O mundo fantástico da Mobi.E
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Autor do tópico - Membro Silver
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O mundo fantástico da Mobi.E
A página oficial da Mobi.E é um exemplo da crença e propaganda nacional de que o nosso futuro energético se pode basear inteiramente em energia renováveis. No passado dia 26 de Julho a entidade responsável pela gestão da rede de carregamento de veículos eléctricos fez eco de um artigo de opinião no Diário Económico, em que Embaixadora Britânica em Portugal, Jill Gallard, nos dá conta que o Reino Unido querer tornar-se mais "verde". Imagino que a a Embaixadora já esteja fora do seu país há muito tempo mas, sendo a representante em Portugal do Reino D. Isabel II, creio que lhe ficaria bem saber mais do que se passa na Nação.
É correcto que o Reino Unido se quer tornar num exemplo de país "verde". Mas isso não acontecerá recorrendo a energia renováveis. Com excepção das hidroeléctricas, nunca aconteceu em nenhum país do mundo, não vai acontecer na Alemanha e certamente não acontecerá no Reino Unido. Os ingleses sabem-no bem e estão a perseguir esse objectivo ambientalista de forma séria e realista. Estão a relançar um programa nuclear como há muito tempo as Ilhas Britânicas não viam. Ainda recentemente o Ministro Inglês da Energia, Charles Hendry, reiterou o compromisso absoluto do Reino Unido com a energia nuclear e chegou a afirmar que sem ela a nação ficará mais negra e prosperará menos.
Agora que estamos esclarecidos em relação à forma como o Reino Unido irá descarbonizar a produção eléctrica ao mesmo tempo que a mantém barata e fiável para os súbditos de sua Majestade vamos embarcar no sonho da Senhora Embaixadora, dos desatentos responsáveis da Mobi.E e da generalidade dos portugueses. Vamos imaginar que em 2011 todos os portugueses trocaram o seu carro de combustão interna por um eléctrico e que é a energia eólica que fornece a electricidade para a bateria destes veículos.
O parque automóvel ligeiro nacional compreende cerca de 5,7 milhões de unidades. Para simplificar as contas que se vão seguir vamos esquecer pesados e motociclos. Vamos admitir que todos estes Leafs percorrem a distância média actual de cada carro europeu, cerca de 12.000km/ano. Um Leaf tem baterias com uma capacidade de 24 kWh. E tem uma autonomia real de 120km o que lhe confere um consumo de 20 kWh/100km. Se o parque automóvel fosse todo composto por Leafs, para fazer os 12.000km/ano, cada um precisaria de 2.400kWh/ano. Todo o parque ia requerer 13,68 TWh/ano. Se admitirmos que estes carros vão carregar todas as noites entre as 0h e as 6h o país teria um acréscimo de carga de 6.246 MWh todos os dias neste período. Vamos admitir que a produção actual é capaz de dar resposta a 746MWh adicionais. Para os 5.500MWh em falta seria preciso instalar mais 12.000 MW de turbinas eólicas se admitirmos um factor de capacidade de 0,46% durante a noite. Um investimento de peso se tivermos em conta que a potência eólica instalada neste momento é de 4.000 MW. Contas feitas o parque eólico nacional teria de quadruplicar.
Com um parque eólico quatro vezes o actual os fluxos de importação e exportação de energia na Península Ibéria seriam agravados na mesma ordem de grandeza. Seria um desafio colossal para a gestão da rede. E é preciso não descartar que muito possivelmente Espanha não teria capacidade de absorver tanta energia eléctrica em excesso. As nossas barragens seguramente não iam conseguir escoá-la. Agora imagine-se os custos de uma operação desta grandeza. Descendo à Terra só existe uma forma de massificar o carro eléctrico. Com centrais térmicas como parece querer ser a nova forma alemã ou nucleares que será a via seguida pelos ingleses.
http://luzligada.blogspot.com/2011/08/o ... mobie.html
É correcto que o Reino Unido se quer tornar num exemplo de país "verde". Mas isso não acontecerá recorrendo a energia renováveis. Com excepção das hidroeléctricas, nunca aconteceu em nenhum país do mundo, não vai acontecer na Alemanha e certamente não acontecerá no Reino Unido. Os ingleses sabem-no bem e estão a perseguir esse objectivo ambientalista de forma séria e realista. Estão a relançar um programa nuclear como há muito tempo as Ilhas Britânicas não viam. Ainda recentemente o Ministro Inglês da Energia, Charles Hendry, reiterou o compromisso absoluto do Reino Unido com a energia nuclear e chegou a afirmar que sem ela a nação ficará mais negra e prosperará menos.
Agora que estamos esclarecidos em relação à forma como o Reino Unido irá descarbonizar a produção eléctrica ao mesmo tempo que a mantém barata e fiável para os súbditos de sua Majestade vamos embarcar no sonho da Senhora Embaixadora, dos desatentos responsáveis da Mobi.E e da generalidade dos portugueses. Vamos imaginar que em 2011 todos os portugueses trocaram o seu carro de combustão interna por um eléctrico e que é a energia eólica que fornece a electricidade para a bateria destes veículos.
O parque automóvel ligeiro nacional compreende cerca de 5,7 milhões de unidades. Para simplificar as contas que se vão seguir vamos esquecer pesados e motociclos. Vamos admitir que todos estes Leafs percorrem a distância média actual de cada carro europeu, cerca de 12.000km/ano. Um Leaf tem baterias com uma capacidade de 24 kWh. E tem uma autonomia real de 120km o que lhe confere um consumo de 20 kWh/100km. Se o parque automóvel fosse todo composto por Leafs, para fazer os 12.000km/ano, cada um precisaria de 2.400kWh/ano. Todo o parque ia requerer 13,68 TWh/ano. Se admitirmos que estes carros vão carregar todas as noites entre as 0h e as 6h o país teria um acréscimo de carga de 6.246 MWh todos os dias neste período. Vamos admitir que a produção actual é capaz de dar resposta a 746MWh adicionais. Para os 5.500MWh em falta seria preciso instalar mais 12.000 MW de turbinas eólicas se admitirmos um factor de capacidade de 0,46% durante a noite. Um investimento de peso se tivermos em conta que a potência eólica instalada neste momento é de 4.000 MW. Contas feitas o parque eólico nacional teria de quadruplicar.
Com um parque eólico quatro vezes o actual os fluxos de importação e exportação de energia na Península Ibéria seriam agravados na mesma ordem de grandeza. Seria um desafio colossal para a gestão da rede. E é preciso não descartar que muito possivelmente Espanha não teria capacidade de absorver tanta energia eléctrica em excesso. As nossas barragens seguramente não iam conseguir escoá-la. Agora imagine-se os custos de uma operação desta grandeza. Descendo à Terra só existe uma forma de massificar o carro eléctrico. Com centrais térmicas como parece querer ser a nova forma alemã ou nucleares que será a via seguida pelos ingleses.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Mais uma opinião ridícula de quem fala do que não sabe. Esclareceu mais alguém a não ser o próprio? - Não.
Para quem não quiser cair nas petas que vêm neste texto, digo apenas isto:
Para refinar 3 litros de gasolina, gasta-se a electricidade suficiente para fazer um Leaf andar 100 quilómetros. Logo, se todo o parque automóvel a combustão interna mudar para VE, a electricidade produzida deverá diminuir com a consequente redução de procura de combustível fósseis. Ao contrário do que o autor deste post quer (demagogicamente) fazer crer.
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Para quem não quiser cair nas petas que vêm neste texto, digo apenas isto:
Para refinar 3 litros de gasolina, gasta-se a electricidade suficiente para fazer um Leaf andar 100 quilómetros. Logo, se todo o parque automóvel a combustão interna mudar para VE, a electricidade produzida deverá diminuir com a consequente redução de procura de combustível fósseis. Ao contrário do que o autor deste post quer (demagogicamente) fazer crer.

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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Eu falei em petróleo no texto? Não.
O texto fala de dois temas:
1. A descarbonização do sector eléctrico inglês será feito com energia nuclear e não renováveis
2. O acréscimo de consumo eléctrico em Portugal à conta da mudança de carros CI para eléctricos obrigaria a quaduplicar a potência eólica instalada. E isso será virtualmente impossível.
O texto fala de dois temas:
1. A descarbonização do sector eléctrico inglês será feito com energia nuclear e não renováveis
2. O acréscimo de consumo eléctrico em Portugal à conta da mudança de carros CI para eléctricos obrigaria a quaduplicar a potência eólica instalada. E isso será virtualmente impossível.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Não falou mas devia, se está a falar de descarbonização, ao retirar todo o parque automovel com recurso a petróleo vai diminuir em muito a emissão de carbono e importação desde, quanto à energia para o parque automovel, uma boa parte vem do que o Volt falou e existem outros recursos naturais, de noite vento e de dia Sol, quando não chegar vai de água. gás, entre outros.bcarmona Escreveu:Eu falei em petróleo no texto? Não.
O texto fala de dois temas:
1. A descarbonização do sector eléctrico inglês será feito com energia nuclear e não renováveis
2. O acréscimo de consumo eléctrico em Portugal à conta da mudança de carros CI para eléctricos obrigaria a quaduplicar a potência eólica instalada. E isso será virtualmente impossível.
Atenção que as contas para o leaf estão com dados não correctos, acredito que a real autonomia do leaf seja os 120 kms, mas as baterias são vão de 24 kwh a 0 kwh, a nissan fala num consumo médio de 12 kmh / 100, e os dados sobre a autonomia que referem tá correcta com a realidade, portanto veja o rombo que leva nas suas contas.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Não falaste em petróleo? Certo. Falaste n'O parque automóvel ligeiro nacional - que - compreende cerca de 5,7 milhões de unidades e deve ser abastecido por "ar"...
Então os Leaf iriam substituir o quê? Aves de rapina?
Já percebi... Quando se fica sem argumentos, inventa-se... Compreendido.
Então os Leaf iriam substituir o quê? Aves de rapina?
Já percebi... Quando se fica sem argumentos, inventa-se... Compreendido.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Mas ainda lhe ligam... faz lembrar aqueles tipos que tenho no meu Clube os velhos do Restelo...
Para mim é oferecer lhe uma picareta e manda lo para uma mina... procura carvão... lol...
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40595 a bordo de uma Vectrix.
Procuro pontos de carga para veículos eléctricos, contacte-me! 915001177
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Ora bem ainda assumindo que as contas sobre o consumo do leaf estão correctas (não estão), o aumento de consumo anual para 100 % parque automovel sem pesados e motociclos, seria de 13,68 Twhbcarmona Escreveu: O parque automóvel ligeiro nacional compreende cerca de 5,7 milhões de unidades. Para simplificar as contas que se vão seguir vamos esquecer pesados e motociclos. Vamos admitir que todos estes Leafs percorrem a distância média actual de cada carro europeu, cerca de 12.000km/ano. Um Leaf tem baterias com uma capacidade de 24 kWh. E tem uma autonomia real de 120km o que lhe confere um consumo de 20 kWh/100km. Se o parque automóvel fosse todo composto por Leafs, para fazer os 12.000km/ano, cada um precisaria de 2.400kWh/ano. Todo o parque ia requerer 13,68 TWh/ano. Se admitirmos que estes carros vão carregar todas as noites entre as 0h e as 6h o país teria um acréscimo de carga de 6.246 MWh todos os dias neste período. Vamos admitir que a produção actual é capaz de dar resposta a 746MWh adicionais. Para os 5.500MWh em falta seria preciso instalar mais 12.000 MW de turbinas eólicas se admitirmos um factor de capacidade de 0,46% durante a noite. Um investimento de peso se tivermos em conta que a potência eólica instalada neste momento é de 4.000 MW. Contas feitas o parque eólico nacional teria de quadruplicar.
Ora em
http://www.centrodeinformacao.ren.pt/PT ... 202010.pdf
- Penso que será um erro assumir que todos os carros vão carregar exactamente a essas horas.Em 2010 o consumo de energia eléctrica recuperou da quebra verificada no ano
anterior, crescendo 4,7% para 52,2 TWh, o valor anual mais elevado de sempre. As
centrais eólicas abasteceram 17% deste consumo, o que corresponde a uma produção
de 9,0 TWh. Esta produção representou face a 2009 um aumento de 20%.
- O consumo de combustiveis reduziria em:
Gasolina e diesel (não sei a quantidade para cada 1 e faço a média a 5.5 litros para os 12.000 kms o que me parece um valor simpático)
12.000 / 100 * 5.5 * 5 700 000 = 3 762 000 000 litros ano
Segundo a nissan são necessários 7.5 kw para refinar um galão de gasolina (3.78 litros)
3 762 000 000 / 3.78 * 7.5 = 7 464 285 714 = 7.46 TWh
Isto será mais de metade da energia necessária para os 5.7 milhões de leaf, só necessitamos de 50 % da energia que deixa de ser gasta a fazer gasolina/diesel. Fora a importação de não sei quantos milhões de barris/ano
- E o aumento do consumo de electricidade aumentava em 26 % sem considerar o deixar de consumir para produzir gasolina/diesel, ou então apenas 7.46 / 52 = 14.3 %.

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Re: O mundo fantástico da Mobi.E



Jmal, não sejas tão "mausinho"


Ele mete os pés pelas mãos mas é "sem querer". É inocência pura! Ele apenas continua a cavar a ver se encontra "carvão"!
Que diabo, já não se pode tentar levar a vida a "vender o seu próprio produto"!
E uma "esmolinha" ... a gente pode dar, nééé!
Como dizia um merceeiro na aldeia:
- Se eu tirar um cabelo a cada cliente, no final do dia tenho uma cabeleira!
- Se eu der um cabelo a cada cliente, no fim do dia estou careca!

E eu também já estou com cabelos brancos!
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Então Bruno? Afinal Quem é que anda desatento? (e pre-conceituoso)bcarmona Escreveu:...dos desatentos responsáveis da Mobi.E e da generalidade dos portugueses....
Continua a escrever as tuas ideias que, ao leres as respostas, ainda acabas por comprar um VE e alimentá-lo com paineis solares e uma turbina eólica




sergiomms
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
bcarmona, agradecia um comentário seu ás minhas contas, eu admito que também dou umas calinadas valentes.





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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Espera um pouco Jmal , que ele está a inventar mais uma qualquer parvoeira , ou então está a falar com alguém do clube da ignorância , e já vem aqui postar.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Acrescentei isto ao post:
Consumo eléctrico na refinação de crude
Fui alertado por alguns leitores que com a conversão de automóveis de combustão interna para eléctricos ia haver poupança eléctrica na produção de gasolina. Determinar este valor não é imediato mas penso que se obtém um valor aproximado usando o seguinte método. Um barril de petróleo (158l) contém 1,7MWh de energia, pelo que o petróleo bruto (crude) tem uma densidade energética de 10,7kWh/l. Uma refinaria tem cerca de 80% de eficiência no seu processo o que significa que durante a refinação se consomem 2,14 kWh/l de energia. De um barril (42 Gal) de crude refinado resultam 45 Gal de produtos petrolíferos dos quais 19 Gal de gasolina e 10 Gal de Diesel, ou seja, 64% do produto. A proporção entre produção de gasolina e diesel tem vindo a mudar devido à crescente procura por diesel, em particular na Europa.
Numa típica refinaria a obtenção dos produtos é conseguida com aquecimento pressurização do crude através da queima de gás natural ou produtos da própria destilação e transformação por processos químicos também recorrendo a sub-produtos do crude. A electricidade para funcionamento de bombas e compressores representa cerca de 10% da energia consumida, pelo que por cada litro de gasolina ou diesel obtido se consome 0,64x0,10x2,14 = 0,16 kWh de electricidade.
Existem refinarias, contudo, que fazem cogeração (vapor para aquecimento + electricidade) como é o caso da unidade de Sines. A central de cogeração de Sines (Sinocogeração) tem 80MW de potência instalada e é capaz de exportar até 66MW para a rede eléctrica. A central de cogeração da refinaria de matosinhos (Portocogeração) de igual potência deverá estar concluída este ano deixando o sector de refinação de crude nacional auto-suficiente em electricidade. Por esta razão é impreciso afirmar que a ausência de refinação de crude em Portugal permita reduzir o consumo de electricidade
http://luzligada.blogspot.com/2011/08/o ... mobie.html
Consumo eléctrico na refinação de crude
Fui alertado por alguns leitores que com a conversão de automóveis de combustão interna para eléctricos ia haver poupança eléctrica na produção de gasolina. Determinar este valor não é imediato mas penso que se obtém um valor aproximado usando o seguinte método. Um barril de petróleo (158l) contém 1,7MWh de energia, pelo que o petróleo bruto (crude) tem uma densidade energética de 10,7kWh/l. Uma refinaria tem cerca de 80% de eficiência no seu processo o que significa que durante a refinação se consomem 2,14 kWh/l de energia. De um barril (42 Gal) de crude refinado resultam 45 Gal de produtos petrolíferos dos quais 19 Gal de gasolina e 10 Gal de Diesel, ou seja, 64% do produto. A proporção entre produção de gasolina e diesel tem vindo a mudar devido à crescente procura por diesel, em particular na Europa.
Numa típica refinaria a obtenção dos produtos é conseguida com aquecimento pressurização do crude através da queima de gás natural ou produtos da própria destilação e transformação por processos químicos também recorrendo a sub-produtos do crude. A electricidade para funcionamento de bombas e compressores representa cerca de 10% da energia consumida, pelo que por cada litro de gasolina ou diesel obtido se consome 0,64x0,10x2,14 = 0,16 kWh de electricidade.
Existem refinarias, contudo, que fazem cogeração (vapor para aquecimento + electricidade) como é o caso da unidade de Sines. A central de cogeração de Sines (Sinocogeração) tem 80MW de potência instalada e é capaz de exportar até 66MW para a rede eléctrica. A central de cogeração da refinaria de matosinhos (Portocogeração) de igual potência deverá estar concluída este ano deixando o sector de refinação de crude nacional auto-suficiente em electricidade. Por esta razão é impreciso afirmar que a ausência de refinação de crude em Portugal permita reduzir o consumo de electricidade
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Uma questão a quem usa os Mobi.e.
Disseram-me que o uso é gratuito.
Sendo verdade e tendo em conta que a energia não é gratuita, logo terá que ser paga por alguém.
Pergunto se será justo que um carro eléctrico, que está actualmente num patamar da classe média-média alta não pague a energia de abastecimento e que a mesma seja paga pelos outros.
Disseram-me que o uso é gratuito.
Sendo verdade e tendo em conta que a energia não é gratuita, logo terá que ser paga por alguém.
Pergunto se será justo que um carro eléctrico, que está actualmente num patamar da classe média-média alta não pague a energia de abastecimento e que a mesma seja paga pelos outros.
Dos Fracos Não Reza a História...
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Vamos tentar encontrar justificações/respostas. Eu indico uma. Quem quiser acrescentar possibilidades, força.Master Escreveu:Uma questão a quem usa os Mobi.e.
Disseram-me que o uso é gratuito.
Sendo verdade e tendo em conta que a energia não é gratuita, logo terá que ser paga por alguém.
Pergunto se será justo que um carro eléctrico, que está actualmente num patamar da classe média-média alta não pague a energia de abastecimento e que a mesma seja paga pelos outros.
Primeira possibilidade:
- Ajudar os ricos! ... como no caso venda do BPN!
...........
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Bcarmona,
Para criar mais excedente de energia, para quem a quiser usar, basta tu comprares um gerador para tua casa e não consumires energia da rede, assim tu, e pessoas como tu, deixam a necessária para os restantes.
Para criar mais excedente de energia, para quem a quiser usar, basta tu comprares um gerador para tua casa e não consumires energia da rede, assim tu, e pessoas como tu, deixam a necessária para os restantes.
Bons KW.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Os mesmos que pagam toda a infraestrutura da mobi-e, não sei quem, mas é gratuito agora em modo piloto e em teste, acho bem, já que não se pode contar com o serviço a 100 %, há relatos de pessoal que chega lá para carregar e não funciona.Master Escreveu:Uma questão a quem usa os Mobi.e.
Disseram-me que o uso é gratuito.
Sendo verdade e tendo em conta que a energia não é gratuita, logo terá que ser paga por alguém.
Pergunto se será justo que um carro eléctrico, que está actualmente num patamar da classe média-média alta não pague a energia de abastecimento e que a mesma seja paga pelos outros.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Isso é olhar para o problema de uma forma superficial e demasiado bruta!BondadeSua Escreveu:Vamos tentar encontrar justificações/respostas. Eu indico uma. Quem quiser acrescentar possibilidades, força.Master Escreveu:Uma questão a quem usa os Mobi.e.
Disseram-me que o uso é gratuito.
Sendo verdade e tendo em conta que a energia não é gratuita, logo terá que ser paga por alguém.
Pergunto se será justo que um carro eléctrico, que está actualmente num patamar da classe média-média alta não pague a energia de abastecimento e que a mesma seja paga pelos outros.
Primeira possibilidade:
- Ajudar os ricos! ... como no caso venda do BPN!
...........
BondadeSua
Ora, se o carro anda a eletricidade significa que não consome petróleo, logo, grão a grão, é menos um carro que o estado tem que garantir o abastecimento de petróleo, e assim, menos um consumidor de combustível e começa-se a reduzir a importação do ouro negro, liberta-se o país da dependência energética e reduz as emissões de GEE.
Tudo isto articulado pelo estado, paga a eletricidade gratuita da Mobi.e mas não paga na importação, produção e transporte de gasolina, e ainda assim, tenta cumprir metas ambientais que se não forem cumpridas poderão retornar em multas.
E ainda incentiva os que têm carros eléctricos a não abastecer em casa, dando utilização aos postos de abastecimento montados por esse pais fora criando estatísticas de utilização, desenvolvendo e expandindo a rede.
Pelo menos é assim que eu vejo a coisa!
sergiomms
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Eu quero responder a isto.Master Escreveu:Uma questão a quem usa os Mobi.e.
Disseram-me que o uso é gratuito.
Sendo verdade e tendo em conta que a energia não é gratuita, logo terá que ser paga por alguém.
Pergunto se será justo que um carro eléctrico, que está actualmente num patamar da classe média-média alta não pague a energia de abastecimento e que a mesma seja paga pelos outros.
A energia dos carros eléctricos devia ser paga por quem tem carros a gasóleo. E mesmo assim, ainda não seria justo, pois peca (e muito) por defeito. Quem anda a poluir este mundo (que devia ser de todos) devia pagar muito (mas mesmo muito) mais.
Aponta.
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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Mesmo concordando com a explicação do Volt, eu dou o meu voto à explicação do "sergiomms".
Mais possibilidades?
Soltem os electrões... carago!
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Mais possibilidades?

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Re: O mundo fantástico da Mobi.E
Quem polui este mundo de todos, nesta perspectiva somos todos nós, desde o respirar (libertação de Co2) até ao consumo alimentar onde comemos mais do que necessitamos.
Mas por aí não vamos deixar de respirar, de tomar banho, de fazer as necessidades, etc... para salvar o mundo.... eu pelo menos não vou, vou continuar a respirar (até respiro mais que muitos pois faço desporto e consumo mais O2), vou continuar a tomar banho, a ir ao W.C. as vezes que precisar e a usar o papel higienico em vez dos dedos, etc...
Quanto á energia, estava no jornal de hoje que a electricidade vai aumentar 10% em 2012 devido á liberalização energética, deixando a EDP de ser monopolista.
Logo se p o ano aumentar 10 % e se continuar a existir quem tenha energia de borla e pelas contas de alguns aqui que dizem que os veiculos eléctricos irão aumentar em número, tenho que dizer que não acho bem, independentemente de quem ou para que uso é, apenas acho que quem usa deve pagar e pelo que dizem o abastecimento fica mais barato em relação a outros combustiveis, então se fica mais barato não precisam de ajuda, portanto quem usa o MOBI.E deveria pagar esse uso, quem usa o biodisel deve pagar, quem usa GPL deve pagar, etc...
Quanto á fixação que o Volt têm contra o gasóleo (não referes a gasolina e o gás, mas deves ter a mesma opinião) gostaria de saber se neste momento e sendo tu o 1º ministro se tinhas condições de dizer que a partir de agora todos os carros que usam gasóleo (sem contar com os gasolina e gás) PARAM, não é daqui a 5 ou 10 anos é AGORA, consegues afirmar isso? Conseguias dizer TUDO QUE UTILIZAR COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PARA JÁ, Não acredito, pois estás a falar numa paragem imediata de centrais electricas, taxis, autocarros, camiões, carros particulares, militares, PSP, GNR, barcos, aviões, etc... Por teres essa fixação contra os combustiveis fósseis o que arranjarias era falencia atrás de falencia, convulsões, falta de segurança, desemprego, instabilidade, etc...
Portanto a idéia de não sermos dependentes do ouro negro é boa, mas ainda não temos solução para isso e não são os 1000 ou 2000 carros electricos que temos que nos vão safar.
Mas por aí não vamos deixar de respirar, de tomar banho, de fazer as necessidades, etc... para salvar o mundo.... eu pelo menos não vou, vou continuar a respirar (até respiro mais que muitos pois faço desporto e consumo mais O2), vou continuar a tomar banho, a ir ao W.C. as vezes que precisar e a usar o papel higienico em vez dos dedos, etc...
Quanto á energia, estava no jornal de hoje que a electricidade vai aumentar 10% em 2012 devido á liberalização energética, deixando a EDP de ser monopolista.
Logo se p o ano aumentar 10 % e se continuar a existir quem tenha energia de borla e pelas contas de alguns aqui que dizem que os veiculos eléctricos irão aumentar em número, tenho que dizer que não acho bem, independentemente de quem ou para que uso é, apenas acho que quem usa deve pagar e pelo que dizem o abastecimento fica mais barato em relação a outros combustiveis, então se fica mais barato não precisam de ajuda, portanto quem usa o MOBI.E deveria pagar esse uso, quem usa o biodisel deve pagar, quem usa GPL deve pagar, etc...
Quanto á fixação que o Volt têm contra o gasóleo (não referes a gasolina e o gás, mas deves ter a mesma opinião) gostaria de saber se neste momento e sendo tu o 1º ministro se tinhas condições de dizer que a partir de agora todos os carros que usam gasóleo (sem contar com os gasolina e gás) PARAM, não é daqui a 5 ou 10 anos é AGORA, consegues afirmar isso? Conseguias dizer TUDO QUE UTILIZAR COMBUSTÍVEIS FÓSSEIS PARA JÁ, Não acredito, pois estás a falar numa paragem imediata de centrais electricas, taxis, autocarros, camiões, carros particulares, militares, PSP, GNR, barcos, aviões, etc... Por teres essa fixação contra os combustiveis fósseis o que arranjarias era falencia atrás de falencia, convulsões, falta de segurança, desemprego, instabilidade, etc...
Portanto a idéia de não sermos dependentes do ouro negro é boa, mas ainda não temos solução para isso e não são os 1000 ou 2000 carros electricos que temos que nos vão safar.
Dos Fracos Não Reza a História...