Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por fpereirainventor »

josenir Escreveu: é preciso chegar a um meio termo, de modo que somente na prática é que se vai conseguir observar o que fica melhor. se a distância entre os ímãs for muito grande o campo será fraco, e se for muito pequena, apesar de o campo ser mais forte, não haverá espaço suficiente para um bobinamento adequado, que produza a tensão necessária. só com algum experimento prático é que se vai chegar ao melhor resultado.
boas.

então se uma bobine tiver só 2 ou 3 filas de espessura de fio funciona bem??
exemplo: bobine, com fio de 1 mm, com 60 espiras com três filas, 20 espiras sobrepostas 3 vezes, a bobine tem de ter uma largura próxima a 20 mm e a espessura de 3 mm, assim como os imãs teriam 2 cm de largura.

cumprimentos e bom fim de semana.
fpereirainventor

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

fpereirainventor Escreveu: então se uma bobine tiver só 2 ou 3 filas de espessura de fio funciona bem??
exemplo: bobine, com fio de 1 mm, com 60 espiras com três filas, 20 espiras sobrepostas 3 vezes, a bobine tem de ter uma largura próxima a 20 mm e a espessura de 3 mm, assim como os imãs teriam 2 cm de largura.
cumprimentos e bom fim de semana.
fpereirainventor
existem cálculos para se chegar a uma resposta aproximada, mas, primeiro os dados que você está fornececndo são insuficientes para isso, e segundo, embora eu tenha bons livros que demonstram como fazer estes cálculos não domino muito bem esta área. então, repito o que disse anteriormente: só algum experimento prático vai dar as respostas melhores. melhores até que os cálculos. e não custa absolutamente nada experimentar.

fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver

ok obrigado pela atenção e as desculpas pela insitência.

segunda ou terça-feira chegam os imãs vou fazer vários testes.

cumprimentos.
f.p.

fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver

boas.

estou a tentar montar um gerador com 9 bobines e 12 imãs.
entretanto surgiu-me uma dúvida importante, o fio que estou a usar, nas bobines, tem um revestimento avermelhado, já tive contacto com outras bobines de fio esmaltado, mas o revestimento tem a cor mais próxima do cobre.

haverá alguma diferença relevante, gostava de saber antes de fazer as bobines??

obrigado pelas respostas.
f.p.

luisfernandoiareski
Membro
Membro
Registado: segunda mai 30, 2011 12:21 am

Mensagem por luisfernandoiareski »

fpereirainventor Escreveu:boas.

estou a tentar montar um gerador com 9 bobines e 12 imãs.
entretanto surgiu-me uma dúvida importante, o fio que estou a usar, nas bobines, tem um revestimento avermelhado, já tive contacto com outras bobines de fio esmaltado, mas o revestimento tem a cor mais próxima do cobre.

haverá alguma diferença relevante, gostava de saber antes de fazer as bobines??

obrigado pelas respostas.
f.p.

esse ton de cor varia muito de acordo com o fabricante e a temperatura suportada pelo fio, mas normalmente quanto mais escuro mais temperaturas altas ele aguenta.
e no teu caso o fio para 180 graus de temperatura sai mais em conta, ainda mais se for da eletemp, a eletemp é uma fabrica de são paulo e é a mais barateira, pois trabalha também com transformação de sucata.
cumprimentos, espero ter ajudado!
luis fernando iareski

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 30, 2011 1:24 am

Mensagem por Field »

tem um projeto de um alternador de 1000w, tava olhando os tópicos e um colega, o artedu, já montou. ele(como no projeto que tenho) utilizou fio 14. supondo que 1000w/28v=35,7a. ok. olhando a tabela do começo desse tópico, o fio que ficaria mais próximo seria o 5, p/ aguentar 33.1a x 28v= 926w. tenho uma outra tabela de fios que pra não confundir ninguém não vou nem postar aqui, mas ela diz que o fio 14 'aguenta' 32 amperes p/ bobinamento e 5.9a p/ transmissão. na tabela do começo do tópico, 1ª pag. diz que o fio 14 aguenta no max. 4,1a ou 2,7a segurança. a onde é que eu tô errando? como pode haver tanta diferença entre elas, será que são p/ aplicações diferentes? qual o fio 'certo' p/ uma aplicação de 35,7a como a do citado alternador?
obrigado a todos...

luisfernandoiareski
Membro
Membro

field, no teu caso você tera que procurar por uma tabela especial, eu conheço ela por tabela de transformação de bitolas em unidades de medidas americanas. essa tabela é velha pa krai, mas nela voce vai achar quantos amperes o fio 14 awg aguenta por metro ou centimetro em uma bobina, entendeu, o que importa é o tamanho dessa bobina que voce quer fazer. por que variando do tamanho dessa bobina, vai variar a corrente que passa por ela tambem. espero ter ajudado...
luis fernando iareski

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Field »

Valeu, luisfernandoiareski, Ah, agora lembro que já ouvi falar dessa tabela sim, mas pra complicar um pouco...
Existem condições que fios normais(esmaltados) suportam muito mais corrente do que a 'nominal' ex. fontes chavedas em regime de alta frequência.
(tudo isso agora é em 'cc')Uma corrente I é suportada no limite por um fio de x mm² e M metros de comprimento. Aumentando a corrente teremos que partir p/ + mm², diminuir o tamanho do fio ou passaremos a ter uma perda no fio maior. Qual o limite dessa perda, quantos watts?

Pra determinar a bitola mínima p/ bobinar um gerador/motor, acredito que precisaria:
1- Saber o comprimento que o fio vai ter;
2- Saber qual a impedância por metro do fio na frequência de maior corrente;
3- Saber qual a perda máxima suportada pelo fio.

Lí, não lembro onde que se é enrolamento trifásico pode ser utilizado fios que aguentem apenas 75% da corrente máxima... Isso aí procede?
Valeu ae povo!!!

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Em eólica, o rendimento do gerador vai ser drasticamente afetado pelas condições do vento. Então é muito relativo usar grande rigor técnico na construção. Se estivéssemos projetando um gerador para trabalhar a uma rotação fixa faria muito sentido chegar à bitola de fio ideal, mas em velocidades variáveis vai ser impossível fazer isso, e talvez até pouco útil.

Se usarmos um fio mais grosso possível teremos ótimo rendimento com ventos fortes, mas quando o vento estiver fraco não teremos tensão suficiente. Se usarmos um fio bem mais fino que o ideal teremos um gerador que vai render menos em rotações altas e cujo bobinamento vai aquecer, no entanto poderemos ter ótimo rendimento em ventos fracos.

Prefiro fazer da seguinte forma: primeiro verifico qual a velocidade média da turbina para o vento médio da minha região. Em seguida acho experimentalmente qual a bitola de fio que me produz a tensão necessária com a rotação que já sei que será a média que a turbina vai fornecer (isso testando em bancada o gerador movido por um motor com inversor de frequência, na rotação desejada). E assim, sem nenhum cálculo matemático, chego a um gerador que acredito possui um bom compromisso com o desempenho.

Depois de pronto o bobinamento, ainda na bancada faço a medida da potência máxima fornecida pelo gerador com rotação de pelo menos o dobro da rotação média. Assim fico sabendo aproximadamente qual será a potência do gerador. Saber com exatidão resolve pouco, pois as codições de vento são variáveis, e na prática teremos uma produção de energia variável. Por isso uma medida aproximada é mais do que suficiente.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Olá a todos!

Grande aula Josenir!

Pretendo montar um gerador para tocar por uma bicicleta, assim que eu ler todo o tópico, espero que possa me ajudar caso surja alguma dúvida.

Um grande abraço.

luisfernandoiareski
Membro
Membro

FIELD, VARIA MUITO O BOBINAMENTO DE GERADORES POIS ELES DEPENDEM MUITO DE EXITAÇÃO... MAS PARA MAIOR PRESISÃO OS MANUAIS DE REBOBINAMENTO DA WEG E DA KOLBACH TRABALHAM COM FORMULAS E EQUAÇÕES BASEADAS NO FERRO DO ESTATOR E DO ROTOR DE EXITAÇÃO, ASSIM VC PODE PEGAR UM FERRO QUE POR EXEMPLO SUPORTE UMA POTENCIA SUPERIOR A QUE VC PRECISA, E OS FIOS VEM COMO CONSEQUENCIA EM 100% DE APROVEITAMENTO. SEM MUITA COMPLICAÇÃO, É COMO O JOSENIR DISSE, ESSE PROJETO É PARA BAIXO CUSTO, E A FORÇA DO VENTO NUNCA É A MESMA. A DA AGUA OCILA TAMBEM MAS É CONTROLAVEL E PODE-SE TIRAR MAIOR PROVEITO DO GERADOR.
O VENTO É UMA OPÇÃO MAIS SUSTENTAVEL. MAS VC É UM CARA DE VISÃO PARA MELHORAR AS COISAS E ISSO É MUITO BOM, SE VC CONSEGUIR ALGO A MAIS NESSE PROJETO ME AVISA. BELEZA!!!
luis fernando iareski

luisfernandoiareski
Membro
Membro

fgsouza68,
CARA EU TIVE UMA IDEIA ASSIM TAMBEM, DE TIRAR MAIS AUTONOMIA SEM A UTILIZAÇÃO DE MUITAS BATERIAS. SE VOCE FOR AFUNDO NESSE PROJETO MANDA INFORMAÇÕES AI PRA NOIS.VALEU!
luis fernando iareski

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Olá luisfernandoiareski !

Será um prazer compartilhar com os amigos, minha idéia é montar o gerador em um tipo de “bicicleta ergométrica”, gostei muito da sua idéia de melhorar a autonomia da bicicleta, acredito que o projeto possa ser utilizado também para bicicletas que se locomovem.
Espero conseguir ao menos uns 100w, assim que eu iniciar a construção irei postar no fórum, já para começar veja algumas fotos da bicke que montei para este fim.

http://desmond.imageshack.us/Himg827/sc ... res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg808/sc ... res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg94/sca ... res=medium
http://desmond.imageshack.us/Himg14/sca ... res=medium

Um grande abraço.

Field
Membro Dedicado
Membro Dedicado

Mensagem por Field »

Boa noite rapazinhada!!!

Luis Fernando, tô estudando o alternador, pq quero fazer um pra mim gastando o mínimo e mesmo assim ter um resultado superior a média. Qualquer coisa que descobrir vou compartilhar aqui com certeza, pois o fórum já possui estudos avançados e é a base dos meus...

Josenir inicialmente muito obrigado por compartilhar com tão boa vontade o seu conhecimento com a gente! Pra uma abordagem mais prática concordo plenamente com vc. Mas o ponto de vista de um cara cabeça dura e metido a enrolador de transformadores(eu, rs...) -Acredito ser imprescindível chegar próximo a bitola ideal de fio e saber o espaço que ela vai ocupar no estator antes de começar a enrolar a mesma(mesmo com rotações variáveis isso é possível, há um limite), acho isso importante p/ ter confiabilidade no equipamento e evitar desperdícios com bitolas hiperdimensionadas, rotores e estatores enormes e pesados. Sei lá, não quero matar uma formiga com uma bazuca... só embasamento teórico mesmo... mas ok, concordo, não adianta pesquisar muito exaustivamente... os engenheiros fazem montanhas de cálculos e acaba nisso:
Imagem

:lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol:
Obrigado,
Field.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Ótimo. Se conseguir umas fórmulas simplificadas que cheguem a resultados razoáveis, não deixe de publicar aqui.

PS: Pessoal, Gol !!! Essa é a minha milésima mensagem aqui no fórum. Agradeço a todos que têm me aturado aqui. Eu também tenho o meu lado teimoso. Um brinde a nós, que não desistimos !!!
Mens_1000.JPG
Mens_1000.JPG (8.94 KiB) Visto 2400 vezes

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Parabéns Josenir pelo seu milésimo gol... digo mensagem, com certeza todos ganhamos com suas 1000 contribuições.

Um abraço.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Josenir, me permita uma pergunta, será que com 24 imãs de ferrite (dois pratos) 50 x 30 x 5 mm e fio 22 AWG posso conseguir gerar 100w? Esse gerador estaria sendo utilizado em uma bicicleta fixa.

Caso não dê, se eu sobrepor dois imãs para formar um de 50 x 30 x 10 mm, ficaria melhor?

Atc.,

Fabio

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Josenir, me permita uma pergunta, será que com 24 imãs de ferrite (dois pratos) 50 x 30 x 5 mm e fio 22 AWG posso conseguir gerar 100w? Esse gerador estaria sendo utilizado em uma bicicleta fixa.
Caso não dê, se eu sobrepor dois imãs para formar um de 50 x 30 x 10 mm, ficaria melhor?
Atc.,
Fabio
Se você se refere a 12 ímãs em cada disco, sendo eles de ferrite e com essas medidas, já fiz um parecido com isso, ao invés de 5mm os meus eram de 10mmm, e a 600 RPM obtive aproximadamente 60W. Então acredito que o seu deve ficar próximo disso. Se sobrepor melhora um pouco mais.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Josenir!
Mais uma coisa, o fio que usou foi 22 AWG?
Para eu consegui r 100W (a 600 RPM) devo aumentar os imãs? Para quanto?

Grato por sua atenção.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Ok Josenir!
Mais uma coisa, o fio que usou foi 22 AWG?
Para eu consegui r 100W (a 600 RPM) devo aumentar os imãs? Para quanto?
Grato por sua atenção.
No meu gerador usei fio 21 AWG.
Acredito que se você usar os mesmos imãs com 10mm de espessura e usar 16 imãs em cada disco deve conseguir 100W com uma rotação entre 800 e 900 RPM.

Responder

Voltar para “Energia Eólica”