UPS - Consumos suportados
-
Autor do tópico - Membro Silver
- Registado: domingo set 28, 2008 9:01 pm
UPS - Consumos suportados
olá a todos.
aconteceu-me uma coisa estranha que não consigo entender com uma ups 800va de 480w.
com a ups ligada à corrente, ligo um secador de cabelo que consome 3.6a a 230v = 828w e a ups não se desliga, apesar de estar a fornecer um consumo superiror ao pré-definido pela ups que é de 480w.
mas se ligar uma tostadeira que consome 2.6a a 230v = 598w, a ups desliga logo. o que é normal pois ultrapassa a potencia dela.
as medições foram feitas com um multimetro de grampo e conferem com a potência anunciada para os respectivos electrodomésticos.
alguém tem alguma ideia do motivo para isto suceder?
eu gostava de saber o limite real da ups, mas assim fiquei confuso!
obrigado,
nunio
aconteceu-me uma coisa estranha que não consigo entender com uma ups 800va de 480w.
com a ups ligada à corrente, ligo um secador de cabelo que consome 3.6a a 230v = 828w e a ups não se desliga, apesar de estar a fornecer um consumo superiror ao pré-definido pela ups que é de 480w.
mas se ligar uma tostadeira que consome 2.6a a 230v = 598w, a ups desliga logo. o que é normal pois ultrapassa a potencia dela.
as medições foram feitas com um multimetro de grampo e conferem com a potência anunciada para os respectivos electrodomésticos.
alguém tem alguma ideia do motivo para isto suceder?
eu gostava de saber o limite real da ups, mas assim fiquei confuso!
obrigado,
nunio
-
- Membro Platinium
- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Re: UPS - Consumos suportados
provavelmente o pico de arranque do segundo equipamento é muito superior ao do primeiro, e a ups desliga por proteção.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
não me parece que seja isso.
a ups ainda aguenta 1 segundo e depois desliga.
o multimetro lê 2.8 ... 2.6 ... e só depois desliga.
mas com os 600w ela está a funcionar como suposto.
o que me intriga mais é ela suportar os 800w do secador. ou seja aguenta o dobro do que devia.
lembro que o teste é feito com a ups ligada à corrente.
o que me intriga mais é ela suportar os 800w do secador. ou seja aguenta o dobro do que devia.
-
- Membro Silver
- Registado: sexta out 02, 2009 10:27 am
Por falar em ups, tenho uma dúvida.
Deve estar sempre ligada à corrente e com as luzes de funcionamento acesas ou ligada à corrente e desligada no botão?
Se alguém souber agradecia uma resposta
Obrigado
Deve estar sempre ligada à corrente e com as luzes de funcionamento acesas ou ligada à corrente e desligada no botão?
Obrigado
Inté
-
- Membro Platinium
- Registado: terça jun 24, 2008 1:45 pm
Não deve de haver diferença nenhuma exceto no consumo de standby por causa dos LEDs e da monitorização da tensão e frequência da rede. Dependendo de como foi construída a UPS, desligada até pode não compensar a auto-descarga da bateria, mas em regra geral carregam a bateria mesmo desligadas no botão.lrds Escreveu:Por falar em ups, tenho uma dúvida.
Obrigado
-
- Membro Platinium
Isso confirma a minha teoria, e o pico mais alto o multímetro nem tem tempo para o mostrar.Nunio Escreveu:não me parece que seja isso.
Cumps Inovadores
-
Eu acho que estás a ver o problema na prespectiva errada.jmal Escreveu:Isso confirma a minha teoria, e o pico mais alto o multímetro nem tem tempo para o mostrar.Nunio Escreveu:não me parece que seja isso.
A UPS desliga com consumos acima dos 2A. +-480w. E desliga bem a tostadeira, tal como desliga outros equipamentos com consumo acima dos 2A.
Mas, porque é que não desliga com o secador em continuo a consumir 3.6A, e só desliga a partir dos 4A.
O que é que o secador pode ter de especial para aguentar o dobro?
-
- Membro Platinium
Pode ter um arranque mais "soft" e não ativar a proteção da UPSNunio Escreveu:Eu acho que estás a ver o problema na prespectiva errada.jmal Escreveu:Isso confirma a minha teoria, e o pico mais alto o multímetro nem tem tempo para o mostrar.Nunio Escreveu:não me parece que seja isso.
A UPS desliga com consumos acima dos 2A. +-480w. E desliga bem a tostadeira, tal como desliga outros equipamentos com consumo acima dos 2A.
Mas, porque é que não desliga com o secador em continuo a consumir 3.6A, e só desliga a partir dos 4A.
O que é que o secador pode ter de especial para aguentar o dobro?
Cumps Inovadores
-
- Membro Gold
- Registado: quarta mai 28, 2008 10:46 am
A torradeira funciona por resistências ou lâmpadas de halogéneo?
-
Não é torradeira, é tostadeira/sanduicheira. Deve ser resistência, não abri mas halogéno não é de certeza.
-
- Membro Gold
- Registado: quinta fev 15, 2007 7:39 pm
A tostadeira tem mais inercia termica e mantem o pico de corrente por mais tempo, sendo o suficiente para a desligar. O facto de ela aguentar uma corrente superior ao especificado deve ser por ela ser off line e a corrente está a circular por um rele quando está presente a energia eletrica.
Quando falta a energia ouve um trac e quando a energia retorna volta-se a ouvir, não?
Quando falta a energia ouve um trac e quando a energia retorna volta-se a ouvir, não?
Só sei que nada sei. Mas estou a aprender! 

-
- Membro Dedicado
- Registado: segunda dez 07, 2009 7:50 pm
O secador deverá ter acopolado um condensador e diodo, evitando retornos e picos de arranque.
A tostadeira em principio não deverá ter, logo sendo directo (o pico de arranque), a UPS 'deita-se'.
A tostadeira em principio não deverá ter, logo sendo directo (o pico de arranque), a UPS 'deita-se'.
- Pela insubordinação e Desobediência Civil.
- Nem Deus, nem Chefe!!
- Nem Deus, nem Chefe!!
-
- Membro Gold
No caso da minha (uma marca que já desapareceu do mercado, Matlek), a carga mantem-se mesmo com o botão desligado. Mas tenho-a sempre ligada, pois está a fornecer energia de emergencia ao circuito de luzes do meu apartamento. Como encostei o PC e comprei um portatil resolvi dar-lhe utilidade...lrds Escreveu:Por falar em ups, tenho uma dúvida.
Obrigado

-
Sim, penso que a UPS é off line. É uma mustek powermust 800. E sim, ouve-se esse trac.Ferra Escreveu:A tostadeira tem mais inercia termica e mantem o pico de corrente por mais tempo, sendo o suficiente para a desligar. O facto de ela aguentar uma corrente superior ao especificado deve ser por ela ser off line e a corrente está a circular por um rele quando está presente a energia eletrica.
-
Quanto aos picos de arranque continuo sem estar muito convencido, mas quem sou eu?fagulhas Escreveu:O secador deverá ter acopolado um condensador e diodo, evitando retornos e picos de arranque.
Quanto aos retornos, apesar de não saber muito bem do que se trata, parece-me ter mais lógica.
Como é que eu posso confirmar isso dos retornos, eu que não percebo grande coisa de electronica e provavelmente nem tenho feramenta?
-
- Membro Gold
Para mim, o melhor e mais acessivel para determinar os picos será um multimetro analógico na escala de 10A. Desta forma poderá observar o comportamento da agulha. Os digitais normalmente não têm tempo de reacção para mostrar resultados validos.
Essa dos retornos também não compreendi...
Essa dos retornos também não compreendi...