Futuro Microgeradeiro

Para assuntos relacionados com o Micro-Produção.

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda abr 18, 2011 11:41 pm

Futuro Microgeradeiro

Mensagem por spedy »

boas pessoal, após decisão final optei pelo sistema:
-16 módulos schuco 240w - 3.84kw
-inversor sma sb 3300
-estrutura hilti
-contador siemens
-sistema solar térmico de circulação forçada aqs compact 200l c/ skr500

é de uma empresa local, bons profissionais e já vi alguns projectos criados por eles e gostei.

o que vos queria pedir opinião é:
-vale a pena colocar mais 1 painel para ter 4.08kw?
-disseram-me que o sma3300 da mais 10% alem dos 3820w, ele aguenta ou pode começar a cortar e voltar para os 3300w?
-optando por outro inversor, o sma3800/v da para adaptar ao meu contrato de 3.45w?é que o que vi na ficha técnica que vem só da 3.68kw.
-inicialmente falaram-me num fronius, aconselham esta marca e que modelo?ou que outra marca aconselham para os 3.84kw e para os 4.08kw?

agradecia algumas opiniões porque amanha vou ao banco tratar do empréstimo e depois é logo para começar a montar o material.

pedro.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Re: Futuro Microgeradeiro

Mensagem por Patalhetas »

bem vindo ao grupo

só acho que tens pouca area de paineis .....devias ter mais 2 pelo menos, pois no inverno vão fazer falta.

boa sorte !
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

viva,
os inversores estão certificados para o tipo de contrato. se é 3,45 não pode meter o 3800v, só o 3300 ou equivalente.
em relação a potencia dos paineis de facto se meter mais mais qq coisa não fica a perder nada pois ao tratar-se de uma instalação fixa não vai sobrecarregar muito o inversor.
eu tenho uma configuração 4070wp com seguidor e sma3300 e porta-se bem, só tenho pena as sombras de manha...
pode ver as produções aqui:
https://spreadsheets.google.com/ccc?key ... li=1#gid=6
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por spedy »

boas patalhetas e pnunes, o problema é o espaço que só da mesmo para 16 painéis, tenho de ver quando vierem instalar o solar térmico a ver se eles conseguem colocar 18 painéis fv, mas duvido, a não sei que use um pouco de espaço do telhado do vizinho.

em relação ao inversor, visto o sma3300 dar apenas para 3820w, se colocar mais painéis, que inversor aconselham para as seguintes potencias de painéis (fronius, solarmax, kostal, xantrex):
16 paineis - 3840w - sma3300
17 paineis - 4080w
18 painéis 4320w

pnunes- no teu sistema apenas estas a colocar 5.99% alem da potencia máxima cc, eu se colocar 18 painéis vou estar a colocar mais 12.5%
alguém me sabe dizer se sempre é verdade ou viável os inversores darem para colocar mais 10% alem da potencia cc máxima?
ja li no fórum que o kaco3600 trabalha melhor com mais potencias, mas potencia geral do sistema ou potencia de cada painel?

aguardo mais opinanços, hehe...

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

a potencia de cada painel está directamente relacionada com a potencia total do sistema, ou seja quanto maior for a potencia dos paineis maior vai ser a potencia total.
para 16 e 17 paineis eu continuava com o sma, é o que dá melhores resultados com menos potencia.
até mesmo para 18 era capaz de arriscar pois trata-se de uma instalação fixa, no entanto coloco algumas reservas...
em alternativa e para ligação 3,45 é sem duvida o xantrex.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por spedy »

boas, estou a pensar em adicionar mais 2 paineis e ficar com um sistema de 4.32kw, acham que o sma330 aguenta com esta potencia ou aconselham mudar para outro inversor?
eu inicalmente quando fui pedir orçamento foi falado em paineis 18x215w com um sma ou um fronius, mas pela falta de espaço no telhado foi alterado para 16x240w com sma3300, so que agora estou a achar pouca potencia de paineis e quando forem começar a montar a estrutura vao ver se sempre da para colocar os 18 paineis.
agora lembrei-me que eles falaram no fronius, fui pesquisar e encontrei o fronius ig40, o que acham deste inversor?
cumps.
pedro.

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

se o sistema for de contrato 3,45kw não pode colocar o fronius ig40, esse é para 3,68.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

nem mais. mas o fronius é um "maquinão"... o projecto do jama é esclarecedor.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

jama
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am

Mensagem por jama »

volt Escreveu:nem mais. mas o fronius é um "maquinão"... o projecto do jama é esclarecedor.
pois é!mas eu continuo a dizer que o fonius ser ter uma boa quantidade de silico por traz , nao faz milagres, tudo para cima de 4700wp de silico
O SOL quando nasce é para todosImagem

A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium

jama Escreveu:
volt Escreveu:nem mais. mas o fronius é um "maquinão"... o projecto do jama é esclarecedor.
pois é!mas eu continuo a dizer que o fonius ser ter uma boa quantidade de silico por traz , nao faz milagres, tudo para cima de 4700wp de silico
eu estou a pensar fazer mais uma (para mim) mas com cerca de 5000wp com um fronius, ainda não sei se vai ser fixa ou movel...
aqui na minha zona o ig40 é rei, são mesmo muitas instalações com esse inversor, no entanto o maximo que tem instalado é 4600wp.
pena é que os proprietários não se dediquem a publicar as produções. de vez em quando vou dar uma vista de olhos e são muito boas mesmo.
vou seguir de perto uma nova instalação de 9 seguidores + a microhidrica para a mesma pessoa e depois falo nas produções.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por spedy »

pois, mas na posso por 3.68kw.
então tenho que me ficar pelo sma3300?
acham que vai aguentar bem com os 4.32kw ou é preferível mudar de inversor?

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

há mais inversores para os 3.45... o kaco e o xantrex são bons exemplos (e também é bom material).

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por spedy »

boas, qual o modelo do xantrex que estas a falar que da para 3.45kw que aguenta com 4.32kw de painéis?
é que no site da schneider não tem muita informação acerca dos inversores, se puderes coloca um link onde possa ver as características do inversor.
cumps.

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

o que sei do xantrex vem muito aqui do tópico do jduarte. passa por lá. ele tem menos de 4200w, mas creio que o inversor aguenta mais.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Mensagem por JDuarte »

spedy Escreveu:boas, qual o modelo do xantrex que estas a falar que da para 3.45kw que aguenta com 4.32kw de painéis?
é que no site da schneider não tem muita informação acerca dos inversores, se puderes coloca um link onde possa ver as características do inversor.
cumps.
viva,

neste link - http://www.jgduarte.com/links/ está informação sobre o xantrex (manual, folheto do xantrex 3.8 gt sp e ferramenta de dimensionamento da xantrex).

como já foi divulgado aqui no forum o que vem no manual, não acontece na realidade....

a ferramenta de dimensionamento menciona que se a potência dc entregue pelos paineis for superior a 4180w, a saída regulará para 3300 (pot. nominal). em conversa com um instalador, ele disse que tal só acontece com temperaturas muito altas (inversor acima dos 73º), conhece instalações com potências dc superiores a 5000w e isto não é problema para o inversor. na minha mp o pico máximo registado foi 3961w mas há relato de picos superiores.
algo que eu acho muito positivo é o facto de o inversor manter rendimentos entre os 95 a 96% mesmo quando está em situações de sobredimensionamento.

parece que o modelo 3.8gt (sp ou de) para a europa (o de tem potência nominal 3500w mas é exactamente igual ao sp) foi feito com base no modelo 5.0 gt do mercado norte-americano que aceita até 6000w de potência dc.

em termos de garantia não é imposto nenhum limite de potência... pois teoricamente o processador de proteção (o inversor tem um processador exclusivo para controlar o estado e prever falhas) deverá regular o inversor para situações de defesa em caso dos limites funcionais serem ultrapassados, mas como todos nós sabemos a prática é bem diferente da teoria...

cmps,

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Escolha de inversor

Mensagem por spedy »

Boas, já começaram as obras com o solar térmico, assim que o acabarem começam com o fotovoltaico.
O inversor que inicialmente era para ser colocado com os 16 painéis, o SMA 3300, vai ter que ser alterado porque já esta confirmado que posso colocar 18 painéis, ficando assim com 4320w.

A minha duvida é entre o Kaco e o Xantrex, para estes 18 painéis de 240w, qual devo escolher?
O modelo do painel é o Schucö MPE 240 PS 04 e tem as seguintes características:
STC Power Rating Pmp (W) 240
Open Circuit Voltage Voc (V) 37.0
Short Circuit Current Isc (A) 8.61
Voltage at Maximim Power Vmp (V) 30.4
Current at Maximim Power Imp (A) 7.91
Panel Efficiency 14.9%
Fill Factor 75.3%
Power Tolerance 0.00% ~ 5.00%
Maximum System Voltage Vmax (V) 1000
Maximum Series Fuse Rating (A) 15

A empresa esta a pensar em optar pelo Kaco, mas eu pelo que já li aqui pelo fórum, o Xantrex esta a ser muito eficaz e viável e a prestar boas performances.

Pelo pouco que percebo de painéis e inversores, para colocar o Kaco, teria que se colocar todos os painéis numa string devido ao intervalo 350V-600V de Input CC, isto se fizer as contas com o valor Vmp 30.4V (9x30.4=273,6V), ou deve-se fazer as contas com o valor Voc 37V???

Se eu optar pelo Xantrex, já se poderá colocar 2 strings porque este tem intervalo 195V-550V de Input CC.

Ou estou a fazer confusão?
O intervalo Input CC sendo estes inversores de apenas uma MPP, é valido para cada string virtual ou para a string total, sendo que as strings dentro do inversor contam apenas como uma só?

Agradecia que me esclarecessem esta duvida e que dessem opinião acerca de qual inversor hei-de escolher.
Pedro.

JDuarte
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm

Re: Escolha de inversor

Mensagem por JDuarte »

Boas,

Penso que qualquer um (Kaco ou Xantrex) será uma boa escolha.
O kaco pelas óptimas referências que tem deixado nestes anos em que se fala de microgeração. Eu não fiz a simulação mas julgo que com Kaco terá de ser uma só string. Se para alguns o Kaco tem o senão de estar limitado a 3800W AC, esse limite está mais que provado que é "virtual".
O Xantrex tem óptimo rendimento e consegue gerir instalações sobredimensioandas de uma forma muito segura (por mais campo FV que tenha limita o DC a 4180W - sei que são testados com um mínimo 6000W em laboratório), mesmo quando está a debitar no seu máximo (acima dos 3900W) mantêm um rendimento superior a 95%.
Com o Xantrex terá de ter duas strings de 9 paineis.
Uma das questões que me fez pensar duas vezes foi a assistência, a Xantrex não estava em Portugal. Com a aquisição da Xantrex por parte da Schneider, passou a estar representada em portugal o que poderá ser uma mais valia.

Moral da história, eu iria para o Xantrex... mas a minha opinião é viciada pelo meu contentamento em relação ao que tenho instalado.

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por spedy »

Boas, isto é como vai ficar +- o sistema FV:

Imagem
Imagem

O FV vai ocupar o telhado todo na diagonal para levar 16 painéis e ainda vai levar mais 2 painéis possivelmente atrás das chaminés porque é o único sitio onde há espaço e não leva sombra dos painéis nem da chaminé.

O meu problema em escolher o inversor é que os painéis da string de baixo, que estão na parte mais baixa do telhado, vão ser os primeiros a apanhar sombra quando o sol se começar a pôr, logo vão influenciar toda a string.

Neste caso é preferível colocar um inversor de 2 MPPT?
Encontrei estes:
-Carlo Gavazzi ISMG 1 45
-Danfoss ULX3600

Ou pode-se colocar 2 inversores, um para cada string?

Outra duvida que ainda continuo a ter é do intervalo de voltagem de Input CC para os inversores de apenas uma MPP, por exemplo no Xantrex é de 195-550Vdc, isto é valido para cada string virtual ou para a string total, sendo que as strings dentro do inversor contam apenas como uma só?

Agradecia opiniões acerca dos inversores de 2 MPPT.
Cumps.

Patalhetas
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo jul 12, 2009 2:10 pm

Mensagem por Patalhetas »

Boas, para o kaco, fica um mimo ;)

Repara no pdf, eheeh não ligues ao local, :mrgreen:
Anexos
Project report.pdf
(14.62 KiB) Transferido 1232 vezes
Nelson Patalhetas

www.micropatalhetas.tk

Autor do tópico
spedy
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por spedy »

Patalhetas Escreveu:Boas, para o kaco, fica um mimo ;)

Repara no pdf, eheeh não ligues ao local, :mrgreen:
Boas, mas para o Kaco só da mesmo com 1 string por causa do intervalo comerçar apenas nos 350V, o problema é que assim que um dos painéis começar a ficar à sombra, vai reduzir a produção de todo o sistema porque está apenas numa string, ou não?
Qual a tua opinião acerca dos inversores de 2 MPPT, e dos que mencionei?
Cumps.

Responder

Voltar para “Micro-Produção”