filtro de gasoil com aquecimento

O lugar privilegiado para aqueles que optam usar óleo vegetal directamente nas viaturas.

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jan 04, 2007 7:25 am

filtro de gasoil com aquecimento

Mensagem por Mário Liberato »

boas.montei ontem o filtro de gasoil com aquecimento com o fluído de motor mas ainda não experimentei.será seguro aumentar a percentagem
de ov para 70 ou 80%?quanto à filtragem do óleo usado estou a usar
manta geotextil que é excelente.é usada na montagem de bombas submersíveis,no filtro para evitar a aspiraçao de areias.

mtavares
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta jun 16, 2006 12:24 am

Mensagem por mtavares »

ola !

1º qual é o teu carro, qual é a tua bomba injectora?

2º tas com oleo usado, e a agua que está disfarçada no oleo usado !e as particulas que estao no oleo , cuidado hem !

3º axo que ainda tens de ler muito neste forum, ve os post com maior numero de participacoes !

4º nao metas isso no carro sem teres a certeza do que estas a fazer !

ab
mtavares

manuelcar
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 09, 2006 3:46 pm

Mensagem por manuelcar »

olá mário
o mtavares tem razão, tens que ser um cadito mais específico para podermos ajudar.
receio que a manta geotextil seja insuficiente para a filtragem. precisas de um filtro adicional depois dela.
só por si, sem adaptações adicionais não podes aumentar as percentagens acima dos valores recomendados para a época, no entanto o aquecimento do filtro é sempre uma mais-valia.
descreve lá então o teu carro....
saúde da boa!

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Resposta ao Tavares e Manuelcar

boas noites pessoal.o meu carro é uma nissan navarra 2500.a bomba é
japonesa tambem,segundo me disse o mecanico é o equivalente à bosch.
quanto ao óleo usado eu filtro-o a frio para retirar o maior.depois aqueço-o
com uma resistência nele mergulhado,isto é feito à noite pois tenho contador
bi-horário,e torno-o a filtrar com 4 voltas de manta geotextil,depois meto.lhe
o dobro do oleo de água e com um misturador de tinta agito-o durante 2 a3
minutos e fica a assentar vários dias.é de novo aquecido e filtrado e vai para
uma quantidade igual de gasoil,e depois vai para o deposito.quando substitui
o filtro anterior este estava limpo sem vestigios de água,lamas ou outros
depositos.para terminar informo-os que fui durante trinta e tal anos maquinista prático da marinha mercante,mas desconhecia que o oleo alimentar podia servir de combustivel,mas é aprender até morrer.um abraço

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

ola! mario!

os teus filtros assim parrecem resultar ! ja tentas-te passar por um filtro de café so pra ver o que sobra de lixo ?

o teu processo de filtragem de aquecer e deixar repousar tb é utlizado no biodiesel, para o fazeres apenas precisas de metanol e soda caustica. e mais uns instrumentos "zitos" .

se for equivalente á bosch tas safo!
noinverno é que a malta diz pra misturar gasoleo pra baixar a viscosidade e a dificuldade de arranque.

ab
mtavares

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Para o MTavares

boa essa do filtro do café.costumo utilizá-los quando faço aguardente mas
não me tinha vindo "à lembradura" utilizá-lo no òleo,mas garanto que o óleo que está a decantar vai ser passado por ele.depois dou noticia .

mtavares
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por mtavares »

fazes !!! aguardente ??
entao podes fazer metanol !! e ficas com um biodiesel barato !!! ie, tb nao sei ocusto de producao do metanol ! mas sempre se pode tentar fazer contas e experiencia !

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Para Mtavares

sim tavares faço aguardente e tambem vinho,pois tenho uma quinta mas
como não percebo nada de quimica não me atrevo a fazer misturas,pois uma vez a bordo de um navio onde estava embarcado os meus colegas que na altura estavam na casa da máquina ficaram queimados por má
aplicação de um descarbonisante,por isso prefiro meter ov directo misturado com gasoil que compro nos supermercados onde custa à volta de 7 cent mais barato que na galp,isto apesar de ter cartão galpfrota/liga dos combatentes.

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

olá mario. parece bem o teu processo. podes fazer mais lavagens com menos agua, mas deve estar bem. quanto à adição de 50% é que me parece excessivo para esta época do ano.
a tua bomba deve ser uma denso, a equivalente japonesa da bosch. jà agora e aproveitando a tua experiencia profissional, como é que o fuel é aquecido num motor de navio antes de ir para os injectores? e é verdade que os motores de navio pegam a ar comprimido injectado directamente no cilindro?
saúde da boa!

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Para o Manuelcar

boas noites manel.sim quaise todas as máquinas a bordo sejam principais ou auxiliares,arrancam a ar comprimido que se encontra dentro de reservatórios especiais quase sempre a uma pressão de 30kg/cm2.só pequenos geradores têm motor de arranque.para arrancar a ar comprimido
existe um distribuidor de ar e uma valvula de arranque em cada cilindro.quando assim não é,temos de rodar o volante até colocar o êmbolo
do cilindro que tem valvula de arranque no ponto morto superior.as máquinas principais são as propulsoras ou seja as que fazem movimentar a
embarcação.as auxiliares são geradores ou outras que existem a bordo
que tenham bombas acopladas compressores ou sistemas de combate a incendios,se precisares de mais informação,manda.ab.

Autor do tópico
Mário Liberato
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Para o Manuelcar

esquecime do fuel.este é aquecido numa caldeira a vapor e depois é injectado nos cilindros

conde_de_valongo
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: segunda jan 15, 2007 2:19 am
Contacto:

ajuda

Mensagem por conde_de_valongo »

eu vi aqui a foto de um filtro de gasolio ja com aquecimento esquecime de o imprimir pra ver se o concigo arranjar alguem sabe aonde posso ver esse filtro na net
uno 1.4 td 100%2%gasolina ibisa gttdi 40%60 grande cherokee td 100%2% gasolina

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Re: ajuda

Mensagem por husky »

conde_de_valongo Escreveu:eu vi aqui a foto de um filtro de gasolio ja com aquecimento esquecime de o imprimir pra ver se o concigo arranjar alguem sabe aonde posso ver esse filtro na net
mas foi filtro de gasoleo com aquecimento ou foi um pre-aquecedor de gasoleo??

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

conde_de_valongo Escreveu:eu vi aqui a foto de um filtro de gasolio ja com aquecimento esquecime de o imprimir pra ver se o concigo arranjar alguem sabe aonde posso ver esse filtro na net
posso arranjar esse filtro na sucata, vendem-no por uns 40 €. tenta arranjar numa sucata por aí. se não consegues, posso ir comprá-lo e enviar-te. fica em 50 €.

no e-shop http://seealte.europecon.net/ vou colocar brevemente à venda um suporte para filtro, aquecido por uma vela:

Imagem

o preço de venda será 65 €, com iva incluído
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

husky
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça dez 05, 2006 3:35 pm

Mensagem por husky »

mas de que carro é esse pre-aquecedor??

hynek
Staff Member
Staff Member
Registado: terça mai 16, 2006 4:16 pm

Mensagem por hynek »

husky Escreveu:mas de que carro é esse pre-aquecedor??
este é universal, pode ser montado em qualquer carro. passas a comprar os filtros adequados.
Um abraço
Hynek
Associado n.º 8 da
Associação NovaEnergia.net

manuelcar
Staff Member
Staff Member

Mensagem por manuelcar »

mário, muito grato pela informação. assim já sabes como se resolve o nosso problema da queima do ovd, trata-se de fazer o mesmo que se faz nos navios para queimar fuel. salvo as devidas proporções, evidentemente, o fuel é muito mais viscoso que o ov e todo o motor foi desenhado para a queima desse combustivel.
p/s: nem imagino o trabalho que seja rodar o motor até um cilindro chegar ao pms

paulocadillac
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo out 01, 2006 4:48 pm
Contacto:

Mensagem por paulocadillac »

existe um sistema de filtro com aquecimento eletrico 12v.
eu tenho um montado no meu carro.e do bricomax frança.
e muito bom e rapido.

Melobanha
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta jan 03, 2007 7:20 pm

Re: Para o Manuelcar

Mensagem por Melobanha »

mário liberato Escreveu:esquecime do fuel.este é aquecido numa caldeira a vapor e depois é injectado nos cilindros
caro mário liberato, o combustivel é aquecido nos depósitos, ditos tanques volantes, não é mesmo? através de resistencias eléctricas ou de serpentinas a vapor, e este gerado nas caldeiras. desculpe a correcção.
abraço
melobanha

Marco Araujo
Novo membro
Novo membro
Registado: domingo jan 28, 2007 5:26 pm

Toyota Land Cruiser 3.0

Mensagem por Marco Araujo »

boa tarde pessoal.

tenho um jipe toyota land cruiser 3.0 de 2000, queria saber se poderia usar ovd sem modificações.
marco

Responder

Voltar para “Óleo Vegetal Directo”