Eficiencia de Paineis

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.
Responder

Autor do tópico
sestevao
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta abr 22, 2011 6:07 am

Eficiencia de Paineis

Mensagem por sestevao »

boas,

estou com uma relativamente à minha futura microprodução, sendo o inversor um kaco que permite 4400 wp de paineis.

tenho 2 hipoteses para paineis, ambos da mesma marca eurener:

1ª - 18 x 230wp = 4140 wmax (o que com uma eficiencia a rondar os 95% do inversor dá perto da pmax ac do)
2ª - 18 x 245wp = 4410 wmax

tendo em conta que a potencia máxima de saida do kaco sao +/- 3900 w vou ter algum tipo de vantagem em meter a 2ª configuração de paineis? os paineis de 245 w serão mais eficientes e em situações de menos luz irão comportar-se melhor e injectar mais energia na rede?

em situações de radiação difusa ou de menor radiação não compensará optar por paineis com menos potencia individual, mas com um maior campo solar, algo do tipo 220 x 20 paineis, o que dará os 4400w na mesma?

agradeço as opiniões sobre o tema aos expertos

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Re: Eficiencia de Paineis

Mensagem por Patalhetas »

2ª - 18 x 245wp = 4410 wmax
tendo em conta que a potencia máxima de saida do kaco sao +/- 3900 w
boas,
esta segunda opção não vai ser viavel com o kako, pois o input do kako (dc) fixa-se nos 4400 e claro um inverssor que é suposto durar muitos anos sem avarias ....... não é preciso dizer mais nada

em relação a saida para a rede, neste caso é inrrelevante.

ps.
não sou experte ..... sou mesmo curioso amador lol
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

viva,
o inversor kaco é um aparelho que só se porta bem se a potencia de entrada estiver muito perto da potencia maxima admitida, se essa potencia estiver mais baixa como é o caso da 1ª opção ele vai comportar-se como por exemplo um sma3300 com apenas cerca de 4000w ou menos no gerador.
eu optava pela 2ª opção.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
sestevao
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sestevao »

colocaram-me 2 hipoteses:

20 x 220w ou 18 x 245w, ambas dão uma potencia final nos 4400w, apesar da mesma potencia final, o facto de ter mais 2 paines traz algum tipo de vantagem por ter um maior campo solar?

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

sestevao Escreveu:colocaram-me 2 hipoteses:

20 x 220w ou 18 x 245w, ambas dão uma potencia final nos 4400w, apesar da mesma potencia final, o facto de ter mais 2 paines traz algum tipo de vantagem por ter um maior campo solar?
boas,
se me deres o modelo correcto do paineis, logo faço um simulação com o kakocal.
o nosso amigo deu me as dicas .....

ou então sacas o soft do site da kako e fazes tu a simulação.
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

sestevao Escreveu:colocaram-me 2 hipoteses:

segundo um estudo da saft iberica o melhor sistema seria por exemplo com paineis de baixa potencia tipo 125wp, assim conseguiria-se melhores resultados com um campo solar grande.
claro que com seguidores não é viavel, e mesmo para quem tenha pouco espaço em cima dos telhados tambem, mas para quem não tenha problemas de espaço era o ideal.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
sestevao
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por sestevao »

segundo um estudo da saft iberica o melhor sistema seria por exemplo com paineis de baixa potencia tipo 125wp, assim conseguiria-se melhores resultados com um campo solar grande.
claro que com seguidores não é viavel, e mesmo para quem tenha pouco espaço em cima dos telhados tambem, mas para quem não tenha problemas de espaço era o ideal.
era um bocado essa a ideia que tinha... mas não sei até que ponto as percas no sistema por ter mais paineis não iriam anular os ganhos por ter um campo fotovoltaico maior.

o espaço não é problema, tenho cerca de 60m2 de telhado no entanto no meu caso e a nível estético os 18 paineis ficam melhor (6x3 filas). sei que nao é tudo... mas também conta

Responder

Voltar para “Micro-Produção”