campeão fc porto acaba invicto
14 | 05 | 2011
o fc porto terminou hoje invicto a edição 2010/2011 da liga portuguesa de futebol, ao vencer por 2-0 no reduto do marítimo, igualando o “longínquo” feito do benfica, em 1972/73.
em vésperas da final da liga europa, quarta-feira, em dublin, varela (21 minutos) e walter (32) construíram o triunfo dos “dragões” na madeira.
a formação comandada por andré-villas boas entra para a história como o segundo melhor campeão de sempre, ao somar 27 vitórias e apenas três empates, contra os 28 triunfos e dois empates do conjunto liderado, há 38 anos, por jimmy hagan.
fc porto, de villas-boas, é o segundo melhor campeão de sempre
o fc porto, de andré villas-boas, entrou hoje para a história do futebol português como o segundo melhor campeão de sempre, ao finalizar a prova invicto, com míseros três empates.
os “azuis e brancos” só não conseguiram fazer melhor do que o benfica, de 1972/73, o outro campeão invencível, que, sob o comando de jimmy hagan, terminou a prova com 28 triunfos e dois empates.
em 77 campeonatos, só mais uma equipa logrou concluir a prova sem derrotas: em 1977/78, o benfica somou 21 vitórias e nove empates, mas ficou no segundo lugar, com os mesmos 51 pontos (dois por vitória) do campeão fc porto.
como agora os triunfos valem a triplicar, os “dragões” bateram o recorde de pontos a 30 jornadas (84, contra os 76 do benfica a época passada) e conseguiram também a maior vantagem sobre o segundo (21 pontos), o clube da luz.
a supremacia foi total - embora a vantagem sobre o benfica também tenha a ver com a “desistência” dos anteriores campeões -, de um equipa que teve o melhor ataque (73 golos), incluindo o melhor marcador e grande figura da prova, o brasileiro hulk (23), e a defesa menos batida (16).
depois do terceiro posto de 2009/2010, os portistas apostaram no jovem andré villas-boas (33 anos) para suceder a jesualdo ferreira e a equipa liderou o campeonato da primeira à última jornada.
após quatro rondas, marcadas por algumas arbitragens polémicas, o fc porto já tinha ganho nove pontos de avanço sobre o seu principal adversário, o benfica, e, depois, nunca permitiu a aproximação.
quando perdeu os primeiros pontos, em guimarães (1-1), à sétima jornada, o “onze” de villas-boas ainda ficou sete pontos à frente dos “encarnados”, que, três rondas depois, golearia por 5-0 no dragão.
com mais 10 pontos do que os concorrentes mais próximos (então vitória de guimarães e benfica), o fc porto parecia ter o campeonato ganho à 10.ª jornada e essa aparência confirmou-se plenamente, já que os “dragões” nunca cederam.
um novo empate (1-1 em alvalade), à 12.ª jornada, ainda reduziu a margem para oito pontos, mas esta jamais baixou, já que os “dragões” continuaram a ganhar sem parar, acabando por festejar à 25.ª ronda, em pleno estádio da luz, em lisboa.
a 03 de abril, uma vitória por 2-1 sobre o benfica permitiu ao fc porto festejar, com cinco jornadas por disputar, o seu 25.º título nacional.
até final, os “azuis e brancos” mantiveram-se concentrados e, mesmo com algumas poupanças, seguraram a invencibilidade, cedendo apenas mais um empate, o terceiro, na receção ao paços de ferreira (3-3, na 29.ª ronda).
http://www.destak.pt/artigo/95262-campe ... ba-invicto