Que tal este projecto?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.
Responder
Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16169
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Que tal este projecto?

Mensagem por serges »

MCS (Multiply and Charge Suspension): amortecedor-gerador para recuperação de energia

Imagem
Segundo cálculos, para cada 10 litros de combustível gasto, apenas 3 litros são aproveitados na propulsão e 7 são utilizados nos sistemas eletro-eletrônicos do veículo, sendo a maior parte desperdiçados.

Imagem
José Vanderlei Taques observou que o trabalho dos amortecedores e da suspensão poderia gerar energia elétrica para acionar componentes de um veículo. Assim, ele criou o MCS (Multiply and Charge Suspension), um amortecedor eletromagnético que transforma o movimento da suspensão em energia elétrica, para posterior utilização em dispositivos do veículo, ou para suavizar o amortecimento dos impactos na suspensão.

Imagem
Chamado popularmente como KERS Cargo, o MCS fica preso entre a suspensão e o chassi do veículo, sendo constituído por um gerador próprio e capaz de converter peso, potencia e energia a partir de 60 km/h.

Imagem

O MCS pode converter até 80% do peso em energia elétrica. Taques está testando o sistema em sua picape Dodge RAM 2500 e destaca, como exemplo, um caminhão médio de 17 toneladas, equipado com o sistema. Segundo o inventor, o MCS poderia converter, a 60 km/h, energia equivalente a 133 kW (180 CV), praticamente a potência do caminhão.

Imagem
Assim, o MCS pode acabar sendo uma grande vantagem para veículos híbridos dotados de baterias de níquel ou lítio, que poderiam armazenar a energia elétrica para ser depois utilizada pelo motor elétrico, no percurso urbano, em entregas e serviços.

Praticamente qualquer utilitário dotado de suspensão elevada e chassi, como a Dodge RAM do inventor, poderá receber o MCS. José Taques comenta que, se cada um dos 1,4 milhões de caminhões e utilitários que rodam pelo país adotasse o MCS, poderiam produzir em um ano, energia elétrica equivalente a 10 hidrelétricas de Itaipu.

Leia mais: Julio Cezar Kronbauer's Blog: MCS (Multiply and Charge Suspension): amortecedor-gerador para recuperação de energia http://jckronbauer.blogspot.com/2009/11 ... z1RQswGz3x
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

CarlosPoças
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 180
Registado: sábado nov 25, 2006 5:26 pm
Localização: GAIA

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por CarlosPoças »

Eu acredito que o futuro ( Que é Hoje ) aponta para equipamentos que se podem adaptar aos carros que ainda possuimos para os tornar menos poluentes e mais económicos
Amo os Cães Adoro o BTT e Gosto da Natureza (Sócio nº22)

Avatar do Utilizador

Master
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 718
Registado: domingo fev 17, 2008 7:06 pm
Localização: Santa Iria de Azóia

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por Master »

Muito útil em algumas "estradas" esburacadas do país.
Dos Fracos Não Reza a História...


RJSC
Membro Platinium
Membro Platinium
Mensagens: 2374
Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por RJSC »

Ui! Esses cálculos estão todos furados! :shock: :shock:

Por cada 10 Litros, menos de 3 são usados para a propulsão e sistemas elétricos e mais de 7 são perdidos em calor!

Acho que toda a gente sabe isso, porque o rendimento de um motor de combustão interna fica abaixo dos 30%.

Avatar do Utilizador

Autor do tópico
serges
Administrador
Administrador
Mensagens: 16169
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
Localização: Amadora

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por serges »

Master Escreveu:Muito útil em algumas "estradas" esburacadas do país.
Com as nossas estradas creio que poupava mos muito!!! Lol...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por fgsouza68 »

Bem parecido com a energia elétrica gerada com as forças das marés.
Tem muita energia mecânica esperando para ser utilizada (transformada), que atualmente passa por despercebido.


fpereirainventor
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 160
Registado: quarta out 07, 2009 11:54 pm

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por fpereirainventor »

Boas.

Acho que este mecanismo é fraco porque cria atrito (aumento de combustível) e não aproveita o principal potencial que são as curvas.

À uns3/4 anos escrevi algo sobre uma possibilidade, aqui no fórum, que suscitou logo umas risadas.

Mas já existem, pelo menos em protótipos, amortecedores que produzem energia dos buracos e curvas.

Para que o sistema aqui apresentado produza energia nas curvas teriam de ser instalados dois. E, para produzir o máximo de energia ou os veículos não teriam amortecedores ou então o condutor tinha de andar a fazer apontaria aos buracos.

Mas, não deixa de ser um óptimo exemplo de criatividade e engenho levado à simplicidade extrema.

A energia das ondas só não produz mais e é economicamente rentável porque é preciso intervenção dos homens do poder, como normalmente o poder é utilizado para fazer várias vezes disparates versos medidas acertadas, ainda vamos ter de esperar um pouco. Talvez depois do projecto Orecon só se cometam mais meia dúzia de disparates e se aposte nos powerboy, aquaboy e outros.

Cumprimentos.
F.P.

Avatar do Utilizador

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Mensagens: 183
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am
Localização: Vila Velha - Espírito Santo - Brasil

Re: Que tal este projecto?

Mensagem por fgsouza68 »

Olá F.P.!
Vejo que tem criatividade e conhecimento.
Não ligue para as rizadas, depois elas se transformam em “boca aberta”, como eu disse, tem muita energia mecânica esperando para ser usada.
;)

Responder

Voltar para “Geral”