identificar diodo zener

Local destinado a tópicos com temas não relacionados com as energias alternativas. Um local para se falar de tudo um pouco.
Responder

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

identificar diodo zener

Mensagem por Ferra »

boas.
tenho por aqui um circuito em que existe um diodo com a inscrição c605. pelo aspecto penso que é um zener. alguem sabe qual a sua referencia ou como a encontrar, e como posso verificar o seu funcionamento?
obg
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

renalte
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: sábado set 20, 2008 4:33 pm

Re: identificar diodo zener

Mensagem por renalte »

boas, talvez não lhe vá dar nenhuma novidade mas identificação de componentes começados por c normalmente são condensadores, ou será que se está a referir á referência do próprio componente? aí é mais complicado, eu não conheço nenhum diodo com essa referência.

Autor do tópico
Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

pois, aí é que está, é o que está inscrito no proprio componente. com o que estava escrito nos condensadores cheguei ao seu valor mas com o que está escrito neste diodo (e na placa está o simbolo de diodo) não chego a lado nenhum... mas mais importante era testar o seu funcionamento e isso eu não sei. nos de rectificação tenho um multimetro que dá para analizar a sua resistencia interna mas como os zener têm um comportamento até atingirem um certo valor de tensão e depois passam a conduzir eu não faço ideia como são testados...
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

CrOhN
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta jun 24, 2009 2:30 pm

Mensagem por CrOhN »

basicamente, fazes assim: ligas uma resistência de uns 10kohm entre o catodo do zener e o positivo de uma fonte de alimentação variável de 24v. o anodo do zener ligas direto ao negativo da fonte, se o zener for de valor abixo dos 24v, á medida que vais aumentando a tensão da fonte, a tensão aos terminais do zener ficará constante quando a tensão da fonte de alimentação for superior ao valor do zener. isto é válido para zeners de valor inferior a uns 22v.

Responder

Voltar para “Off Topic / Conversa”