Cálculo da queda de tensão

Local para se discutir assuntos relacionados com a energia Solar Fotovoltaica
Responder

Autor do tópico
joaoosvaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quarta jan 12, 2011 11:56 pm

Cálculo da queda de tensão

Mensagem por joaoosvaldo »

boas.

alguém me sabe dizer no cálculo da queda de tensão de um cabo que liga os painéis a um regulador ou a um inversor dependendo do tipo de instalação se utilizam a resistividade do cobre ou alumínio a 20ºc ou a uma temperatura mais elevada?

já vi utilizarem a resistividade igual a 1/56 (cobre) e a 1/34 (alumínio) que são valores a 20ºc mas não acho que esteja correcto!

não se devia calcular com a resistividade em serviço normal que normalmente o que se faz é multiplicar o valor da resistividade a 20ºc por 1.25 (25%) para ter o valor à temperatura de serviço normal (aproximadamente 70ºc que é uma condição mais desfavorável)?

alguém me sabe dizer porquê que utilizam o valor a 20ºc!?

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Re: Cálculo da queda de tensão

Mensagem por visitante1 »

o calculo é feito a temperatura ideal, 20ºc, aliás como em quase todos os calculos.
se as condições mudarem logicamente a resistividade vai alterar.
pelo menos é assim nos calculos e tabelas que estou habituado a fazer e consultar.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
joaoosvaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

não acho que esteja correcto! quando os cabos estão ao ar livre que é muito usual nas instalações fotovoltaicas facilmente atingem-se temperaturas bem elevadas (70ºc ou mais: aliando a temperatura ambiente e o facto do cabo estar ao sol e ainda aquecimento devido a perdas por efeito de joule), logo, acho que deveriam ser dimensionados para o caso mais desfavorável.

mas também já vi cálculos a 20ºc daí a minha dúvida .

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

o painel até pode atingir temperaturas altas mas os cabos nunca atingem essa mesma temparatura, e pela corrente que lá passa também não.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

a resistividade é sempre calculada a 20ºc ,
é claro que o cabo nunca vai atingir as temperaturas do painel , por isso não vejo a tua dúvida, além disso há tabelas ( rtiebt ) para calcular cabos ao ar livre , entubados , ou enterrados.

se o cabo estiver bem calculado ele nunca vai aquecer pela corrente que o atravessa , pelo que podes anular o efeito de joule.
aqui tens uma tabela aproximada , secção/corrente
1,5mm2 - 10a
2,5mm2 - 16a
4mm2 - 20a
6mm2 - 30a
10mm2 - 40a
16mm2 - 50a
25mm2 - 63a

Autor do tópico
joaoosvaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

para o cálculo da queda de tensão ver a fórmula indicada no ponto 525 das rtiebt.

"a resistividade é a dos condutores à temperatura em serviço normal, isto é, 1.25 vezes a resistividade a 20°c (0,0225 ?.mm²/m para o cobre e 0,036 ?.mm²/m para o alumínio)."

isto é o que diz nas regras técnicas!

eu não disse que os cabos atingiam a temperatura dos painéis !!!

ver o documento do link em que no cálculo utilizam a resistividade a 70ºc (condutividade que é o inverso da resistividade) mas já vi outros sítios onde utilizam 20ºc!!! link: http://www.voltimum.pt/news/806/infopro ... taica.html

a minha dúvida é apenas o utilizar a resistividade a 20ºc que não me parece correcto até porque não é isso que está nas rtiebt e além disso a temperatura de funcionamento do cabo no caso mais desfavorável é bem superior aos 20ºc.

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

o ser a 20ºc é por se tratarem de medidas internacionais e secalhar esta foi a temperatura convencionada a ser usada em todos os paises , queres que seja sempre superior a 20ºc mas o que dirá um esquimó onde nem os 20ºc atinge ?

mais um exemplo: o metro

existe uma peça feita de uma liga metálica que á temperatura de 20ºc tem exactamente 1 metro , este é o metro padrão.

Autor do tópico
joaoosvaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

tavares Escreveu:o ser a 20ºc é por se tratarem de medidas internacionais e secalhar esta foi a temperatura convencionada a ser usada em todos os paises , queres que seja sempre superior a 20ºc mas o que dirá um esquimó onde nem os 20ºc atinge ?

mais um exemplo: o metro

existe uma peça feita de uma liga metálica que á temperatura de 20ºc tem exactamente 1 metro , este é o metro padrão.
acho que não vale a pena essas comparações! estamos a falar de um cálculo e se viu o ponto que indiquei das rtiebt não é com esse valor de resistividade que se fazem os cálculos de q.d.t..

mais um link neste utilizam a resistividade a 90ºc:

http://www.profafonso.com/index.php?opt ... 24&lang=pt

Autor do tópico
joaoosvaldo
Membro Dedicado
Membro Dedicado

os valores de resistividade indicados nas regras técnicas são de:

- 0.0225 para o cobre;
- 0.036 para o alumínio.