A minha ZEV...
-
- Administrador
- Mensagens: 16169
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: A minha ZEV...
Sim, em alguns wattdrive existia esse tipo de ligação.
Um grande passo, finalmente!
Um grande passo, finalmente!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
jmap, não. Visita o tópico da Mobi.E que acho que o pessoal já esclareceu por lá o que é o modo 1 e modo 3 e essas coisas todas.jmap Escreveu:Já está resolvida a questão de não dar para as motas? Precisamos de um adaptador daqueles trifasicos tipo roulotte?

Mas, resumidamente, já está resolvida a questão das motas, que podem agora carregar em qualquer ponto de carregamento "lento" (modo 1). Eu acho que não deverão haver pontos de abastecimento que sejam apenas modo 3. Todos devem ter uma tomada normal (modo 1) ao lado... Mas isto sou eu a especular.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Administrador
- Mensagens: 16169
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: A minha ZEV...
Também sou de acordo com tal!
Pois nem todos os veículos terão esse modo e alias os próprios utilizadores terão algum receio em usar esse modo pois pode danificar as terias... pensa se que...
Pois nem todos os veículos terão esse modo e alias os próprios utilizadores terão algum receio em usar esse modo pois pode danificar as terias... pensa se que...
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
Entretanto, vendi a Burgman e a Busa. Eram as duas motas que mais despesa me davam (visto que a Vectrix tem um valor insignificante de manutenção e a Sym 125 quase não anda nem paga selo).
As próximas linhas servem para terem a noção de como os VE são bem económicos.
A Burgman 650 Executive, comprei em Fevereiro de 2010 por 5 mil e 200 euros (usada) com 13 mil kms (salvo erro). É uma mota de 2005. Vendi-a há três semanas (Junho de 2011) por 4 mil euros com 23 mil e tal kms. Mas não custou apenas mil e 200 euros... A manutenção é cara. Fiz 10 mil kms com ela incluindo uma revisão em Agosto do ano passado (a dos 18 mil kms) que custou 260 euros. Tive outros gastos irrelevantes (ela precisou de óleo durante uma viagem e eu perdi uma peça pelo caminho porque tinha o porta-luvas aberto
). Outros mais relevantes, como os pneus novos que meti que foram 100 euros cada. Instalei um rádio que custou quase 100 euros com mão de obra. O custo de um ano de selo (cobrado em Setembro do ano passado) foi cerca de 55 euros. A gasolina de 10 mil kms anda à volta de 800 euros. Enfim... No total foram cerca de 2600 euros. Isto dá 26 cêntimos por quilómetro. Até não é mau, mas é preciso perceber que, quando a vendi, ela estava à beira da revisão dos 24 mil kms...
A Hayabusa, comprei-a em Julho de 2006. Comprei nova. Vendi-a ontem com 34 mil e tal kms. As manutenções foram bem mais caras que as da Burgman. Os pneus, cada um era mais do dobro do custo e durava metade dos quilómetros (comparado com os da Burgman)... Vendi-a por cerca de 6 mil euros (custou-me 13 mil nova) com um desconto de 500 euros por precisar de uma peça cara (uma folga nas bainhas, detectada na altura da venda, levou a ter de fazer esse desconto). Não consigo contabilizar os custos que tive com ela, mas são enormes. Só para terem uma noção de onde os valores iriam parar, todos os anos ela paga um imposto de mais de 100 euros e, cada revisão, varia entre os 300 e os 500 euros. Eu fiz as revisões sempre na marca (Suzuki) e, mesmo assim, descobriu-se um problema que levava a cerca de 1000 euros de arranjo (daí o desconto) que não está abrangido por nenhuma garantia. Só a diferença do preço que paguei pela Busa e o que recebi (com o desconto) na sua venda (13000-5500=7500) mais o selo (imposto único de circulação) paga uma Vectrix nova (7500+650=8150).
Podem ver que, quem é exigente nas motas que escolhe e na maneira como trata delas (como é o meu caso), "paga" uma Vectrix num instante e, no caso de ter uma Hayabusa, nem precisa contar com gasolina e manutenção...
Mas se eu fosse um tipo que não precisasse do dinheiro, não hesitava em ficar com todas as motas que tive. Especialmente estas últimas duas que acabei de vender... A Busa, leva um pedaço de mim consigo e, dificilmente terei, por outra, a paixão que, por ela, tive.
As próximas linhas servem para terem a noção de como os VE são bem económicos.
A Burgman 650 Executive, comprei em Fevereiro de 2010 por 5 mil e 200 euros (usada) com 13 mil kms (salvo erro). É uma mota de 2005. Vendi-a há três semanas (Junho de 2011) por 4 mil euros com 23 mil e tal kms. Mas não custou apenas mil e 200 euros... A manutenção é cara. Fiz 10 mil kms com ela incluindo uma revisão em Agosto do ano passado (a dos 18 mil kms) que custou 260 euros. Tive outros gastos irrelevantes (ela precisou de óleo durante uma viagem e eu perdi uma peça pelo caminho porque tinha o porta-luvas aberto

A Hayabusa, comprei-a em Julho de 2006. Comprei nova. Vendi-a ontem com 34 mil e tal kms. As manutenções foram bem mais caras que as da Burgman. Os pneus, cada um era mais do dobro do custo e durava metade dos quilómetros (comparado com os da Burgman)... Vendi-a por cerca de 6 mil euros (custou-me 13 mil nova) com um desconto de 500 euros por precisar de uma peça cara (uma folga nas bainhas, detectada na altura da venda, levou a ter de fazer esse desconto). Não consigo contabilizar os custos que tive com ela, mas são enormes. Só para terem uma noção de onde os valores iriam parar, todos os anos ela paga um imposto de mais de 100 euros e, cada revisão, varia entre os 300 e os 500 euros. Eu fiz as revisões sempre na marca (Suzuki) e, mesmo assim, descobriu-se um problema que levava a cerca de 1000 euros de arranjo (daí o desconto) que não está abrangido por nenhuma garantia. Só a diferença do preço que paguei pela Busa e o que recebi (com o desconto) na sua venda (13000-5500=7500) mais o selo (imposto único de circulação) paga uma Vectrix nova (7500+650=8150).
Podem ver que, quem é exigente nas motas que escolhe e na maneira como trata delas (como é o meu caso), "paga" uma Vectrix num instante e, no caso de ter uma Hayabusa, nem precisa contar com gasolina e manutenção...
Mas se eu fosse um tipo que não precisasse do dinheiro, não hesitava em ficar com todas as motas que tive. Especialmente estas últimas duas que acabei de vender... A Busa, leva um pedaço de mim consigo e, dificilmente terei, por outra, a paixão que, por ela, tive.
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
Em contrapartida (e para alegrar um pouco o tema), a venda destas duas meninas, já dá para pagar mais de 70% da minha instalação fotovoltaica, o que, junto com os 30% de amortização que ganhei num ano de microprodução (exactamente o tempo que demorei a pagá-la) consegui poupar-me a um potencial empréstimo em tempos de crise.
Mas isso já são contas para outro tópico (o do projecto da minha microprodução).
.
Mas isso já são contas para outro tópico (o do projecto da minha microprodução).

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1887
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: A minha ZEV...
Caraças!.....tantos gastos....
Eu na minha mota electrica só gastei o dinheiro da compra....e ando cerca de 2000km por mês.
Eu na minha mota electrica só gastei o dinheiro da compra....e ando cerca de 2000km por mês.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
Re: A minha ZEV...
Infelizmente não é assim Volt, vê as minhas fotos da experiência de carregamento.Volt Escreveu:jmap, não. Visita o tópico da Mobi.E que acho que o pessoal já esclareceu por lá o que é o modo 1 e modo 3 e essas coisas todas.jmap Escreveu:Já está resolvida a questão de não dar para as motas? Precisamos de um adaptador daqueles trifasicos tipo roulotte?.
Mas, resumidamente, já está resolvida a questão das motas, que podem agora carregar em qualquer ponto de carregamento "lento" (modo 1). Eu acho que não deverão haver pontos de abastecimento que sejam apenas modo 3. Todos devem ter uma tomada normal (modo 1) ao lado... Mas isto sou eu a especular..
Montada: Brammo Empulse R ( The best
)

-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
Hoje, só tenho isto para dizer:



333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Silver
- Mensagens: 317
- Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
- Localização: Malveira
Re: A minha ZEV...
Estão imparáveis nas subidas...
Um garrafão de água do Continente só custa 0,39€... Ainda dizem que a água é um bem essencial, mas quem é que disse isto?
Um garrafão de água do Continente só custa 0,39€... Ainda dizem que a água é um bem essencial, mas quem é que disse isto?
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
-
- Administrador
- Mensagens: 16169
- Registado: quinta mar 09, 2006 7:15 pm
- Localização: Amadora
Re: A minha ZEV...
Bem o fumarento da minha miuda sorte a dela é só ir uma vez por mês as bombas... lol pois mesmo assim upa upa...
Pena já não poder ser vegetal a falta de dele...
A electricidade também não tarda vai subir infelizmente!!! O Passos quer isso alto não me parece tão amigo do VE's!
Pena já não poder ser vegetal a falta de dele...
A electricidade também não tarda vai subir infelizmente!!! O Passos quer isso alto não me parece tão amigo do VE's!
40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
Mapa dos pontos de carga
-
- Membro Silver
- Mensagens: 317
- Registado: segunda mar 14, 2011 5:28 pm
- Localização: Malveira
Re: A minha ZEV...
Temos de fazer o mesmo que o pessoal das barracas... Faz-se uma puxada que ninguém dá por ela 
Espertos são eles isso sim, tenho de lhes pedir umas dicas...

Espertos são eles isso sim, tenho de lhes pedir umas dicas...
MH_electric
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
DB Vectrix VX-1 - Aventura de 40 Meses e 43.000Km. The end!
DB BMW C-EVO LR - Full Power de 18 Meses e 22.000Km.
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1562
- Registado: sábado mai 21, 2011 8:06 pm
- Localização: Viseu
Re: A minha ZEV...
concordo inteiramente com voçes, isto é mesmo um abuso,
estando eu entretido com a minha predator nem prestei atenção que os combustiveis iriam subir hoje, pois teria ido ontem com a minha carrinha atestar e digo-vos, para atesta-la são mesmo 75 litros e 3 centimos faziam a diferença... 


________________________
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
650 km a bordo de uma Sw Predator Modelo C
16000.0 Km a bordo de uma Vectrix electric Scooter
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1887
- Registado: sexta ago 22, 2008 10:49 pm
- Localização: Vila Nova de Gaia
Re: A minha ZEV...
Esperem uns dias para que a baixa do euro (em relação ao dollar) se repercuta nos preços. Virão novas subidas.
Com Italia, grécia, Espanha e Portugal a afundar cada vez mais, é possível que faça o euro dar mais um tombo...e nova subida de petroil.
Com Italia, grécia, Espanha e Portugal a afundar cada vez mais, é possível que faça o euro dar mais um tombo...e nova subida de petroil.
VE's: 16 145 km + 147 882km em Predator 60Ah
Mais de 160.000km em VE!
Mais de 160.000km em VE!
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1520
- Registado: quinta mar 11, 2010 10:52 pm
Re: A minha ZEV...
Saudações verdes
Volt, fiz citação/exemplo do teu DB em:
http://forum125cc.com/forum/viewtopic.p ... 7792#p7792
Espero que não esteja a dar confusão..
BondadeSua

Volt, fiz citação/exemplo do teu DB em:
http://forum125cc.com/forum/viewtopic.p ... 7792#p7792
Espero que não esteja a dar confusão..


BondadeSua
Não se nasce empreendedor. Aprende-se!!![/b]
-
- Membro Platinium
- Mensagens: 2097
- Registado: quarta jul 30, 2008 10:10 pm
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
Sem problema. Podem partilhar pela "causa" à vontade.
.

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
Vivas a todos.
.
Há coisa de 13 ou 14 dias, anunciei os 48 mil quilómetros "eléctricos". Hoje anuncio os 49 mil.
Estou a fazer um pouco mais de 2 mil quilómetros por mês e isto tornou-se uma rotina. Com os anúncios de crise, temos de poupar e precaver. Nós, lá em casa, optámos por fazer da minha ZEV o principal transporte de ambos, apesar de ser apenas um o condutor dela...
.
Assim, com tudo a correr normalmente bem, está para breve a meta da meia centena de milhar de quilómetros, antes mesmo dos seus 3 anos de existência.
A SYM, entretanto, é a única companheira de "cela" da ZEV. Se as tratasse pela repetição da sílaba que consta na matrícula de cada, a ZEV chamar-se-ia Gigi e a SYM, Lulu.
O carro, está agora estacionado umas ruas acima da minha. Com a falta de uso que lhe dava, resolvi arranjá-lo e entregá-lo como prenda de aniversário (o aniversariante faz 18 anos, o carro fará 13).
As outras duas motas CI, foram vendidas e deixaram saudades (Burgman 650 e Hayabusa). Talvez lá mais para o Verão do próximo ano compre uma CI de passeio. Para já, toda e qualquer viagem mais longa que queira fazer, será montado na Lulu.
A próxima viagem planeada é já este fim-de-semana. Serão cerca de 700 quilómetros (para Norte) que darão para completar a rodagem da Lulu. No fim-de-semana passado, ela carregou connosco até à Quinta da Regaleira (em Sintra) no sábado, e até ao Entroncamento e Vila Nova da Barquinha no Domingo.
Também é uma valente...
.

Há coisa de 13 ou 14 dias, anunciei os 48 mil quilómetros "eléctricos". Hoje anuncio os 49 mil.
Estou a fazer um pouco mais de 2 mil quilómetros por mês e isto tornou-se uma rotina. Com os anúncios de crise, temos de poupar e precaver. Nós, lá em casa, optámos por fazer da minha ZEV o principal transporte de ambos, apesar de ser apenas um o condutor dela...

Assim, com tudo a correr normalmente bem, está para breve a meta da meia centena de milhar de quilómetros, antes mesmo dos seus 3 anos de existência.
A SYM, entretanto, é a única companheira de "cela" da ZEV. Se as tratasse pela repetição da sílaba que consta na matrícula de cada, a ZEV chamar-se-ia Gigi e a SYM, Lulu.
O carro, está agora estacionado umas ruas acima da minha. Com a falta de uso que lhe dava, resolvi arranjá-lo e entregá-lo como prenda de aniversário (o aniversariante faz 18 anos, o carro fará 13).
As outras duas motas CI, foram vendidas e deixaram saudades (Burgman 650 e Hayabusa). Talvez lá mais para o Verão do próximo ano compre uma CI de passeio. Para já, toda e qualquer viagem mais longa que queira fazer, será montado na Lulu.

A próxima viagem planeada é já este fim-de-semana. Serão cerca de 700 quilómetros (para Norte) que darão para completar a rodagem da Lulu. No fim-de-semana passado, ela carregou connosco até à Quinta da Regaleira (em Sintra) no sábado, e até ao Entroncamento e Vila Nova da Barquinha no Domingo.
Também é uma valente...

333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
-
- Membro Gold
- Mensagens: 1706
- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
- Localização: Abrantes
Re: A minha ZEV...
Vieste fazer um passeio para os meus lados e não disseste nada! Foste a casa do Ugga ver o projecto?Volt Escreveu:... e até ao Entroncamento e Vila Nova da Barquinha no Domingo.
Também é uma valente....
Para a próxima avisem que há muito tempo que não estamos juntos!

-
Autor do tópico - Membro Platinium
- Mensagens: 7717
- Registado: quarta set 24, 2008 11:26 am
Re: A minha ZEV...
É verdade.
. Foi de surpresa. Nem o Ugga esperava que lhe batesse à porta.
Eu só planeava ir no próximo fim-de-semana, mas, em cima da hora, decidimos ir neste também.
Temos de combinar outro encontro realmente (era para ser o Workshop, mas o local tornou-se um problema inesperado).
PS: No próximo fim-de-semana vou um pouco mais longe (Lamego).

Eu só planeava ir no próximo fim-de-semana, mas, em cima da hora, decidimos ir neste também.
Temos de combinar outro encontro realmente (era para ser o Workshop, mas o local tornou-se um problema inesperado).
PS: No próximo fim-de-semana vou um pouco mais longe (Lamego).
333.333,3 KM a bombar faísca!
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a
Arranjei uma fêmea que não dá à luz mas consome-a