DB EkoWay 5000 - PepeLegal
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
a falta de representantes e concessionários de uma ou outra marca é um problema diferente. havia, aqui há tempos, uma dessas marcas chinesas que queria ter uma representação nacional através de um franchising de umas oficinas. não sei se isso foi para a frente, mas seria uma grande vantagem comercial.
tudo isto são argumentos comerciais. claro que, há quem ache que este (e outros) não vale(m) a diferença de preço que se paga. eu não sou dessa opinião e, confesso, já fiquei muitas vezes aliviado pela decisão que tomei ao optar por uma mota que custa mais no acto da compra, mas não dá as dores de cabeça que já muitos aqui tiveram. ainda por cima, eu faço muitos quilómetros em condições, por vezes, adversas. estou a falar de condições das estradas (péssimo alcatrão e treta de calçada) e atmosféricas (especialmente no inverno e na travessia da ponte)...
acredito que, uma chinesa, nas minhas mãos, não duraria metade do que as marcas garantem.
mas esta é a realidade. em portugal, nas motas eléctricas, para o uso que eu dou à mota, há vectrix e nada mais. tanto que a minha alternativa durante estes 3 anos, sempre foi uma mota ci.
ps: desculpa lá o texto longo no teu db pepe.
tudo isto são argumentos comerciais. claro que, há quem ache que este (e outros) não vale(m) a diferença de preço que se paga. eu não sou dessa opinião e, confesso, já fiquei muitas vezes aliviado pela decisão que tomei ao optar por uma mota que custa mais no acto da compra, mas não dá as dores de cabeça que já muitos aqui tiveram. ainda por cima, eu faço muitos quilómetros em condições, por vezes, adversas. estou a falar de condições das estradas (péssimo alcatrão e treta de calçada) e atmosféricas (especialmente no inverno e na travessia da ponte)...
acredito que, uma chinesa, nas minhas mãos, não duraria metade do que as marcas garantem.
mas esta é a realidade. em portugal, nas motas eléctricas, para o uso que eu dou à mota, há vectrix e nada mais. tanto que a minha alternativa durante estes 3 anos, sempre foi uma mota ci.
ps: desculpa lá o texto longo no teu db pepe.
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Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
bem...eu mesmo sem possuir nenhuma ainda concordo inteiramente com o volt...
________________________
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16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
volt..estás à vontade. eu não conheço a vectrix, mas acredito que tenhas razão
agora, tenho um problema...cada vez que vou carregar a mota, ao fim de cerca de 2h30, o diferencial do meu contador dispara (não são os disjuntores)...e não consigo carregar mais as baterias da mota...
pelo que consegui perceber, o carregador é de 10a e o contador que tenho é de 5a...pensei que isto não teria problema..só demoraria mais tempo a carregar, mas não...o diferencial dispara mesmo
vou ter que alterar o contador por um com mais potencia ....
agora, tenho um problema...cada vez que vou carregar a mota, ao fim de cerca de 2h30, o diferencial do meu contador dispara (não são os disjuntores)...e não consigo carregar mais as baterias da mota...
pelo que consegui perceber, o carregador é de 10a e o contador que tenho é de 5a...pensei que isto não teria problema..só demoraria mais tempo a carregar, mas não...o diferencial dispara mesmo
vou ter que alterar o contador por um com mais potencia ....
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
como é que sei de quantos amperes é o meu contador?pepelegal Escreveu:volt..estás à vontade. eu não conheço a vectrix, mas acredito que tenhas razão
agora, tenho um problema...cada vez que vou carregar a mota, ao fim de cerca de 2h30, o diferencial do meu contador dispara (não são os disjuntores)...e não consigo carregar mais as baterias da mota...
pelo que consegui perceber, o carregador é de 10a e o contador que tenho é de 5a...pensei que isto não teria problema..só demoraria mais tempo a carregar, mas não...o diferencial dispara mesmo
vou ter que alterar o contador por um com mais potencia ....
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
ogadiv, a melhor forma é veres na factura da edp qual a potencia contratada (1.15kva, etc.).
para saberes amperes, multiplicas a potencia por 1000 e divides por 230.
para saberes amperes, multiplicas a potencia por 1000 e divides por 230.
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
5 ampéres ?
isso é a chamada tarifa social e é usada essencialmente por ex. na iluminação das escadas em prédios pequenos, como é que só tens 5a?
outra maneira de ver quantos amperes tem uma instalação é ver o dispositivo de corte de entrada da edp ( muitas vezes mal chamado de diferencial da edp ) , tem uma janelinha com o valor da amperagem.
um carregador de 10 amperes não gasta 10 amperes da tomada , por ex: um carregador a 48v com 10 a = 480 w , mas 480w a 230v são 2,08a ( são contas não contando as percas entre a entrada e a saída , mas pouco mais será).
se o que dispara é realmente um diferencial , não é por excesso de corrente é por defeito de fase ou seja uma fuga para a terra com tensão superior a 25v e a x miliamperes que estão escritos no diferencial ( 30ma , 300ma , 500ma )
isso é a chamada tarifa social e é usada essencialmente por ex. na iluminação das escadas em prédios pequenos, como é que só tens 5a?
outra maneira de ver quantos amperes tem uma instalação é ver o dispositivo de corte de entrada da edp ( muitas vezes mal chamado de diferencial da edp ) , tem uma janelinha com o valor da amperagem.
um carregador de 10 amperes não gasta 10 amperes da tomada , por ex: um carregador a 48v com 10 a = 480 w , mas 480w a 230v são 2,08a ( são contas não contando as percas entre a entrada e a saída , mas pouco mais será).
se o que dispara é realmente um diferencial , não é por excesso de corrente é por defeito de fase ou seja uma fuga para a terra com tensão superior a 25v e a x miliamperes que estão escritos no diferencial ( 30ma , 300ma , 500ma )
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
eu tenho 6,9 kva, por essas contas então dá 30 apepelegal Escreveu:ogadiv, a melhor forma é veres na factura da edp qual a potencia contratada (1.15kva, etc.).
para saberes amperes, multiplicas a potencia por 1000 e divides por 230.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
hmm...explica-me isso melhor. o diferencial diz 500ma.tavares Escreveu: se o que dispara é realmente um diferencial , não é por excesso de corrente é por defeito de fase ou seja uma fuga para a terra com tensão superior a 25v e a x miliamperes que estão escritos no diferencial ( 30ma , 300ma , 500ma )
como consigo ver se é esse o caso que se está a passar ?
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
já agora, adianta dizer que o contador tem 5a porque é o contador individual que tenho dentro da garagem. o uso dele serve para uma lampada e uma tomada.
no entanto, estive a ver as informações do carregador e este refere:
ac: 230v
dc: 87 volts - 10 amps
ou seja, para esta tensão e corrente dc, o carregador devia no máximo puxar 3.78 a da tomada (230v).
se for assim, não pode ser um problema de potência do quadro, visto que é inferior a 5a ....
alguém me pode dizer se é mesmo assim ?
obrigado,
no entanto, estive a ver as informações do carregador e este refere:
ac: 230v
dc: 87 volts - 10 amps
ou seja, para esta tensão e corrente dc, o carregador devia no máximo puxar 3.78 a da tomada (230v).
se for assim, não pode ser um problema de potência do quadro, visto que é inferior a 5a ....
alguém me pode dizer se é mesmo assim ?
obrigado,
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
boas,pepelegal Escreveu:já agora, adianta dizer que o contador tem 5a porque é o contador individual que tenho dentro da garagem. o uso dele serve para uma lampada e uma tomada.
no entanto, estive a ver as informações do carregador e este refere:
ac: 230v
dc: 87 volts - 10 amps
ou seja, para esta tensão e corrente dc, o carregador devia no máximo puxar 3.78 a da tomada (230v).
se for assim, não pode ser um problema de potência do quadro, visto que é inferior a 5a ....
alguém me pode dizer se é mesmo assim ?
obrigado,
já o disse noutro db, os carregadores de 10a devido a perdas consomem aproximadamente 5a ou seja em cima do limite do diferencial, por isso dispara e na pior parte só no final que é quando equaliza as baterias.
terás de pedir aumento do diferencial para 10a, o custo do kw é o mesmo, mas pagas um pouco mais no "aluguer" do contador.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
isso são más noticias para mim....
contactei a edp e disseram-me que o local (a garagem) não permite qualquer aumento da potencia, sem este ser alvo de uma vistoria e certificação independente de que aceita maior potencia....processo burocrático incluido, isto é coisa para demorar 1 mês, no mínimo
o carregador que vem com a mota é de 15a, mas nem vale a pena pensar usar este...se com o de 10a já tenho estes problemas...nem vale a pena pensar no de 15a....embora pelo que percebi este que tenho de 10a esteja calibrado para baterias de 40ah, o que significa que quando chega ao fim do ciclo de carga acende a luz de falha, supostamente, porque este está à espera que no final da carga a tensão seja uma e a mota como ainda aceita mais carga tem outra....(foi + ou - esta a explicação que me deram)
entretanto, uma boa noticia, já substitui o disjuntor da mota e parece que agora está tudo ok...este já não dispara quando se puxa pela mota
contactei a edp e disseram-me que o local (a garagem) não permite qualquer aumento da potencia, sem este ser alvo de uma vistoria e certificação independente de que aceita maior potencia....processo burocrático incluido, isto é coisa para demorar 1 mês, no mínimo
o carregador que vem com a mota é de 15a, mas nem vale a pena pensar usar este...se com o de 10a já tenho estes problemas...nem vale a pena pensar no de 15a....embora pelo que percebi este que tenho de 10a esteja calibrado para baterias de 40ah, o que significa que quando chega ao fim do ciclo de carga acende a luz de falha, supostamente, porque este está à espera que no final da carga a tensão seja uma e a mota como ainda aceita mais carga tem outra....(foi + ou - esta a explicação que me deram)
entretanto, uma boa noticia, já substitui o disjuntor da mota e parece que agora está tudo ok...este já não dispara quando se puxa pela mota
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
ou seja , vais ter que fazer uma instalação eléctrica nova, porque se essa tem mais de 6-7 anos não passa e agora com o novo regulamento então não passa mesmo ( materiais utilizados , indice de local, ).
quanto ao " diferencial " disparar:
como já foi referido pode ser devido á potencia pedida pelo carregador , um disjuntor de corrente nominal (in) de 5a ,não dispara assim que se atinge os 5a , ele pode aguentar 7,2a durante uma hora ( corrente de não funcionamento ) ou ( inf) , mas dispara instantaneamente assim que se atinge os 10,4a ( corrente de funcionamento ) ou ( if ).
para se testar o funcionamento da parte diferencial , coloca-se um aparelho numa tomada e faz-se o teste ao diferencial , mas isso é um aparelho especifico só um electricista o terá.
quanto ao " diferencial " disparar:
como já foi referido pode ser devido á potencia pedida pelo carregador , um disjuntor de corrente nominal (in) de 5a ,não dispara assim que se atinge os 5a , ele pode aguentar 7,2a durante uma hora ( corrente de não funcionamento ) ou ( inf) , mas dispara instantaneamente assim que se atinge os 10,4a ( corrente de funcionamento ) ou ( if ).
para se testar o funcionamento da parte diferencial , coloca-se um aparelho numa tomada e faz-se o teste ao diferencial , mas isso é um aparelho especifico só um electricista o terá.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
wow..."instalação eléctrica nova" e "novo regulamento" mais "boas" noticias
olá tavares, obrigado pela tua resposta....isso quer dizer que ainda menos sentido faz que o problema seja na potencia contratada...os 5a deveriam ser suficientes para este carregador (mesmo com as perdas deste)....pois o disjuntor (não é diferencial?) ainda permite uma margem de funcionamento, pelo que percebi da tua mensagem.
para testar se seria um defeito de fase, inverti a tomada...não tenho a certeza se ajuda...mas mal não faz
outra coisa, tens conhecimento se há à venda algum "limitador de corrente" ? ou seja, algo que se possa colocar no meio entre a tomada dos 220v e o carregador e que permita limitar a corrente de entrada a 5a. desta forma, mesmo que o carregador pedisse mais corrente o limitador não deixava e o diferencial não disparava. tinha como desvantagem, um maior tempo de carga.. mas isso é um problema que eu conseguia viver
obrigado,
olá tavares, obrigado pela tua resposta....isso quer dizer que ainda menos sentido faz que o problema seja na potencia contratada...os 5a deveriam ser suficientes para este carregador (mesmo com as perdas deste)....pois o disjuntor (não é diferencial?) ainda permite uma margem de funcionamento, pelo que percebi da tua mensagem.
para testar se seria um defeito de fase, inverti a tomada...não tenho a certeza se ajuda...mas mal não faz
outra coisa, tens conhecimento se há à venda algum "limitador de corrente" ? ou seja, algo que se possa colocar no meio entre a tomada dos 220v e o carregador e que permita limitar a corrente de entrada a 5a. desta forma, mesmo que o carregador pedisse mais corrente o limitador não deixava e o diferencial não disparava. tinha como desvantagem, um maior tempo de carga.. mas isso é um problema que eu conseguia viver
obrigado,
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
não tenho conhecimento de nenhum dispositivo que limite a corrente e não sei se haverá , isso seria contra a lei de ohm p=ui , se diminuimos a corrente temos que aumentar a tensão , no teu caso se calhar o melhor e porque não tens problemas com o tempo será optar por um carregador com menos corrente .
isso da edp obrigar a uma fiscalização quando se pede aumento de potencia é engraçado:
- se quisermos aumentar de 1,15 para 3,45kva temos inspeção
- se quisermos aumentar de 3,45 para 6,9kva não é preciso inspeção
- se quisermos aumentar de 6,9 para 10,45kva não é preciso inspecção se 10,35 for monofásico já é necessário inspecionar se 10,35 for trifásico
- se quisermos aumentar de 10,35 para 20,7kva não é preciso inspecção
foi só um áparte.
isso da edp obrigar a uma fiscalização quando se pede aumento de potencia é engraçado:
- se quisermos aumentar de 1,15 para 3,45kva temos inspeção
- se quisermos aumentar de 3,45 para 6,9kva não é preciso inspeção
- se quisermos aumentar de 6,9 para 10,45kva não é preciso inspecção se 10,35 for monofásico já é necessário inspecionar se 10,35 for trifásico
- se quisermos aumentar de 10,35 para 20,7kva não é preciso inspecção
foi só um áparte.
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
olá,
acabados de fazer 300km eléctricos, tenho a dizer que com a mota até agora está tudo a correr bem..espero que continue assim pelo menos mais 42.000 km (o valor do roi)
em relação à edp e ao contador (à mudança dele), fui informado hoje (pela edp), que preciso de contratar um "engenheiro electrotécnico" para ir verificar o local e alterar o "projecto do edificio". devo entregar o relatório deste (se o dito parecer do engenheiro for favorável) à edp, para esta poder enviar uma equipa ao local para "verificar e confirmar a situação" e só depois posso efectuar o "pedido de mudança"...
estes tipos só podem estar a brincar....isto tudo só para mudar o contador de 1.15kva para 2.30 kva ?!?!?
outra coisa, uma pequena pergunta...é normal o carregador quando chega ao final do carregamento da mota, acender a luz de "falha" ?? o meu carregador depois de chegar ao final do carregamento acende esta luz, espera um pouco, volta a tentar carregar e volta a acender a luz de falha (repete este ciclo várias vezes).
saudações eléctricas
acabados de fazer 300km eléctricos, tenho a dizer que com a mota até agora está tudo a correr bem..espero que continue assim pelo menos mais 42.000 km (o valor do roi)
em relação à edp e ao contador (à mudança dele), fui informado hoje (pela edp), que preciso de contratar um "engenheiro electrotécnico" para ir verificar o local e alterar o "projecto do edificio". devo entregar o relatório deste (se o dito parecer do engenheiro for favorável) à edp, para esta poder enviar uma equipa ao local para "verificar e confirmar a situação" e só depois posso efectuar o "pedido de mudança"...
estes tipos só podem estar a brincar....isto tudo só para mudar o contador de 1.15kva para 2.30 kva ?!?!?
outra coisa, uma pequena pergunta...é normal o carregador quando chega ao final do carregamento da mota, acender a luz de "falha" ?? o meu carregador depois de chegar ao final do carregamento acende esta luz, espera um pouco, volta a tentar carregar e volta a acender a luz de falha (repete este ciclo várias vezes).
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Autor do tópico - Membro Silver
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Mais uma actualização no Diário.
Antes de ontem, feitos 450km eléctricos o travão traseiro da mota soltou-se, ou seja, os parafusos que prendiam o travão à estrutura da mota saltaram em andamento
Agora percebo o que alguns membros do fórum querem dizer com "qualidade de construção chinesa"
Valeu o suporte da Ecocritério, estão-se a portar muito bem. Contactei-os a relatar o sucedido e ontem (Domingo) abriram a loja para me resolveram o problema. 5 minutos e 2 parafusos novos (bem apertados) depois, já tinha travões outra vez. Levou também uma revisão aos parafusos do travão dianteiro, só para ter a certeza....
Entretanto, continuo com o processo de aprendizagem...em relação à autonomia o máximo que fiz até agora foi 55km sem recarga e o indicador ainda estava a meio....preciso de começar a testar a autonomia máxima com que posso contar....
Antes de ontem, feitos 450km eléctricos o travão traseiro da mota soltou-se, ou seja, os parafusos que prendiam o travão à estrutura da mota saltaram em andamento

Agora percebo o que alguns membros do fórum querem dizer com "qualidade de construção chinesa"

Valeu o suporte da Ecocritério, estão-se a portar muito bem. Contactei-os a relatar o sucedido e ontem (Domingo) abriram a loja para me resolveram o problema. 5 minutos e 2 parafusos novos (bem apertados) depois, já tinha travões outra vez. Levou também uma revisão aos parafusos do travão dianteiro, só para ter a certeza....
Entretanto, continuo com o processo de aprendizagem...em relação à autonomia o máximo que fiz até agora foi 55km sem recarga e o indicador ainda estava a meio....preciso de começar a testar a autonomia máxima com que posso contar....
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Pois... Enquanto não for nada de sério, até tem piada. 
Espero que os problemas não passem disso.
.

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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Evitavam-se muitas chatices fazendo um pouco de controlo de qualidade quando as motas chegam a Portugal. Infelizmente há alguns importadores, que querem é despachar as motas para os clientes e nem as verificações básicas fazem.
É por isso que a SW contínua a ser uma referência em assistência e qualidade de produto. Os parafusos das pinças de travão da minha mota têm uma marca de tinta amarela a atestar que foram apertados e verificados.
Imagina que era no travão da frente em plena travagem de emergência!
De certeza que não achavam tanta piada à situação.
De salientar o comportamento da ecocritério, que mesmo sendo Domingo te resolveram o problema rapidamente.

É por isso que a SW contínua a ser uma referência em assistência e qualidade de produto. Os parafusos das pinças de travão da minha mota têm uma marca de tinta amarela a atestar que foram apertados e verificados.
Imagina que era no travão da frente em plena travagem de emergência!

De salientar o comportamento da ecocritério, que mesmo sendo Domingo te resolveram o problema rapidamente.
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal




"prudencia e segurança na estrada"
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Re: DB EkoWay 5000 - PepeLegal
Pepe conheces mais alguem aqui com Ekoway?
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