Electric Tour em Aveiro

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.
Responder

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Electric Tour em Aveiro

Mensagem por RJSC »

fica aqui a minha pequena reportagem da passagem do electric tour em aveiro.
durante a manhã, eu e a minha namorada fizemos o test drive do ion, e eu também experimentei uma bicicleta com assistência elétrica da peugeot.

foi um grande dia de test drives de ve's, pois durante a tarde telefona-me um vendedor da mitsubishi a perguntar quando podia efetuar o test drive do imiev que eu tinha pedido para a sexta-feira passada e sobre o qual não obtive resposta atempada.

então à tarde arranjei meia hora para ir ao concessionário da mitsubishi testar o imiev, tal como eu suspeitava, a diferença entre este e o ion foi quase nula: apenas o rádio (que é de gaveta universal), a chave com comando é bem mais compacta e os logotipos da marca são diferentes.

consegui convencer o pessoal da mobi.e a fazer um desvio de 300m do percurso cheio de trânsito que eles arranjaram para poder pisar o acelerador a fundo e ver a resposta do carro, muito inferior à do nissan leaf, sente-se uma ligeira sensação de aceleração, talvez superior à do meu renault clio mas não me pareceu nem metade da do leaf.
espectável uma vez que o carro tem pouco mais metade da potência do leaf (47 kw vs 80 kw) e de certeza que pesa mais de metade do leaf. a travagem regenerativa em drive quando se larga o acelerador pareceu-me amis forte que a do leaf permitindo circular muito tempo sem tocar no travão.
o leaf em eco poderá até ter travagem regenerativa mais forte mas não testei. no entanto o ion/imiev tem uma mudança b (brake) que também aumenta a travagem regenerativa.
o meu test drive do leaf já foi à um tempo e soube-me a muito pouco, talvez pela ansieade de ter sido o primeiro automóvel elétrico que conduzi e porque o test drive foi a dividir por 4 pessoas. precisava de mais tempo com o leaf

a quem tiver possibilidades de comprar um ve agora, recomendo vivamente a compra de um nissan leaf, uma vez que os clones imiev/ion/czero custam menos umas míseras centenas de euros que um leaf e têm um nível de equipamento, espaço interior, autonomia e velocidade máxima bem inferiores às do leaf.

seguem as fotos, incluindo umas "inéditas" do camião que transporta a tenda.

camião (vista geral):
Imagem

camião (vista pormenorizada da "publicidade"):
Imagem

tenda:
Imagem

ion's:
Imagem

Imagem

bicicletas:
Imagem

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Re: Electric Tour em Aveiro

Mensagem por Seal »

boa reportagem.
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

continuo a achar que essas coisas têm rodas a mais.

utilitário + quatro rodas = antítese.

.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

volt Escreveu:continuo a achar que essas coisas têm rodas a mais.

utilitário + quatro rodas = antítese.

.
isso é porque não és "bricoleiro"... o raio dos ions nem dão para transportar uma prateleira média para casa...

BondadeSua
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm

Mensagem por BondadeSua »

como hoje está no porto, parece que na casa da musica, vou passar por lá. mesmo concordando que lhe sobram rodas. na verdade, muitos cidadãos, não conseguem usar os "2 rodas"! sendo ve, é sempre melhor que ci.

bondadesua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

na passada 2ª-feira tive a oportunidade de passar pelo rossio de aveiro para "ver" o que se passava por lá. as expectativas eram algumas sobre o ion.

marquei então a reserva e deram-me os panfletos para ler enquanto esperava pela minha "hora". mais valia ter ido embora... digamos que se andei 1km com o carro, foi sorte! ainda por cima a pessoa que ia ao meu lado, um "puto", não percebia nada daquilo... cheguei ao cúmulo de perguntar para que servia o radiador no ion e a resposta foi +/- isto: "o que é um radiador?"

...só me dizia carregue no acelerador a fundo...

bem, com toda esta situação nem sequer dei por conta da minha avaliação do dito cujo. enfim...
chegado novamente ao destino de origem, a senhora que nos acompanhou mostrou-me como funcionava o sistema de carregamento e aí muito bem questionei sobre a situação para as motas. seria para breve mas não saberia dizer-me para quando... justificou-se que não fazia parte da equipa da mobi-e.

conclusão... achei bastante pobre este "electric tour" em aveiro... se não fosse a conversa à volto do sistema de carregamento, diria mesmo que tinha sido péssimo.

espero que tenha sido melhor para outras pessoas...
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

os percursos eram realmente muito curtos, mas sempre foi melhor que nada.

eu fui com uma menina e ela não se importou que eu passasse por baixo do túnel da estação de comboios para esticar o carro do outro lado, porque o percurso oficial era só "subir e descer" a avenida dr lourenço peixinho, que é em paralelos, cheia de semáforos e com um trânsito infernal que só permite circular em média a 20 km/h, o outro percurso, ainda mais curto é no parque de estacionamento do canal de são roque que está cheio de lombas e voltar do outro lado por uma estrada alcatroada mas estreita.

também acho que era a única hipótese que eles tinham para o carro dar para test-drives todo o dia, já que eles não tiveram o cuidado de os carregar durante a noite. às 11h da manhã quando eu peguei no ion ele tinha menos de um terço da carga!

mas não é só o mal do electric tour, o meu test-drive do imiev pouco maior foi; foi ir do concessionário (corvauto) até aos hipermercados da zona industrial e voltar. no entanto o imiev estava com carga acima de 90%.

se a mobi.e queria mesmo atrair pessoal para os ve tinha era trazido uns leaf e um tesla roadter, em vez de uns ions e umas bicicletas...

Autor do tópico
RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por RJSC »

já agora, aproveito e respondo-te eu, o radiador no ion serve para o ar condicionado, assim como no leaf.

renateves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo mai 18, 2008 10:44 pm

Mensagem por renateves »

rjsc Escreveu:já agora, aproveito e respondo-te eu, o radiador no ion serve para o ar condicionado, assim como no leaf.
calculei que fosse algo para essa situação... aliás, na altura até referi que poderia ser esse o objectivo.
rjsc Escreveu:... o outro percurso, ainda mais curto é no parque de estacionamento do canal de são roque que está cheio de lombas e voltar do outro lado por uma estrada alcatroada mas estreita.
pois, pelo que descreves-te o meu ainda foi mais curto... saí, fui até à avenida, e cortei logo no 1º corte à esquerda (para virar para os bombeiros novos)... virei para trás, passar novamente a rotunda da av., rossio e pronto, estaciona.

relativamente ao estado das baterias, confirmo que estava baixas! dava para 40kms.
parece-me que estavam a fazer uma gestão de energia algo incorrecta... em alturas "baixas" de clientes, sempre podiam colocar os dois carros a carregar.

enfim... já disse o que tinha a dizer. fiquei dececionado e "ponto".
Vectrix VX1 ( Jun 2018 ...) @ +70 kms percorridos
Peugeot Ion 16kwh ( Agosto 2016 ...) @ +22000 kms percorridos
Predator 40Ah (Maio 2010 -> Dezembro 2015) @ 20.000 kms percorridos

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”