boas,no meu caso até já cá veio um engenheiro da edp ver o problema.
engenheiro da edp ?? hummmm
no maximo, metem te um loger na caixa de fusiveis, e caso se confirme a tensão acima dos 260v, descem 1 ponto no pt e aí passa dos 260v para os 245v aproximadamente.
as tensões elevadas acontecem normalmente a quem mora mais junto dos pt´s, pois só assim se consegue que os 230v cheguem ao final das linhas. claro depois levanta-se outro problema, em caso de uma ramal bastante longo, os ultimos moradores podem se queixar de falta de voltagem ehehehehe
porque se avaliarmos bem esta situação das microgerações, durante o dia existe a injectão de corrente na rede das micros, a voltagem sobe e noite que existe mais consumo .... e as micros não produzem .... a tensão baixa e no inverno ainda pior com os aquecimentos e mais aglomeração de possoas em casa.
no meu caso e moro a 30m do pt, a tensão normal ronda os 245v, no inverno e a noite chega aos 235v, agora imaginem quem mora a 3 ou 4 km ???
quando vi para cá morar cheguei a medir 266v na portinhola, depois de varias reclamações por telefone, nada aconteceu....passei ao palno b, 2 reclamações no livrinho da edp, veio o piquete com a converssa da treta, caso não se verifica-se anomalias na rede a edp podia debitar o aluguer do loger na fatura da corrente bla bla bla, passadas 2 semanas baixaram o ponto no pt, e mandaram me uma carta em que nada tinha sido identificado de anormal, mas caso se verifica-se a anomalia para voltar a contacta-los.
mal eu sabia que um dia viria a ser microprodutor
por isso amigos, por vezes não vale a pena reclamar muito, basta reclamar bem