ALGUMAS DÚVIDAS
-
electrizado
Autor do tópico - Membro Silver

- Registado: segunda jul 11, 2011 7:30 pm
ALGUMAS DÚVIDAS
Olá a todos
Queria fazer algumas perguntas.
1ª- Se alguem já ouviu falar de alguma tecnologia nova de celulas das baterias em que já não é preciso bms ou seja o carregador faz a equalização nas cargas e o controlador nas descargas.
2ª- Se através dos volts no computador de bordo conseguimos controlar a carga das baterias sem ficarmos apeados.
ps: desculpem se isto já foi debatido por aqui mas não encontrei nada, e a minha ignorância nestes assuntos....
1ª- Se alguem já ouviu falar de alguma tecnologia nova de celulas das baterias em que já não é preciso bms ou seja o carregador faz a equalização nas cargas e o controlador nas descargas.
2ª- Se através dos volts no computador de bordo conseguimos controlar a carga das baterias sem ficarmos apeados.
ps: desculpem se isto já foi debatido por aqui mas não encontrei nada, e a minha ignorância nestes assuntos....
"prudencia e segurança na estrada"
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
e_bike
- Membro Gold

- Registado: sábado jan 30, 2010 11:40 pm
Re: ALGUMAS DÚVIDAS
1º- Se existe eu não conheço. O BMS é uma peça relativamente barata, não vejo razão para o substituir por tecnologia mais cara.
2º- Eu tenho um voltímetro digital que instalei para controlar melhor a carga das baterias, embora não te diga a carga que ainda tens, com um pouco de treino vais-te habituando a gerir a carga das baterias pela tensão que elas apresentam.
2º- Eu tenho um voltímetro digital que instalei para controlar melhor a carga das baterias, embora não te diga a carga que ainda tens, com um pouco de treino vais-te habituando a gerir a carga das baterias pela tensão que elas apresentam.
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
1ª- Não existem nem tampouco irá existir baterias que não necessitem de bms, alias, é a mesma coisa que um motor eléctrico sem controlador, um motor a gasolina sem qualquer tipo de controle mecânico (carburador) ou electrónico (centralina). O bms é um equipamento que monitoriza e faz a manutenção da bateria, informando outros dispositivos (carregador e controlador do motor) do seu estado.electrizado Escreveu:Olá a todos
Penso que a sua duvida está na equalização, mas esse é um processo que ajuda a maximizar o uso da energia que é armazenada. Como o ser humano não consegue criar 2 coisas rigorosamente iguais, não existem 2 elementos de bateria iguais e de mesma capacidade,uma bateria de um veiculo, é constituída por X elementos de modo a que se tenha mais tensão (volts), o bms serve para gerir estas pequenas diferenças.
Portanto a resposta é não.
2- A resposta é não, apesar de que com a nossa experiência de ficar a pé algumas vezes, seja possivel uma leitura aproximada da carga, mas depende de vários factores, basta estar 5 ºC de temperatura para o erro ser elevado.
A maneira mais correcta é por contagem de coulomb's.
Cumps Inovadores
Vectrix VX1 Limited - 8 kwh - 20000 kms
-
electrizado

Jmal a minha mota vem sem bms e eu questionei isso e foi-me dito q naquela mota o carregador faria o equilibrio das celulas na carga o q levaria o tempo de carga a aumentar e o controlador na descarga. E não traz no CB os traços para controlo de bateria, ela tem conta quilometros digital, controlador dos volts e consumo imediato de amperes.
Que achas?
Que achas?
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
electrizado

Já agora alguem sabe se os bloqueadores de disco Xena com alarme são á prova de água?
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
RuFuS
- Membro Gold

- Registado: quarta ago 06, 2008 7:13 am
electrizado Escreveu:Jmal a minha mota vem sem bms e eu questionei isso e foi-me dito q naquela mota o carregador faria o equilibrio das celulas na carga o q levaria o tempo de carga a aumentar e o controlador na descarga. E não traz no CB os traços para controlo de bateria, ela tem conta quilometros digital, controlador dos volts e consumo imediato de amperes.
Que achas?
As baterias são de lítio?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
Mais de 70.000km a electrões em 5 anos...
-
jmal
- Membro Platinium

- Registado: segunda nov 12, 2007 4:09 pm
Eu acho que devia ter bms, dedicado.electrizado Escreveu:Jmal a minha mota vem sem bms e eu questionei isso e foi-me dito q naquela mota o carregador faria o equilibrio das celulas na carga o q levaria o tempo de carga a aumentar e o controlador na descarga. E não traz no CB os traços para controlo de bateria, ela tem conta quilometros digital, controlador dos volts e consumo imediato de amperes.
Que achas?
São de lítio-ferro as baterias ???
Pergunta novamente se realmente não tem um bms.
Cumps Inovadores
-
electrizado

sim são litio disseram-me q as motos ao inicio vinham sem bms como é o do conhecimento, depois apareceu o bms e agora retiraram o bms pq o carregador e o controlador estão a fazer esse trabalho.
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
RuFuS
- Membro Gold

Isso sem BMS não dura muito...electrizado Escreveu:sim são litio disseram-me q as motos ao inicio vinham sem bms como é o do conhecimento, depois apareceu o bms e agora retiraram o bms pq o carregador e o controlador estão a fazer esse trabalho.
Qual é a garantia que eles ofereceram na mota?
Montador de Bereco, Vectrix VX-1 Premium, Vectrix VX-1 Limited Edition entre muitas outras scooters eléctricas
-
e_bike
- Membro Gold

O BMS faz falta!
O controlador controla a descarga mas não sabe a tensão individual de cada bateria do pack. Está configurado para cortar a uma determinada tensão, mas só isso não protege as baterias. Se alguma das baterias descer abaixo dos 2V, pode já não voltar a carregar novamente ficando irremediavelmente estragada.
Se já leste alguns DB aqui do forum, deves ter visto que houve pessoal a estragar baterias por falha do BMS, imagina então como será se ele não estiver lá.
Na carga é a mesma coisa, o carregador começa a corrente constante e no fim da carga passa a tensão constante. Está definido para cortar a carga a uma tensão definida, mas também não sabe as tensões de cada bateria e pode carregar alguma acima dos 4V o que não é nada bom.
Acho que se queres que as baterias te durem muitos kms, deves insistir na instalação de um BMS na mota.
A menos que a garantia cubra os danos...
O controlador controla a descarga mas não sabe a tensão individual de cada bateria do pack. Está configurado para cortar a uma determinada tensão, mas só isso não protege as baterias. Se alguma das baterias descer abaixo dos 2V, pode já não voltar a carregar novamente ficando irremediavelmente estragada.
Se já leste alguns DB aqui do forum, deves ter visto que houve pessoal a estragar baterias por falha do BMS, imagina então como será se ele não estiver lá.
Na carga é a mesma coisa, o carregador começa a corrente constante e no fim da carga passa a tensão constante. Está definido para cortar a carga a uma tensão definida, mas também não sabe as tensões de cada bateria e pode carregar alguma acima dos 4V o que não é nada bom.
Acho que se queres que as baterias te durem muitos kms, deves insistir na instalação de um BMS na mota.
A menos que a garantia cubra os danos...
-
electrizado

2 anos. Vamos ver, se uma celula morrer a mota pára eu falei sobre isso e foi-me garantido q o facto de retirarem o bms foi estudado e posto em prática e não houve problemas(a ver vamos) até pq os outros modelos continuam com bms este é o mais recente e com esta tecnologia dita nova.
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
RuFuS
- Membro Gold

2 anos de garantia para as baterias e kms ilimitados?electrizado Escreveu:2 anos. Vamos ver, se uma celula morrer a mota pára eu falei sobre isso e foi-me garantido q o facto de retirarem o bms foi estudado e posto em prática e não houve problemas(a ver vamos) até pq os outros modelos continuam com bms este é o mais recente e com esta tecnologia dita nova.
-
electrizado

E_bike foi-me dito q este carregador vai compensar todas as celulas tal como o controlador.
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
e_bike
- Membro Gold

Isso está a parecer treta de vendedor! Ou eles não sabem do que estão a falar ou tiveram más experiências com o BMS e agora não o querem usar. Tem de haver sempre algo que controle a tensão individual das baterias senão é um risco.electrizado Escreveu:2 anos. Vamos ver, se uma celula morrer a mota pára eu falei sobre isso e foi-me garantido q o facto de retirarem o bms foi estudado e posto em prática e não houve problemas(a ver vamos) até pq os outros modelos continuam com bms este é o mais recente e com esta tecnologia dita nova.
Mas se tens 2 anos nas baterias então estás à vontade para ir estragando e arranjando!
-
e_bike
- Membro Gold

O carregador é interno ou externo? Se isso é assim tem de haver um segundo cabo com 24 condutores que vai ligar ao carregador e ao controlador para dar a informação das baterias, há uma coisa parecida com isso chama-se CAN-BUS.electrizado Escreveu:E_bike foi-me dito q este carregador vai compensar todas as celulas tal como o controlador.
Tenta saber mais sobre como isso funciona!
-
jocazeze
- Membro

- Registado: terça mar 23, 2010 4:24 pm
Caro Electrizado
Curiosamente tenho andado para comprar uma destas scooters. Como novato nestas andanças tive algum receio, quer pela novidade, quer pelo investimento a fazer, quer pelo receio de assistência, etc,...
Vou contactar a casa que as está a vender e ver como vai ser. Vou certamente acompanhar o teu DB, que certamente me irá dar muita informação.
Boa sorte
Curiosamente tenho andado para comprar uma destas scooters. Como novato nestas andanças tive algum receio, quer pela novidade, quer pelo investimento a fazer, quer pelo receio de assistência, etc,...
Vou contactar a casa que as está a vender e ver como vai ser. Vou certamente acompanhar o teu DB, que certamente me irá dar muita informação.
Boa sorte
-
electrizado

Sim Rufus 2 anos e kms ilimitados. Caros amigos todos sabem de que mota tenho falado uma coisa é certa eles continuam com um modelo com bms sem problemas relatados e agora esta mota q é nova resolveram com esta situação q já expliquei sem a bms. Uma coisa é certa a convicção na confiança das motos q vendem é grande(obviamente q ninguem pode dizer q não vai avariar). O vendedor sabe do q fala ele vai várias vezes por ano á fabrica e como devem imaginar o homem sabe q a mota sem a bms corre riscos, acham q ele quer andar constantemente a mudar células mortas? penso q não por isso acho q sabe o q está a vender.
Eu alertei bastante para o facto da falta da bms e ele esteve sempre tranquilo em relação a isso dizendo q a tecnologia aqui usada já foi testada na fabrica. Eles já anunciam esta mota há muito tempo e só agora ficou pronta para comercializar(penso eu), uma coisa é certa antes de terminar este mês a mota vai começar a bombar e então vamos ver como se comporta sem a bms.
Sabemos muito bem q o material é chinês por isso tá tudo dito(gostei muito dos acabamentos).
Eu alertei bastante para o facto da falta da bms e ele esteve sempre tranquilo em relação a isso dizendo q a tecnologia aqui usada já foi testada na fabrica. Eles já anunciam esta mota há muito tempo e só agora ficou pronta para comercializar(penso eu), uma coisa é certa antes de terminar este mês a mota vai começar a bombar e então vamos ver como se comporta sem a bms.
Sabemos muito bem q o material é chinês por isso tá tudo dito(gostei muito dos acabamentos).
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr
-
jocazeze
- Membro

- Registado: terça mar 23, 2010 4:24 pm
Viva
Estive no sabado a visitar as "MAG" electricas. Se já tinha visto e gostado da estética das primas CI, na realidade adorei estas duas rodas. Muito bonitas. Prometi voltar em breve para fazer um teste e quem sabe talvez negócio!!!
Mas pelo que percebi devo aqui colocar um esclarecimento, garantia de dois anos e km ilimitados, mas no entanto no caso dos modelos com BMS, dão 3 anos para as baterias de litio,... Isto deve querer dizer alguma coisa, certo!!!!
Cumprimentos
Estive no sabado a visitar as "MAG" electricas. Se já tinha visto e gostado da estética das primas CI, na realidade adorei estas duas rodas. Muito bonitas. Prometi voltar em breve para fazer um teste e quem sabe talvez negócio!!!
Mas pelo que percebi devo aqui colocar um esclarecimento, garantia de dois anos e km ilimitados, mas no entanto no caso dos modelos com BMS, dão 3 anos para as baterias de litio,... Isto deve querer dizer alguma coisa, certo!!!!
Cumprimentos
-
2wheelfun
- Membro Silver

- Registado: segunda nov 30, 2009 9:33 am
Sem querer estar a defender o vendedor que aliás nem conheço, diga-se de passagem, não me parece correcto estar a dizer que quem tem opiniões diferentes são pessoas que estão a dizer mentiras. O tema dá pano para mangas e gostaria só de dizer algumas coisas:e_bike Escreveu:Isso está a parecer treta de vendedor! Ou eles não sabem do que estão a falar ou tiveram más experiências com o BMS e agora não o querem usar. Tem de haver sempre algo que controle a tensão individual das baterias senão é um risco.electrizado Escreveu:2 anos. Vamos ver, se uma celula morrer a mota pára eu falei sobre isso e foi-me garantido q o facto de retirarem o bms foi estudado e posto em prática e não houve problemas(a ver vamos) até pq os outros modelos continuam com bms este é o mais recente e com esta tecnologia dita nova.
Mas se tens 2 anos nas baterias então estás à vontade para ir estragando e arranjando!
1. Existem hoje a circular muitos veículos sem BMS e... sem qualquer tipo de problema. Eu próprio, após a garantia ter terminado, tenciono retirar o meu;
2. Existem hoje a circular muitos veículos com BMS que eles próprios originam problemas. Quantos BMS's não mataram já células e quantos não foram mais além, provocando sobreaquecimento nas células originando situações até de incêndio?;
3. O facto de uma célula morrer não significa que a mota páre. Eu cheguei a andar com 2 células a 0v e a mota andava na mesma.
Claro, nem todos os BMS são iguais. Talvez um bom BMS custe mais que os nossos VE de 2 rodas e entre ter um mau BMS e não ter nenhum, sou da opinião que é preferível poupar nos circuitos e na carteira e... arrisco a dizer que andaríamos todos, ou pelo menos alguns, com menos problemas nos nossos VE.
É apenas uma opinião pessoal.
-
electrizado

olá jocazeze a minha mota não é nenhuma mag pelo menos q eu saiba deves ter feito confusão, em relação ás garantias tirando essa q falaste e a vectrix acho eu, mais nenhuma vai para alem dos 2 anos de garantia algumas nem isso. Em relação ao bms acho q vou ficar bem servido sem bms a verdade é q há problemas nas motos com e sem bms, a ver vamos.
Abraço
Abraço
Electrizado bbrrrrrr
Electrizado bbrrrrrr