Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Responder

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver
Registado: sexta mar 20, 2009 11:09 pm

Re: Burgman 400 - Brincando e aprendendo...

Mensagem por uggabugga »

O_volt Escreveu:
uggabugga Escreveu:As baterias, depois de um mês em alto mar, devem chegar amanhã ao porto de Barcelona.
A partir de lá serão enviadas por estrada através da Euroatla. Tenho tentado contactar com eles para saber como se vão desenrolar os procedimentos na alfândega mas ainda não consegui.
De qualquer modo se tudo correr bem, devo tê-las cá brevemente. Estou mesmo com vontade de lhes por as mão em cima :)

Vêm 110 para tentar aproveitar 108. Se conseguir que cabam todas, a ideia é fazer um sistema 36S3P (são ligadas 3 a 3 em paralelo e cada um dos 36 conjunto resultantes é ligado em série aos restantes).
O resultado vão ser 115v com 48ah.
Cuidado com elas! :lol:
Queres dizer: cuidado com elas quando lhes puser as mãos em cima?
Sabes como é: umas chateiam-se, outras não... :D

Espero que estas sejam do segundo tipo, mas mesmo que assim não seja, parte do interesse está na imprevisibilidade... ;)

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Parece que é conveniente depois de uma pintura passar pela estufa para a tinta ficar melhor.
O mais parecido que consegui arranjar foi fazer uns churrascos e a chapa ir levando com o calor.

Não sei se resultou mas pelo menos aproveitaram-se os churrascos :D
Anexos
IMG_9666.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Garantiram-me que este emaranhado de fios e estes rabiscos no papel são exactamente a mesma coisa. Ando a tentar descobrir alguma semelhança entre eles e vou continuar a insistir até também eu acreditar :)
Anexos
IMG_9668.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Mesmo que a minha capacidade de captar a realidade através de riscos e símbolos desconhecidos evolua bastante é possível que nunca chegue a ficar completamente convencido porque há vários fios rebentados que não consigo encontrar no papel.
Não tenho conhecimentos suficientes para garantir que nenhum desses irá fazer falta mas, como sou optimista por natureza, acredito que sim.

Ainda por cima este é mesmo o diagrama eléctrico do modelo do ano que eu tenho por isso não tenho desculpa para alguma coisa poder correr mal.

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

E já apareceram os primeiros resultados, logo na primeiras tentativas: rebentei com o multímetro :D
Pelo fumo que saiu acho que não deve ter recuperação. Já falei com quem sabe e parece que o problema deve ter sido que estava seleccionado para medir amperagens e tentei nesse modo ver ser a bateria tinha carga. Para a próxima já sei…
Anexos
IMG_9672.JPG
IMG_9671.JPG

Volt
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am

Mensagem por Volt »

:lol:

PS: Não te preocupes que isso acontece a todos.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Neste momento ando a tentar desenhar o novo diagrama eléctrico e tentar de alguma forma integrá-lo com o que tenho, mas ainda estou na fase de decidir qual será o melhor programa para esse efeito.
Queria ficar com qualquer coisa em formato digital, porque se, com o que já está feito até agora, está uma grande confusão, daqui a uns tempos vai ser ainda mais complicado. E será muito difícil saber a origem de um possível problema se não estiver tudo documentado.
Dos poucos exemplos que se encontram por aí aparece o circuito que inclui o controlador, o motor e as baterias (ou seja, o que foi acrescentado) e depois aparece apenas uma indicação do tipo: circuito de 12volts.

Acho que no meu não estou a conseguir ser tão simples. Não consigo isolar assim o chamado “circuito de 12v”.
Vai haver uma certa “promiscuidade” :)

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Volt Escreveu::lol:

PS: Não te preocupes que isso acontece a todos.
Enquanto não arranjo outro, tenho o problema parcialmente resolvido: ando a ver onde chega corrente com a buzina pendurada pelos dois polos.

Já consigo buzinar quando travo, quando carrego no start, quando carrego no botão "RUN", etc.

Os testes estão a correr muito melhor do que poderiam correr com o multímetro :D

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

O disjuntor principal (que vai ficar entre as baterias e o contactor) também já está no local. Talvez aqui esteja um bocadinho exposto à água. Possivelmente vou ter que arranjar maneira de o proteger melhor.
Anexos
IMG_9674.JPG

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Já deu para perceber que mais de metade da cablagem original não vai fazer falta.
Inicialmente tive alguns contratempos porque havia problemas onde nunca imaginaria e a minha experiencia nesta área é muito escassa parta não dizer menos.
Já estou habituado a tentar seguir os bits à procura de problemas mas, em relação aos electrões não é assim muito habitual :)

Quando meti a cablagem no lugar e depois de ligar tudo, nada funcionava, nenhuma luz acendia…
Verifiquei depois que não chegava sequer corrente à ignição que é dos primeiros pontos de passagem (apenas a luz da mala e o relógio não passam por lá, para funcionarem mesmo com a mota desligada).
Foi nessa fase que comecei (erradamente) a desconfiar da bateria e que queimei o multímetro.

Com uma ligação directa à ignição já tudo funcionava por isso o problema não poderia ser muito grave. Só não consegui testar os sensores de temperatura e do nível de combustível porque não tinha resistências com os valores indicados para os fazer funcionar.
Mais tarde descobri (eu sei que era por aqui que devia ter começado :) ) que o fusível principal (de 30A) estava queimado. Como fica entre a bateria e a ignição, era lógico pensar que tinha resolvido o problema, mas não resolveu.

Nunca cheguei a saber exactamente de onde era porque fiz a ligação directa desde a bateria até ao ponto onde há a separação para a mala e o relógio. Toda a cablagem por onde passava até lá não vai fazer falta. Pelo menos é o que eu penso… :?

zointz
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo ago 15, 2010 10:17 pm
Contacto:

Mensagem por zointz »

uggabugga Escreveu:Já deu para perceber que mais de metade da cablagem original não vai fazer falta.
Inicialmente tive alguns contratempos porque havia problemas onde nunca imaginaria e a minha experiencia nesta área é muito escassa parta não dizer menos.
Já estou habituado a tentar seguir os bits à procura de problemas mas, em relação aos electrões não é assim muito habitual :)

Quando meti a cablagem no lugar e depois de ligar tudo, nada funcionava, nenhuma luz acendia…
Verifiquei depois que não chegava sequer corrente à ignição que é dos primeiros pontos de passagem (apenas a luz da mala e o relógio não passam por lá, para funcionarem mesmo com a mota desligada).
Foi nessa fase que comecei (erradamente) a desconfiar da bateria e que queimei o multímetro.

Com uma ligação directa à ignição já tudo funcionava por isso o problema não poderia ser muito grave. Só não consegui testar os sensores de temperatura e do nível de combustível porque não tinha resistências com os valores indicados para os fazer funcionar.
Mais tarde descobri (eu sei que era por aqui que devia ter começado :) ) que o fusível principal (de 30A) estava queimado. Como fica entre a bateria e a ignição, era lógico pensar que tinha resolvido o problema, mas não resolveu.

Nunca cheguei a saber exactamente de onde era porque fiz a ligação directa desde a bateria até ao ponto onde há a separação para a mala e o relógio. Toda a cablagem por onde passava até lá não vai fazer falta. Pelo menos é o que eu penso… :?

Excelente projecto.... estou cheio de inveja.
Fiquem bem !

Prius
Imagem

GreenOx - BMW C Evolution 15000Km
La Espanholita - Vectrix VX-1 NiMh (11800-39500Kms)=27 700kms
Chica Thunder - com 8 400kms

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

zointz Escreveu:
...estou cheio de inveja.
Então já estão reunidos mais de 50% dos requisitos para te atirares a uma :D

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Várias ligações aos diversos componentes que penso que possam não fazer falta estão a ser exaustivamente testadas até ter a completa certeza que assim é. Há algumas que quase tenho a certeza que são dispensáveis (caso do gerador, rectificador, ventilador) porque comunicam apenas entre si ou porque apenas têm ligações a outros componentes como o termóstato, o aquecedor do carburador ou outras coisas que cheiram igualmente a gasolina. No entanto há outros, como é o caso da unidade de ignição (não é a ignição, é mesmo uma peça com este nome) que só à sua conta tem 12 ligações. Como não sei exactamente qual a função de cada uma delas e porque vão ligar a quase todo o sistema e com várias ramificações onde acabo sempre por lhes perder o rasto e como não sei concretamente o que por lá passa, tenho que perder aqui algum tempo.

Depois de desligar o supérfluo penso aproveitar muitas destas ligações para lhes dar outra finalidade em vez de estar a somar cabos eléctricos.

Vai haver ligações onde neste momento não passa corrente e irá ter que passar (switch do descanso lateral, por exemplo, que apenas corta a ligação à massa impedindo que o relé do descanso seja actuado).
Vai haver ligações que neste momento têm e vão deixar de ter (botão “off-run”, por exemplo) pois vai ser utilizado como corte de sinal “reverse” para o controlador.

O caminho que eu encontrar não será certamente o melhor, mas poderá ser um ponto de partida se alguém algum dia pegar num modelo igual (não sei se já há mas tenho procurado e ainda não encontrei nada). Por essa razão, penso pormenorizar mais um bocadinho esta parte mais à frente, se me lembrar…

tavares
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado ago 23, 2008 12:31 pm

Mensagem por tavares »

Porque é que não fazes uma instalação eléctrica nova e adaptada ás novas necessidades?

Penso ser mais fácil e poupa-te tempo , dinheiro e principalmente dores de cabeça.

Divides a instalação eléctrica em quatro partes:

- A parte destinada ao motor e controlador
- A parte destinada ao conversor
- A parte destinada á mota ( luzes , piscas , buzina .......)
- A parte destinada ás baterias ( carregador , BMS ......)

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

tavares Escreveu:Porque é que não fazes uma instalação eléctrica nova e adaptada ás novas necessidades?

Penso ser mais fácil e poupa-te tempo , dinheiro e principalmente dores de cabeça.

Divides a instalação eléctrica em quatro partes:

- A parte destinada ao motor e controlador
- A parte destinada ao conversor
- A parte destinada á mota ( luzes , piscas , buzina .......)
- A parte destinada ás baterias ( carregador , BMS ......)
Na realidade é isso que referes: do que estava, praticamente só vão ficar luzes, piscas e buzina :)
Mas mesmo assim o sistema ainda é bastante complexo. Não é complicado, é mesmo só "complexo" :P

Só as ligações que vão para a zona dos punhos são constituidas por 9 fios para o lado esquerdo e 11 para o lado direito. As mesmas coisas podem ser actuadas por vezes em mais de um local e em diferente condições por isso as ligações nem sempre são apenas de ponto a ponto. Troca-se máximos e médios com um botão mas para isso é necessário que um outro (o das luzes) esteja ligado. O interruptor de passagem também faz essa troca e fica no punho do lado contrário. Os travões também acendem luzes para além de outras funções. E pode ser qualquer um a fazê-lo. Há muitas coisas que interagem umas com as outras.
Todas estas ligações são feitas normalmente em fichas que comportam "uma carrada" de fios. Para fazer a instalação eléctrica do início, ou continuava a usar essas fichas e teria que arranjar outras que lá encaixassem deixando ficar os fios ligados na parte junto aos terminais ou teria que ir mesmo fazer a ligação à origem e algumas delas seriam complicadas.

Assim vou estragando e vou compondo ao mesmo tempo mas tenho sempre algumas coisa feita.

A idéia é boa e ficava uma instalação mais "limpa" mas ia ter que desfazer muitas coisas de uma vez... :)

Eu acho que é por isso que não o faço mas se perguntares à minha mulher ela diz que é porque eu sou casmurro :D

Barrocas
Membro Gold
Membro Gold
Registado: quinta jul 10, 2008 12:03 am

Mensagem por Barrocas »

uggabugga Escreveu: O caminho que eu encontrar não será certamente o melhor, mas poderá ser um ponto de partida se alguém algum dia pegar num modelo igual (não sei se já há mas tenho procurado e ainda não encontrei nada)
Tenho andado algo afastado, só vi o teu tópico agora... mas conheço quem te poderá ajudar, e muito... :)

Vou dar-lhe a dica para entrarem em contacto ;)

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Parece-me que para o desenho vou utilizar o KiCad. É open source e parece simples de usar. Tem muitos componentes electrónicos de origem e permite desenhar qualquer outro e acrescentar às livrarias.
Tem algumas particularidades que não sei se poderão ser contornadas: todos os componentes são identificados por uma referência que depois vai aparecer junto ao nome, no desenho. Isto não parece ter muita lógica e deverá haver uma opção para evitar isso mas ainda não a descobri. Não rejeita os caracteres portugueses e até se podem colocar acentos no nome e correr tudo bem até fechar o programa. O problema é ao reabrir pois o componente que tenha sido criado assim não aparece no desenho pois para além do campo “nome”, parece aproveitar esses dados para criar outro campo em que ele substitui tudo o que não pertença ao código ascii com que trabalha (que não inclui acentos) por um espaço em branco. A partir daí, deve tentar procurar o componente por esse campo e não o encontra.

Tem algumas opções de exportação mas do que tentei apareciam-me sempre algumas coisas fora do local onde as tinha colocado. A que me correu melhor foi pilotagem para dwg que depois deu para abrir com o AutoCad. Aí foi possível limpar as tais letras/referências.

A parte que está desenhada não inclui ainda o circuito original (nem se vou ter paciência para integrar essa parte na totalidade). Para já estão apenas os pontos em que um vai interagir com o outro. Algumas partes estão ligeiramente “resumidas” mas para já é o que há…

No AutoCad lê-se perfeitamente pois é possível aumentá-lo sem perder a qualidade. Na conversão para JPEG não ficou nada legível mas foi o que se conseguiu arranjar para caber no ecrã.

De qualquer maneira também ainda não foi apresentado ao controle de qualidade que fica ali para os lados de Leiria/Pombal... :D
Anexos
Esquema.jpg

Njay
Membro Gold
Membro Gold
Registado: sábado nov 17, 2007 9:46 pm

Mensagem por Njay »

A "Ignition box" deve ser a "centralina". Ela liga a montes de sítios porque tem que controlar as velas, ler o sensor de posição da cambota, ligar à ignição para saber se a mota tá ligada, ligar ao sensor do descanso para saber se está posto, ao sensor de ponto morto, ao sensor da alavancca da embraigem, em algumas motas ao sensor de inclinação, ... várias coisas para saber se pode mesmo arrancar.

Clicas em cima do componente com o botão direito do rato para aparecer o menu local, e depois escolhes "Edit Component" -> "Edit". Aparece uma janelacom os vários campos (Fields) do componente; um deles é a "Reference". Clicas em cima da Reference e ao lado direito está uma área "Visibility" com uma checkbox "Show". Clica-lhe para tirar a marca e a referência já não aparece ;)

Keepup the good work, tá quase :)! E quanto ao multimetro, tenho amigos Eng. Electrotécnicos que já fizeram o mesmo erro, portanto ;)...
Copyright (c) Njay 2012-2015
Um dia o dinheiro será substituído por Conhecimento.
Aprilia RS125e
Troniquices.wordpress.com

Autor do tópico
uggabugga
Membro Silver
Membro Silver

Mensagem por uggabugga »

Njay, aproveitei a tua dica. Poupou-me algum tempo. Obrigado. :)

Já tenho mais um ou dois fios ligados mas o tema hoje é outro...
Penso que poderá ter alguma importância abordar o assunto porque as dificuldades e os imprevistos não estão sempre relacionados com o trabalho propriamente dito e se puder evitar que outros caiam no mesmo já me sinto compensado.
No meu caso as coisas não estão a correr da melhor maneira, nitidamente por falta de experiência, mas mesmo que a tivesse não sei se teriam corrido de outro modo. Pareceu-me que tomei todas as providências para que não surgissem imprevistos: várias trocas de mails, telefonemas para a alfândega, tudo combinado ao pormenor…

Resumindo: as baterias continuam em Barcelona. Cada vez percebo menos o que é que foram para lá fazer, embora tenha a minha teoria sobre isso...

Mas, voltando um bocadinho atrás... na altura de decidir qual o transporte a partir de Shenzen (China) deram-me duas alternativas: de avião, que demorava cerca de uma semana e ficava por 700 dólares; de barco, cerca de dois meses e seriam 300 dólares. O contrato, em qualquer dos casos seria até Lisboa onde seriam entregues na alfândega. Penso que no caso de ser de avião até as vinham trazer a casa embora tivesse que pagar o desalfandegamento à transportadora.

Recentemente soube que estavam em Barcelona mas não me preocupei muito com isso. Seria um ponto de passagem e eu não tinha nada a ver com os locais por onde elas passavam. A transportadora é que sabia qual a melhor rota.
Entretanto comecei a ser contactado de Barcelona a pedir dados. Hoje recebi uma factura para pagar, para as baterias poderem ser entregues à Euroatla (que é outra empresa de transporte). Era a “módica quantia” de 411 euros não sei exactamente para que fim.
Nas rúbricas discriminadas vem coisas como:
GASTOS ORIGEN 51,12€; GASTOS DE MANIPULACION 72,00€; IMPRESOS 85,00€; T-3 3,96€; ENTREGA Y REGISTRO EN RECINTO ADUANERO 54,00€; COMUNICACIONES GESTIONES 40,00€; R.R.C. 6,00€; I S P S 4,00€; CFS CHARGES 25,00€; CONFECCION TRANSITO HASTA TERMINAL DESTINO FINAL 45,00€; REGISTRO TRANSITO 25,00
Cheguei a pensar que já era o desalfandegamento, mas afinal não é nada disso porque agora vão para a alfândega em Lisboa. Não sei qual o papel destes “gajos” porque o barco estava pago (e até Lisboa). Agora é outra Empresa (não eles)que faz o resto. A eles estou a pagar-lhes o quê?

Neste momento, transformando os euros em dólares o transporte “de barco” já vai em 900 (mais 200 do que de avião). E pelo caminho que as coisas estão a levar parece que isto não vai ficar por aqui. Agora vão ser entregues à Euroatla que também deve querer a parte dela. E por último virá a alfândega...

Neste momento tenho duas hipóteses: ou vou pagando tudo o que me pedirem (não sei pelas mãos de quantos é que ainda vão passar) ou digo-lhes para meterem as baterias no **. São 110 devem chegar para todos se divertirem por uns tempos.

Isto parece mais uma quadrilha organizada, aparentemente com cobertura legal, em que vão entregando as coisas uns aos outros e pedindo dinheiro a quem pretende, no final do processo ficar com a mercadoria.

aljesus
Membro Silver
Membro Silver
Registado: domingo fev 13, 2011 11:23 pm

Mensagem por aljesus »

Que balde de água fria!
E o problema é que já estão pagas, senão era mandá-las de volta e encomendar de novo...
Mas o resultado final há-de compensar.
Boa sorte.

Responder

Voltar para “Projectos V.E.”