Carregador para baterias ácidas 6v

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro
Registado: sábado mar 26, 2011 8:43 pm

Carregador para baterias ácidas 6v

Mensagem por Dínamo verde »

caros amigos,andei vendo alguns tipos regulados de carregadores para baterias ácidas mas só vejo para 12v.alguém poderia elaborar um esquema para bateria 6v,pois tenho um dínamo acoplado a um ventilador que produz 17v constantes e corrente suficiente para ligar um amplificador multimídia de computador quando se retifica a corrente com capacitor de 3300uf e ponte.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Re: Carregador para baterias ácidas 6v

Mensagem por Josenir »

dínamo verde Escreveu:caros amigos,andei vendo alguns tipos regulados de carregadores para baterias ácidas mas só vejo para 12v.alguém poderia elaborar um esquema para bateria 6v,pois tenho um dínamo acoplado a um ventilador que produz 17v constantes e corrente suficiente para ligar um amplificador multimídia de computador quando se retifica a corrente com capacitor de 3300uf e ponte.
quem tem uma bateria de 6v, pode facilmente conseguir mais uma. assim você liga as duas em série (ligando o posititvo de uma no negativo da outra) e pode carregá-las com um carregador de 12v. e melhor ainda: tem 12v disponíveis, o que é melhor do que 6v.
é bem mais fácil do que projetar e montar um regulador de 6v.

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro

pode ser aquelas baterias de lâmpada de emergência?o problema é que o gerador produz 17v com baixa corrente.isso não compromete?estava interressado em um regulador que indicasse,através de um led,a carga plena da bateria.

Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

dínamo verde Escreveu:pode ser aquelas baterias de lâmpada de emergência?o problema é que o gerador produz 17v com baixa corrente.isso não compromete?estava interressado em um regulador que indicasse,através de um led,a carga plena da bateria.
pode ser qualquer uma bateria de chumbo. as das lâmpadas de emergência e dos no-breaks de computador são de chumbo-gel e as automotivas são chumbo-ácidas, mas para efeito de carga dá no mesmo.

as baterias de chumbo de 12v suportam tensões de até 20v. e ademais se você aplicar 17v em uma bateria de 12v, sendo a corrente baixa, a tensão vai simpesmente baixar para a tensão da bateria.

como já disse aqui, a tensão (volts) não é uma medida absoluta. ou seja, o seu gerador produz 17v sem consumo algum. no momento em que você ligar uma lâmpada na saída dele, vai ver que esta tensão baixa imediatamente. e conforme a potência da lâmpada, pode cair até 0v. então a medida de tensão depende do consumo que existe na saída do gerador.

quando você ligar o seu gerador em uma bateria, mesmo sem um regulador de tensão, uma coisa é certa: a tensão não vai cair a 0v. vai ficar no mínimo no valor da tensão da bateria. e só vai haver carga da bateria quando a energia gerada pelo gerador for maior que a tensão da bateria.

um regulador de tensão que indique se a bateria está carregada não é muito fácil de encontrar. encontram-se carregadores de baterias com esta indicação, mas eles não são indicados para ligar em geradores eólicos. precisam de energia estabilizada para funcionar.

Autor do tópico
Dínamo verde
Membro
Membro

agora entendi porquê liguei um led com o gerador a toda e ele não queimou.a energia gerada eu consigo armazenar em duas baterias de 4.5v ligadas em paralelo.quando uso a carga das baterias para ligar um pequeno amplificador que tenho,mantenho as baterias em carga,só que ligadas em série para produzir uma voltagem suficiente para ligar o aparelho,pois quando desligo o gerador o amplificador fica mais fraco.o esquema do meu carregador é composto de uma ponte retificadora na entrada que vem do gerador.a saída da ponte tem um capacitor de 2200uf para filtrar a corrente do gerador,que é um motor de 24v,cc e que possui ímã permanente(é um dínamo).estive pensando em substituí-lo por um motor de batedeira,no qual eu iria energizar o rotor para magnetizá-lo e gerar energia usando o mesmo princípio de um alternador,com um rotor magnetizado e uma bobina estacinária.só não sei se vai funcionar.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”