CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Local para debater assuntos relacionados com veículos cujo motor responsável pela propulsão é eléctrico.

Autor do tópico
rmn
Membro
Membro
Registado: sábado abr 16, 2011 3:38 pm

CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Mensagem por rmn »

olá pessoal abri este tópico para partilhar-mos as diversas formas q cada um q vive num prédio com condominio, tem para fazer os seus carregamentos diários, dado q a electricidade da garagem é comum a todos os condóminos. relatem as vossas esperiencias e ideias pois poderá ser útil.

obrigado rmn

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Re: CARREGAMENTOS NO CONDOMINIO

Mensagem por 2wheelfun »

rmn Escreveu:olá pessoal abri este tópico para partilhar-mos as diversas formas q cada um q vive num prédio com condominio, tem para fazer os seus carregamentos diários, dado q a electricidade da garagem é comum a todos os condóminos. relatem as vossas esperiencias e ideias pois poderá ser útil.

obrigado rmn
olá.

primeiro, nem lugar no estacionamento do condomínio eu tenho(tinha). tratei de falar com todos os condóminos que têm lugar no parqueamento e pedi-lhes autorização para estacionar o meu v.e. eles aceitaram e assinaram todos um documento redigido por mim. em seguida, expus a situação à empresa que administra o condomínio e pedi para arquivar o documento assinado pelo condóminos na pasta do prédio. informei também que pretendia participar em todas as despesas inerentes aquele espaço.

no parqueamento, arranjei um lugar para a mota, lugar esse que não estorva as manobras dos 4 rodas. sempre que quero carregar ligo à única tomada lá existente, não sem antes ligar o meu contador de energia portátil. de 2 em 2 meses, comunico a leitura ao administrador e faço transferência bancária para a conta do prédio.

tudo funciona de forma simples e amigável no meu prédio, o que facilita muito nestas situações.

cumps.

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

ainda bem que houve concordância dos demais. aqui no meu prédio, falei com o síndico e de pronto ele negou, pois se desse permissão à um, teria de dar à todos. e não existe forma de controlar o consumo.
deveria existir uma forma de colocar um relógio fixo em cada box que deseja fazer o carregamento e o condominio verificar o consumo e lançar na conta individual.
isso de arrumar consenso em condomínios é muito complicado.
os predios que estão sendo contruidos, deveriam prever esse ponto de carga, pois os ves vieram para ficar.
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

2wheelfun
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am

Mensagem por 2wheelfun »

luciano kaefer Escreveu:ainda bem que houve concordância dos demais. aqui no meu prédio, falei com o síndico e de pronto ele negou, pois se desse permissão à um, teria de dar à todos. e não existe forma de controlar o consumo.
deveria existir uma forma de colocar um relógio fixo em cada box que deseja fazer o carregamento e o condominio verificar o consumo e lançar na conta individual.
isso de arrumar consenso em condomínios é muito complicado.
os predios que estão sendo contruidos, deveriam prever esse ponto de carga, pois os ves vieram para ficar.
creio que a legislação terá mudado no que toca a novas habitações pois creio que prevê a instalação de um tomada em cada lugar. relativamente à tua situação, existe forma de contornar o problema sim. se os condóminos querem verificar o teu consumo, podes instalar um contador permantente da edp que permitirá a qualquer um efectuar uma leitura.
cumps.

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

2wheelfun Escreveu:
rmn Escreveu:olá pessoal abri este tópico para partilhar-mos as diversas formas q cada um q vive num prédio com condominio, tem para fazer os seus carregamentos diários, dado q a electricidade da garagem é comum a todos os condóminos. relatem as vossas esperiencias e ideias pois poderá ser útil.

obrigado rmn
olá.

primeiro, nem lugar no estacionamento do condomínio eu tenho(tinha). tratei de falar com todos os condóminos que têm lugar no parqueamento e pedi-lhes autorização para estacionar o meu v.e. eles aceitaram e assinaram todos um documento redigido por mim. em seguida, expus a situação à empresa que administra o condomínio e pedi para arquivar o documento assinado pelo condóminos na pasta do prédio. informei também que pretendia participar em todas as despesas inerentes aquele espaço.

no parqueamento, arranjei um lugar para a mota, lugar esse que não estorva as manobras dos 4 rodas. sempre que quero carregar ligo à única tomada lá existente, não sem antes ligar o meu contador de energia portátil. de 2 em 2 meses, comunico a leitura ao administrador e faço transferência bancária para a conta do prédio.

tudo funciona de forma simples e amigável no meu prédio, o que facilita muito nestas situações.

cumps.

muito bem.

eu faço uma leitura anual ao que assim é mais fácil e espaço é coisa que não falta no parqueamento pois é nas catacumbas ainda por cima um temperatura sempre abaixo dos 20 graus assim as baterias agradecem nunca chegam a aquecer muito!

basta haver bom senso
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

serges Escreveu: basta haver bom senso
boas,
acho bonito o que se consegue em alguns condomínios, é pena não serem todos assim. eu pessoalmente não tenho essa necessidade, mas caso tivesse o que faria era preparar um contador+tomada só para mim, propor que fosse eu a arcar com as despesas de instalação com a respectiva aprovação do condomínio e sugeria pagar um pouco acima do custo real da energia, assim não lhes dava desculpas para recusarem, e tudo tratado de uma forma cordial claro.
em caso de não ter direito a nenhum lugar na garagem proporia que se arranja-se um lugar pagando uma mensalidade pelo espaço.

julgo que seria uma solução justa com um pequeno beneficio para o condomínio e de certeza que o custo da energia mesmo pagando o dobro seria irrisório.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

marcopns
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am

Mensagem por marcopns »

interessante a desculpa dado ao luciano, "se dão permissão a 1 têm de dar a todos". e qual é o problema? aquela tomada poderia ser usada por varias pessoas do prédio, cada uma com o seu contador! mais um bom motivo para dar permissão, porque amanha podem ser eles a querer comprar ve.

Autor do tópico
rmn
Membro
Membro

Mensagem por rmn »

na situação do quadro da edp como se pode controlar se a tomada fica ali para uso de todos?

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

em relação aos novos edificios , a lei prevê a aplicação de uma tomada por cada lugar de estacionamento , nos prédios antigos tem que ser através de reunião de condominio , e é preciso que 2 terços não aceitem para não se poder carregar, existem no mercado contadores iguais aos da edp que servem perfeitamente para o efeito , esse tipo de carregador que nós normalmente utilizamos não são muito bem vistos , porque qualquer pessoa pode alterar ou mesmo anular os dados e isso levanta desconfiança aos condóminos .

em relação a nós termos uma tomada nossa com um contador nosso para que só nós possamos utilizar , ou se coloca um disjuntor num quadro com chave , ou então uma tomada tipo ce com cadeado.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

nem mais tavares! é isso mesmo. .

ps: o luciano não tem edp, quanto muito, uma edb (de brasil). .
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Ferra
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm

Mensagem por Ferra »

no meu condominio tudo corre sem entraves de ninguém, o caso mais flagrante foi a necessidade de obras por parte de um consultório existente no rés do chão. como a reunião anual já tinha sido feita arranjou-se uma "extraordinaria" que consistiu em perguntar porta a porta se se opunham às obras. ninguém foi contra! adivinhem quem é o gestor do condominio?!! até hoje todos os pedidos dos condóminos foram atendidos. creio que se a proposta da tomada fosse apresentada também haveria consenso. embora no meu caso sejam garagens individuais apenas com luz vinda do respectivo apartamento é facil montar uma tomada.
uma situação que vi num prédio com parqueamento foi uma "chaminé" que ia do parqueamento até ao sotão cuja finalidade era passar o que os condóminos quisessem para os varios sitios possiveis. já repararam se não existe essa possibilidade no vosso prédio? no meu quando comprei a garagem não possuia energia mas existia uma espera numa caixa no condominio e foi só ligar a conduta do meu apartamento com a da garagem que comprei. gostava era de ter água na garagem e não tenho, mas não é muito importante por isso vai passando.
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! :-)

Luciano Kaefer
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta abr 13, 2007 4:02 pm

Mensagem por Luciano Kaefer »

encontrei essa matéria que se aplica à portugal.
no brasil isso ainda é insipiente, já que veículos elétricos aqui são raros. ponto de carregamento público, não conheço nenhum.
lei ajuda condóminos que queiram carregar
carro eléctrico na garagem privativa
os particulares com carros eléctricos e detentores de lugares de garagem sem acesso à rede
eléctrica podem passar a ter acesso à rede no seu interior desde que dois terços dos
condóminos não se oponham à ideia.
o diploma aprovado ontem em conselho de ministros, que passa à forma de lei as várias
medidas anunciadas nos últimos meses pelo primeiro-ministro para a introdução do carro
eléctrico, clarifica o acesso ao carregamento nas garagens particulares.
para os prédios de habitação a licenciar no próximo ano, previsivelmente a partir de março, as
respectivas garagens passam a ter de incluir obrigatoriamente uma pré-instalação em cada
lugar de estacionamento, tal como as pré-instalações para a televisão por cabo. para os
edifícios existentes, é aplicada a lei do condomínio, mas com inversão do ónus da prova. ou
seja, uma eventual oposição do condomínio só será válida se for expressa através de dois
terços dos condóminos e dentro dos prazos previstos. sem posição expressa, a aprovação é
tácita e o condómino interessado passa a poder ter uma ficha eléctrica na garagem para
carregar o seu veículo.
a lei que regula o complexo programa para a introdução do carro eléctrico, no qual se incluem
as referidas opções de carregamento particular, prorroga por mais um ano a fase-piloto, que
vai agora até ao final de 2012. garante que, pelo menos neste período, a rede funcionará
exclusivamente com cartões pré-pagos e que as novas concessões de áreas de serviço nas
auto-estradas passam a ser obrigadas a dispor de um posto de carregamento rápido.
no fim deste prazo, o país deve ter 1300 postos de carregamento nas principais vias públicas e
o envolvimento dos 25 municípios que se associaram a este programa. tal como anunciado,
será criada uma entidade gestora da rede, a quem competirá o tratamento da informação
técnica e financeira do sistema e a garantia da sua interoperabilidade (entre marcas e
operadores). esta entidade, cuja actividade se assemelhará à sibs para a banca, terá um
núcleo duro formado pela edp distribuição, o ceiia e a inteli, e contará com todos os
comercializadores de energia no seu capital social.
josé sócrates já admitiu publicamente a ambição portuguesa de internacionalizar o modelo de
mobilidade eléctrica, designado por mobi-e, valorizando o seu conceito aberto a todas as
marcas, integrado (do fornecimento de energia ao carregamento e gestão do sistema) e focado
no utilizador.
lurdes ferreira, in www.publico.clix.pt
O Conhecimento, quando Compartilhado, se Multiplica.

Autor do tópico
rmn
Membro
Membro

Mensagem por rmn »

partilhem mais experiencias principalmente quem tem condominio, digam como fizeram para fazer os carregamentos.

cumprimentos

rmn

electrizado
Membro Silver
Membro Silver
Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm

Mensagem por electrizado »

Boas pessoal tb eu preciso de ajuda de formas de carregar no condominio por favor deixem aqui mais experiencias sobre a forma como o fizeram junto dos condóminos. E se alguem souber alguma coisa de leis sobre o assunto q relate. A minha garagem tem tomadas comuns para todos, agora pergunto essas tomadas são para q?
"prudencia e segurança na estrada"

Electrizado bbrrrrrr

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Para isso mesmo que estás a pensar já existe lei e obrigação sobre isso mas leva tudo a bem...

Arranja um contador de Kwh e a partir dai na próxima reunião de condomínio solicita acesso a tal em que te comprometes em pagar o consumo!!!

Comigo resultou, por isso basta haver bom senso! Se não houver isso creio que temos aqui a lei que obriga a tal!
Mapa dos pontos de carga

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

Serges estas a falar de contador portatil? onde compro isso?

Electrizado bbrrrrrr

serges
Administrador
Administrador

Mensagem por serges »

Imagem

Estou a falar disto, pois os outros as pessoas tendem a desconfiar sempre, assim tenho um igual ao da EDP com uma entrada e saída ao que contabiliza tudo...

Encontrei a venda na ecomotores, tem o desdém de ser enorme mas super fiável e visto como confiável!
Mapa dos pontos de carga

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

tb pensei nisso mas se houver uma fiscalização ou denuncia de alguem por maldade acho q esse contador é ilegal e pode trazer problemas sérios de multas. tou enganado?

Electrizado bbrrrrrr

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

Não me parece... O contador é legal e não és obrigado a colocar algo "especial", visto teres um carregador na moto inferior a 2.5kWh.

PS: Acho eu...
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

electrizado
Membro Silver
Membro Silver

Volt eu tb não percebo nada disso mas o q queria dizer era se o contador fosse posto por nós seria ilegal e posto pela edp legal.

Electrizado bbrrrrrr

Responder

Voltar para “Veículos Eléctricos”