?


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »


tranquilo amigo. não precisas de uma bomba auxiliar. a que tens faz todo o serviço. para saberes se tens uma bosch em linha (!) basta olhar para ela, se os tubos dos injectores estiverem alinhados por cima da bomba, está feito. se estiverem distribuidos radialmente (em circulo) no topo da bomba, então tens uma rotativa.
quanto ás opções do kit podes aconselhar-te com o hynek. eu não utilizo um kit monocombustivel sem injectores apropriados e velas de incandescencia mais potentes. num kit bicombustivel tens diversas opções, mas se quiseres limitar o consumo de gasoleo e comutar rapidamente, o aquecimento electrico é altamente recomendável. se fizeres viagens longas, vais ver que ao fim de 10/15 minutos tens o motor à temperatura de funcionamento pelo que fazes o resto da viagem a ov.
uma chamada de atenção para a mudança frequente do filtro de combustivel, o ov vai lavar todas as impurezas do tanque e tubagens que se irão depositar no filtro.
eu tenho um manual de oficina do teu motor, vou confirmar logo à noite se oteu modelo está coberto, se assim for eu vejo se tem bomba de purga manual e digo-te qual o melhor procedimento. isto no caso de realizar uma alteração do circuito de retorno como eu, senão a purga é automática e muito rápida (o meu motor nem tem bomba auxiliar). isto porque a bomba de tranferencia é alimentada por gravidade, o deposito está mais acima. e também porque o retorno da bomba e dos injectores vai ao filtro e daqui para o deposito.
esta percentagem é sem kit, aproveitando apenas o acrescimo de calor transmitido pelo retorno, o que também reduz as necessidades de trabalho da bomba de transferencia.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

infelizmente não posso confirmar o w123. este motor equipa 0 200 o 240 e o 300. mas fica aqui uma foto da bomba bosch em linha, neste caso a do 300d de 5 cilindros: Imagem

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

bomba em linha

Mensagem por greenmove »

manuelcar

, confirma se! a b.i é em linha! (como é que se mete fotos aqui?)

se percebi a descrição do seu sistema, fez apenas alteraçao no retorno da b.i.? e utiliza a mistura o.v.\diesel, mesmo assim, consoante a época do ano?

começei com 10% de o.v.,rolei + de 700km, tudo óptimo, ao pegar treme 1 pouco, mas ajudo só 1 bocadinho com o acelarador e vai á primeira, depois de quente pega sempre confiante! estou mesmo contente com a máquina (já andava à procura de algo assim...faz tempo!), logo quero respeitar...os seus limites. acha que posso subir a percentagem para 20%, em segurança, ainda sem pré aquecimento? se calhar tá muito frio ainda..ehehh!

p.s.- tenho lido aqui, que há algumas pessoas interresadas em tirar medidas exatas de temperaturas nos respectivos sistemas, eu tenho 1 termómetro digital calibrado, com laser e sonda, estou na região do algarve.[/code][/url]

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

se eu tivesse um carro desses não o punha a ovd. mas enfim há gostos para tudo.

Avatar do Utilizador

netcruiser
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Mensagens: 70
Registado: sábado jan 06, 2007 5:36 pm
Localização: vialonga

Mensagem por netcruiser »

aparentemente o carro foi comprado para o efeito de andar a ovd.

(interessante)

abraço surpreendido

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
greenmove
Membro
Membro
Mensagens: 22
Registado: quarta nov 29, 2006 4:57 pm

por que não o.v.d?

Mensagem por greenmove »

orbis
orbis Escreveu:se eu tivesse um carro desses não o punha a ovd. mas enfim há gostos para tudo.
já agora punhas o carro a andar a quê? achas muito velho para esse efeito?
concerteza não o comprei para o ter parado a porta de casa....é para andar!

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

punha-o a trabalhar com gasóleo. de certeza que não ia rebentar a bomba injectora e o motor a um carro com 33 anos e que contrariamente à maioria dos automóveis, se está a valorizar com a idade.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

a inveja é coisa feia
quanto mais antigo melhor.


Fry
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2382
Registado: segunda mar 27, 2006 12:03 pm
Localização: Algures por aí...

Mensagem por Fry »

se tiver o kit indicado e souber usá-lo, esse motor nunca mais vai acabar e está a proteger uma reliquia

os colecionadores não são donos das reliquias mas sim fieis depositários ou zeladores de obras de arte
Range Rover OVU30
Toyota Starvan C/KIT 2T OVU97
Sócio Nº 4

Avatar do Utilizador

orbis
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2872
Registado: quarta ago 02, 2006 11:10 pm
Localização: Baixo Mondego

Mensagem por orbis »

manuelcar espero que esse comentário da inveja não tenha sido dirigido à minha pessoa, porque não corresponde à verdade. foi-me feita uma pergunta à qual respondi e justifiquei. só isso.


manuelcar
Staff Member
Staff Member
Mensagens: 2658
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

ok.
saudável e amigavel ironia entre membros de um forum.


mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 199
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola !

tenho um w123 220d ! ve la se nao se parece com o teu ????

Imagem

anda a 100 % de ovd, sem problema no verao claro, mas faço a mistrua pelo menos 30 %

e um dia meto o um kitzinho!!

ab
mtavares

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”