inversor

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
maison
Membro
Membro
Registado: sexta fev 11, 2011 11:02 am

inversor

Mensagem por maison »

bom dia a todos .
sou novato aqui.

gostaria da ajuda de vocês para um projeto de um inversor tenho alguma pratica com eletronica .

tem alguns projetos na internet porem os que eu testei não me agradaram pois não tem nenhum controle na saida .

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Re: inversor

Mensagem por Goahead »

presumo que estejas a falar de inversores dc->ac

110 ou 230v ac é uma tensão mortal!!
um bom inversor é muito dificil de fazer em casa (pcb,componentes smds, transformador etc etc)

lê este topico:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=27&t=9774

guarda os teus skills em electronica para outros projectos e vai beber um cervejola

somente a minha opiniao.
goahead

Autor do tópico
maison
Membro
Membro

Mensagem por maison »

ja tenho varios componetes tenho como desenhar a pcb , tenho tambem o transformador entrada 24 saida de 90 a 280 vts potencia 2000 wats tenho algum conhecimento sobre nobreak so falta a parte de ocilador e a parte de correção .

Goahead
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 06, 2011 4:33 pm

Mensagem por Goahead »

sinusoidal ou onda modificada?

precisas de bastantes mosfets de potencia (com pouca resistência interna para os 83amp) e um controlador para os mesmos por forma a abri-los e a fecha-los bem (onda quadrada).
onda sinusoidal é um pouco mais complexo e o controlador deixa de ser simples e pode passar pelo uso de um uprocessador.

goahead

Autor do tópico
maison
Membro
Membro

Mensagem por maison »

quadrada com correção de saida fiz alguns projetos mais os mesmos não contolavam a saida ai não resove . com micro controlador fica complicado não sei programação .

albert_emule
Membro
Membro
Registado: sexta fev 11, 2011 3:02 pm

Mensagem por albert_emule »

poderá fazer com o ci sg3525,

vá até o datasheet do componente, e observe o circuito de teste, e baseado nele, projete um que lhe atenda ou mesmo pesquise na internet, inversores com sg3525 e faça as modificações que forem necessárias. http://www.datasheetcatalog.org/datashe ... 1ce9py.pdf

também se não quiser ter trabalho, poderá usar um no-breaks como este aqui http://produto.mercadolivre.com.br/mlb- ... a-110v-_jm como inversor.

deverá apenas adaptar micro ventilador destes de pc, apontado para os dissipadores dele, pois agora ele funcionando como inversor, irá trabalhar em regime constante, e o dissipador por ser muito pequeno, pode aquecer um pouco.

este mesmo do anúncio do mercado livre, possui pontência 1200va com fator de potência de 0,5, o qu dá uma potência ativa de 600w

o rendimento também é bom 95% para operação rede, apenas usando o transformado para converter as tensões que entra, e 85% para operação bateria funcionando como inversor.

observe o detalhe: só o transformador tem perdas de 5%
o inversor tem perdas de 10%, juntando as perdas do trnasformador, com a dos transistores do inversor dá um total de 15% de perdas ou seja; rendimento de 85% no inversor

mesmo assim é muito bom pois rendimento de 100% não existe, erendimentos acima de 85% fica cada vez mais difícil de se conseguir num circuito, na medica que se queira um valores maiores.

queria também aconselhar também, a todos os amigos do forum novaenergia que se forem usar os seus sistemas para alimentar aparelhos que apenas funcionam com fontes chaveadas comuns, que não use inversores de onda senoidal.

motivo:

é que muitos inversores de tensão senoidais que tem por aí são de dupla conversão
geralmente são estes que são bastante leves e pequenos e dizem não ter transformador de ferro. ( muito cuidado que as vezes os de onda quadrada são assim)

agora eu pergunto a vocês, se uma conversão só tem rendimento de 80 a 85%, imagina duas conversões, uma sobre a outra? me diga aí como fica o rendimento????

pois é, eles funcionam da seguinte forma: uma fonte chaveada transforma 12vcc em 200vcc ou 380vcc
só aí nesta etapa só tem rendimento de 80%.
a partir daí alimenta um inversor que transforma corrente contínua em corrente alternada.

é assim que eles se livram dos transformadores de ferro, a custo do rendimento.
eu calculo que com a perda do primeiro estágio, e a do segundo juntas, deve perder pelomenos 30% ao total, no mínimo.

e aínda tem as perdas de comutação:
é que estes inversores, para serem senoidais, modulam uma portadora a 20khz ou seja, os mosfets chaveiam numa freqüência de 20.000 hz, e esta freqüência alta deste jeito, também aumenta as perdas ( sem contar as perdas do primeiro estágio da fonte chaveada ).

e também ainda existe um filtro bassa baixa formado por um indutor que filtra as harmônicas e a portadora, que aumenta mais ainda as perdas, para só então gerar os 127 ou 220vac.

por isso um bom inversor que use trafo feito com lâminas de ferro, de preferência lâminas de boa qualidade, terá um rendimento muito melhor. e se vocês forem alimentar apenas aparelhos que usem fontes chaveadas comuns ( elas possuem na entrada apenas um retificador e um capacitor de filtro), poderá usar um inversor de onda quadrada estabilizada por pwm. (chamada senoidal por aproximação ), que terá mais rendimento ainda.

o motivo do alto rendimento é muito simples:

é que um inversor assim, faz apenas uma conversão, o que minimiza as perdas e ao mesmo tempo em baixa freqüência 60hz fazendo as perdas de comutação ficarem muito pequenas.

vocês tem lembrar ou saber que a cada conversão de energia que se faz, se perde um pouco com aquecimento, logo o inversor que só faz uma conversão tem rendimento melhor.

Autor do tópico
maison
Membro
Membro

Mensagem por maison »

muito abrigado pelo esclarecimento .

mais é isto mesmo tenho um trafo com laminas de 2000 va.

tenho um protótipo com o sg mais o problema esta na correção ele não abre o pwm .

ele não trabalha como deveria na freqüência de 60 hz fica bem instável muito mesmo .

estou ai na briga com meu projeto se tiverem mais ideais ou algum esquema agradeço

albert_emule
Membro
Membro
Registado: sexta fev 11, 2011 3:02 pm

Mensagem por albert_emule »

tem haver com a realimentação que não está tendo

só para você ter uma idéia, a tensão alternada de 127v, lá no topo da onda tem mais ou menos 160v

um inversor que produza 115v rms em onda quadrada, terá que ter o pico da onda em 200v
só então deverá regular o pwm (largura dos pulsos ) para que produza 115v a 127v medidos com um multímetro tru rms.

obsereve que tem que efetuar as medidas com um multímetro tru rms, não com um multímetro comum.

procure um esquema de inversor que use o sg3525 que faça estabilização
ou até mesmo pode baixar um esquema de no-break da marca bmi dos mais antigos que usavam componentes discretos.
tem um modelo que usa sg3525 e o inversor funciona muito bem. é só copiar a parte da estabilização.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”