A minha ZEV...

Local ideal para diário de bordo dos Motociclos / Ciclomotores eléctrico
Responder

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Re: A minha ZEV...

Mensagem por Volt »

viva rmg.

no primeiro post deste diário, está um link para um tópico que resume tudo o que já aqui foi escrito. nesse resumo, facilmente se percebe que tive problemas com ela mal a comprei. foi o preço que paguei por ser o primeiro em muitas coisas (a fazer muitos quilómetros, a implementar o novo software, a "chamar o reboque", etc.). não paguei nada pelas trocas de peças e componentes e pela avaria (estava tudo na garantia).
a última vez que fui à oficina para colocar tudo de novo (bateria e "motor controller") foi há quase dois anos. desde então, a zev já fez mais de 25 mil quilómetros com as mesmas baterias e elas continuam como novas. segundo a vectrix, estas baterias devem se manter com a mesma autonomia durante os 1700 primeiros ciclos. eu estimo chegar a esses 1700 ciclos aos 60 mil quilómetros. faltam 35 mil. eu trabalho aqui ao pé das amoreiras (razão pela qual todos os dias passo por cá).
sei que esta com dúvidas quanto ao andamento da mota. veja os vídeos deste db. há muita gente que pensa que o veículo eléctrico é um brinquedo. muitos desses mudaram de ideias quando os ultrapassei no meu percurso diário.

se eu não tivesse já uma vectrix, estou certo que a nova vectrix de lítio estaria nas minhas prioridades. ninguém sabe o que é, nunca mais perder tempo ou dinheiro a ir à bomba abastecer, sem passar por isso primeiro. para mim, isto tornou-se essencial no meu dia-a-dia. aumentei até os quilómetros que fazia semanalmente, visto que a minha pendura também aproveita para ir de boleia para o trabalho aos fins-de-semana (em que eu não trabalho). .

também pensei em esperar pela nova vectrix de lítio quando comprei a minha, mas, entretanto passaram quase 3 anos! ainda bem que não esperei.

eu tenho uma sym 125 das novas e a minha primeira reacção quando arranquei e andei meia dúzia de metros com ela, foi: "chiça que saudades da vectrix e da potência daquele motor". a sym é excelente para safar durante um dia ou dois, mas não é a vectrix. as ci que dão para comparar com a vectrix gastam muito e custam muito.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

RMG
Membro
Membro
Registado: quinta jun 30, 2011 1:11 pm

Mensagem por RMG »

já li um pouco de db mas ainda vou muito no inicio.....bastante estenso e com muito detalhe.
do que vi tendo em conta que ainda vou em 2008 dizem que a autonomia não passa muito dos 50km, agora eu pergunto...eu só posso carregar na minha garagem e no trabalho não.
imaginemos que faço 20 a 25 km até ao trabalho e tenho que deixar na rua até á hora de saida?
terei bateira para o regresso?
estou a ver que a maioria carrega a noite e no trabalho que assim não é nada prático.
como vêm até estou bastante interessado....desculpem lá tantas questões.

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

eu faço quase sempre ae. a minha zev não faz mais de 50 kms no meu dia-a-dia rotineiro. mas eu ando rápido... já o jmap, que tem uma condução mais "normal", faz 70 a 80 kms com cada carga (acho).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 02, 2008 4:02 pm

Mensagem por jmap »

boas... normal ou lentinha... sim, eu conduzo calmamente e faço cerca de 70 a 80 km com uma carga, mas não gosto de fazer para poupar a vida das baterias. recomendo não fazer mais de 60km.
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

joseneves
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça fev 09, 2010 12:27 pm

Mensagem por joseneves »

viva:

jmap, escreveu:faço cerca de 70 a 80 km com uma carga, mas não gosto de fazer para poupar a vida das baterias. recomendo não fazer mais de 60km.

esta recomendação, é para todo tipo de baterias?, ou seja, mesmo para as de litio...

cumps

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

joseneves Escreveu:viva:

jmap, escreveu:faço cerca de 70 a 80 km com uma carga, mas não gosto de fazer para poupar a vida das baterias. recomendo não fazer mais de 60km.

esta recomendação, é para todo tipo de baterias?, ou seja, mesmo para as de litio...

cumps
sim, penso que as de lítio também não gostam de ser totalmente descarregadas, mas há diferentes tipos de lítio. o jmal é que deve saber mais sobre isto...
Vectrix(es): +47180 Km feitos, +3900€ poupados e +8300Kg de Co2 evitados e uma enormidade de tempo poupado

RMG
Membro
Membro
Registado: quinta jun 30, 2011 1:11 pm

Mensagem por RMG »

pois compreendo a situação, visto não ser possivel circular a 40 km/h para que a bateria dure uns 90 km.

pergunta para volt:
50 km diários e tem que carregar em casa e no trabalho?
eu estou a pensar na minha situação que só posso carregar em casa o que tem que durar na ida e volta.
o problema é se descarrega no periodo em que deixo no parque até regressar a casa.
sei que são detalhes...mas tem mesmo que ser assim como já percebi pelo inicio deste db.
já passaram uns anos mas acredito que jmap tem razão sobre as de lítio não serem de fiar até á última.

ps: desculpem por vezes o mau português.
a escrever a correr lá ficam uns erros e frases mal construídas

civic
Moderador
Moderador
Registado: sábado mar 03, 2007 10:40 am

Mensagem por civic »

as de litio tal como as de niquel, duram mais quanto menos ciclos completos fizerem, portanto é simples fazer a sua história, mante-las o mais longe possível dos limites. embora a sua duração seja muito grande mesmo abusando desses limites.
Nissan LEAF 2018 40kWh
159 000Km's
BMW i4 eDrive 40 80kWh
70 000Km's

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

rmg Escreveu:pois compreendo a situação, visto não ser possivel circular a 40 km/h para que a bateria dure uns 90 km.

pergunta para volt:
eu estou a pensar na minha situação que só posso carregar em casa o que tem que durar na ida e volta.
o problema é se descarrega no periodo em que deixo no parque até regressar a casa.
sei que são detalhes...mas tem mesmo que ser assim como já percebi pelo inicio deste db.
já passaram uns anos mas acredito que jmap tem razão sobre as de lítio não serem de fiar até á última.

ps: desculpem por vezes o mau português.
a escrever a correr lá ficam uns erros e frases mal construídas
não querendo vir meter o bodelho na casa dos outros... eheheh se bem percebi... trabalho no marquês.... certeza que não arranja por ali um ponto de carga?? um restaurante? uma gragem? algo?!? nem que tenha de contribuir (como convem smp para que seja smp possivel ter pontos de carga). tente analisar isso 1º... expor as pessoas os dados... os valores de electricidade... e certeza que consegue sitio para carregar no trabalho.... e não se vai arrepender de ter um ve... de carcavelos??? que zona?? ja por aí andam "bixos electricos"
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

rmg Escreveu:pergunta para volt:
eu faço 60 kms diários. carrego sempre que posso. mesmo dando para fazer a viagem de ida e volta (e dá, basta não andar sempre no limite), eu prefiro carregar sempre, pelas razões que o jmap já explicou (a bateria dura mais assim).
quanto à bateria descarregar no parque, isso só acontece se lá ficar alguns dois meses parada... estas baterias levam quase 4 kwh de carga e a vectrix tem pouquíssimo consumo em "stand by".

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Ena trocas te aquilo tuopo por uma 125cc e uma vectrix lol...

Estás lá falta é a de Li mas... vamos aguardar!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Pois é... Agora só devo comprar moto para grandes viagens no próximo ano. ;-).

Entretanto, hoje fiz 60 quilómetros a 80 quilómetros por hora (excepto nas subidas, que fiz entre os 70 e os 80). Tive de ir das Amoreiras ao Parque das Nações e depois vim pela Vasco da Gama até aqui à Quinta do Conde. Como vim devagar (80 kph) ainda sobrou um resto de carga (3 traços). Com mais de 25 mil quilómetros, as baterias NiMH que equipam a minha ZEV continuam como novas.

:-D.

Creio que atingi os 500 ciclos de carga (ou melhor, os 1000 meios-ciclos de carga*). Neste momento, sinto-me confiante neste tipo de baterias e acredito que, com o tratamento que tenho dado a elas, conseguirão chegar aos 1700 ciclos garantidos.

* - Os meios-ciclos a que me refiro passam um pouco os 50%, visto que eu costumo gastar, na minha rotina diária, cerca de 9 das 17 barras de carga.

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Não podes fazer as contas assim pois a relação entre a duração das baterias e os ciclos de carga não é linear. Lembro-me (mas nã oonde) de ter visto um gráfico com uma curva exponencial: A vida das baterias era de 1700 descargas completas mas já era de cerca de 12000 com descargas a 40%. Como vês não é linear...

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Sim, eu sei. Mas estou a precaver-me e a fazer as contas por baixo. 1700 ciclos completos (ou 80%, não tenho a certeza) são pelo menos o dobro (3400) a meios-ciclos. Certo? A errar, erro por defeito. Provavelmente até serão uns 5 ou 6 mil meios-ciclos, mas como não sei ao certo, fico-me por aqui. :-).

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Vivas a todos.

A minha ZEV chegou aos 48 mil quilómetros. E chegou num dia em que me aconteceu algo que já não acontecia há muito tempo: Esqueci-me de a deixar a carregar durante a noite. Algures entre o chegar a casa, meter a mota na garagem, ver a produção fotovoltaica, arranjar o jardim, limpar o quintal, jantar e ir para o café ver o glorioso, deixei a ficha por encaixar na tomada. Resultado: Tive de vir devagar (demorei um pouco mais de meia-hora a chegar a Lisboa) e ainda assim, ultrapassei milhares e milhares de carros pelo caminho. Vim numa média de 50 quilómetros por hora, entre carros, em bermas, por nacionais, pontes, viadutos e auto-estradas... Passei por telemóveis, jornais, máquinas barbudas e ressonantes, bem como loiras burras ou inteligentes, todos em plena condução. Vi uma pessoa à pendura! Viajava numa mota que me ultrapassou. Vi também um veado e não era dos que se encontravam no leilão da Nazaré.

Enfim. São aventuras de um dia-a-dia rotineiro.

PS: Ouvi dizer que quem fez hoje o mesmo percurso (mas de carro), conseguiu uma média de 14 quilómetros por hora!!!

serges
Administrador
Administrador
Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm

Mensagem por serges »

Esses é que são os inteligentes pois parece que são a resposta a mobilidade!!!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga

Mumia
Moderador
Moderador
Registado: quinta out 14, 2010 11:48 am

Mensagem por Mumia »

eu gosto é quando o pessoal fica espantado porque há muitos acidentes.... faz-se tudo menos conduzir enquanto se conduz...
Queimo, mas apenas electrões....
SW Predator GTI 40ah - "Taser" - 3100km + Vectrix Vx-1 "Cavalo Branco" - 73000Km

Seal
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm

Mensagem por Seal »

48k és um come-estrada. :lol: :lol: ;)

Boa :mrgreen:
Montada: Brammo Empulse R ( The best ;) )

Autor do tópico
Volt
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por Volt »

Thanks Seal. :-).

Caros colegas de hobby, neste momento, em que estamos para receber em breve o cartão da Mobi.E, que permitirá usufruirmos (legalmente e sem ter que pedir energia a ninguém) de carga para as nossas meninas na via pública, tenho de deixar esta mensagem:
Já há pontos de carregamento acessíveis a meio dos percursos diários da maioria dos trabalhadores das grandes cidades. Raras são as pessoas que moram a mais de 50 quilómetros do seu local de emprego. Grande parte destes trabalhos são fixos, o que significa que, quem vem de carro ou mota poluente (CI), deixa o seu veículo parado durante 8 ou mais horas na via pública. Se tudo isto lhe acontece; Se este é o seu caso: O que está à espera para ter um VE? É mais vantajoso economicamente a médio e longo prazo; É mais ecológico; É mais agradável em praticamente todos os aspectos.
Tome a iniciativa. Seja mais um dos esclarecidos.

:-).

jmap
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por jmap »

Volt Escreveu:Thanks Seal. :-).

Caros colegas de hobby, neste momento, em que estamos para receber em breve o cartão da Mobi.E, que permitirá usufruirmos (legalmente e sem ter que pedir energia a ninguém) de carga para as nossas meninas na via pública, tenho de deixar esta mensagem:
Já há pontos de carregamento acessíveis a meio dos percursos diários da maioria dos trabalhadores das grandes cidades. Raras são as pessoas que moram a mais de 50 quilómetros do seu local de emprego. Grande parte destes trabalhos são fixos, o que significa que, quem vem de carro ou mota poluente (CI), deixa o seu veículo parado durante 8 ou mais horas na via pública. Se tudo isto lhe acontece; Se este é o seu caso: O que está à espera para ter um VE? É mais vantajoso economicamente a médio e longo prazo; É mais ecológico; É mais agradável em praticamente todos os aspectos.
Tome a iniciativa. Seja mais um dos esclarecidos.

:-).
Já está resolvida a questão de não dar para as motas? Precisamos de um adaptador daqueles trifasicos tipo roulotte?

Responder

Voltar para “Motociclos / Ciclomotores”