desculpe, sr joaquim de lisboa, é com todo o respeito que digo que o senhor não sabe do que fala. aconselho-o a prestar mais atenção ao que se vai dizendo por este forum, neste e noutro tópicos.
parabens pelo seu trabalho, tiktak, sim é possivel melhorar imensamente a prestação deste motor-janela keppe. primeira pergunta, já consultas-te as patentes que te forneci?
não comunicas, tik tak? bom, falo eu então, primeiro consultas as patentes, vais ver que podes alterar o enrolamento de fio no estator, tanto no numero de espiras por cada "par" como arranjares um maior numero de "pares" bobinados adjacentes a cada rotor. terias neste ultimo caso alterar a geometria da/s janela/s.
como não bastasse tens ainda o rotor:
1) podes espaçar a 90º os filas de imãs, em vez do espaçamento a 180º, até alternar preferencialmente a polaridade por cada fila (uma fila com os nortes virados para fora, outra fila com o sul etc).
2) estás a utilizar imãs cilindricos mas poderias usar imãs rectangulares compridos
3) estás a utilizar n45 mas poderias usa n50
4) fazeres um "cilindro rotor" mais longo, onde as filas de imãs podes ir do principio ao fim do rotor
5) fazeres mais "janelas" ao longo do mesmo eixo principal comum do motor, onde em vez de um rotor e uma janela agora tens varios rotores em varias janelas consecutivas. não esqueceres de desfasar as fileiras de imãs umas relativamente às outras, de modo que tempos de pulso diferentes geram um torque continuo com menos pontos mortos.
6) por fim a maior "arma" estará em técnicas de concentracção do fluxo magnetico sobre o fio de cobre bobinado, que aumenta sobremaneira a intensidade de campo local, semelhante ao que fazes com uma lupa quando a colocas ao sol e focas os raios. se tiveres interessado voltarei a este assunto.
como vês estes motores são simples de construir e não têm limites de potência, dependem unicamente do material que apliques e o engenho que tens vindo a demonstrar. bom trabalho amigo!
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______
ahhh desculpa, nao devia ter sugerido tantas alterações, falha minha.
foste demasiado radical, não era nada disso que eu tinha em mente. devias implementar 1 alteração de cada vez, testando os resultados e verificando as melhores configurações. sugiro que vas um pouco mais devagar e voltes ao principio, gostei muito do teu primeiro modelo.
a suspensão magnetica eu jamais implementaria assim, repara que o eixo parece um navio em alto mar. o eixo deve ser pontiagudo em cada um dos lados, batendo em limitadores metalicos cada extremo afiado do eixo (os bicos do eixo -um ponto unico de contacto fisico). os imans fixos ao eixo (2 -um em cada extremo) devem estar em oposição aos imans fixos na estrutura, mas "por todos os lados" em geometria simetrica (em triangulo regular, quadrado regular, pentagono regular etc), o que não queremos é depender da gravidade (oscilação). mas usa rolamentos sem massa somente lubrificados com oleo fino e o resultado já será otimo.
em relação as janelas de keppe nunca faças isso, prender as bobinas com fio cruzado em relação ao bobinamento principal. isso destroi parte do campo magnetico. se a bobina nao se aguenta no entalhes do suporte, usa fita adesiva ou braçadeiras plásticas.
esta tudo muito confuso, que circuito usas-te para os pulsos?
_______ .oO Impossivel é um conceito /& / não uma realidade Oo. _______