hora maior calor menor produção
-
Autor do tópico - Membro
- Registado: segunda mai 23, 2011 3:38 pm
hora maior calor menor produção
boa tarde pessoal, tenho uma pequena duvida, e esta prende-se que agora tem estado muito sol e calor, e nem por isso produzo grande coisa, até pelo contrário, com um tempo mais ameno tenho melhores valores, isto é normal?
cumprimentos
cumprimentos
-
- Membro Gold
- Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm
Re: hora maior calor menor produção
sim, porque a eficiência dos paineis solares é inversamente proporcional à sua temperatura. se fores ver a folha de dados dos teus paineis, há lá um parametro que indica exactamente qual a diminuição da eficiência face à temperatura.
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com
Aprilia RS125e
-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda abr 04, 2011 12:40 am
veja no mercado livre a solução solarwall.
-
- Membro Silver
- Registado: terça jul 28, 2009 12:04 am
por cada grau que aumenta nos paineis acima de 25 grau , ha uma perca entre 0,4 a 05% (depende dos paineis) por cada grau que aumenta a temperatura, ou seja com os paineis a 75 graus 25-75=50x0.5%=25%rapl Escreveu:boa tarde pessoal, tenho uma pequena duvida, e esta prende-se que agora tem estado muito sol e calor, e nem por isso produzo grande coisa, até pelo contrário, com um tempo mais ameno tenho melhores valores, isto é normal?
cumprimentos
sistema com 4200wp- 25%=3150wp, como pode ver faz uma grande mossa na produçao nestes dias de muito calor.
O SOL quando nasce é para todos
A produzir acima dos 4200W/h
http://www.youtube.com/watch?v=ME00MNoekHM

-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
rapl Escreveu:boa tarde pessoal, tenho uma pequena duvida, e esta prende-se que agora tem estado muito sol e calor, e nem por isso produzo grande coisa, até pelo contrário, com um tempo mais ameno tenho melhores valores, isto é normal?
cumprimentos
boas
se quizeres vai aos projectos ao meu tópico mp cartaxo/pontével que tenho lá umas experiências que fiz quando o tempo está quente, que podes ver as percas que há por causa do calor.
boas produções
-
- Novo membro
- Registado: sexta jul 01, 2011 6:55 pm
realmente em portugal parece que o pessoal só sabe ligar os fios como vêm nos manuais dos fabricantes! sim: o fotovoltaico é fortemente afectado pela temperatura, não vou entrar em detalhes, mas pensem assim, acima de 25ºc de temperatura ambiente é mau para a produção.
-
- Membro Gold
na verdade não deve ser acima de 25ºc de temperatura ambiente... deve ser é acima de 25ºc de temperatura dos paineis!
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Novo membro
- Registado: sexta jul 01, 2011 6:55 pm
para njay.
a sua afirmação não é correcta.
deve ser tido em conta como referencia a temperatura ambiente de 25ºc e a velocidade do vento 1 m/s.
a sua afirmação não é correcta.
deve ser tido em conta como referencia a temperatura ambiente de 25ºc e a velocidade do vento 1 m/s.
-
- Membro Platinium
- Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am
mais importante ainda sera o noct.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
- Membro Gold
master_sun, não descarto a hipótese de estar enganado, mas tenho quase a certeza de que isso é uma falácia. se nas especificações disser que é à temperatura ambiente de 25ºc, na verdade está a assumir que também é essa a temperatura dos paineis ou que está standardizada uma relação entre ambas, só que ao sol os paineis têm uma temperatura muito mais alta, mesmo quando a temperatura ambiente é de 25ºc. a temperatura que importa é a do painel (na verdade, a temperatura da célula de sílicio), pois ao painel não interessa qual é a temperatura ambiente (ou seja, do ar em redor)... as células fotovoltaicas de sílicio são díodos; a tensão de polarização dos díodos diminui com o aumento da temperatura (do sílicio), e será por isso que as células produzem menos, porque a sua "tensão de produção" baixa.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Silver
njay Escreveu:master_sun, não descarto a hipótese de estar enganado, mas tenho quase a certeza de que isso é uma falácia. se nas especificações disser que é à temperatura ambiente de 25ºc, na verdade está a assumir que também é essa a temperatura dos paineis ou que está standardizada uma relação entre ambas, só que ao sol os paineis têm uma temperatura muito mais alta, mesmo quando a temperatura ambiente é de 25ºc. a temperatura que importa é a do painel (na verdade, a temperatura da célula de sílicio), pois ao painel não interessa qual é a temperatura ambiente (ou seja, do ar em redor)... as células fotovoltaicas de sílicio são díodos; a tensão de polarização dos díodos diminui com o aumento da temperatura (do sílicio), e será por isso que as células produzem menos, porque a sua "tensão de produção" baixa.
está corretissimo, a temperatura que conta é a temperatura dos paineis e nao a temperatura ambiente, se nao vejamos , o termometro por alguma razao é aplicado (colado) na parte de traz do painel.e se nao foose isso bastavas por um termometro ao sol é já está.

-
- Membro Gold
- Registado: terça jun 05, 2007 3:16 pm
njay Escreveu:master_sun, não descarto a hipótese de estar enganado, mas tenho quase a certeza de que isso é uma falácia. se nas especificações disser que é à temperatura ambiente de 25ºc, na verdade está a assumir que também é essa a temperatura dos paineis ou que está standardizada uma relação entre ambas, só que ao sol os paineis têm uma temperatura muito mais alta, mesmo quando a temperatura ambiente é de 25ºc. a temperatura que importa é a do painel (na verdade, a temperatura da célula de sílicio), pois ao painel não interessa qual é a temperatura ambiente (ou seja, do ar em redor)... as células fotovoltaicas de sílicio são díodos; a tensão de polarização dos díodos diminui com o aumento da temperatura (do sílicio), e será por isso que as células produzem menos, porque a sua "tensão de produção" baixa.
boas
njay tens toda a razão, a temperatura dos paineis atingem temperaturas muito mais elevadas que a temperatura ambiente, e já o comprovei e coloquei os resultados no meu tópico apesar de não ser nenhum ensaio cientifico consegue-se perceber perfeitamente isso.
bom sol!
-
- Membro Gold
- Registado: sábado mar 06, 2010 10:12 pm
Vivam,
Quanto à questão da temperatura, eu tenho uma sugestão para minimizar esse problema... tragam a vossa MP para o Litoral Oeste... está sempre fresquinho!
Agora mais a sério, aqui na aldeia existem duas MPs iguais, separadas por pouco mais de 1 KM. Ambas têm 4400W com SMA 3800. A que está montada directamente sobre o telhado perde cerca de 500Watts em pico quando comparada com a outra que está montada em triângulos num telhado plano.
A diferença deve-se ao efeito arrefecimento do vento que se faz sentir quase sempre de norte (costas dos paineis).
De início a pessoa que tem os paineis directamente sobre o telhado dizia que esteticamente gostava mais da sua solução... mas com estes resultados pondera mover os paineis para o telhado plano da garagem que fica mesmo ao lado da habitação principal.
Cmps,
Quanto à questão da temperatura, eu tenho uma sugestão para minimizar esse problema... tragam a vossa MP para o Litoral Oeste... está sempre fresquinho!
Agora mais a sério, aqui na aldeia existem duas MPs iguais, separadas por pouco mais de 1 KM. Ambas têm 4400W com SMA 3800. A que está montada directamente sobre o telhado perde cerca de 500Watts em pico quando comparada com a outra que está montada em triângulos num telhado plano.
A diferença deve-se ao efeito arrefecimento do vento que se faz sentir quase sempre de norte (costas dos paineis).
De início a pessoa que tem os paineis directamente sobre o telhado dizia que esteticamente gostava mais da sua solução... mas com estes resultados pondera mover os paineis para o telhado plano da garagem que fica mesmo ao lado da habitação principal.
Cmps,
-
- Membro Gold
Se eu tivesse uma micro-produção, uma das coisas que experimentaria fazer era juntar a cada painel um 2º painel mais pequeno (por exemplo uns 5W) a alimentar uma ventoínha para forçar a circulação de ar por baixo do painel "principal". Outras soluções de baixo custo e sem "consumo" são possíveis, isto até já foi falado por aí noutro tópico.
Aprilia RS125e
Aprilia RS125e
-
- Membro Silver
Njay Escreveu:Se eu tivesse uma micro-produção, uma das coisas que experimentaria fazer era juntar a cada painel um 2º painel mais pequeno (por exemplo uns 5W) a alimentar uma ventoínha para forçar a circulação de ar por baixo do painel "principal". Outras soluções de baixo custo e sem "consumo" são possíveis, isto até já foi falado por aí noutro tópico.
tempo perdido, uma ventoinha de 5w nao dava para nada, já esta tudo testado, o melhor é aproveitar o vento (quando ha) é barato e arrefece mesmo, nao vale a pena invertar-mos mais.

-
Autor do tópico - Membro
entao e se desse-mos uma regadela as placas por baixo, nao resolvia?
-
- Membro Platinium
Resolvia, mas só durante uns miseros minutos depois voltava tudo ao normal...rapl Escreveu:entao e se desse-mos uma regadela as placas por baixo, nao resolvia?
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
-
Autor do tópico - Membro
um... mas quanto a possiveis curtos circuito, nao ha problemas, correcto?
-
- Membro Platinium
Isso já depende da qualidade de construção dos paineis, existem uns com bom isolamento e aceitam agua directa em de qq direcção, outros nem tanto, depende das normas de construção que foram aplicadas.
De qq forma os paineis não são para regar por baixo.
Acho que já li algures cá no forum um user que ao regar por baixo teve uma situação menos normal, e outro que tem a indicação de falha de isolamento no inversor quando chove, provavelmente a causa serão os paineis.
cumprimentos
De qq forma os paineis não são para regar por baixo.
Acho que já li algures cá no forum um user que ao regar por baixo teve uma situação menos normal, e outro que tem a indicação de falha de isolamento no inversor quando chove, provavelmente a causa serão os paineis.
cumprimentos
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo
Fluksometer FLM03E
Micro-produção 5kWp+4kWp
AQS Tubos De Vácuo