Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

A energia dos ventos - Neste local pode discutir todos os assuntos relacionados com esta forma de produzir energia.
Responder

luisfernandoiareski
Membro
Membro
Registado: segunda mai 30, 2011 12:21 am

Re: Bobinamento de Geradores - Básico e Avançado

Mensagem por luisfernandoiareski »

josenir, nao foi vc que colocou um alternador em uma bike fixa? eu acho que vi em algum lugar!
luis fernando iareski

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver
Registado: terça abr 19, 2011 2:09 am

Mensagem por fgsouza68 »

Será que posso sobrepor dois de 50 x 30 x 5 mm para fazer um de 50 x 30 x 10 mm?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador
Registado: quinta set 04, 2008 12:42 am

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Será que posso sobrepor dois de 50 x 30 x 5 mm para fazer um de 50 x 30 x 10 mm?
Pode sim. Na minha ideia deve dar um pouco menos de campo, mas não chega a ser um problema sério.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luisfernandoiareski Escreveu:josenir, nao foi vc que colocou um alternador em uma bike fixa? eu acho que vi em algum lugar!
Se você viu uma bicicleta com um alternador, deve ter sido eu mesmo. eh eh! :mrgreen:
http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=79&t=11559

luisfernandoiareski
Membro
Membro
Registado: segunda mai 30, 2011 12:21 am

Mensagem por luisfernandoiareski »

manero essa ideia da bicicleta!!! mas ela exige muita força ou uma pessoa da conta na boa?
luis fernando iareski

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Josenir, as bobinas no desenho abaixo foram ligadas de forma a obter 18 polos?

http://desmond.imageshack.us/Himg855/sc ... res=medium

Um alternador como esse que você montou ficaria bem em minha bicke!! :lol:

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

luisfernandoiareski Escreveu:manero essa ideia da bicicleta!!! mas ela exige muita força ou uma pessoa da conta na boa?
A minha bicicleta esteve exposta em duas feiras, e ficou disponível para o público experimentar. Os adultos conseguirar produzir mais de 100W com um esforço moderado, e as crianças de 10 anos de idade ou mais, com um pouco de esforço, produziram até 75W.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Josenir, as bobinas no desenho abaixo foram ligadas de forma a obter 18 polos?
http://desmond.imageshack.us/Himg855/sc ... res=medium
Um alternador como esse que você montou ficaria bem em minha bicke!! :lol:
A quantidade de pólos de um gerador é a quantidade de pólos que ele possui em cada fase. Neste caso existem apenas três bobinas por fase. E como as bobinas estão enroladas no mesmo sentido, cada bobina forma dois pólos, então este gerador tem 6 pólos por fase. Esse é um dos motivos pelos quais eu não aprovo essa técnica de construção.

Esse gerador possui 9 bobinas e terá 12 ímãs, e ainda ficará com apenas 6 pólos. Isso é mau. Os imãs são a parte mais cara e estão mal aproveitados. Com 12 imãs eu faria um gerador bifásico com 12 bobinas, e teria no final um gerador com 12 pólos.

Um gerador com 12 pólos precisa de 600 RPM para gerar a potência máxima, enquanto que com 6 pólos é necessário 1200 RPM. Infelizmente essa técnica de bobinamento do gerador axial com 3/4 de bobinas em relação aos ímãs é muito difundida, apesar deste grave defeito.

E ainda tem aquilo que já havia dito anteriormente: que no bobinamento bifásico se consegue tensão maior com a mesma quantidade de bobinas que no trifásico. Com mais tensão se obtém mais potência.

florindo marcelo lopez
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: domingo nov 11, 2007 11:57 am

Mensagem por florindo marcelo lopez »

pergunta de idiota ( me desculpem os entendidos) mas eu sou um zero para geradores....

mas tudo que eu li aqui sobre bobinas e enrolamentos e aproveitamentos de campos dos imas, me fez pensar uma coisa.

O IMAN tem dois lados..... e sao colados num disco com disposicoes invertidas S / N /S / N´para que haja aalternancia do campo....

e AS COSTAS desse disco???? nao estaria ela N /S /N /S ???? nao da pra usar um segundo grupo de bobinas??? e aproveitar a outra mtade do disco de iman???? ( costas)...
Energia limpa para todos os fins.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Desculpe josenir, você disse que este gerador possui 6 polos por fase. Não são 3 fases (achei que cada grupo de bobinas daria uma fase – Vermelho, azul, verde)?
Por esse motivo eu multipliquei 6 (polos por fase) x 3 (fases) = 18 polos, desculpe se eu me enrolei.

Pode me esclarecer? Brigadão.

Vou dar mais uma revisada no tópico.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Josenir, dei uma revisada, acho que entendi, não se pode multiplicar as fases. Certo?
Mas para eu conseguir os 12 pólos terei que ter 18 bobinas (6 por fase)? Não fica muito grande? No meu caso, se eu fizer com 12 pólos poderei usar os 16 imãs em cada prato conforme você disse anteriormente? Posso usar o fio 22?

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

florindo marcelo lopez Escreveu: O IMAN tem dois lados..... e sao colados num disco com disposicoes invertidas S / N /S / N´para que haja aalternancia do campo....
e AS COSTAS desse disco???? nao estaria ela N /S /N /S ???? nao da pra usar um segundo grupo de bobinas??? e aproveitar a outra mtade do disco de iman???? ( costas)...
Sim, daria para usar um disco de bobinas para cada disco de imãs, o problema é que, como no gerador axial não existe núcleo ferroso para concentrar o campo magnético, os dois discos de ferro fazem este trabalho. Quando você tiver um disco de imãs sem uma blindagem de ferro, ficando apenas o disco de imãs entre dois discos de bobinas, o campo magnético vai ficar disperso, e o rendimento vai ser bem menor, e no final provavelmente não vai compensar.

No entanto, se fizesse um estudo para tentar conseguir um meio de concentrar o campo magnético, quem sabe. Isso dobraria a potência gerada com os mesmos imãs, e daria uma patente.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

fgsouza68 Escreveu:Josenir, dei uma revisada, acho que entendi, não se pode multiplicar as fases. Certo?
Mas para eu conseguir os 12 pólos terei que ter 18 bobinas (6 por fase)? Não fica muito grande? No meu caso, se eu fizer com 12 pólos poderei usar os 16 imãs em cada prato conforme você disse anteriormente? Posso usar o fio 22?
Certo.
Para entender melhor a questão da quantidade de pólos de um bobinamento é melhor dar uma lida com cuidado no início deste tópico, onde o assunto já foi exposto. Mas um ponto chave é considerar que uma bobina sempre terá dois pólos. Quando você tiver várias bobinas em uma fase, enroladas no mesmo sentido, a quantidade de pólos será o dobro da quantidade de bobinas.

Cada imã terá apenas uma face exposta às bobinas, logo cada ímã representa um pólo. Todo gerador produzido comercialmente tem a mesma quantidade de pólos no estator e no rotor. Essa é a melhor forma de aproveitor bem o bobinamento e o espaço disponível.

A minha tese, que já foi bastante exposta aqui, é que o gerador axial, devido a ter o seu estator plano, não comporta mais do que duas fases. Essa história de cosntruí-lo com três fases resulta num subaproveitamento tento de ímãs quanto de fio das bobinas. E no final tem-se um falso gerador trifásico. Eu não recomento.

Na minha opinião, o gerador axial deve ser bifásico. Então a minha dica é: para você ter um gerador com 12 pólos deve-se ter 12 bobinas e 12 imãs. Cada fase terá 6 bobinas enroladas no mesmo sentido, perfazendo 12 pólos por fase. Esse é o gerador axial de 12 pólos.

A bitola do fio deve ser definida experimentalmente. Faça um teste conforme já foi dito em várias ocasiões neste tópico. Use uma bobina com um número qualquer de espiras e veja se dá a tensão que deseja com a rotação que deseja, se não der, experimente outras quantidades de espiras. Depois de saber a quantidade de espiras ideal, localize um fio que enrolando essa quantidade de espiras, a bobina fique com a espessura aproximada da espessura dos ímãs.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Ok Josenir!
Ficou bem claro, obrigado pela atenção.
Abraço.

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Josenir, conhece alguma técnica para que eu possa montar minha bobina com relação ao meu imã? Estou em dúvida principalmente quanto ao espaço vago que fica no centro da bobina (buraco).

Em um imã retangular de 50 x 30mm, qual a regra para o diâmetro (horizontal e vertical) do “buraco” do centro da bobina e gostaria de saber se a bobina deve ser do mesmo tamanho do imã.

Com relação à espessura da bobina, sei que deve ser igual ao espaço que fica entre dois imãs, quando os aproximamos com os dois polos iguais (s s ou n n) voltados um para o outro.

Grato.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

Com preguiça de ler, hein ??!!! Assim não vale. Há algumas páginas atrás, neste mesmo tópico, esse assunto já foi bastante debatido e esclarecido.

http://novaenergia.net/forum/viewtopic. ... &start=130

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Sinceramente, eu lí todo o tópico, só não me recordava mais de ter lido esse assunto, vou ler novamente e montar um resumo para futuras consultas.

Obs.: Dei uma lida rápida no link que você me passou e não ví nada sobre o diâmetro do centro da bobina, de qualquer forma vou ler novamente com mais calma, obrigado. :roll:

Abraço.

Autor do tópico
Josenir
Colaborador
Colaborador

Mensagem por Josenir »

O link anterior leva para próximo à mensagem abaixo. A questão não é o tamanho das bobinas, mas o correto posicionamento dos pólos do bobinamento em relação aos ímãs do rotor.
Josenir Escreveu:Veja na figura abaixo. os retângulos cor de rosa são os ímãs. observe que as bobinas terão que obedecer a este formato para que os pólos fiquem perfeitamente alinhados, qualquer outra disposição vai resultar em rendimento menor. não é aconselhável o desenho arredondado para as bobinas, pois assim os pólos não estarão alinhados. a não ser que você pretenda inventar algo totalmente novo, e que não seja um gerador axial de 8 pólos com 2 fases.
Gerador_8_polos.JPG
Gerador_8_polos.JPG (46.27 KiB) Visto 3040 vezes

fgsouza68
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por fgsouza68 »

Valeu Josenir!! :)

USER_007
Novo membro
Novo membro
Registado: sexta jun 10, 2011 2:17 am

Mensagem por USER_007 »

Josemir,
No começo deste tópico você comentou sobre o bobinamento hexafásico, me interessou muito, estou até planejando implementar um e verificar o rendimento dele, mas estou com uma duvida no enrolamento, sei que ele é muito parecido com dois motores trifásicos com defasagem de 30 graus, mas você poderia mostrar como seria o ligamento das bobinas em um sistema co 18 bobinas ou mais, neste modelo como segue a figura abaixo?

Você comentou também que estava realizando alguns testes, quais foram os resultados?

Desde já agradeço a ajuda.
Imagem

Responder

Voltar para “Energia Eólica”