Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

No fórum geral debatem-se temas sobre as energias renováveis e alternativeis que não se encaixem nos restantes sub fóruns.
Também serve para discutir formas de melhorar a eficiência energética.

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Re: Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A?

Mensagem por marado »

boas!
é como disse, no meu quintal o sol não entra (outono e inverno). durante o dia, mal clareie o dia até escurecer, este pequeno painel produz electricidade (o controlador acende, o led de produção e o led de consumir) mas só para consumir, não chega para carregar as baterias. o painel que tenho para detecção de movimentos (tem 3 pilhas recarregáveis também acende o led, o que permite concluir que também carrega.
só se aproveitar a ideia do marado e fizer um pau ou poste e o colocar no quintal, o que será uma ideia a aproveitar e ver se chega ao sol, já que o sol não chega a ele!
só com claridade nao se vai lá, a luz vermelha do controlador acende mas, se lá fores medir só dá 6 ou 9 v daí dar para carregar as pilhas, o mesmo acontece comigo ao lusco-fusco. já deves ter lido por aqui que a bateria precisa de estar a receber mais de 12 v e menos de 14v para carregar, assim que baixar dessa intensidade podes usar as voltagens mais baixas, mas 12 v já nao consegues. eu como estava farto de por o meu de manha num lado e de tarde noutro resolvi fixa-lo num sitio só. assim está acima de todos os telhados e apanha sempre sol (quando há...)
acho tenho de comprar um burro...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta set 04, 2009 1:04 am

Mensagem por mauri »

marado Escreveu: só com claridade nao se vai lá, a luz vermelha do controlador acende mas, se lá fores medir só dá 6 ou 9 v daí dar para carregar as pilhas, o mesmo acontece comigo ao lusco-fusco. já deves ter lido por aqui que a bateria precisa de estar a receber mais de 12 v e menos de 14v para carregar, assim que baixar dessa intensidade podes usar as voltagens mais baixas, mas 12 v já nao consegues. eu como estava farto de por o meu de manha num lado e de tarde noutro resolvi fixa-lo num sitio só. assim está acima de todos os telhados e apanha sempre sol (quando há...)
ah! lol, no meu quintal sombrio e eu sem luz à noite (fiquei desanimado)!
mas mais admirado fiquei que o mal era de ter 2 lâmpadas acesas (dias e noite) num dos abrigos do quintal. mesmo sombrio, o painel continua a dar energia toda a noite e portanto a carregar a bateria!
Imagem
Associado 69Imagem
Antes de abrir um tópico utilize a Pesquisa
Prece
Imagem

marado
Membro Dedicado
Membro Dedicado
Registado: quinta jun 05, 2008 10:44 pm

Mensagem por marado »

boas, o pai natal veio mais cedo este ano e trouxe uma bateria 12v 17ah selada no saco!
como é muito maior que a outra já dá para ver tv mais tempo...com o power inverter.
esta solução veio trazer mais um problema...o meu regulador fornece energia a conta gotas para carregar bateria de 7 ah logo tenho de carregar na outra tomada, mas como esta tomada não tem protecção contra sobrecarga tenho medo de a meter la e ela rebentar, como ja tenho lido que se se puser umas resistências no fim do circuito para evitar a sobrecarga fica bom, queria saber onde coloco essas resistências, se no cabo de alimentação se entre os terminais da bateria para quando esta ja nao receber mais carga as resistências consumirem o k vem do painel ou da outra bateria no caso de o sol acabar...
no caso de funcionar que valor devo aplicar? obrigado desde já. cumpts
acho tenho de comprar um burro...

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

marado Escreveu:boas, o pai natal veio mais cedo este ano e trouxe uma bateria 12v 17ah selada no saco!
olá! parabéns pela prenda do papai noel, quanto ao que perguntas não te sei responder, mas espero que alguém do site te responda.
parece-me que nós começámos com o mesmo painel e mesma bateria. tu já vês tv: eu ainda não porque preferi ter tudo ainda a 12v. só quando colocar mais painéis e consequentemente mais baterias. mas o que te posso garantir, e a todos, é que a conta da edp já veio reduzida! acabo de recebê-la e considero já um prémio de natal! foi bom ter lâmpadas de 1w tanto de 12 v como de 220v!
conta também de tuas novidades!
estive a ver o tópico do uggabugga http://novaenergia.net/forum/viewtopic.php?f=78&t=9756, que considero uma maravilha! quando teremos uma coisa igual, para mim bastava ser mais pequeno, só para consumo próprio! vai dar uma olhadela!
sds
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Re: Regulador de carga de 5A dá para regular baterias de 74A

Mensagem por mauri »

(revivendo um dos meus primeiros tópicos!
ainda tenho duas baterias gel de 12v de 7a.
o indicador de carga indica em ambas as baterias o mesmo sinal: acende o da origem do painel, piscando, mas com resultados diferentes.
para uma indica que está avariada e não consegue colocar carga; na outra pisca logo que tenha carga a mais, isto é, pisca sempre desde que não possa carregar.
a que não recebe carga (avariada ?), tem conserto? ou é para deitar fora? como posso saber?
vale a pena ter mais que uma de 7a (por ser mais económica) ou uma de mais a mas mais cara? (isto considerando que ainda só tenho um painel pequeno e onde vivo tenho pouco sol de inverno, daí o descarregamento da bateria).
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

CrOhN Escreveu:que fonte de energia está esse regulador a regular?
Agora tenho um painel (o antigo) que fornecia a 5 w e quero ter ao lado outro de 15 w.
Estão a 7 metros do regulador e da bateria.
Posso unir os bornes dos painéis na origem ( de ambos) ou tenho que ligá-los separadamente até ao regulador?
Ficam ligados no mesmo regulador e depois à bateria?
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

Em principio pode ligar em paralelo na origem, embora sejam diferentes é melhor que nada...
em relação a questão das baterias se uma estiver danificada e estiver em paralelo com a outra está a danificar a que está melhor.
As baterias estacionarias danificam-se se as tensões de carga não forem as correctas ou se estiverem algum tmpo sem a carga adquada.
se uma bateria de 12v sofrer uma descarga profunda nunca mais a consegue recuperar, o ideal é colocar um sistema que monitorize as tensões e assim corta a saida quando baixar um certo nivel.
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Autor do tópico
mauri
Membro Platinium
Membro Platinium

Mensagem por mauri »

o ideal é colocar um sistema que monitorize as tensões
Que tipo de sistema: aparelho? qual?

Cump.
Imagem
Associado 69Imagem
Prece
Imagem

visitante1
Membro Platinium
Membro Platinium
Registado: sexta jan 07, 2011 12:08 am

Mensagem por visitante1 »

O proprio regulador já faz essa gestão e corta a tensão de saída ao nivel de protecção da bateria. Pelo menos os que eu utilizo fazem isso (steca).
VE Nissan Leaf MKII
Micro-produção 5kWp+4kWp
Auto-consumo Stand-Alone 14,5kWp
Micro-Hidrica Pelton max:1,5kW
AQS Tubos De Vácuo
Caldeira Biomassa Roval R203 73kW
Fluksometer FLM03E

Responder

Voltar para “Geral”